Primavera florida
Conserve o jardim durante a estação das flores com as dicas da EFTM Arquitetura
A primavera chegou e, com ela, o florescimento de várias espécies de plantas. No inverno, elas economizam energia para sobreviverem à temperatura mais baixa e à falta de umidade no ar, por isso não crescem tanto. Mas a conhecida estação das flores incentiva o desenvolvimento da flora com o clima ideal, dias mais longos, temperatura mais quente, umidade maior e a presença de animais polinizadores, que preparam as plantas para o surgimento dos frutos. Confira as dicas da EFTM Arquitetura para conservar melhor o jardim nessa época do ano.
No início da estação, o primeiro passo é realizar a limpeza do jardim. Retirar folhas e galhos que caíram das outras estações permite a melhor respiração do solo. Remover as ervas daninhas é essencial para elas não atrapalharem durante o verão, já que é na primavera que elas entram em brotação. A adubação também deve ser feita no começo dessa época. “Indicamos espalhar matéria vegetal no solo para que o enraizamento e o florescimento aconteça com mais facilidade, inclusive para as plantas perenes, que florescem o ano todo”, explica Erika Fukunishi, arquiteta da EFTM. A realização das podas é outra ação indicada para a primavera, porque estimula a formação de brotos, elimina os galhos mal formados e ainda deixam as plantas com o formato correto.
Para quem quer incluir flores novas no jardim, as arquitetas indicam algumas opções: as camásias possuem flores altas e preenchem os espaços que geralmente ficam vazios; as azaleias são perfumadas e coloridas, assim como as alelis, que ainda florescem o ano todo e atraem borboletas para o ambiente; e as orquídeas, que possuem glamour e são sempre bem vindas em vasos suspensos e pergolados. “Para manter as plantas bonitas, a terra deve estar sempre úmida, sendo regada diariamente. Mas o ideal é que a irrigação não seja feita nas horas mais quentes do dia, e sim pela manhã ou ao final do dia”, finaliza Erika. Com essas dicas, fica fácil aproveitar a primavera para preparar o jardim e deixá-lo bonito o ano todo!
Sobre a EFTM Arquitetura:
Em 2013, as arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki se uniram e fundaram a EFTM Arquitetura, escritório especializado em projetos de urbanismo, interiores e arquitetônicos. Jovens e cheias de ideais, as duas buscam atenção aos detalhes e desejos dos clientes para oferecer projetos funcionais, personalizados e agradáveis visualmente. Erika Fukunishi está formada desde 2010 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo e é especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica do Paraná. Thalita Miyawaki, também formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná no curso de Arquitetura e Urbanismo, desde 2007, é especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela mesma instituição.
Serviço:
EFTM Arquitetura
Erika Fukunishi – CAU/PR nº A67408-7
Thalita Miyawaki – CAU/PR nº A53912-0
Rua Professor Paulo D’Assumpção, 132, Jardim das Américas - Curitiba (PR)
Site: www.eftmarquitetura.com