Assaí Atacadista investe em treinamentos digitais para seus colaboradores durante a pandemia

 

 

 

Assaí Atacadista investe em treinamentos digitais para seus colaboradores durante a pandemia

Rede adaptou todo o seu escopo de treinamentos para o ambiente digital em menos de um mês

A escalada da pandemia de Covid-19 mudou a forma de fazer educação no Brasil. Não foi diferente com os treinamentos corporativos, que também tiveram que se adaptar ao digital. No Assaí Atacadista, por exemplo, como grande parte desses treinamentos era realizada presencialmente, a empresa precisou adaptar todo o seu escopo de treinamentos para o ambiente digital em menos de um mês. Para isso, a rede buscou parceiros com expertise em cursos on-line.

“Tínhamos o desafio de seguir treinando os nossos mais de 40 mil colaboradores em 21 estados e no Distrito Federal disponibilizando conteúdo de qualidade em um formato atraente para o digital. Para isso, utilizamos diferentes recursos, como aplicativos, quizes, e-books e totens de aprendizagem. Recursos esses que já eram utilizados, mas em menor escala, e que tiveram seu uso expandido por causa da pandemia”, afirma Sandra Vicari, Diretora de Gestão de Gente no Assaí Atacadista.

Por oferecer um serviço essencial, o Assaí manteve suas lojas abertas e precisou agir rapidamente para garantir a segurança de colaboradores e clientes. Uma estratégia utilizada pela rede foi criar um treinamento específico sobre as mudanças implementadas na rotina das lojas.

O Departamento de RH criou um programa 100% online para sensibilizar, engajar e educar seus colaboradores, terceiros, temporários e prestadores de serviços, além de amigos e familiares, sobre as mudanças de hábito necessárias para a prevenção ao novo coronavírus. Batizando de Aprendendo a Cuidar, o treinamento abordou de tudo um pouco, incluindo o uso correto da máscara, o distanciamento necessário no refeitório e os cuidados recomendados durante os deslocamentos.

O Aprendendo a Cuidar foi lançado em abril, com estratégia de microlearning, e mais de 20 vídeos de treinamento já foram disponibilizados até o momento. As aulas são realizadas por meio de vídeos em animação, onde são ilustradas situações rotineiras no trabalho ou no ambiente doméstico e as orientações sobre os novos hábitos e procedimentos a serem adotados.

“Nunca vi uma empresa dar tantos treinamentos gratuitos aos colaboradores. São cursos de qualidade e todos disponíveis ao nosso alcance”, afirma Dayane Magalhães Pinheiro, que trabalha no balão de atendimento da loja da CIC desde dezembro de 2019. Recentemente, ela fez o curso de Excel na plataforma online. “Trabalho com planilhas no atendimento e, graças aos cursos, meu trabalho está muito melhor. Se não fosse o Assaí, teria que pagar pela qualificação”.

O colaborador Flávio Rodrigues de Souza, que hoje trabalha na área de Perecíveis na loja da rede na CIC, é veterano quando o assunto é capacitação. “Já fiz cursos de boas práticas de manipulação, segurança da informação, diversidade e código de ética, além da capacitação do sistema RUB, ferramenta que nos que nos auxilia nas auditorias, conferência dos produtos, estoque e área de vendas. No momento estou fazendo o curso de liderança. Isso está me dando muita bagagem para crescer dentro da empresa”, afirma Flávio.

Com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas, os conteúdos são disponibilizados em diferentes canais, como Universidade Assaí (plataforma própria de treinamentos da rede), Webapp (app específico do programa) e WhatsApp. Até o momento, somente o curso “Aprendendo a Cuidar” soma mais de 60 mil participações em todos os canais.

