“Comportamento do consumidor pós-pandemia” é tema da live ABF Rio

 

 

 

“Comportamento do consumidor pós-pandemia” é tema da live ABF Rio

Evento será realizado no próximo dia 26/8 e contará com participações de José Mauro (Pragma Consultoria), Mario Goldberg (rede Taco) e Hannah Fernandes (ABF Rio)

A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas incertezas e vem impactando o mercado de produtos de consumo em todo o mundo, provocando também uma mudança de hábito no comportamento dos consumidores, que estão mais cautelosos durante as compras.

Para debater esse tema, a Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promove ao vivo pelo seu canal no YouTube, no próximo dia 26 de agosto às 16h, a live “O comportamento do consumidor pós-pandemia”. O tema será tratado pelo sócio-diretor da Pragma Consultoria e Treinamento, José Mauro, pelo diretor comercial, de operações e franquias da rede Taco, Mario Goldberg, e pela diretora jurídica adjunta da ABF Rio, Hannah Fernandes.

Segundo uma pesquisa realizada pela Galunion, consultoria especializada em food service, e pelo Instituto Qualibest, sobre a terceira onda da retomada econômica pós-pandemia no Brasil, com a flexibilização do isolamento social, 78% dos profissionais que retornarão ao universo presencial devem preparar as suas próprias refeições em casa para levar ao trabalho. Isso impacta diretamente o consumo no segmento de Alimentação.

Além disso, conforme um levantamento da GfK, empresa de pesquisa de mercado voltada, principalmente, ao setor de bens duráveis, da metade de abril até o começo de julho deste ano, as vendas de produtos de informática subiram 87%, em média, e de eletroportáteis, 45%, sobre igual período do ano passado.

Para o presidente da ABF Rio Beto Filho, as redes estão se adaptando para atender a toda essa mudança e as iniciativas de investimento no universo digital já estão impactando nesse consumo.

“Desde o tradicional delivery, passando pelo drive-thru, take away, aplicativos próprios, televendas, as redes já perceberam a mudança e estão agindo para ir onde o consumidor está e serem menos impactadas com essas alterações. Esse debate virtual irá abrir o horizonte para esse novo comportamento”, destacou o presidente.

Serviço:

Live ABF Rio: O comportamento do consumidor pós-pandemia

Dia: 26 de agosto de 2020 (quarta-feira), às 16h

Canal: YouTube ABF Rio - https://bit.ly/3aJyyjT

 

 

 

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A vacina para recuperar a saúde do varejo

 

 

 

A vacina para recuperar a saúde do varejo

* Por Daniela Leal, gerente de marketing do Ventura Shopping

O varejo brasileiro já falava de transformação digital e sobre a aceleração das estratégias online há muito tempo. Antes da pandemia, até ouvíamos que presença online não era tão importante. O setor de shopping também tinha muitas dúvidas sobre esse caminho. Mas o coronavírus chegou e, da noite para o dia, os shoppings centers foram fechados.

A partir daí, os investimentos e todas atenções se voltaram para as estratégias digitais. Novas soluções foram implementadas rapidamente, para atender consumidores e lojistas. Já estava no nosso planejamento a implantação de um canal digital como mais uma alternativa de vendas, mas certamente a urgência da pandemia acelerou todos os esforços.

Diante do shopping fechado, a palavra “desistir” nunca foi considerada. Foram muitas dificuldades, noites sem dormir, mas o comprometimento com nossos lojistas parceiros nos motivaram a nos reinventar.

Ainda não descobrimos a "vacina" para colocar as vendas no mesmo patamar de 2019, mas criamos um remédio muito eficiente para combater a crise. No nosso caso, criamos uma plataforma chamada de Vitrine Virtual num tempo recorde, em quinze dias de trabalho. Dentro no site do shopping, os clientes têm ofertas exclusivas, fotos de diversos ângulos, entrar em contato com os lojistas e finalizar a compra. Tudo numa plataforma simples e com muita segurança. Conseguimos ter sucesso e a maioria das vendas em meio à pandemia foram feitas por meio dessa ferramenta. Tenho orgulho em dizer que fomos o primeiro shopping de Curitiba a ter nosso próprio marketplace com vendas online, sem depender de outra ferramenta para integrar lojista e cliente. Também fico muito feliz que a ferramenta possibilitou à muitos lojistas dar o passo inicial no mundo virtual.

Além dessa transformação digital, instalamos um sistema de drive-thru no estacionamento do shopping, seguindo todas as recomendações de saúde. O mais impactante disso tudo é que, se não fosse a pandemia, não conseguiríamos fazer tudo isso num prazo tão curto. Praticamente da noite para o dia, estava tudo montado e a logística para conseguir receber e entregar os produtos para os clientes realizada com sucesso. O melhor (para clientes e lojistas) é que essas facilidades vão continuar sendo utilizadas pelos clientes, mesmo quando tudo isso acabar.

