Pequenas e médias empresas são quase 70% dos associados da Amcham-Curitiba

Pequenas e médias empresas são quase 70% dos associados da Amcham-Curitiba

Empresários de pequeno e médio porte do Paraná têm encontrado na Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba) oportunidades de fechar novos negócios e se preparar para as transformações constantes do mercado. A instituição tem hoje 67% do seu quadro de associados composto por pequenas e médias empresas.

Segundo o gerente regional da Amcham-Curitiba, Gustavo Silvino, é preciso destacar a importância das PMEs para a economia nacional. O país tem hoje mais de 12 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional, sistema que reduz a burocracia e a carga tributária para esses negócios. Juntas, essas empresas representam 27% do PIB e são responsáveis pela geração de renda de 70% dos brasileiros que trabalham no setor privado, conforme revelou um levantamento do Sebrae, realizado em 2017.

“Pensando no impacto desses pequenos empreendedores na economia, a Amcham se dedica a tratar em seus eventos assuntos que façam conexões entre empresários de todos os setores e portes. Da grande corporação ao microempreendedor”, explica Silvino.

Sobre a Amcham

A Câmara Americana de Comércio é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 14 filiais em todo o País e mais de 5 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial.

Add a comment

Solar do Rosário tem curso sobre História da Arte

Solar do Rosário tem curso sobre História da Arte 

Os detalhes da arte ao longo dos tempos são discutidos no curso História da Arte no Solar do Rosário. São aulas semanais a partir de 6 de março, às terças-feiras das 14h30 às 16h30, com duração até junho. No programa, são apresentados desde os trabalhos dos homens das cavernas, passando por civilizações antigas como africanas, egípcias e gregas, a relação da arte com a religião e a Idade Média, entre outros conceitos. O curso é comandado pela professora Liana Zilber Vivekananda, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi, tendo passado ainda o curso de Artes Plásticas da Escola Panamericana de Arte em São Paulo. 

História da Arte no Solar do Rosário 

Data: terças-feiras, a partir de 6 de março

Horário: das 14h30 às 16h30

Mensalidade: R$ 250

Matrícula: R$ 40

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR

Setor de Cursos: de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 13h

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

Solar do Rosário tem curso sobre História da Arte
 
Os detalhes da arte ao longo dos tempos são discutidos no curso História da Arte no Solar do Rosário. São aulas semanais a partir de 6 de março, às terças-feiras das 14h30 às 16h30, com duração até junho. No programa, são apresentados desde os trabalhos dos homens das cavernas, passando por civilizações antigas como africanas, egípcias e gregas, a relação da arte com a religião e a Idade Média, entre outros conceitos. O curso é comandado pela professora Liana Zilber Vivekananda, formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e em Filosofia pela Faculdade Padre João Bagozzi, tendo passado ainda o curso de Artes Plásticas da Escola Panamericana de Arte em São Paulo.
 
 
História da Arte no Solar do Rosário
 
Data: terças-feiras, a partir de 6 de março
Horário: das 14h30 às 16h30
Mensalidade: R$ 250
Matrícula: R$ 40
Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR
Setor de Cursos: de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 13h
Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br
Add a comment

Soluções e debates sobre inovação urbana atraem mais de 8 mil pessoas aos dois dias de Smart City Expo Curitiba 2018

Soluções e debates sobre inovação urbana atraem mais de 8 mil pessoas aos dois dias de Smart City Expo Curitiba 2018

Número de participantes supera as expectativas do evento. Transformações que o blockchain pode trazer para as cidades inteligentes são abordadas por especialista britânica em palestra com plenária lotada

Os debates sobre inovação urbana e as soluções para o futuro das cidades pelo mundo dominaram os paineis, palestras e estandes da Smart City Expo Curitiba 2018, que recebeu mais de 8 mil participantes entre quarta (28) e quinta-feira (1°), no Expo Renault Barigui. O número superou as expectativas da organização, que contava com cerca de 5 mil pessoas.

“O evento foi um sucesso, em todos os sentidos. Tanto a participação dos congressistas quanto a contribuição dos speakers e expositores foi à altura deste evento histórico para o país e para Curitiba, que agora faz parte do seleto grupo de smart cities sede de um evento chancelado pela Fira Barcelona”, comemora André Telles, diretor do iCtities, que organizou o evento com apoio do WTC Business Club Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Blockchain e o futuro das cidades

Com a plenária principal lotada, mais de 800 participantes ouviram o testemunho da empresária, autora e palestrante britânica Tia Kansara, da Replenish Eart, especialista em cidades sustentáveis. O tema abordado é uma das pautas frequentes quando o assunto é tecnologia e finanças: as transformações que o blockchain pode trazer para cidades inteligentes.

