Perder peso no inverno é possível

Perder peso no inverno é possível 

Nutricionista dá dicas para perder peso na época mais fria do ano  

Emagrecer em qualquer época do ano já é um desafio para a maioria das pessoas. No inverno torna-se praticamente impossível então? Errado. Perder peso na época mais fria do ano é possível. Quem dá dicas sobre como emagrecer no inverno é a nutricionista credenciada da Paraná Clínicas, Deborah Gariba. 

Segundo a especialista, não é preciso abandonar todas as delícias do inverno, mas consumir fondues, massas e chocolate quente, podem boicotar a dieta e a saúde. E, por isso, é possível fazer algumas substituições. “A bebida, por exemplo, pode ser feita com leite desnatado, cacau em pó com canela e mel ou açúcar de coco/demerara. No fondue, pode-se substituir o óleo fervendo na panela por caldo temperado com legumes ou restringir o consumo para 1 vez por semana e escolher a refeição que irá sair da dieta habitual”, indica. 

Corpo aquecido 

Para se manter aquecido, o corpo aumenta o gasto calórico em até 10%: esta condição, aliada a uma dieta balanceada e exercícios físicos, é um empurrão para quem quer chegar ao verão com o corpo em dia. “O corpo trabalha mais para se aquecer e gasta mais calorias para isso. Aproveite esse benefício que o frio proporciona. Agora é a época de malhar pesado, fazer exercícios aeróbicos e se alimentar bem”, reforça a nutricionista. 

Alimentos termogênicos podem manter o corpo aquecido e também dar um gostinho especial aos alimentos, além de contribuir para a perda de peso: Cafeína, canela, chá verde, guaraná em pó, gengibre, pimentas (que só não devem ser consumidos por hipertensos e pessoas com doenças do trato intestinal), além de fibras, também aumentam o gasto calórico. 

Sopas e caldos 

Sopas e caldos, além de aquecerem o corpo e manterem a imunidade em dia, dão saciedade. Outra dica, já que as pessoas têm mais fome no inverno, é utilizar as sopas como entrada, o que diminui a vontade de comer outras coisas. Além do benefício da hidratação proporcionado pelas sopas e esquecida nos dias frios. A especialista reforça a importância de evitar sopas e caldos cremosos, com adição de leite, creme de leite, queijos variados e adicionais, como pães, torradas e tortas – para reduzir o valor calórico da preparação. 

Saladas e frutas 

Deborah lembra que no inverno muitas pessoas deixam de consumir a saladas e frutas e indica algumas possibilidades para o consumo destes alimentos. “Uma dica é fazer folhas verdes e vegetais refogados, pois são fundamentais para um emagrecimento saudável. Opte por frutas assadas ou cozidas para a sobremesa ou lanche da tarde. Além de saudáveis, elas também são importantes para a perda de peso. Adicione canela às frutas. Isso as deixará ainda mais saborosas e ajudará a acelerar o metabolismo”, menciona. 

Dê uma cara nova para as suas receitas favoritas 

Procure alternativas mais saudáveis e menos calóricas para preparar as receitas que você mais gosta. É possível, por exemplo, diminuir o uso de óleo e açúcar, optar pelo forno ao invés das frituras ou trocar a farinha branca por farinha de linhaça ou chia. 

Curta o sol 

Ficar exposto ao sol, mesmo nos dias mais frios, estimula a liberação da serotonina (responsável por nos fazer sentir bem e feliz). Poucos minutos por dia, principalmente no horário do almoço, diminuirá a ansiedade e vontade de comer doces ao longo do dia. 

Rotina saudável 

Beba água e outros líquidos como chás e sucos. Se o tédio bater e a vontade de comer um doce aparecer, prepare um chá quente ou um café. Não esqueça dos exercícios físicos para manter o corpo em dia e aquecido nos dias frios. Ah, e lembre-se de dormir oito horas por dia. 

Procure um especialista 

Há casos que a pessoa não consegue emagrecer mesmo seguindo uma alimentação que julga adequada. Por isso, é comum que surja a frustração por estar seguindo as indicações e não conseguir perder peso. Se isso acontecer, é preciso investigar os motivos. O ideal é procurar um nutricionista para verificar a dieta adequada. 

Receita de chocolate quente funcional 

1 xic (medida de uma xic grande, aquelas que todo mundo tem em casa) de leite vegetal da sua preferência

30g (uma barrinha) de chocolate – usei chocolife, mas escolha um amargo sem glúten e sem lactose!

1 1/2 col de biomassa de banana verde – eu gosto bem grossinho, se quiser mais líquido use menos

opcional: essência de baunilha e canela em pó 

Modo de preparo 

Bata o leite com a biomassa, só para ela dissolver legal. Leve ao fogo médio e adicione o chocolate picado, mexa sempre até derreter todo o chocolate, ficar homogêneo e começar a engrossar. Se quiser adicione a essência de baunilha ou a canela, e só colocar em uma xícara e servir. 

Sobre a marca 

Facebook:  http://facebook.com/paranaclinicas.saude

Instagram: http://www.instagram.com/paranaclinicas

www:  http://www.paranaclinicas.com.br 

Há mais de 46 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Atualmente possui sete Centros Integrados de Medicina (CIM), que estão localizados nos bairros Batel (única Unidade Infantil de plano de saúde que oferece atendimento exclusivo 24 horas em Curitiba), Água Verde, Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e nos municípios de Araucária, Fazenda Rio Grande, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. 

O CIM - Água Verde, por sua vez, possui mais de 80 consultórios médicos, realiza consultas a partir de 35 especialidades médicas e está posicionado como o primeiro empreendimento da capital paranaense a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Outra inovação dessa estrutura é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade e que possui 17 leitos.  Já o CIM - CIC, localizado no bairro mais populoso de Curitiba e polo industrial da cidade, foi ampliado em 2013 e, agora, conta com 1.300 m² de área total e atendimento 24 horas para clínica geral e pediatria, com capacidade para realizar consultas médicas eletivas em diversas especialidades e, ainda, de urgência e emergência em clínica geral, ortopedia e pediatria.