RPC apresenta pesquisa inédita sobre como um comercial pode dar melhores resultados

RPC apresenta pesquisa inédita sobre como um comercial pode dar melhores resultados 

Os resultados serão apresentados para o mercado publicitário de Curitiba na quarta-feira (20) 

Entre as questões que pairam sobre o mercado publicitário estão as relacionadas às produções de comerciais. Será que anúncios produzidos com qualidade dão mais resultado? Produções bem-feitas dão mais retorno para o anunciante? E afinal, o que é qualidade? As respostas dessas perguntas compõem o resultado de uma pesquisa inédita sobre campanhas publicitárias realizada pela RPC, empresa do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e afiliada à Globo no Paraná. 

O diretor de marketing da RPC, Marcos Franco, e o coordenador de pesquisa e informações da RPC, Fábio Medeiros, vão apresentar os resultados para o mercado em Curitiba na quarta-feira, dia 20 de julho. Depois haverá um painel para debate com Thiago Biazetto, diretor do Clube de Criatividade do Paraná, e Felipe Zétola, presidente do Grupo de Mídia. O mesmo conteúdo já rodou o Paraná durante o 6º Workshop de Criação Publicitária do GRPCOM. 

“Como seu comercial pode vender mais?” 

A emissora queria descobrir quais elementos de um filme publicitário que fazem com que ele desperte desejo, crie uma imagem confiável da empresa, gere relacionamento do consumidor com a marca e, é claro, concretize uma venda. “Pela primeira vez conseguimos demonstrar de forma estatística como campanhas publicitárias podem ser mais eficazes e trazer melhores resultados”, conta Franco. 

Para definir quais seriam os indicadores de qualidade de um filme publicitário, um comitê formado por 12 profissionais do mercado (agências, produtoras e anunciantes) debateu e estabeleceu um conjunto de 14 indicadores, que depois foram validados através de uma pesquisa feita com mais de 144 profissionais de todo o Estado. Eles elencaram os sete principais atributos de um vídeo de sucesso: ideia criativa (que obteve a maior indicação como atributo mais importante com 35% das respostas), depois vieram foco no que está sendo vendido ou comunicado, linguagem atualizada e adequada ao público, roteiro, exposição clara dos benefícios, direção cuidadosa e fotografia. “Por si só esses atributos já são um grande trunfo da pesquisa, pois ter um olhar para esses indicadores nos dá a oportunidade de melhorar uma campanha”, conta Franco. 

Definidos os indicadores, 44 profissionais assistiram a uma série de vídeos do setor de calçados e de materiais de construção, avaliando-os com notas de acordo com os atributos para dividi-los em bem e mal avaliados. O próximo desafio seria verificar se os vídeos melhor avaliados de fato trariam impactos mais positivos sobre os telespectadores. Para isso, a Diferencial Pesquisa de Mercado, parceira no projeto, foi à campo para ouvir 600 consumidores que assistiram aos vídeos e responderam perguntas quanto à propensão de compra, atendimento, qualidade da loja, se recomendariam aquele lugar e se comprariam lá. 

Após assistir aos comerciais, os consumidores eram apresentados a dois produtos genéricos (luminária branca e sapato social preto). Ao considerar quanto pagariam em cada um, nos dois casos, o valor percebido no comercial melhor avaliado era maior: 10% no caso do material de construção e 35% maior no caso do sapato. “No entanto, quando perguntado se considerava aquele produto caro, a diferença percentual entre um filme e outro não acompanha o atributo de valor. Ou seja, o consumidor acha que o produto de um bom comercial vale mais e está disposto a pagar por isso”, explica Franco. 

Em todos os critérios os vídeos bem avaliados se destacaram. No caso de materiais de construção, por exemplo, 61% dos consumidores que viram o vídeo melhor classificado disseram que comprariam a luminária apresentada. Esse percentual foi 14% maior quando comparado com àqueles consumidores que assistiram ao filme menor classificado. Isto mostra que investir em qualidade de produção pode aumentar o fluxo de pessoas dispostas a ir à loja. 

No setor de calçados, o filme melhor avaliado ganhou a maior nota entre os profissionais e teve um desempenho ainda melhor entre os consumidores. Foram 31% dos respondentes dizendo que “com certeza” iriam àquela loja comprar o sapato apresentado na pesquisa, o dobro de pessoas em relação ao vídeo de menor qualidade, o que confirmou a tese de que investir em qualidade de produção gera um desejo maior de compra. 

Desta forma, investir em produção de filmes publicitários pode ser também uma estratégia para elevar o valor do produto visando aumentar também o retorno. Além disso, o estudo conclui que uma campanha de qualidade, que considere atributos importantes em sua criação, não só eleva a percepção de valor do que é anunciado, como constrói uma imagem de marca mais sólida. 

SOBRE A RPC

A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, o portal de notícias ParanáOnline, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

Add a comment

Rede Mabu apoia evento da APACN com o contar Gabriel Sater

Rede Mabu apoia evento da APACN com o contar Gabriel Sater

A Rede Mabu Hotéis & Resorts é apoiadora da Festa Agostina, que será promovida pela Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN), no dia 2 de agosto. O evento, que acontecerá, às 15h, na Casa de Apoio da APACN, terá a presença do ator e cantor Gabriel Sater, que fará um pocket show para os apoiadores, patrocinadores e voluntários da instituição. O artista, que vem a Curitiba especialmente para conhecer a APACN e apoiar a causa da instituição, ficará hospedado no hotel Mabu Curitiba Business, na região central de Curitiba. A Festa Agostina da APACN é um evento intimista, com o objetivo de confraternizar com apoiadores e voluntários da instituição.

Um pouco sobre a Rede Mabu

A Rede Mabu Hotéis & Resorts, com experiência de 43 anos no mercado, é formada por quatro empreendimentos: Mabu Thermas Grand Resort e Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu; Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba. A Rede Mabu investe, constantemente, em qualidade e em medidas socioambientais, apoiando a preservação do meio ambiente e garantindo um contato harmônico entre o homem e a natureza.

As últimas novidades da rede de hotéis podem ser acessadas pelo site (www.hoteismabu.com.br), pelo Twitter (twitter.com/hoteismabu) e pelo Facebook (www.facebook.com/hoteismabu).

Add a comment

Presidente do Grupo RIC Paraná recebe título de “Destaque Empresarial” pela ACP

Presidente do Grupo RIC Paraná recebe título de “Destaque Empresarial” pela ACP 

Na sexta-feira (15), o presidente executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, foi homenageado com o título de destaque empresarial pela liderança no setor de telecomunicações e comércio varejista, e ainda pela notória contribuição ao desenvolvimento social e econômico do Paraná. O título “Destaque Empresarial” foi entregue durante o evento promovido pela Associação Comercial do Paraná e Conselho do Comércio Vivo, comemorando o Dia Nacional do Comerciante e Patrono do Comércio Paranaense. 

Para Petrelli a homenagem é um reconhecimento de que a missão maior do Grupo RIC está sendo cumprida: “Além de levar informação de qualidade, a atuação do Grupo RIC auxilia no desenvolvimento socioeconômico do estado. As iniciativas do Grupo, alinhadas com empresários e entidades como a ACP, contribui para a evolução de projetos regionais”. O empresário reforçou que o papel dos veículos de comunicação, das entidades, empresas e da sociedade como um todo é voltado a fomentar a coletividade, resgatar os valores morais e éticos, em um compromisso de crescimento para o desenvolvimento regional e do país.