Em 2019, o Assaí realizou mais de 2 milhões de horas de treinamento para seus mais de 35 mil colaboradores(as) distribuídos nas cinco regiões do País. No total, foram 141.566 participações em treinamentos, uma média de 59 horas de treinamento por colaborador. Ao longo de 2019, a rede investiu mais de R$ 17 milhões em treinamentos, um aumento de mais de 50% na comparação com 2018.

 

 

 

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Professores se inspiram em Van Gogh para ensinar de Língua Portuguesa a Matemática

Professores se inspiram em Van Gogh para ensinar de Língua Portuguesa a Matemática

O que crase, artes e matemática cósmica têm em comum? Todos esses conteúdos podem ser explicados a partir da análise da obra do pintor holandês Vincent Van Gogh. Foi o que fizeram os professores Diony Rodrigues, Andreza Pessôa e Morgana Carvalho, do Colégio Positivo, no Paraná. De forma lúdica e criativa, os educadores exploraram conceitos complexos, como a matemática cósmica, que físicos do mundo todo demoraram anos para compreender, de um uma maneira nova para todos: remotamente. Afinal, esse tem sido o desafio desde que a escola passou do presencial para o virtual.

Diony é professor de artes do Colégio Positivo - Master, em Ponta Grossa. Ele ainda estava com a imunidade baixa, recuperando-se de dengue, isolado no sítio da família, para se proteger do novo coronavírus. E, em meio a isso, deparou-se com o “novo normal”: gravar aulas de artes on-line para os alunos do Ensino Médio. “Eu só tinha o celular e alguns livros no sítio. Bateu o frio na barriga. Como gravar aulas que não ficassem chatas e com os poucos recursos que eu dispunha? Tinha que ser lúdico, mas também precisava ter conteúdo, informar de um jeito leve”, disse o professor.

Diony se reinventou. Fez os alunos se sentirem no lugar do artista. Para as primeiras aulas, foi para o meio da plantação a fim de gravar sobre o movimento Realista na Europa, o qual valorizava o que não era aceito nas artes da época, como o camponês. Pegou roupas e tintas velhas e se caracterizou, com muita fidelidade, de modo a representar um dos autorretratos do artista. E, assim, ele conseguiu um engajamento enorme dos alunos – foi uma das aulas de maior sucesso do professor. Dessa perspectiva, conseguiu mostrar que, se Van Gogh tivesse sido aceito do jeito que era, em sua época, não teria morrido tão cedo. De quebra ainda ensinou aos alunos sobre empatia e pensamento crítico. “São aulas que eles vão lembrar lá no vestibular, ou ensinamentos que vão levar para a vida toda”, comenta o professor, feliz com o resultado que conseguiu com tão poucos recursos.

A estudante Maria Luisa Dalzoto Ribeiro, de 15 anos, conta que agora sabe na ponta da língua sobre a infância de Van Gogh, a briga de família e as características de cada uma das quatro fases do artista. “São coisas que ficam marcadas para sempre, não só do conteúdo, mas do professor. A gente vê que ele se dedicou. Nos faz sentirmos mais importantes e nos motiva a aprender, pois é uma aula diferente das outras. E o Diony ficou muito parecido com o autorretrato. Melhor caracterização que já vi. A aula termina, a turma já começa a comentar sobre o que viu. Todos adoram”, diz.

Entre verbos e crases

Engana-se quem pensa que é somente na aula de artes que Van Gogh ganha a atenção dos alunos. Nas aulas de Língua Portuguesa da Andreza, que leciona para turmas do 9º ano, no Colégio Positivo - Jardim Ambiental, em Curitiba, o tema é crase e análise sintática. “Vimos que, com o decorrer das semanas, os alunos foram cansando. Eu percebi que precisava fazer algo a mais para eles voltarem a ser mais participativos. Aí tive a ideia de me caracterizar de artistas diversos. As gestoras apoiaram e foi um sucesso. A ideia não era linkar o artista ao conteúdo que eu estava ensinando. Era só despertar mais a atenção mesmo. Inicio a aula com a leitura de uma frase, de um trecho, de um poema da personalidade do dia para tocá-los, para fazê-los refletir. Enfim, já fiz uma caracterização por semana”, diz Andreza, que além de Van Gogh, já se vestiu de Frida Kahlo, Afarin Sajedi, Fernando Pessoa e até da personagem infantil Smurfete, para dar aquela descontraída na última semana antes do recesso de julho.

“Antes, os alunos não usavam muito o microfone, não participavam muito. Agora são muito mais ativos, ativam o microfone para responder às perguntas. E ficam supercuriosos perguntando qual será a caracterização da próxima semana. Mas eu faço suspense. O domingo é o meu melhor dia da semana. Eu relaxo e me divirto trabalhando na fantasia da semana seguinte. Faço isso para manter a saúde mental – minha e deles – nesse isolamento. Ser professor é algo mágico, é a oportunidade de tocar vidas de diferentes maneiras”, diz Andreza. “As caracterizações têm ficado tão boas que eles me perguntam que horas eu acordo para fazer tudo aquilo”, completa ela, explicando que as aulas caracterizadas iniciam às 8h da manhã e são ao vivo.

Quem garante que as caracterizações realmente chamam atenção para a aula é Caio Bianchini, 14 anos, aluno de Andreza. “As fantasias são inesperadas e tornam a aula bem interessante. Além da Língua Portuguesa, também aprendi sobre quadros de Van Gogh que eu já conhecia, mas não sabia que eram dele. No começo, achei muito difícil as aulas on-line. Era pesado, muito cansativo. Até ver um professor caracterizado, que começou a tornar a aula muito mais dinâmica. A gente vê que ela se dedicou daquela forma por nós. Motiva a prestar mais atenção”, diz o jovem, que garante que aprendeu bastante sobre crase com “Van Gogh” e análise sintática com a “professora Fernando Pessoa”.

E não é só dos alunos que as aulas caracterizadas estão chamando a atenção. Até os pais estão participando com os filhos. “O Caio sempre foi bom aluno. Mas ter interesse por aula on-line já é outra história. E ele começou a comentar muito da professora, do jeito que ela se caracterizava para as aulas, que ficamos curiosos em ver a aula”, diz Leila Wrobel Schatz, mãe do Caio. Ela garante que isso melhorou muito o interesse e a curiosidade do filho para a disciplina. “Independentemente da faixa etária, a aula tem que despertar o interesse do aluno. Ainda mais de adolescentes, que já fazem escolhas por conta própria. E essa professora conseguiu. Tivemos uma reunião de pais recentemente e todas as mães falaram muito bem do trabalho da professora Andreza”, analisa Leila.

Até a aluna Julia Mazza Auer, de 14 anos, que gosta mais das disciplinas exatas, está animada com as aulas de Língua Portuguesa, graças ao trabalho de caracterização de Andreza. “A Julia acorda toda empolgada para as aulas de Língua Portuguesa”, conta Elisangela Auer, mãe da Julia.

Matemática Cósmica

Mas se tem algo que os físicos do mundo todo demoraram anos para entender e comprovar é a mecânica dos fluídos, retratada em um dos quadros mais famosos de Van Gogh, “A Noite Estrelada”. Para uma websérie sobre mitos e verdades das Artes do Colégio Positivo, a professora de Artes Morgana Carvalho teve o desafio de explicar o assunto universitário avançado para os estudantes. Com três anos cursados de Engenharia Civil e formada em Artes, Morgana explicou aos alunos que Van Gogh teve diversos episódios de esquizofrenia e surtos psicóticos no fim da vida e que, possivelmente, foi em um desses surtos, observando o céu, que o artista holandês conseguiu retratar o movimento do cosmos exatamente igual eles realmente fluem no céu. Agora, a professora também trabalha com os autorretratos do artista na Educação Infantil e segue encantando crianças de todas as idades.