“Em 2050, teremos 66% da população mundial vivendo em cidades. É quase o dobro da nossa realidade atual. Para os problemas multidimensionais que esse cenário vai gerar, precisamos de soluções tecnológicas multidimensionais. Nesse sentido, o uso de blockchains remove a necessidade de intermediários como instituições governamentais e bancárias no gerenciamento das relações entre pessoas e empresas”, detalha Kansara.

Esse sistema descentralizado, segundo a especialista, gera uma enorme quantidade de memória compartilhada na próxima geração da internet, que causará impacto nas cidades. “Cada interação que fazemos gera uma mudança permanente na rede, além de criar nossos avatares digitais, com todo nosso comportamento de usuários. Questões como IOT de Segurança, privacidade, novos modelos econômicos e combate a corrupção estão relacionadas a esta realidade de blockchain”.

Tia Kansara finalizou sua palestra com uma pergunta/provocação, que resume o sentimento dos debates da Smart City Expo Curitiba: se você tivesse um ouvido digital em cada prédio da cidade, o que gostaria de ouvir deste prédio?

Serviço:

Smart City Expo Curitiba 2018

Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018

Local: Expo Renault Barigui – Curitiba (PR)

Informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com

Onde baixar o aplicativo:

Google Play: https://goo.gl/bQneiS

Apple Store: https://goo.gl/htJysq

Add a comment

Bossa Nova Mall apresenta I Encontro Nacional de Mulheres Viajantes

Bossa Nova Mall apresenta I Encontro Nacional de Mulheres Viajantes

Workshops e bate-papos descontraídos sobre o público feminino que prefere viajar sozinha 

O Bossa Nova Mall apresenta o I Encontro Nacional de Mulheres Viajantes, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovido em parceria com o grupo carioca Na Estrada com as Minas. O evento será realizado no dia 10 (sábado), às 15h, com entrada gratuita. A programação conta com mesas-redondas, workshops entre outras atividades para abordarem o crescimento do público feminino que preferem viajar sozinhas. 

O encontro é uma oportunidade para mulheres trocarem experiências e dicas de viagem durante toda a tarde no Bossa Nova Mall. Segundo o Ministério do Turismo, a porcentagem de mulheres que optam em viajar sozinhas, se sobrepõem à de homens com a mesma preferência. O encontro irá trazer especialistas, que irão debater sobre os temas: ‘Os desafios de ser uma mulher viajante’ e ‘Viagens que conectam’. 

Entre as convidadas, ganha destaque a Thaís Kuga do aplicativo 3Marias, que auxilia mulheres a encontrarem companhia para se sentirem mais seguras, e a blogueira Amanda Antunes, do Prefiro Viajar. 

Serviço:

I Encontro Nacional de Mulheres Viajantes

Data: 10 março (sábado)

Horário: Das 15h às 18h

Entrada Gratuita

Bossa Nova Mall

R Almirante Silvio de Noronha, 365

 

Programação

15h – Recepção

15h30min – Bate-papo sobre o Na Estrada com as Minas

16h – Mobilidade e segurança – os desafios de ser uma mulher viajante – convidadas: Thais Kuga (Movimento 3 Marias), Gabi Raposo (Livro Bravas Viajantes)

16h40min – Viagens que conectam – as redes sociais como uma forma de juntar mulheres – convidadas: Amanda Antunes (Prefiro Viajar), Thais Carneiro (Mulheres Viajantes), Bruna Alves (Pretinha pelo Mundo), Mariana Bueno (Mariana Viaja)

17h20min – Novo conceito de viagem – viagens sob novas perspectivas e um bate-papo sobre autoestima – convidadas: Nathaly Fogaça (Agência VAMOS), Fernanda Koba (Psicóloga), Samantha (Livro Bravas Viajantes) e Gabriella (Livro Bravas Viajantes).

