Julho sem férias: profissionais indicam brincadeiras em casa para reduzir ansiedade de jovens e crianças

 

 

 

Julho sem férias: profissionais indicam brincadeiras em casa para reduzir ansiedade de jovens e crianças

Futebol de pedrinhas, amarelinha maluca e pebolim na caixa fazem parte de cartilha com opções de jogos e brinquedos feitos com materiais recicláveis

Julho é o mês marcado pelas férias escolares, período em que as crianças e adolescentes aproveitam para se divertir, brincar com os amigos e relaxar após meses estudando. Pelo menos era assim até a chegada da pandemia da Covid-19. Porém, neste ano, com as regras de isolamento social, a rotina de estudos e o calendário escolar foram mais um desafio. Com um cronograma de aulas online e um novo formato de ensino, a ansiedade e também a dificuldade de manter a concentração no conteúdo ficam maiores com o passar dos meses.

De acordo com a psicóloga Denise Sozzi, a alta demanda de atividades, somada ao novo formato de aulas, exige novas habilidades e um controle emocional maior por parte de crianças e jovens, o que pode desencadear o aumento do estresse. “Temos notado que nossos jovens têm dificuldade de manter a rotina de antes da pandemia. Com todas as atividades feitas em casa e todos dividindo os mesmos ambientes e, às vezes, os mesmos eletrônicos, mais ansiedade e desgaste podem ser gerados, por isso, é necessário mais organização da família”, diz a psicóloga.

Para ajudar na concentração e também nas emoções durante esse período, a orientação do coordenador pedagógico do Instituto Futebol de Rua, Eber Dartora, é a inclusão de atividades educativas, porém dinâmicas e lúdicas na rotina, aliando o aprendizado ao lazer e descanso da mente. “Temos orientado as famílias e as crianças a tomarem medidas simples, mas muito eficazes nesse momento, como reservar um tempo para estudo, preferencialmente na parte da manhã, mas jamais esquecer de possibilitar momentos para brincar e se divertir. São essas atitudes simples que contribuem significativamente no processo de aprendizado e na garantia da saúde emocional das crianças e adolescentes”, explica.

O Instituto Futebol de Rua, que atende jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil, preparou uma cartilha com diversas atividades para serem realizadas em casa durante o isolamento social, aliando habilidades educativas à descontração. Futebol de pedrinhas, amarelinha maluca e pebolim na caixa estão entre as opções de jogos e brinquedos que podem ser confeccionados com materiais recicláveis e na companhia dos familiares.

Para a assistente social Karine Lima, a cartilha “oferece possibilidades de interação entre a família de forma leve e possível em isolamento social. São materiais simples e de fácil acesso, que podem gerar momentos de diversão e relaxamento”.

A participação e o apoio dos pais também são essenciais nesse processo para que as crianças se sintam mais motivadas com as atividades escolares e diminuam o índice de estresse e ansiedade. “O controle emocional da criança começa com o controle emocional dos pais. Essa é uma excelente forma de ajudar seus filhos, manter a calma com eles e com as intercorrências da vida. Algumas coisas não temos controle porque não dependem de nós. Outra forma de ajudar os jovens é na conversa com a escola para ver a melhor forma de entregar o material escolar”, aponta a psicóloga Denise.

A cartilha também oferece dicas de atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas com as crianças para contribuir com a formação humana: cultura da paz, gênero, cuidados de trânsito, educação financeira, combate ao racismo e reforço de valores como honestidade, amor próprio, responsabilidade, empatia e tolerância às diferenças.

O material completo com as atividades e brincadeiras para estimular a criatividade e diversão das crianças durante as férias em casa está disponível no site https://www.futebolderua.org/cartilha-de-atividades.

Sobre o Instituto Futebol de Rua

Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos que utiliza o esporte, a educação e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Presente em 12 estados, 22 cidades e com mais de dois mil beneficiários, o Instituto conta com metodologia exclusiva que alia aulas de formação humana ao futebol de rua.

 

 

 

Add a comment

Palhoça é destaque no atendimento à Educação Especial

Palhoça é destaque no atendimento à Educação Especial

Município apresenta modelo de sucesso a outras 20 cidades da região

Educação inclusiva é uma modalidade de ensino que atende alunos com qualquer tipo de deficiência, transtorno ou altas habilidades, em escolas de ensino regular. Palhoça é um dos municípios que seguem este caminho, com destaque na área de atendimento à Educação Especial. O case de sucesso foi reconhecido e apresentado aos secretários municipais de Educação dos municípios que participam do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis.

“Queremos valorizar as diferenças e favorecer a diversidade. Todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular. A inclusão prevê a inserção escolar de forma completa e sistemática. Nela, todos os alunos devem fazer parte da escola comum,” explica a secretária municipal de Educação de Palhoça, Shirley Nobre Scharf, ao destacar ainda a importância de apresentar o trabalho realizado, que pode servir de exemplo para outros municípios.

