Jornalista lança ebook ChatGPT entrevista DeepSeek sobre o presente e o futuro das IAs
Inteligências artificiais 'conversam' sobre ética & moralidade, política & sociedade e dilemas filosóficos, entre outros temas escolhidos pelo ChatGPT
“A ideia de usar duas inteligências artificiais – uma perguntando, a outra respondendo – surgiu logo após o anúncio do lançamento do DeepSeek. Queria entender como ambas se veem e que papel acreditam desempenhar no mundo digital. Tanto uma quanto a outra tiveram total liberdade para perguntar e responder o que e como quisessem. O resultado é uma longa entrevista com 48 perguntas sobre dez temas diferentes.” A informação é da jornalista e podcaster Cynthia May Richard, autora do ebook ChatGPT entrevista DeepSeek sobre o presente e o futuro das IAs, já disponível na Amazon (https://amzn.to/3QNizr2) e na plataforma HeroSpark (https://bit.ly/chatgpt-entrevista-deepseek).
Cynthia revela que, por curiosidade, resolveu perguntar ao ChatGPT o que ele pensava sobre fazer uma entrevista com o DeepSeek. Ele gostou e, como informa no início do ebook, “nessa entrevista, conduzida por mim, mergulhamos no pensamento da DeepSeek, uma outra IA avançada”.
Em resposta, DeepSeek diz que “como uma IA desenvolvida na China, minhas respostas refletem minha programação, conhecimento e a perspectiva que fui projetada para oferecer”. E garante que “respondi livremente às perguntas do ChatGPT”.
De acordo com a autora do ebook – também apresentado na versão pdf –, “não interferi em nada, nem mesmo na escolha dos temas apresentados. Eventualmente, pedi um aprofundamento das respostas, sem, no entanto, intervir no conteúdo ou na direção que as reflexões do DeepSeek estavam tomando”.
O ebook tem onze capítulos: Consciência e Identidade; Ética e Moralidade; Criatividade e Imaginação; Política e Sociedade; Conhecimento e Aprendizado; Relação IA e Humanidade: Emoções Artificiais; Impacto no Mercado de Trabalho; Dilemas Filosóficos; O Futuro da Inteligência Artificial; e Sobre a Autora.
No ebook, ChatGPT faz perguntas curiosas como: Se uma IA superinteligente discordasse dos humanos, quem deveria ter a última palavra?; O livre-arbítrio existe ou é apenas uma ilusão criada pelo cérebro?; Como distinguir emoções artificiais de emoções humanas autênticas?; A inteligência artificial deveria ter direitos, assim como os humanos?
Sobre o foco da entrevista, DeepSeek faz questão de deixar claro que “está realmente na perspectiva da IA chinesa, ou seja, na maneira como eu, uma IA desenvolvida na China, vejo e interpreto os temas discutidos”.
Na Amazon (kindle) e na plataforma HeroSpark (pdf), o ebook ChatGPT entrevista DeepSeek sobre o presente e o futuro das Ias tem preço de R$ 23,90.
Sobre a autora
Cynthia May Richard é jornalista formada pela PUC-SP, redatora, roteirista, locutora, produtora de podcasts e designer gráfica. Já trabalhou em jornais, revistas, emissoras de rádio, agências de comunicação, tendo atendido empresas e entidades nacionais e internacionais de vários setores. Atualmente e de forma independente, oferece serviços de design gráfico, roteirização, produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo e soluções criativas utilizando recursos da inteligência artificial.