18h – Hospedagem e hospitalidade – um conceito de hospedagem mais interativo – convidadas: Luanda Ribeiro (Diáspora Black), Caroline Tavares (Bonita Hostel), as (Livro Bravas Viajantes)

Add a comment

Jacomar reduz ruptura de estoque com RMS by TOTVS e fideliza clientes

Jacomar reduz ruptura de estoque com RMS by TOTVS e fideliza clientes

Rede supermercadista paranaense apostou em tecnologia especializada para automatizar a sua gestão e conquistar níveis de serviço e operacionais elevados

Se destacar no segmento em que atua é um desafio para qualquer empresa e, para a paranaense Jacomar, rede supermercadista em Curitiba e região metropolitana, não seria diferente. Com mais de 50 anos, a empresa familiar alcançou níveis importantes quanto à organização e controle da sua operação. Os resultados chegaram à ponta, na satisfação dos clientes, que encontram, de fato, os produtos que procuram nas lojas. Com uma baixa ruptura de estoque, o Jacomar consegue conquistar e fidelizar os seus consumidores, aliando o bom atendimento às suas experiências de compra. A chave para fazer esse movimento ser sólido e contínuo está na boa gestão e na adoção de uma tecnologia especializada nos seus negócios, o RMS by TOTVS.

A escolha pelo software aconteceu após estudos de mercado e a decisão de que o RMS seria a melhor opção foi devido à sua capacidade de atender às demandas específicas das rotinas supermercadistas e por proporcionar a gestão e visão integradas de toda a empresa, por meio de uma única solução. Antes, existiam sistemas diferentes para cada área (contábil, fiscal, comercial e operação de loja, por exemplo), que não se comunicavam, o que gerava retrabalho, erros e tempo extra para exportar as informações. Com a virada tecnológica para o RMS, consolidou-se uma base unificada de dados, com segurança, praticidade e acesso centralizado.

Com o controle da sua operação em mãos e informações em tempo real, o Jacomar conquistou importantes saltos que o levariam ao nível de qualidade de serviço que, hoje, proporciona aos seus clientes. Uma dessas mudanças foi percebida pela área logística e, o que antes era feito às cegas, transformou-se em um processo rigidamente controlado. O abastecimento das lojas é automático – isto é – assim que o produto passa pelo PDV, no caixa, o sistema identifica a saída e, no dia seguinte, gera, automaticamente, o pedido da sua reposição. Com este processo em perfeita sintonia, a rede alcançou índices baixos de ruptura de estoque, garantindo que o consumidor encontre os produtos que procura nas gôndolas do mercado. Ainda na área logística, a solução também realiza o gerenciamento de todos os agendamentos de recebimento das mercadorias, assim, nenhum fornecedor espera mais do que 30 minutos para descarregar, melhorando a produtividade do setor.

Contar com um ERP vocacionado também permitiu ao Jacomar administrar as suas rotinas de panificadora e açougue, atendendo a todas as suas necessidades de produção, como a entrada de matéria-prima (farinha de trigo) e saída de um produto final (bolo), por exemplo, uma vez que funcionam como mini unidades fabris dentro do supermercado. Sem essa especialização do software, não seria possível prever tais atividades, o que geraria a necessidade de customização e custos elevados para a empresa.

“Começamos a nossa operação com um sistema de grande porte, voltado ao nosso core, e que tem a flexibilidade que precisamos para acompanhar o nosso crescimento. Hoje, temos total controle sobre a nossa operação e tranquilidade para planejar os nossos negócios sem nos preocuparmos com a estrutura de tecnologias que nos dará suporte”, explica Edson Voitexem, diretor de TI do Jacomar. A rede conta com 11 lojas, um centro de distribuição todo automatizado e programa a inauguração de uma unidade nova a cada ano.

Recentemente, toda a rede Jacomar passou para a modalidade de subscrição de software da TOTVS, o Intera, na qual tem acesso às tecnologias por meio de uma assinatura mensal. “Neste novo formato temos uma única plataforma para todas as lojas da rede, bastante amigável e sem a necessidade de controlar diferentes licenças”, complementa Voitexem.

Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, ressalta o compromisso da companhia, em especial da sua unidade, de tornar as empresas mais competitivas e simplificar a gestão dos seus negócios. “Trabalhamos estratégias específicas para o segmento supermercadista por entendermos a sua relevância para o varejo nacional e o momento de transformação pelo qual está passando. Assim, levamos ao mercado tecnologias especialistas, capazes de apoiar, de fato, o crescimento dos nossos clientes”, finaliza o executivo.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos