Modelo internacional de educação infantil é aplicado na Escola do Bosque Mananciais em Curitiba

Modelo internacional de educação infantil é aplicado na Escola do Bosque Mananciais em Curitiba

Participação familiar, ensino de inglês diário e até audição de música clássica fazem parte do currículo de 0 a 6 anos aplicado nas duas sedes da escola: CEI Arethê e Mananciais

Com base em estudos pedagógicos internacionais realizados no mundo inteiro por mais de 50 anos, a Escola do Bosque Mananciais é uma das nove escolas brasileiras a oferecer o método de ensino proposto pelo Fomento Centros de Enseñanza, uma instituição fundada na Espanha em 1963, por um grupo de pais, profissionais e educadores. No projeto Optimist desenvolvido para a Educação Infantil (0-6 anos) e aplicado atualmente em mais de 100 escolas nos cinco continentes, adota-se o princípio da Educação Personalizada, idealizada pelo pedagogo espanhol Víctor García Hoz, que respeita o aluno como pessoa singular e com ritmo próprio desde a Educação Infantil, levando-o a alcançar o máximo de desenvolvimento. 

Com uma proposta diferenciada das demais escolas em Curitiba, tanto no berçário quanto na educação infantil os pais já se surpreendem ao encontrar no currículo inglês diário, audição musical, leitura de poesia, estimulação neuromotora, psicomotricidade e várias outras estratégias voltadas para o desenvolvimento completo da criança: corpo, inteligência, afetividade e sociabilidade. As atividades são diárias, apresentadas com regularidade através de imersão, descoberta, multidisciplinaridade e respeitando as fases de cada criança. As matrículas para o berçário e educação infantil estão abertas para 2016, sendo que a Escola do Bosque Mananciais possui também vagas para o ensino fundamental I e II. 

CADA CRIANÇA UM PROJETO - Para chegar ao ideal singular de cada criança, é fundamental a participação constante dos pais como protagonistas da educação, e para isso a escola oferece um sistemático programa de formação de pais com experientes especialistas. “A educação na escola deve ser coerente com a familiar. Não adianta adotarmos virtudes que não são reforçadas em casa e da mesma forma o contrário. Elegemos, com os pais, um Plano de Desenvolvimento Pessoal para o seu filho, no qual juntos traçamos os objetivos e alinhamos as ações para favorecer o progresso da criança, sintetizando carinho e exigência, fundamentais na educação”, explica Lélia Cristina de Melo,psicóloga, especialista em Desenvolvimento Pessoal e Familiar e Diretora de Formação da Escola do Bosque Mananciais. 

Essa orientação familiar acontece não apenas quando a criança apresenta dificuldades e é realizada por meio de encontros entre os pais e a professora e também por cursos. O protagonismo dos pais e o auxílio da Escola servem para potencializar os pontos positivos do da criança e reduzidas as dificuldades, formando um cidadão preparado para todos os desafios da vida e realizado. 

EDUCAÇÃO OPORTUNA E PREVENTIVA

Para alcançar resultados positivos, as crianças, desde o berçário, recebem os estímulos necessários, no período propício, com técnicas apropriadas. O programa neuromotor é oportuno e preventivo, pois contribui para evitar dificuldades eliminando déficits na vida escolar posterior. “Se a idade da criança requer comer ou andar sozinha, por exemplo, aqui na escola ela já vai recebendo os estímulos necessários para aprender essa tarefa de forma mais instintiva e natural possível”, explica Lélia. 

A criança é muito observada pela equipe, principalmente porque é até os sete anos que a rede de neurônios é formada e, consequentemente, o potencial de inteligência da pessoa. Por esse motivo a criança deve receber todos os estímulos necessários nesta fase da vida, com regularidade e aproveitando as próprias potencialidades. “É importante reforçar que estímulo não é hiper estímulo. É o necessário para a criança avançar no momento propício sem deixar lacunas no desenvolvimento. As atividades como a audição de música clássica e poesia, por exemplo, não têm finalidade só artística, estão no programa porque estudos mostraram a relevância destes estímulos para o desenvolvimento global da criança, assim como o programa neuromotor e as demais estratégias oferecidas”. 

ESCOLA DE PROFESSORES – Para possuir educadores preparados para os desafios do modelo utilizado, os professores recebem uma formação continuada na Escola. “O que se aprende aqui não é ensinado no mercado educacional. Para que nosso método funcione, oferecemos formação e atualização constantes, levando os educadores a adquirir uma percepção educativa refinada, a da Educação Personalizada”. 

TURMAS E HORÁRIOS DE AULAS – A Escola do Bosque Mananciais conta com 2 unidades: CEI Arethê e Unidade Mananciais, que oferecem três diferentes turnos para crianças do Berçário (0 -2 anos) e educação infantil (3 - 6 anos): Integral: 8h -16h30, Vespertino: 13h30 às 17h30 e Semi-integral: 10h30 às 17h30.

A Escola do Bosque Mananciais fica localizada na Rua José Kormann, 940, bairro São Lourenço. O terreno da escola tem 34 mil m2, incluindo um bosque de mata nativa. 

As matrículas já estão abertas e informações podem ser obtidas pelo site www.escoladobosque.org.br ou pelo telefone (41) 3078-6400 e3352-1508. 

“A escola do seu filho com os valores de sua família”.