Quedas na terceira idade: “é melhor prevenir do que remediar”
A prática de atividade física é o caminho para fortalecer o tônus muscular e o equilíbrio, minimizando o risco das quedas e lesões em idosos
O envelhecimento provoca alterações fisiológicas progressivas no organismo e afeta o equilíbrio. Além disso, a osteoporose – doença metabólica que afeta os ossos e a agilidade – também contribui para que os acidentes provoquem lesões. Um dos maiores perigos, que pode causar até a morte na terceira idade, é a fratura no quadril – considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em razão do alto índice de casos, um problema de saúde pública. No Brasil, estima-se que 100 mil casos aconteçam por ano.
A médica geriatra da Paraná Clínicas, Dra. Amanda Valim Kampa Cassab, explica que os idosos perdem a musculatura mais rápido em comparação com os jovens. Para ela, a atividade física é fundamental para fortalecer a musculatura e aumentar a agilidade, prevenindo a osteoporose e, consequentemente, o risco de quedas e fraturas. “Podem ser exercícios na água ou aeróbicos, e não só a musculação. A atividade física regular também é uma forma de compensação para minimizar os fatores fisiológicos, como a perda do equilíbrio. Além disso, quanto maior for o tônus muscular, menor o risco de lesões”, diz Amanda.
De acordo com a médica, a primeira queda soa como um alarme para que sejam tomadas providências para a prevenção de acidentes. “Quem cai uma vez, com fratura ou sem fratura, tem o risco dobrado de cair pela segunda vez. Por isso, acreditamos que devemos evitar desde a primeira queda”, orienta Amanda Kampa.
Os idosos também devem realizar exames oftalmológicos regularmente, manter uma dieta saudável rica em cálcio e vitamina D, e tomar banhos de sol para fortificar os ossos e a força muscular.
Para prevenir as quedas é preciso adequar o ambiente doméstico à pessoa idosa. Confira algumas dicas que podem evitar os acidentes:
- Evitar tapetes, mas, quando usá-los, preferir os emborrachados e antiderrapantes;
- Manter uma boa iluminação utilizando lâmpadas fluorescentes;
- Utilizar cores diferentes na parede e no piso em relação ao assento sanitário e a pia do banheiro;
- Instalar barras de apoio laterais nos banheiros e aumentar a altura do assento sanitário;
- Não encerar o piso;
- Ajustar a altura da cama e usar colchão firme;
- Ter um abajur ou interruptor de luz próximo à cama;
- Deixar o caminho livre de fios e sem bagunça, para evitar tropeços;
- Preferir sofás firmes e altos;
- Utilizar poltronas com braços;
- Utilizar armários fixos e de fácil alcance. Evitar subir em bancos para alcançar os armários;
- Usar sapatos adequados, como alguns tipos de chinelos e sandálias fechadas, para evitar pisar em falso. As mulheres não devem usar salto;
- À noite, deixar o caminho até o banheiro ou cozinha iluminados, para evitar acidentes no trajeto;
- Instalar corrimão nas laterais das paredes e escadas;
- Utilizar fitas antiderrapantes nos degraus.