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Tendências na arquitetura são tema de evento online

 

 

 

Tendências na arquitetura são tema de evento online

Transmissão ao vivo promovida pela Artefacto e A.Yoshii acontece na próxima segunda-feira, 24 de agosto, com participação do canal Decornautas

Para apresentar em primeira mão os apartamentos decorados dos novos empreendimentos da A.Yoshii, Epic e Lumini, localizados em Londrina (PR), a construtora e a Artefacto se uniram para uma live no Instagram. As principais tendências aplicadas nos apartamentos decorados serão debatidas, assim como os movimentos da arquitetura, decoração e mobiliário.

A transmissão ao vivo acontecerá na próxima segunda-feira, 24 de agosto, às 19h, e contará com a participação do presidente do Grupo A.Yoshii, Leonardo Yoshii, da arquiteta Juliana Meda e da dupla Allex Colontonio e André Rodrigues - criadores do Instagram Decornautas, uma das contas pioneiras sobre design e arquitetura e que possui mais de 100 mil seguidores.

Para Leonardo Yoshii, a pandemia provocou uma profunda reflexão sobre o conceito de morar, impactando diretamente nos projetos arquitetônicos. “Diversas tendências da arquitetura foram aplicadas nesses dois empreendimentos, que vão impactar positivamente o mercado imobiliário de Londrina. Iremos mostrar em primeira mão os itens que serviram de inspiração e que estão em alta neste momento”, adianta.

O evento vai ser transmitido diretamente do showroom da construtora em Londrina, onde os decorados do Epic e do Lumini estão localizados. Os empreendimentos possuem área privativa de 207 m² e 181 m², respectivamente e ficam na área mais nobre da cidade: Gleba Palhano.

A live acontecerá a partir das 19h pelo Instagram da Artefacto Brasil, uma das marcas mais reconhecidas do circuito da arquitetura quando se trata de mobiliário de alto padrão.

Serviço:

Live sobre arquitetura

Quando: segunda-feira, 24 de agosto, 19h

Onde: https://www.instagram.com/artefactooficialbrasil/

 

 

 

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Prêmio Equilibrista 2020 vai homenagear profissionais de finanças que se destacaram em meio à crise

 

 

 

Prêmio Equilibrista 2020 vai homenagear profissionais de finanças que se destacaram em meio à crise

Os profissionais que desejam concorrer ao Prêmio Equilibrista e Prêmio Revelação de Finanças em 2020 poderão inscrever seus cases até o dia 31 de agosto

O ano de 2020 trouxe muitas dificuldades para a economia do país. Vivendo em um período de recessão, as empresas precisaram se adaptar ao “novo normal” trazido pela crise e, mais do que nunca, os profissionais da área de finanças foram chamados ao protagonismo. Diante desse cenário, grandes desafios surgiram para esses profissionais, fazendo com que os obstáculos de uma pandemia e de um intenso isolamento social fossem contornados.

Nunca antes os executivos financeiros precisaram de tanto conhecimento, experiência e maturidade para navegarem em um cenário tão complexo e desconhecido, como o que se tem vivido atualmente. Eles foram desafiados não só tecnicamente, mas também como pessoas e principalmente como líderes. Competências como empatia, equilíbrio emocional e resiliência se tornaram imprescindíveis.

E para enaltecer todo o esforço, determinação e persistência dos profissionais do setor financeiro no Brasil, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR) irá realizar a entrega do Prêmio Equilibrista e Prêmio Revelação de Finanças 2020 de um jeito totalmente inovador. Em um formato híbrido, o evento terá uma estrutura montada em estúdio e será transmitido digitalmente e ao vivo para todo o país, ampliando o alcance de público.

Buscando garantir a emoção que sempre esteve presente no Prêmio Equilibrista, a cerimônia contará com a presença física dos profissionais premiados, que receberão das mãos do IBEF-PR e de seus parceiros o tão desejado reconhecimento, priorizando sempre a proteção e segurança de todos os envolvidos. Outro diferencial do evento neste ano será a realização de uma palestra com um convidado de renome nacional.

De acordo o presidente do IBEF-PR, Claudio Enrique Lubascher, o atual momento de crise vem mostrando para as organizações a importância de reconhecerem seus profissionais, bem como de incentivarem os executivos a inscreverem seus cases para concorrerem ao prêmio. “Sabendo do papel importante que os executivos de finanças possuem na empresa, o IBEF-PR não poderia deixar de fazer o Prêmio Equilibrista neste ano. De forma leve, positiva e lúdica queremos destacar os profissionais que superaram os obstáculos de um período tão desafiador, propondo um novo mindset que envolve, além do tema, um rico conteúdo durante a noite”, afirma Lubauscher.

Uma história de reconhecimento

Desde 1985, o IBEF-PR realiza a entrega do Troféu “O Equilibrista”, um evento para reconhecer as personalidades que se destacaram ao longo de suas carreiras e atividades exercidas no decorrer do ano. O prêmio avalia os executivos de finanças a partir da postura de liderança, a forma como foram contornadas situações adversas, a conquista de objetivos traçados por meio de modernas técnicas de administração, e a colaboração da empresa no setor que atua.

A premiação considerada o “Oscar” do mundo das finanças entrega ao vencedor uma escultura do artista plástico Osni Branco, simbolizando o perfil de um verdadeiro executivo. O evento também reconhece jovens e promissoras personalidades do setor financeiro com o Prêmio Revelação de Finanças.

Os profissionais interessados em concorrer aos prêmios poderão inscrever seus cases até o dia 31 de agosto, detalhando os projetos e ações implementadas, bem como a mensuração dos resultados alcançados.

Para concorrer ao Prêmio Equilibrista é preciso ser o head de Finanças do Brasil na empresa onde trabalha e estar alocado no Paraná. Já para categoria Revelação de Finanças, o candidato não pode ser o head de Finanças da empresa e também precisa estar alocado no Paraná. Em ambos os prêmios, os candidatos não podem ser membros do Conselho Diretor ou Fiscal do IBEF-PR.

Inscrição de Cases para Prêmio Equilibrista e Revelação de Finanças 2020

Solicitação de documentos para inscrição: Gilsimara Borges

Telefone: 41 9951-0490

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prazo para envio de case: até 31/08

Enviar para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

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Mais de 30 estudantes de colégio de Brasília vencem primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências

 

 

 

Mais de 30 estudantes de colégio de Brasília vencem primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Segunda etapa acontecerá dia 12 de setembro em versão totalmente on-line

Vinte e nove estudantes do Ensino Fundamental e sete do Ensino Médio do Colégio Marista Asa Sul, de Brasília, venceram a primeira fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Eles partem agora para disputar a segunda etapa, que será realizada no dia 12 de setembro.

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a primeira fase aconteceu de forma remota, 100% online, por motivos de segurança e para preservar as famílias brasileiras. E apesar de todos os percalços, mais de 2 milhões de estudantes, de todos os estados do Brasil, se inscreveram para participar da competição.

Segundo a organização do evento, este ano o grande desafio foi disponibilizar infraestrutura que comportasse o grande volume de acessos. Houve picos de 30 mil alunos realizando a prova simultaneamente. “Estamos muito felizes com os resultados, pois mesmo neste período de pandemia tivemos uma boa adesão de nossos alunos”, disse a orientadora pedagógica do Colégio Marista Asa Sul, Denise Pereira Lima.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a olimpíada constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã, Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O objetivo da competição é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental e identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos.

Além disso, o programa visa proporcionar desafios aos estudantes para o aprimoramento de suas formações e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Os vencedores da olimpíada receberão medalhas que serão entregues em cerimônia a ser realizada no dia 29 de outubro, em Brasília.

 

 

 

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