Instituto Unidos pela Vida promove mês de conscientização da fibrose cística

Instituto Unidos pela Vida promove mês de conscientização da fibrose cística

Ações virtuais e presenciais em 25 cidades brasileiras alertam e conscientizam para doença que atinge milhares de pessoas no Brasil 

O Instituto Unidos Pela Vida (www.unidospelavida.org.br) promove em setembro, em parceria com associações de assistência de todo o Brasil e demais voluntários, o 2º Mês de Conscientização da Fibrose Cística. A Fibrose Cística é uma doença genética rara e que ainda não tem cura. Caminhadas, piqueniques, ações de divulgação, aulas de zumba e participações em grandes eventos serão promovidas em 26 cidades nas cinco regiões do País. A programação começou por Belém, e ocorrerá em outras 24 cidades ao longo do mês de Setembro. No dia 29, um simpósio abordará o tema em Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui. O mês de setembro foi escolhido porque no dia 8 é celebrado o Dia Mundial da Fibrose Cística, porque nesta mesma data, em 1989, o gene causador da doença foi descoberto.

A fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk, lembra que a Fibrose Cística pode ser identificada no teste do pezinho, com a confirmação de diagnóstico pelo teste do suor. “Os principais sintomas são pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, pólipos nasais e suor mais salgado que o normal. Infelizmente, alguns destes sintomas são facilmente confundidos com outras patologias, dificultando o diagnóstico da doença. A falta de conhecimento em relação à doença, tanto por parte da população quanto dos profissionais da saúde, justifica a  necessidade em torná-la conhecida no país. E, claro, uma das formas de atingir este objetivo é realizando, nacionalmente, as atividades do Mês da Fibrose Cística”. 

Fibrose Cística
A Fibrose Cística atinge um a cada 10 mil nascidos. Atualmente, no Brasil, cerca de 4 mil pessoas estão em tratamento no país. Pelo fato de ser uma doença recessiva, - os pais são portadores do gene recessivo, mas assintomáticos -, um a cada 50 indivíduos está em risco elevado de ter filhos com a doença, se casar com alguém que também é portador do gene. Nos Estados Unidos, por exemplo, são 30 mil pessoas com Fibrose Cística. Em todo o mundo, são aproximadamente 70 mil pessoas. 

Também chamada de doença do Beijo Salgado (pelo suor mais salgado na pele das pessoas com a doença) ou Mucoviscidose, a Fibrose Cística tem como principais sintomas a pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia e pólipos nasais. Em média, a Fibrose Cística atinge um a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil. E o grande problema está no desconhecimento da doença, que dificulta o diagnóstico precoce e, consequentemente, retarda o início do tratamento adequado. 

Uma das primeiras formas de identificar a Fibrose Cística é através do Teste do Pezinho, com a confirmação através do Teste do Suor ou de Exames Genéticos. “Quanto antes o paciente receber o diagnóstico, mais rápido pode realizar o tratamento e levar uma vida praticamente normal, dentro dos seus limites”, explica Verônica Stasiak Bednarczuk.

Instituto Unidos pela Vida
O Instituto Unidos pela Vida foi fundado quando a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk, 28 anos, recebeu seu diagnóstico para a Fibrose Cística.  As atividades foram iniciadas, ainda informalmente, em outubro de 2009. Dois anos depois, o instituto foi fundado como uma associação civil sem fins lucrativos. Verônica Bednarczuk é psicóloga, especialista em análise do comportamento, fundadora e diretora geral do Instituto Unidos pela Vida. 

O objetivo do Instituto Unidos pela Vida é prestar serviços de apoio e conscientização sobre a Fibrose Cística. Atualmente, a organização desenvolve e promove projetos através de programas nas áreas de educação, incentivo à atividade física, comunicação e suporte. As atividades virtuais e todos os detalhes dos eventos podem ser acompanhados nas redes do Instituto: facebook.com/unidospelavida ewww.unidospelavida.org.br.

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A vez das crianças

A vez das crianças 

Há 18 anos no ramo de arquitetura, a Carla Kiss Arquitetura já realizou projetos arquitetônicos, de interiores e comerciais. Pela oitava vez, a profissional assina o projeto da loja Kids Park, agora no Shopping Pátio Batel. O cenário executado pela empresa Cuco mescla o lúdico e o educacional, propondo desafios que instiguem a curiosidade dos pequenos. A loja se destaca também pela segurança, desde a utilização de tintas não-tóxicas, bem como a preocupação em preparar um ambiente com cantos sem quinas e pisos antiderrapantes para que desfrutem de toda diversão com conforto. A loja foi projetada seguindo uma metodologia baseada em fundamentos da nova psicologia italiana, iniciada na cidade de Reggio Emilia, cujo princípio é que as crianças sejam auto suficientes para alcançar seus brinquedos, de maneira que o adulto apenas supervisione e zele pela segurança delas. 

Sobre Carla Kiss Arquitetura

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Paisagismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Carla Kiss é apaixonada pela área em que atua. A vocação vem de berço e, influenciada pela família que trabalha com arquitetura, ela iniciou as atividades da empresa em 1997. Hoje, a Carla Kiss Arquitetura tem como foco arquitetura de interiores, projetos arquitetônicos, decoração e paisagismo, no setor residencial e nas áreas comercial e industrial. O diferencial da marca fica por conta da experiência adquirida ao longo dos 18 anos de profissão, além da bagagem trazida das viagens que a arquiteta faz pelo mundo. Carla derruba o estereótipo de curitibana e esbanja simpatia, energia e acessibilidade, dedicando todo seu conhecimento para agregar algo novo a cada projeto, sempre finalizando com o toque detalhista da profissional. 

Serviço:

Carla Kiss Arquitetura

CAU A104422-2

Rua Itupava, 176, cj. 01 – Alto da XV – Curitiba (PR)

Horário de Atendimento: segunda-feira a quinta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 18h; sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 16h30.

www.kissarquitetura.com.br

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Platinox terá loja na Mercadoteca

Platinox terá loja na Mercadoteca 

Especializada em utensílios para gastronomia levará linha gourmet e residencial ao empreendimento 

A Platinox, especializada em revenda de equipamentos e utensílios para os segmentos de gastronomia profissional, comercial, residencial e gourmet, estará na Mercadoteca – novo empreendimento curitibano voltado aos apreciadores de gastronomia. 

A loja Platinox na Mercadoteca seguirá a linha Gourmet, disponibilizando equipamentos e acessórios para bem preparar e receber. Itens para a mesa como pratos, taças, talheres, travessas e rechauds, como para preparo, como panelas, caçarolas e cocottes de grandes marcas, nacionais e importadas. 

Segundo o diretor José Antonio Martimiano, esta será a primeira loja específica da linha gourmet da Platinox. “Atendemos em quatro frentes bem distintas, que possuem características muito específicas. Desta forma, conseguimos atender a demanda de cada uma delas de forma eficiente. É o caso da linha Gourmet e Residencial, que estará presente na loja da Mercadoteca”, explica o gestor. 

Atualmente, a Platinox possui um portifólio com mais de 5 mil itens. A nova loja seguirá por uma linha que atenda a proposta do espaço. Nela, peças que primam pela sofisticação, design e funcionalidade serão o foco. “Tudo com o melhor custo x benefício, característico do trabalho da Platinox”, ressalta Martimiano. 

A Mercadoteca vai funcionar na Rua Paulo Gorski, nº 1309, no bairro Campo Comprido, em Curitiba. A inauguração do espaço está prevista para outubro. 

Platinox

A Platinox, localizada em Curitiba/PR, é uma empresa especializada em revenda de equipamentos e utensílios, para os segmentos de gastronomia profissional, comercial e residencial, com um amplo e selecionado mix de produtos. Tem como missão oferecer qualidade, agilidade na entrega e preços competitivos. Para isso, conta com uma moderna loja, com completo showroom e atendimento realizado por uma equipe técnica e dedicada, visando sempre a solução correta e personalizada para cada cliente e consumidor. Possui uma completa linha de utensílios, acessórios de cozinha, faqueiros, panelas, réchauds e itens para a mesa das mais variadas marcas e modelos. A loja está localizada no bairro Rebouças, na Av. Pres. Kennedy, 670. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 19h. Aos sábados, a loja está aberta das 9h às 14h.

 

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Primavera, a estação do abacaxi

Primavera, a estação do abacaxi 

Fruta saborosa e cheia de nutrientes, como vitaminas A, C e B1, magnésio, cobre, manganês e ferro, o abacaxi é típico do clima tropical. Ele ajuda na digestão e também no bom funcionamento imunológico, além de retardar o envelhecimento, devido a ação antioxidante da vitamina A. E na primavera, a fruta tem ainda mais qualidade e sabor. 

O abacaxi é um ingrediente versátil na gastronomia. Ele dá um toque especial tanto para pratos doces como salgados. Como no caso das pizzas. A sugestão da Baggio Pizzeria & Focacceria para o uso da fruta é a receita Havaiana. Nela, pedaços da fruta são harmonicamente combinados com queijo mussarela e presunto picado. O preço da pizza Havaiana no tamanho grande, para pedidos no balcão, é R$ 38,00.

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Todeschini Alto da XV e Juvevê fornecem móveis para Mueller Ecodesign Social

Todeschini Alto da XV e Juvevê fornecem móveis para Mueller Ecodesign Social

Entidade Casa das Meninas do Novo Mundo está sendo revitalizada e contará com cozinha da marca

As lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê são apoiadoras do Mueller Ecodesign Social e contribuíram com seus móveis planejados para a reforma da cozinha da Casa das Meninas do Novo Mundo – entidade assistida pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) escolhida neste ano para a revitalização por meio do projeto.

A arquiteta Priscila Viana desenvolveu o trabalho utilizando o mobiliário da marca. “Nossa proposta era revitalizar a cozinha da Casa das Meninas, reaproveitando materiais e otimizando o espaço. Assim, encontramos nas lojas Todeschini Alto da XV e Juvevê a versatilidade de composição com os seus módulos planejados”, explica a profissional.

O ponto de partida em questão foi o conceito de sustentabilidade. Assim, os móveis da marca contribuíram com o desenvolvimento do projeto, visto que possuem superfície de fácil manutenção, necessitando de poucos produtos de limpeza e contribuindo para o meio ambiente. Outro exemplo importante foi a criação de um módulo especial para armazenamento de lixo. “Em nosso projeto aplicamos uma lixeira embutida no armário que separa lixo orgânico do reciclável. Deste modo os moradores podem reaproveitar o material orgânico no cultivo da horta da entidade. Com o mobiliário Todeschini, que já oferece essa possibilidade, tivemos facilidade nos ajustes para a finalização”, afirma Priscila.

As obras de revitalização da Casa das Meninas tiveram início em junho deste ano e têm previsão de conclusão para o final do mês de setembro. 

Sobre a Todeschini Alto da XV e Juvevê

A Todeschini é uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina. Os produtos da marca, reconhecida por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, incluem móveis e complementos para ambientes personalizados de residências, empresas e hotéis. As lojas da Todeschini no Alto da XV e Juvevê – inauguradas respectivamente em abril de 2010 e dezembro de 2011 – trazem as novidades lançadas pela marca.

Serviço:

Todeschini Alto da XV

Endereço: Rua Pe. Germano Mayer, 560 – Alto da XV

Todeschini Juvevê

Endereço: Augusto Stresser, 371 – Juvevê

www.facebook.com/todeschinixvestresser 

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