Cinco formas de usar CRM para melhorar a experiência do hóspede

Cinco formas de usar CRM para melhorar a experiência do hóspede

*Claudio Cordeiro

O avanço da tecnologia, a popularização da internet e a chegada dos aplicativos, transformaram o relacionamento entre empresas e consumidores. No setor hoteleiro, essa comunicação está cada vez mais direta. Antes, o contato do turista com o estabelecimento até o check-in era quase nulo. A presença das agências e operadoras de turismo intermediando a reserva era comum e amplamente difundido.

Hoje, o mercado já entendeu que o cenário está mudando e que o consumidor da Era Digital quer resolver tudo online e com poucos cliques. A presença dos millennials no mercado também intensificou essa tendência de relacionamento sem intermediários. Tal como a tecnologia que por si só não resolve nada, mas depende das pessoas para atingir o seu potencial, analisar os dados gerados pelos consumidores de maneira inteligente é vital para o sucesso e o crescimento do negócio. Afinal, a informação só é valiosa quando gera insights e está nas mãos de quem pode tomar efetivamente uma ação a partir dela.

Portanto, a implementação de uma solução própria de reserva e comunicação é o primeiro passo para ter um cliente satisfeito e fiel. Entretanto, a satisfação está diretamente ligada à experiência vivenciada antes, durante e depois da estadia. O processo de conquista passa também pela tecnologia, pois só é possível atender bem quando conhecemos exatamente as preferências do público final e proporcionamos um serviço customizado. Nesse ponto, as ferramentas de CRM (da sigla em inglês Customer Relationship Management), são fundamentais para consolidar os dados que, bem analisados, podem ser transformados em ações efetivas de marketing e relacionamento.

Abaixo listo cinco maneiras de utilizar um software de CRM para criar uma experiência diferenciada.

1. Avalição

Na maioria dos hotéis, é comum encontrar uma caixinha para reclamações ou sugestões e, em alguns casos, esse registro já pode ser feito de maneira digital. Porém, essa crítica, na maioria das vezes, costuma render apenas uma ação pontual. Por exemplo, o cliente reclamou do travesseiro, o estabelecimento faz um pedido de desculpa e pronto. Se essa queixa estivesse atrelada à uma cadeia de informações sobre o visitante, em uma próxima visita, ele encontraria uma carta da gerência e três opções diferentes de travesseiro para escolher. Caso isso ocorra em uma rede hoteleira, a integração das informações pode proporcionar que isso aconteça em todas as unidades – a reclamação foi em São Paulo, mas o mimo foi oferecido em Belo Horizonte.

2. Padrão de consumo

Com CRM, é mais fácil saber o que o hóspede consome e quais ambientes ele frequenta dentro do hotel. Observado os padrões de consumo, é possível verificar que o refrigerante sem açúcar é mais consumido por uma determinada pessoa. Colocar um maior número de latas desse tipo no frigobar é uma maneira simples de agradá-la e ainda rentabilizar mais. Além disso, dá para identificar, entre outras coisas, se o turista usa o spa ou prefere que o café da manhã seja servido no quarto.

3. Rede Sociais

As redes sociais geram informações de extremo valor que ainda são pouco usadas. O cliente faz o check-in usando os dados do Facebook e no seu perfil comentou que faz tratamento contra hérnia de disco. Oferecer uma massagem é uma maneira simples de dizer que está atento ao que ele precisa e disposto a fazer da sua hospedagem uma experiência agradável.

4. Serviços mais rentáveis

Monitorar o que o hóspede faz durante a sua permanência é o jeito mais simples de controlar a rentabilidade dos serviços oferecidos. Por exemplo, a pessoa ficou hospedada por 10 dias no local e não jantou no restaurante do térreo. Se essa informação estivesse em um sistema de CRM, no 8º dia, seria possível oferecer um desconto ou uma sobremesa gratuita para que esse cliente aproveite uma refeição no hotel e não saia para consumir fora. A mesma dinâmica pode ser aplicada aos serviços de spa, beleza e lavanderia.

5. Segmentação do setor

O segmento de turismo já tem hotéis e pousadas especializados em nichos específicos de mercado e o sucesso desses estabelecimentos está intimamente ligado à customização do serviço. Só vai sobreviver quem souber exatamente as preferências do seu público. Imagine um hotel direcionado aos amantes de esportes e vida saudável que oferece aos seus hóspedes orientação nutricional e cardápios adaptados a diversos tipos de dieta? Esse estabelecimento usou o máximo de informações disponíveis para criar uma estadia única e fidelizar os seus clientes.

Por Claudio Cordeiro, diretor de Hospitality da TOTVS.

Add a comment

Shopping São José dá dicas criativas de presentes para o Dia das Mães

Shopping São José dá dicas criativas de presentes para o Dia das Mães 

Conheça algumas alternativas para fugir do comum ao presenteá-las 

O Dia das Mães se aproxima e é considerado pelo comércio a segunda melhor data do ano em termos de faturamento. Conforme levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 76% dos paranaenses pretendem comprar presente para o próximo domingo, aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2016. Roupas, bolsas e calçados lideram a relação de itens preferidos por aqueles que planejam marcar a data de uma maneira especial. 

Para fugir do comum, o Shopping São José selecionou algumas dicas de presente

O kit Panvel Rosas da Bulgária foi idealizado especialmente para o Dia das Mães. Com aroma marcante, a linha contempla quatro itens (Deo colônia, sabonete líquido, creme para as mãos e loção hidratante corporal) e guarda uma combinação fresca de rosas e bergamota. 

O vale-viagem da CVC é uma ótima alternativa aos filhos que querem presentear as mães com lembranças que só uma viagem pode provocar. Com valores a partir de R$200, é possível agregar mais serviços – como passeios e aluguel de carros - a uma viagem já programada ou até mesmo garantir a estadia em destinos como Cancún, Bariloche, Punta Cana e Buenos Aires.  

Para as mães vaidosas e que não dispensam os cuidados com os cabelos, a dica é do Salão de Beleza Princess Hair. Coloração + lavado + escova por R$149,00. 

A Centauro está com uma linha especial de mães, com um leque de kits para mãe e filha praticarem exercício e colecionarem mais um momento juntas. 

Na Campanha de Dia das Mães do Shopping São José, as compras de valor igual ou superior a R$300,00 nas lojas participantes são direito a troca por um kit de esmaltes da marca Quem Disse, Berenice?, com três unidades de cores distintas. A promoção é válida até o dia 14 de maio ou enquanto durar o estoque e com limite de uma troca por CPF. Confira o regulamento no site http://www.shoppingsaojose.com.br/noticia/147-dia-das-maes-comprou-ganhou 

O Shopping São José está localizado na rua Izabel A Redentora, 1434 – Centro de São José dos Pinhais – PR.

Add a comment

Wood’s Curitiba abre espaço para o Funk, Hip Hop e Reaggaton

Wood’s Curitiba abre espaço para o Funk, Hip Hop e Reaggaton

Nesta semana, a casa vai promover três noites de festa com o melhor dos estilos 

O Wood’s Bar, a mais conceituada casa de entretenimento curitibana, preparou uma programação especial para o próximo final de semana na capital paranaense. Serão três festas repletas de apresentações regionais e nacionais. Na quinta-feira, dia 11, a casa recebe a apresentação de MC TH, um dos maiores destaques do funk nacional e dono do hit “Apaga luz e toma”. Junto com a banda Etanoix e o DJ Lemmy, o MC promete agitar o público presente tocando os maiores sucessos do funk atual. 

A noite da sexta-feira, dia 12, receberá a festa Kiss my Groove, dedicada ao sertanejo, funk e hip hop com a presença da dupla Gustavo Toledo & Gabriel, da banda Kaduká e do duo MOC, formado pelas DJs Mari Oliveira e Calazans. Para encerrar a programação, no sábado, dia 13 de maio, é a vez do público dançar ao som de muito Reggaeton com Bigode Groove, Dj Lemmy e Seligaê na festa Anastácia. 

O Wood´s Bar fica na Rua General Mário Tourinho (nº 387), no bairro Seminário, e funciona a partir das 22h30. Mais informações no site www.woodsbar.com.br.

 

Add a comment

Câncer de colo de útero: conheça um pouco mais sobre ele

Câncer de colo de útero: conheça um pouco mais sobre ele 

Um inimigo silencioso que precisa ser combatido 

Quando falamos em câncer em mulheres o primeiro que vem à cabeça é o de mama, constante alvo de campanhas de conscientização e prevenção por ser o que mais acomete mulheres em todo o mundo.  Mas você sabia que um dos tipos de tumores mais fatais é o de colo de útero? E o mais agravante é que a doença é bastante comum em mulheres de 45 a 50 anos. 

Sorrateiro, este câncer é assintomático em sua primeira fase e pode levar anos para se desenvolver. Ao se manifestar, os sinais normalmente são: sangramento vaginal - depois de relações sexuais, no intervalo entre menstruações ou após a menopausa - e corrimento vaginal de cor escura e mau cheiro. Em estágios mais avançados podem ocorrer: obstrução de vias urinárias e intestinos, dores lombares e abdominais, perda de apetite e peso, entre outros sintomas graves. 

O câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que são 530 mil novos casos por ano, no mundo, e no Brasil, em 2016, a estimativa é de que a doença tenha atingido 16 mil mulheres, com um risco de 15,85 de novos casos a cada 100 mil mulheres. 

A doença é grave, os casos são numerosos, mas as medidas para evitá-la são relativamente simples se seguidas à risca. “O principal agente causador deste tipo de doença é o HPV (Papilomavírus humano) transmitido através de relações sexuais sem proteção adequada. Outros fatores causadores, ou facilitadores, da doença são a imunidade baixa, o consumo de cigarro, a higiene precária e a má alimentação” afirma a médica Myrna Campagnoli, do Laboratório Frischmann Aisengart. 

Com isso em mente, para não se expor ao risco de contrair o vírus causador de lesões desta natureza, é fundamental o uso de preservativos, cuidados básicos com a saúde e a realização periódica de exames preventivos. O mais indicado é o Papanicolau que deve ser realizado ao menos uma vez ao ano. 

Segundo a médica, existem dois tipos de vacinas que evitam a contaminação por alguns subtipos do HPV. No Laboratório Frischmann Aisengart há a opção de vacina contra o HPV Quadrivalente. Esta forma de prevenção é recomendada para meninas ainda na infância, em três doses, antes do início da atividade sexual. “É preciso chamar atenção para uma informação importante: ainda não há vacina contra todos os numerosos subtipos do vírus e, portanto, mulheres que optarem por este recurso devem continuar fazendo o exame preventivo de rastreamento, periodicamente”, completa. 

Então, não se esqueça: a vacinação, o uso de preservativos, um estilo de vida saudável e o acompanhamento médico adequado poderão salvar a sua vida e a de todas as mulheres importantes pra você. Alerte-as.

Add a comment

ISAE/FGV promove MBA Experience sobre Judicialização da Saúde

ISAE/FGV promove MBA Experience sobre Judicialização da Saúde

Aula modelo de MBA será no dia 11 de maio, com a professora Maria Luísa Correia 

O ISAE/FGV realiza no dia 11 de maio, a partir das 19 horas, mais uma edição do MBA Experience – que realiza gratuitamente uma aula modelo do programa para interessados. O tema será “Como prevenir a Judicialização da Saúde”, voltada para profissionais da área e interessados em gestão de saúde. 

A aula será ministrada pela professora e especialista Maria Luísa de Barros Correia, mestre em Direito Civil pela UFRJ e docente em instituições como a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ. 

Na aula, será possível conhecer alguns pontos abordados no 2º Fórum Nacional de Saúde pelo Judiciário, com informações para profissionais da saúde pública, privada e que atuam com bioética. 

A judicialização da saúde — que é a tentativa de os pacientes conseguirem acesso a tratamentos e remédios inacessíveis via Sistema Único de Saúde (SUS) é uma realidade crescente no Brasil e vem fazendo parte da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O MBA Experience ocorre na sede do ISAE – Escola de Negócios (Avenida Visconde de Guarapuava, 2943), no dia 4 de abril, a partir das 19h.  A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente no link: www.isaebrasil.com.br/eventos. Outras informações pelo telefone (41) 3388-7817.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos