Projeto social de Curitiba reaproveita uniformes de equipe de segurança para doações

Projeto social de Curitiba reaproveita uniformes de equipe de segurança para doações

Voluntárias do IBGPEX, instituto social da Uninter, removeram as logomarcas das roupas para que pudessem ser reaproveitadas

No mês de setembro, o projeto Fazendo Renda do Instituto IBGPEX, braço social do Centro Universitário Internacional Uninter, doou 95 peças de roupa para o projeto Café com Jesus, da Igreja Comunidade Cristã ABBA, projeto que desenvolve ação social com os moradores de rua. As peças pertenciam à equipe de segurança da instituição, que foi terceirizada. Para a doação, 15 voluntárias removeram as logomarcas da empresa e fizeram pequenas adaptações.

“É um uniforme de alta qualidade, feito para que os nossos porteiros aguentem o frio à noite. Escolhemos aqueles que estavam bons, já que não seriam mais usados depois da terceirização. Para fazer a doação, só precisávamos remover as logomarcas da empresa. Foi então que surgiu essa parceria”, diz a coordenadora de segurança da Uninter, Ana Siqueira. Ao todo, foram doadas 60 camisas, 22 blazers, dez jaquetas e três calças.

Quem recebeu as doações foi Fábio Ribeiro, voluntário da igreja ABBA e também funcionário na Uninter como diretor de cena do estúdio do campus Garcez. “Nós realmente buscamos tirar as pessoas das ruas. Além das roupas e alimentação, oferecemos culto, grupos familiares e, para aqueles que já estão melhores, tentamos buscar empregos entre os empresários da igreja”, explicou.

A diretora-presidente do IBGPEX, professora Adenir Fonseca dos Santos, afirmou que a doação foi uma forma de reconhecer os servidores da Uninter que, como Ribeiro, atuam como voluntários. “No dia 28 de agosto, comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado. O trabalho dessas pessoas é essencial, porque supre necessidades de grupos específicos, como moradores de rua, crianças e mulheres, das quais as políticas públicas não dão conta”, afirmou.

O projeto Fazendo Renda

Com o objetivo de dar independência financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social, o projeto Fazendo Renda oferece um ano de curso gratuito de costura e artesanato. As matérias-primas usadas são, principalmente, retalhos e sobras de tecido, para que essas mulheres consigam começar a trabalhar sem grandes investimentos.

Ao final, as participantes recebem um certificado de extensão universitária -muitas desenvolvem atividades de geração de renda e continuam frequentando o Instituto IBGPEX como voluntárias. O projeto já capacitou mais de 500 mulheres, como Marly Gonçalves de Azevedo. Além de ganhar dinheiro com o que aprendeu, ela e mais duas amigas pegam o ônibus no Caiuá, em Curitiba, e vão até o centro da cidade todas as segundas-feiras para doar seu trabalho – um trajeto de cerca de 14 km.

“Demora para chegar ao centro, mas vale a pena. Nós criamos uma família aqui, não tenho mais como parar de participar. No trajeto de ônibus nós vamos conversando e brincando, sempre digo que não preciso sentar porque estou indo para a faculdade. É muito bom”, disse.

Além desse projeto, ela também contribuiu com a produção de cueiros, mantas, lençóis e camisolas que foram doados para a maternidade Mater Dei, além de toucas que serão doadas para a Liga das Mulheres com Câncer. “Começamos com peças simples e fomos evoluindo”, observou Marly.

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LGPD é debatido em encontro em São Paulo pela Stefanini

LGPD é debatido em encontro em São Paulo pela Stefanini

Dia 16 de outubro, o LGPD Roadshow da multinacional brasileira vai discutir experiências e orientações das principais adequações da nova regulamentação

Como as empresas estão se preparando para absorver as mudanças previstas pela nova regulamentação de uso e proteção dos dados pessoais prevista na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)? Para elucidar e esclarecer as muitas dúvidas do universo corporativo, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, tem dado sequência em seu LGPD Roadshow, iniciativa criada pela multinacional brasileira para promover e ampliar o conhecimento sobre a nova legislação, destacando as oportunidades para quem quer estar totalmente alinhado com esse importante tema. O evento acontece em São Paulo, no dia 16 de outubro. Os encontros já ocorreram em Curitiba (PR), no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.

Na ocasião, Marco Aurélio Peres, Head de IA e Analytics da Stefanini, juntamente com equipes de relacionamento de clientes locais, reunirá parceiros para compartilhar experiências e orientações, além de debater as principais adequações que devem ser feitas para estarem em dia com as regras da nova regulamentação. “É fundamental discutir e aportar o conhecimento de aspectos práticos da LGPD, afinal, há uma série de exigências de governança, transparência e segurança que deve estar implementada até agosto de 2020”, destaca o especialista em LGPD da multinacional brasileira.

A Stefanini oferece ao mercado sua solução LGPD, que inclui projetos de conscientização via workshops para organizações públicas e privadas. O objetivo é prepará-las sobre questões sensíveis como coleta de dados do titular, termo de consentimento, proteção, acesso, anonimização, qualidade, transparência, tratamento, segurança e prestação de contas ao Governo, a qualquer hora.

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Festival Goat Fest nasce gigante, com 18 shows na Pedreira Paulo Leminski

Festival Goat Fest nasce gigante, com 18 shows na Pedreira Paulo Leminski

O novo festival musical curitibano será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, com uma estrutura inédita, e terá como grandes destaques o trio norte-americano Khruangbin e o astro jamaicano Protoje

No próximo mês de novembro, a cidade de Curitiba ganhará um novo festival musical: o Goat Fest. O evento aposta em uma programação completa para quem ama gastronomia, arte e, obviamente, muita música. Com atrações nacionais e internacionais, o Goat Fest será realizado nos dias 16 e 17, na Pedreira Paulo Leminski, que contará com uma estrutura inédita. O festival acaba de divulgar sua programação completa, que contará com 18 shows divididos em dois palcos.

O grande destaque da primeira edição do Goat Fest ficará por conta do trio norte-americana Khruangbin, que ganhou o mundo com seu incrível rock psicodélico. A banda, que se apresenta no primeiro dia do festival, chegará em Curitiba no embalo da turnê mundial de lançamento do seu último trabalho, Con Todo El Mundo, que mistura inspirações de funk chinês, soul oriental e rock. Somente neste ano, o trio passou por diversos festivais mundialmente conhecidos, como o Coachella, na Califórnia (EUA), e o Montreux Jazz Festival, que acontece há 53 anos na Suíça. A Khruangbin, considerada por críticos de todo planeta como uma das mais inovadoras bandas dos últimos tempos, se apresentará no primeiro dia de festival.

Outra atração de peso do Goat Fest será o cantor de reggae e cançonetista jamaicano Protoje, um dos grandes nomes da música contemporânea internacional, que tocará pela primeira vez no Brasil. Considerado um dos artistas que levam adiante a herança de Bob Marley, Protoje, que se apresentará no festival curitibano no domingo (17), canta contra o quadro social injusto que se encontra o seu país, a Jamaica, com lirismo político e resistência. O artista conta com sete álbuns lançados na carreira (7 Year Itch – 2011, Antique Riddin – 2011, The 8 Year Affair – 2013, Ancient Future – 2015, Royalty Free – 2016, A Matter of Time – 2018 e Swimming Lessons – 2019) e foi indicado ao Grammy Awards pelo seu sexto álbum, A Matter Of Time, que alcançou o 1º lugar em seu gênero na Billboard.

Para quem ama jazz, o novo festival curitibano contará com a participação das lendas do jazz carioca, Azymuth, que vão desembarcar na capital paranaense logo após uma passagem pelo Japão, onde se apresentam no incrível Blue Note, em Tokyo. A cantora e compositora Céu, detentora de dois Grammys Latinos e indicada na categoria Melhor Álbum de World Music Contemporânea no Grammy Awards 2015, é outro grande nome nacional confirmado no Goat Fest. Para completar o primeiro dia do Goat Fest, se apresentarão as bandas Sotak Brasil Jazz Fusion, Bananeira Brass Band e Mumbai Express, além do cantor curitibano Bernardo Bravo, que vai lançar o disco Desassossego.

No segundo dia da programação, além do jamaicano Protoje, o Goat Fest contará com um show histórico que vai reunir dois grandes nomes da música contemporânea brasileira, Nomade Orquestra e Russo Passapusso, em uma apresentação repleta de ritmos. A curitibana Raissa Fayet, que lança uma nova trilogia musical e de clipes, A Trilogia Zoiuda, também é presença garantida. Fechando o dia, sobem ao palco os artistas Xaxim, Gerra G, Corazón e Repie.

Dia 16 de Novembro: Khruangbin, Céu, Azymuth, Bernardo Bravo, Audrac, Sotak Confusion Family, Mumbai Express e Funk You DJS.

Dia 17 de Novembro: Protoje, Rincon Sapiência, Nomade Orquestra + Russo Passapusso, Raissa Fayet, Xaxim, Gerra G, Corazón e Repie.

Além da música

Com curadoria de João Paulo Moser (JP Moser), o Goat Fest também contará com exposições de cincoartistas plásticos locais: JP Moser, Pablo Daniel, Anthony Nathan, Luciana Gnoatto e Giulio Setori. Todas as obras vendidas terão uma parte do valor revertido para ações solidárias da GOAT. Na parte de gastronomia, o público terá acesso a oito opções de alimentação, incluindo sabores vegetarianas e veganos. Já para quem quer curtir o festival em família, pais com filhos pequenos terão à disposição um espaço kids totalmente equipado e seguro para entreter os pequenos.

A primeira edição do Goat Fest – Música e Artes acontece nos dias 16 e 17 de novembro, na Pedreira Paulo Leminski. Os ingressos antecipados custam a partir de R$ 120 (early bird) e R$ 230 (passe para dois dias) e estão disponíveis no site www.goatent.com.br e no Alquimia Boutique Bar (Rua Brigadeiro Franco, 1193). Mais informações na página oficial do Goat Fest no Facebook ou no perfil no Instagram.

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Compliance: benefícios práticos nas empresas

Compliance: benefícios práticos nas empresas

Luis Otávio Matias

Um dos principais patrimônios de uma organização é, sem dúvidas, sua reputação, que pode ter impacto tanto positivo como negativo nos negócios. Independentemente da área de atuação, produto ou serviço ofertado, uma das chaves para o sucesso é estar em conformidade com as regras de mercado e ter comprometimento com a integridade da companhia. A cultura empresarial brasileira, no entanto, ainda está longe de ser referência mundial.

Segundo a ONG Transparency International, que publica todo ano o Índice de Percepção da Corrupção (a mais duradoura e abrangente ferramenta de medição da corrupção no mundo) com 180 países e territórios, o Brasil aparece como o 105º menos corrupto. Em números, uma estimativa do Ministério Público Federal indica que o país perde, anualmente, cerca de R$ 200 bilhões para a corrupção.

Em 2018, o Brasil caiu 9 posições no índice. A pontuação passou de 37 para 35. Este é o pior resultado desde 2012, quando os dados passaram a ser comparáveis ano a ano, e representa a 3ª queda anual seguida. Para se ter uma ideia, o Brasil é considerado mais corrupto que países como Colômbia, Argentina, Índia, África do Sul, Cuba, Costa Rica, Chile, Bahamas e Uruguai.

Uma das alternativas para mudar esse cenário é a implementação de Compliance nas organizações, que tem a função de monitorar e assegurar que todos estejam de acordo com as práticas de comportamento, que devem ser orientadas pelo Código de Conduta e pelas políticas da companhia. Seja para normas internas, com código de ética, manual de conduta, políticas e procedimentos; ou para normas externas, na contratação de terceiros para executar serviços financeiros, administrativos, contratuais, trabalhistas, ambientais, entre outros, inserir essa cultura dentro de uma companhia é essencial.

A inclusão do Compliance dentro da cultura empresarial pode trazer uma série de impactos e benefícios, como a atração de investimentos, pois profissionais deste ramo querem aplicar em empresas sólidas, com chances mínimas de envolvimento em escândalos. Entre uma companhia que adota um programa de Compliance efetivo e outra que não, as chances de a primeira receber um investimento são maiores.

O fortalecimento da empresa perante o mercado é outra vantagem, uma vez que empresas com Compliance implementado tendem a querer se relacionar somente com outras que também contem com programas semelhantes. Essa prática passa a ser um dos critérios das companhias para selecionar parceiros de negócios, como fornecedores, empresas subcontratadas ou prestadores de serviço.

Outro benefício se relaciona aos colaboradores: em empresas que fazem capacitação em Compliance, os funcionários passam a compreender melhor os riscos e mitigar atos que não estejam em conformidade com as políticas estabelecidas dentro e fora da companhia. Eles enxergam más condutas de fornecedores e prestadores de serviços, por exemplo. Assim, além da criação de um ambiente ético, o treinamento é decisivo na contribuição para a diminuição de riscos de exposição.

Por fim, uma companhia em conformidade com a legislação, com os princípios éticos e com as melhores práticas de mercado, além de beneficiar a todos os envolvidos dentro e fora dela, também contribui com a diminuição da corrupção e, consequentemente, com a economia de todo o país.

*Luis Otávio Matias é vice-presidente de Negócios da Tecnobank

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"Malévola: Dona do Mal" terá sessão com cachorros em Curitiba

"Malévola: Dona do Mal" terá sessão com cachorros em Curitiba

Filme será exibido neste sábado (19) no Cinesystem Shopping Curitiba

O longa-metragem Malévola: Dona do Mal, que estreia nesta semana nas telonas, terá uma sessão especial neste sábado (19) no Shopping Curitiba. Na ocasião, os tutores poderão assistir ao filme com seus cachorros. A ação faz parte do projeto Cine Pets, da rede Cinesystem.

Na sequência do primeiro filme, Malévola e sua afilhada Aurora começam a questionar os complexos laços familiares que as prendem à medida que são conduzidas a direções diferentes.

A sessão acontece às 14h e é exclusiva para tutores e cachorros. Será permitida a presença de cães de todos os portes, com as vacinas em dia. Os pets poderão assistir ao filme no colo do respectivo dono ou no chão, em frente à poltrona. Os donos estão autorizados a levar itens básicos de higiene e recipiente adequado com água.

Os ingressos custam R$ 29 (inteiro) e R$ 14,50 (meio). Mais informações pelo site www.cinesystem.com.br .

Serviço:

Cine Pets – 5ª edição

Quando: 19 de outubro (sábado)

Horário: 14h

Quanto: R$ 29 (inteiro) e R$ 14,50 (meio)

Onde: Cinesystem Shopping Curitiba (Piso L4)

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300.

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br

@ShoppingCtba | www.facebook.com/ShoppingCuritiba

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