Peça “Outrofobia” aborda o modo como vemos o outro

Peça “Outrofobia” aborda o modo como vemos o outro

A peça “Outrofobia”, que estreia em 27 de junho no Teatro José Maria Santos, em Curitiba, apresenta uma série de cenas cujo eixo é o modo como vemos o outro. Criada pelo jornalista e ator Tomás Barreiros a partir de textos do monge budista, escritor e historiador carioca Alex Castro, “Outrofobia” busca fazer com que o espectador perceba o modo como vê e trata as pessoas ao seu redor, especialmente as menos privilegiadas. Pensar sobre esse olhar para o outro é especialmente importante num mundo em que o “diferente” é, tantas vezes, desprezado e visto como inferior.

Misoginia, machismo, racismo e homofobia, por exemplo, assim como outras “fobias” direcionadas a quem é “diferente” (agrupadas por Alex Castro sob a definição genérica de “outrofobia”), são atitudes bastante presentes na sociedade atual – e particularmente no Brasil de hoje, marcado pela polarização ideológica –, o que reveste o trabalho de especial importância e atualidade.

As cenas variadas fazem da peça um espetáculo dinâmico e atraente. Apesar de levantarem temas profundos e necessários, são perpassadas pelo humor por vezes ácido característico dos textos de Alex Castro. Outro tema presente na peça – cujos textos foram extraídos das obras “Outrofobia” e “Atenção.” – é a impermanência das coisas.

Na temporada de estreia, o espetáculo fica em cartaz de 27 de junho a 14 de julho, de quinta a sábado, às 20 horas, e às 19 horas nos domingos. A direção é de Surian Barone, com produção de Aline Valencio. No elenco, Tomás Barreiros (responsável pela seleção e adaptação dos textos), Sol do Rosário, Aline Valencio, Kauê Marquetti, Eduardo Müller e Cintia Glock. A iluminação é de Marcello Andrade Santos (Cia. Karagozwkw), os figurinos são de Marisa Hul, e Alecsander Mattos é responsável pelo cenário e objetos de cena. A sonoplastia é de Surian Barone, e Kael da Silva cuida da operação de som.

Serviço:

O que: peça “Outrofobia”

Quando: de 27/06 a 14/07 (quinta a sábado às 20h e domingo às 19h)

Onde: Teatro José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655 – Curitiba)

Quanto: ingressos a R$ 40 (inteiro) e R$ 20 (meio) – à venda no Disk Ingressos (site e pontos de venda: bilheteria do Teatro Guaíra e shoppings Mueller, Estação, Palladium e São José)