Afinal, em meio às dificuldades, encontramos novas formas de comprar e de vender. Passamos a estreitar ainda mais o relacionamento com os lojistas, conseguimos ver a riqueza da base de dados, a importância do CRM e notamos que os clientes estão mais receptivos para promoções (desde que sejam personalizadas e adequadas aos anseios de cada um).

Mas a pandemia não nos levou apenas a isso. Tivemos que nos reinventar e nos colocar na linha de frente para apoiar os lojistas e divulgar os produtos. Eu mesma enfrentei desafios pessoais e me coloquei à frente para divulgar as promoções e lançamentos nas redes sociais do shopping. O que antes era feito por profissionais contratados e com mais experiência, dessa vez foi realizado por mim. Sem filtro (mas com máscara) e com uma tremenda vontade de ajudar.

A pandemia está nos tirando muitas coisas das quais gostamos. Mas ela também está nos tirando da zona de conforto. E, enquanto a vacina não chega, vamos utilizando outros "remédios".

 

 

 

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Pneumonia tem diferentes origens e inverno apresenta maior incidência

 

 

 

Pneumonia tem diferentes origens e inverno apresenta maior incidência

Doença pode ser ocasionada por tipos de vírus e até bactérias; entre os anos de 2015 a 2017 foram registrados cerca de 200 mil óbitos por causa da doença no país

Com a disseminação do coronavírus, muito tem se falado sobre uma das complicações mais frequentes de casos graves da COVID-19: a pneumonia. Para esta e outras doenças, o atendimento domiciliar é uma excelente solução, sobretudo em tempos de pandemia.

“Quaisquer que sejam os sintomas que a pessoa apresente, até mesmo em casos de diagnóstico de pneumonia, por exemplo, uma avaliação domiciliar é muito indicada”, afirma Aline Pasiani, coordenadora médica da Lar e Saúde, uma das maiores prestadoras de serviço home care do Brasil. “O tratamento pode ser iniciado ali mesmo e, se houver a necessidade de um exame complementar, o médico fará o encaminhamento”.

De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças do aparelho respiratório foram a segunda maior causa de internações no Brasil, entre os anos de 2013 a 2017, sendo a principal causadora de mortes. Em relação à pneumonia, especificamente, foram registrados cerca de 200 mil óbitos por causa da doença no país entre 2015 e 2017.

As origens da pneumonia

A pneumonia pode ter algumas etiologias diferentes (bactérias, vírus e fungos), sendo a bacteriana a mais comum. O corpo geralmente dá conta para que esses patógenos não atinjam seus pulmões, porém às vezes podem dominar o sistema imunológico.

Podem ser classificados em Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), o tipo mais comum de pneumonia, adquirida fora de ambientes hospitalares. Ou Pneumonias Hospitalares, adquirida durante um internamento hospitalar, por exemplo, que podem ser causadas por bactérias mais agressivas e resistentes a antibióticos.

Os sinais

Caracterizada como uma infecção que se instala no pulmão, a pneumonia é, geralmente, precedida por infecções ou sintomas das vias aéreas superiores, como congestão e secreção nasal, dor de cabeça, tosse e febre. Como agride os alvéolos (estruturas pequenas que funcionam dentro do pulmão), dificulta a troca a absorção de oxigênio do nosso corpo. Assim, com a evolução dos sintomas, é comum que aumente a dificuldade para respirar, a frequência respiratória e, com isso, amplie a gravidade dos sintomas.

“A diferença está, sobretudo, nesse desenvolvimento dos sintomas. O paciente pode ter COVID-19, mas não ter pneumonia. Ou ter uma infecção com coriza ou sintomas leves que evolui e venha a se tornar uma pneumonia causada por isso. Qualquer doença de vias aéreas superiores que comece a ter sintomas respiratórios, já é um indício de alerta e precisa de avaliação médica”, explica Pasiani.

Assim, conforme a doença evolui, muda também o diagnóstico. Além disso, exames laboratoriais ou de imagem podem ser feitos. Nestes casos, o atendimento domiciliar se reafirma como a melhor opção para tratamento, já que o paciente está no conforto de casa, sem estar exposto a outras infecções. “Nem toda pneumonia precisa de internamento, mas é preciso estar focado na evolução dos sintomas, para que se identifique sinais de agravamento. Se tem a possibilidade de ser feito em casa, deve ser a primeira opção, principalmente por termos a possibilidade de tratar com medicação endovenosa em casa também, não sendo necessário permanecer em ambiente hospitalar”, afirma.

Dentre as principais formas de prevenção de doenças respiratórias, sendo ela uma gripe ou até pneumonias, as orientações são as mesmas para a pandemia: lavar as mãos e higienizar as superfícies regularmente, usar máscara, evitar sair de casa e ter contato com pacientes doentes, são as principais medidas.

Idosos precisam de maior cuidado

Pessoas com doenças pulmonares de base assim como alguns grupos como diabéticos, hipertensos e, principalmente idosos, devem ter mais cuidado, uma vez que o caso evolua para pneumonia, o quadro tem possibilidade de se agravar. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 2015 a 2017, mais de 80% das mortes por pneumonia no país foram de idosos. “Com a idade, o sistema imunológico não responde como antes. Assim, quando a doença evoluir, o corpo já não vai conseguir reagir da mesma forma, por isso a prevenção e buscar auxílio médico quando houver algum sintoma, é fundamental”, conclui Pasiani.

Sobre a Lar e Saúde

A Lar e Saúde começou em 2002, em Curitiba, voltada a soluções em saúde. Com assistência disponível para todo o Brasil, suas equipes são formadas por médicos generalistas e especialistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e psicólogos – e outros especialistas que o paciente necessitar – para oferecer toda a estrutura de um tratamento personalizado e humanizado em home care. Entre os serviços realizados por esses especialistas estão inclusos intervenção pós-cirúrgicas, cuidados paliativos, vacinas e gestão de problemas crônicos, entre outros.

 

 

 

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Rodriguinho, Gaab e AhMrDan trazem o projeto Legado para o Planeta Drive-in Pinhais

 

 

 

Rodriguinho, Gaab e AhMrDan trazem o projeto Legado para o Planeta Drive-in Pinhais

Os três artistas vão se apresentar juntos no maior drive-in do Brasil, instalado no Expotrade Pinhais, no próximo sábado (29)

A era dos shows drive-in, com o público curtindo as atrações de dentro de seus carros, chegou com tudo e conquistou o espaço de principal forma de entretenimento durante a pandemia global da COVID-19. Pensando em proporcionar a melhor experiência neste conceito, a Planeta Brasil Entretenimento, produtora com mais de 30 anos de atuação no país, desenvolveu o maior projeto do Brasil adequado aos novos protocolos de segurança: o Planeta Drive-in Pinhais. Localizado do Expotrade Pinhais, o espaço é o segundo local multieventos a céu aberto do Planeta Drive-in no Paraná, que também conta com uma unidade na Pedreira Paulo Leminski, um dos principais pontos turísticos de Curitiba (PR). Com uma agenda repleta de eventos programados para as próximas semanas, o espaço vai receber no próximo sábado, dia 29 de agosto, o projeto Legado, que chega a cidade para apresentar seu novo show desenvolvido especialmente para o conceito drive-in.

Idealizado no ano de 2018, o Legado é um projeto musical que une três artistas de uma mesma família: Rodriguinho, ex-líder do grupo Os Travessos, seu filho Gaab e seu irmão Dan. Paralelo a carreira já consolidada dos três cantores, o Legado nasceu como uma forma de dividir com o público os momentos de lazer e música que eram compartilhados em casa e de onde surgiam muitas ideias e inspirações. Mesclando as diferenças de estilo e timbres vocais, o trio explora a bagagem musical de cada um, resultando em um projeto repleto de referências.

O Legado traz para o palco uma mistura singular que promete agitar o público do maior drive-in do Brasil, no Expotrade Pinhais, com um repertório baseado em composições inéditas feitas para o projeto e registradas do DVD “Legado: o show”, lançado em 2019, entre elas “Já deu pra notar”, “Melhor eu ir”, “Para” e “Vai Passar”. Além disso, a apresentação trará grandes sucessos das carreiras solo de Rodriguinho, Gaab e AhMrDan.

Entretenimento seguro

Segundo o diretor da Planeta Brasil Entretenimento, Patrik Cornelsen, o Planeta Drive-In foi desenhado como uma forma de trazer de volta atrações culturais fora de casa à vida das pessoas, uma experiência vintage, com tecnologia de última geração aplicada, além de uma infraestrutura completa de gastronomia e serviços com comodidade e segurança, respeitando as principais orientações dos órgãos oficiais para diminuir a disseminação da Covid-19, entre elas evitar aglomerações em locais públicos. “Trata-se de um modelo inteiramente pensado para atender as demandas de cultura e entretenimento. Diferentemente de qualquer comércio ou serviço, no drive-in não há contato entre as pessoas”, afirma.

No Planeta Drive-In, não existe qualquer forma de aglomeração e o modelo foi pensado para os cenários mais extremos de isolamento social, seguindo as melhores referências de eventos já realizados na Europa e na Ásia para controle da Covid-19. Os colaboradores envolvidos na produção são em número bastante reduzido, e submetidos a exames, paramentos e esterilização total, inclusive de pertences, antes do início de suas atividades.

Levando em consideração o público espectador, os veículos passam por um pioneiro sistema de desinfecção nos pneus e da lataria, com ingresso validado eletronicamente e sem contato humano. A venda de alimentação e bebida é feita via aplicativo, e os produtos são entregues embalados na janela do veículo, que só pode permanecer aberta do lado esquerdo. “Até mesmo o uso dos sanitários ganhou uma ajuda muito importante no combate ao coronavírus. A ida aos banheiros deve ser solicitada e agendada via aplicativo, pois apenas uma pessoa por vez é autorizada a transitar na arena. Além da limpeza tradicional, os sanitários são dotados de um moderno sistema de esterilização de ar”, completa Cornelsen.

A apresentação do Legado acontece neste sábado, dia 29 de agosto, a partir das 22h, no maior drive-in do Sul do Brasil, implantado no Expotrade Pinhais. Os ingressos, vendidos antecipadamente, custam a partir de R$ 120 por carro (com até 4 pessoas por automóvel), valor que pode ser parcelado em até 3 vezes no cartão de crédito, e estão disponíveis no site www.planetadrivein.com. Mais informações nas redes sociais oficiais da Planeta Brasil Entretenimento e do Planeta Drive-In.

 

 

 

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Cookie Stories anuncia unidade no ParkShoppingBarigüi

 

 

 

Cookie Stories anuncia unidade no ParkShoppingBarigüi

O empreendimento, especializado em cookies e delícias da culinária norte americana, se consolidou como uma das grandes referências da gastronomia curitibana

Conhecida pelo cardápio versátil, composto por sobremesas generosas, com destaque para a grande variedade de cookies, e de dar água na boca, a Cookie Stories, empreendimento criado pelas irmãs Camila e Rafaela Camargo, conta atualmente com duas unidades próprias em Curitiba, mas logo essa conta irá aumentar. Após lançar seu projeto de expansão por meio de franquias, a marca curitibana anunciou uma unidade no Shopping Estação, que será inaugurada no mês de setembro, e agora acaba de divulgar o endereço de sua quarta unidade, que abrira as portas em outubro: o ParkShoppingBarigüi.

Criada em 2014, a marca nasceu com o objetivo de comercializar doces para eventos, mas em 2017 inaugurou sua primeira operação de varejo, tornando-se umas das confeitarias mais adoradas da capital paranaense. Agora, a Cookie Stories tem como foco principal seu audacioso projeto de franquias. “A nossa intenção é expandir em um modelo onde seja possível aliar a vontade de oferecer nossa experiência em mais lugares com pessoas que tenham o desejo de pôr a mão na massa. A franquia permite que os processos criados sejam ensinados e replicados, e o interesse de fazer as unidades performarem bem é compartilhado entre nós e os franqueados”, explica Rafaela Camargo.

Como diferenciais, o empreendimento curitibano aponta seu propósito atual, ético e sustentável, com ambiente moderno, alta qualidade dos produtos, produção própria com receitas exclusivas, inovação constante, investimentos em tecnologia e responsabilidade socioambiental. “Uma das principais vantagens da Cookie Stories para franqueados é a nossa fabricação própria e padronizada, que facilita o treinamento e garante o padrão de qualidade. Nossa cozinha industrial tem capacidade para suprir o volume de vendas das duas unidades já existem e de futuras franquias”, explica Camila.

A unidade do ParkShoppingBarigüi contará com 40m² e terá um cardápio similar ao da loja conceito, com grande variedade de opções, receitas inovadoras e sabores únicos, como cookies clássicos, veganos e recheados, além de opções inusitadas como o Brookie, uma combinação do tradicional cookie com o delicioso brownie. O menu oferecerá, ainda, opções de salgados, cafés especiais e bebidas quentes e geladas, marcas registradas do empreendimento. “Nossas lojas são frequentadas por um perfil de público que gosta de histórias, de conhecimento e de viagens, que respeita as diferenças e apresenta um olhar de cuidado com o planeta. Queremos refletir essa imagem em nossas franquias, mantendo o padrão de qualidade e satisfação de nossos clientes”, completa Rafaela.

A quarta unidade da Cookie Stories em Curitiba vai funcionar a partir do mês de outubro no 2º andar do ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600). A data oficial de inauguração será divulgada nos próximos dias. Para mais informações sobre a marca curitibana, acesse o site www.cookiestories.com.br.

 

 

 

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