Add a comment

Cesar Menotti & Fabiano apresentam show inédito em Curitiba no dia 13 de agosto

Cesar Menotti & Fabiano apresentam show inédito em Curitiba no dia 13 de agosto

A dupla estará pela primeira vez no Teatro Positivo e apresenta o novo show “Os Menotti no Som” 

Um dos maiores sucessos da música brasileira, recordes de público e de vendas, a dupla César Menotti & Fabiano apresentam show inédito em Curitiba no dia 13 de agosto, sábado. Pela primeira vez no Grande Auditório do Teatro Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba/PR), a dupla apresenta o novo show “Os Menotti no Som”, com produção e realização da RW7 Production & Entertainment e Massa Play. 

Lançado em maio deste ano o CD “Os Menotti no Som” traz uma sonoridade moderna à música de Cesar Menotti & Fabiano. Entre o romântico e o universitário o novo trabalho, produzido por Dudu Borges, traz 13 músicas inéditas. Entre as músicas estão: Chandon, Cachorro de Rua, Gordinha, Tô Mal, Falar é Fácil, Brindando o fracasso, Lance Certeiro, Nem Amantes Nem Amigos, Love love you, Pensa que deu bão, Seu Patrão, Caranguejo e Colo de Algodão.

Para o show do dia 13 de agosto (sábado) em Curitiba a dupla Cesar Menotti & Fabiano deverá apresentar as músicas do CD “Os Menotti no Som”, além de sucessos dos 14 anos de carreira. Os ingressos estão à venda pelo site Disk Ingressos (http://www.diskingressos.com.br/evento/4159) ou (41) 3315-0808. Setor Laranja: R$180,00; Setor Azul: R$240,00; Setor Amarelo: R$280,00; Setor Verde: R$320,00. Descontos para: estudante, doador de sangue, professor, deficiente físico, portador de câncer, idoso, cartão fidelidade Disk Ingressos, Beneficiário Teatro Positivo, Clube da Alice, Colaborador Grupo Massa e Advogados OAB/PR. A produção e realização é da RW 7 Production & Entertainment e da Massa Play. Saiba mais em http://www.facebook.com/Rw7ProductionEntertainment. Mais informações: http://cesarmenottiefabiano.com.br.

Add a comment

Iate Clube de Ponta Grossa obtêm êxito na Ação Civil Pública em que era obrigado a demolir casas

Iate Clube de Ponta Grossa obtêm êxito na Ação Civil Pública em que era obrigado a demolir casas

Iate Clube de Ponta Grossa obtêm primeiro êxito na Ação Civil Pública em que se mantinha obrigado a demolir cerca de 75 edificações contíguas à sua sede

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná proveu a Apelação nº. 1.436.579-2, em que o Iate Clube de Ponta Grossa pleiteava a anulação da sentença proferida na sede da Ação Civil Pública. Na ação, a associação arguiu, dentre outras razões, a nulidade da decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, em cuja sentença determinou a demolição de cerca de 75 edificações contíguas à sua sede.

Conforme a tese apresentada ao Tribunal, o Iate Clube de Ponta Grossa e outros foram impedidos de obter acesso ao meio de prova essencial à conclusão acerca da inocorrência do dano ambiental alegado pelo Ministério Público. Por conseguinte, operou-se o cerceamento de defesa, que ora foi reconhecido, mediante a aplicação da Constituição.

O sócio titular do escritório de advocacia Kfouri&Gorski, responsável pela ação, Gustavo Swain Kfouri, disse que a decisão do TJ foi correta. "A acertada decisão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de nosso Estado garantiu a aplicação de princípios constitucionais no caso concreto e, no contexto histórico, preservou uma das mais caras conquistas da sociedade moderna: o direito constitucional de defesa, através da viabilização da produção de provas. Por conseguinte, o Iate Clube de Ponta Grossa poderá comprovar que as instalações de sua sede não somente não causaram danos ao meio ambiente, como, ao promover o bem-estar da comunidade pela manutenção de espaço para o fomento da cultura, do desporto e lazer, efetivam valores constitucionais", afirmou o advogado.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos