Mamaworking abre as portas em Curitiba
Localizado no Alto da XV, o espaço é o primeiro modelo de coworking materno da capital paranaense
O Mamaworking, primeiro coworking para mães de Curitiba, está atendendo desde o dia 19 de setembro, quando aconteceu a festa de inauguração do espaço. O modelo de coworking maternos começaram a surgir no país neste ano e o Mamaworking é inédito na capital paranaense.
Localizado em uma casa de 10 ambientes com 500m² no Alto da XV, o Mamaworking foi idealizado pela publicitária e empreendedora Valquiria Porto. A proposta do coworking prevê apoio a mães que querem e precisam voltar ao trabalho estando mais próximas dos filhos, possibilitando intervalos frequentes para as crianças e mães ficarem juntos em momentos de afeto e vínculo, como amamentação e brincadeiras.
A estrutura é dividida em área para coworking e espaço reservado às crianças. No coworking com vagas para atender 45 mães há um escritório completo com secretária para recados, locker, mesas individuais e coletivas, wi-fi e sala de reunião. De acordo com Valquíria, além disso o espaço apresenta uma rede de mães-profissionais para network, amizade, troca de ideias e aprendizagem. "Sobretudo vejo que as mães precisam de apoio para voltar ao trabalho. Nosso apoio é estrutural porque fornece um ambiente que facilita os afazeres da mãe: o trabalho e a maternidade. E assim, também somos um apoio emocional também, porque quando a mãe consegue conciliar confortavelmente seus papéis, fica mais tranquila e feliz para estabelecer vínculos com os filhos", explica a empreendedora.
Dos ambientes de convivência fazem parte uma sala multiuso para aulas de dança e artes, além de uma copa equipada e salas de descanso.
A área infantil está preparada para receber crianças entre 06 meses e 05 anos em um espaço que proporcionará desenvolvimento com cuidado especializado e liberdade para que as mães possam alimentar e brincar com as crianças, por exemplo. Dividida entre ambientes internos e externos, a área está equipada com ateliê de artes, berços, redes, colchonetes, trocadores secos e molhados, poltronas de amamentação, lactário para mães prepararem o leite, banheiros infantis adaptados. Com uma área externa também de 500m², o jardim possui caixa de areia, parquinho e muro de pintura lavável.
Todos os ambientes do Mamaworking foram planejados pensando da segurança e conforto e mães e crianças. O espaço conta com assinatura da arquiteta Priscilla Rispoli, decoradora Paula Abbas, paisagista Janete Fagundes e ilustradoras Pupillas.
Apoio motivacional
Além de oferecer espaço coworking, o Mamaworking também vai promover atividades para mulheres e crianças. Para Valquíria, o apoio motivacional é imprescindível. "Às vezes é bastante solitário ser mãe, a vida com o bebê em casa traz uma rotina sem troca de ideias e experiências. Em um coworking materno, a mãe se sente acolhida nas suas questões tão específicas e retoma suas atividades profissionais e sociais aos poucos", completa.
Para as mães, serão oferecidos cursos, eventos e bate-papos, abordando assuntos de empoderamento feminino, maternidade, novas possibilidades profissionais, saúde materna e criação de filhos. Além das atividade de rotina da área infantil, serão oferecidas oficinas diversas para crianças, com agenda mensal.