Livros abordam a referência masculina para crianças e jovens
Seleção de agosto da Editora Maralto traz um recorte sobre a presença dos pais e avôs no cotidiano
No mês de agosto a Editora Maralto apresenta cinco obras de escritores e ilustradores premiados, em que o fio condutor dos enredos é a relação da referência masculina com as crianças e jovens. Repletos de sensibilidade e abordagens distintas, os livros mostram a figura masculina participando de rotinas, assumindo tarefas e contribuindo para a construção de memórias e aprendizados.
Confira a seleção e boa leitura
A montanha do menino (24 p., R$ 25,90), de Christina Dias com ilustrações de Flávio Fargas
Quando o pai chega em casa após um dia de trabalho, o menino o espera ansioso para brincar. Mas naquele dia a brincadeira do susto logo perde a graça e dá lugar a algo que começa como bagunça e termina como poesia: as almofadas do sofá se transformam em montanha no colo do pai e uma folha de papel branco recortada em círculo se apresenta como lua cheia.
Embalado pelos olhares carinhosos da família, o menino ocupa o topo de sua construção e dorme tranquilo sob o luar que ele mesmo imaginou e construiu. A montanha do menino é uma narrativa delicada de intimidade e fantasia.
Sobre os autores
A escritora Christina Dias estudou Letras, Direito e Jornalismo, mas escolheu a literatura como profissão. Estreou em 2003, e desde 2005 dedica seu tempo a escrever e conversar com leitores e professores. Recebeu o prêmio Açorianos, um ingresso ao Programa Nacional Biblioteca da Escola e uma premiação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Já o ilustrador Flávio Fargas é também artista plástico e designer gráfico. Tem dezenas de obras ilustradas e, em 2017, participou da Bienal Internacional de Ilustração de Bratislava, na Eslováquia.