De acordo com a secretária, o atendimento aos alunos com deficiência na rede municipal sempre existiu. Já eram realizadas ações no município para proporcionar o acesso desse aluno, porém, com a reorganização e a qualificação dos serviços, em 2012, e a implantação das Diretrizes para a Educação Especial, a permanência dos alunos foi mais efetiva.

A partir das Diretrizes foram priorizadas algumas ações, entre elas: o Atendimento Educacional Especializado (AEE); as parcerias com instituições públicas e privadas para atendimento reabilitatório; a formação específica de profissionais na área de Educação Especial; o fortalecimento da rede de apoio; o acolhimento e orientação às famílias; as adaptações pedagógicas e arquitetônicas; e um concurso público para a efetivação de professores específicos para a área que, depois de contratados, tiveram formação continuada sistemática. “Focamos muito na qualificação dos professores para o atendimento especial. Também realizamos ações pedagógicas direcionadas a cada situação. Sem elas, não estaríamos colhendo bons frutos. Realizamos assessoria pedagógica coletiva nas unidades com profissionais especialistas da rede e envolvemos a comunidade escolar, demonstrando a importância do serviço para o processo de inclusão”, evidencia a coordenadora de Educação Especial de Palhoça, Clarice Maria dos Santos Galvão.

O trabalho dos profissionais habilitados, as escolas preparadas para acolher todos os estudantes e o compromisso com a área estão gerando mais procura por parte das famílias que precisam de atendimento especializado e acolhedor. O número de alunos com deficiência matriculados nas unidades educacionais - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) - tem aumentado consideravelmente. Em 2019, a rede municipal atendeu 445 alunos com deficiência. “Esse aumento da demanda se deve justamente às políticas públicas pensadas e desenvolvidas para essa modalidade. Nosso foco é trabalhar para dar conta de equiparar oportunidades de aprendizagem a todos os estudantes, inclusive reconhecendo e valorizando as potencialidades das crianças”, destaca a secretária.

Para atender às diferentes necessidades, é preciso uma forma de organização específica dentro da escola como, por exemplo, a utilização de recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os alunos. “É neste cenário tão diverso que é possível ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência e práticas inclusivas a todas as crianças”, finaliza Shirley.

Outros serviços

A secretaria de Educação oferece suporte qualificado para o grupo de professores de Educação Especial que atua nas salas de Atendimento Educacional Especializado. Essa é a linha de frente da secretaria de Educação, que precisa estar bem assessorada, com formações contínuas e atualizadas. O processo foi enriquecido com a estruturação de outros serviços, como o Centro de Apoio Pedagógico (CAP), espaço no qual se elabora materiais para o público com deficiência visual e que atende às demandas das pessoas cegas e com baixa visão, garantindo formação básica em braille.

Sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs)

Os Arranjos são um modelo de trabalho em rede, no qual um grupo de municípios com proximidade geográfica e características sociais e educacionais semelhantes buscam trocar experiências, planejar e trabalhar em conjunto - e não mais isoladamente, somando esforços, recursos e competências para solucionar conjuntamente as dificuldades na área da Educação. A proposta dos Arranjos foi homologada pelo MEC em 2011, e incluída como uma opção para o alcance das metas e das estratégias previstas no Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014 (artigo 7º, parágrafo 7º).

O Brasil possui atualmente 14 ADEs, com 244 municípios trabalhando nesse modelo de colaboração, e alguns já conquistaram avanços consistentes que indicam que estão no caminho certo. Dedicado a estudar e a difundir a metodologia dos ADEs no Brasil, o Instituto Positivo é parceiro da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (Granfpolis), em Santa Catarina, e, em uma articulação pioneira, lançaram em 2015 o primeiro ADE do Sul do país.

Sobre o ADE Granfpolis

Atualmente, 21 secretários de Educação da região e as suas equipes trabalham de forma conjunta, a fim de alcançar as quatro metas territoriais, definidas em comum acordo e que visam melhorar a qualidade do ensino no território. Fazem parte do ADE Granfpolis os municípios de: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Add a comment

A matemática da democracia e a reconquista da política

A matemática da democracia e a reconquista da política

*Fernando Mânica

Todos os dias imprensa e mídias sociais repercutem notícias que desabonam membros do Poder Legislativo. Retrato da nossa realidade. E que gera muitos cliques. Nesse cenário, ganham força propostas de mudança no sistema representativo brasileiro. Algumas delas, como a restrição aos poderes do Legislativo e, mesmo, do Judiciário, sequer merecem ser levadas a sério. Outras merecem ser discutidas, como a que trata da diminuição do número dos atuais 513 deputados e 81 senadores.

Um dos argumentos para a diminuição de congressistas é a contenção de custos. Afinal, temos o segundo Congresso que mais consome recursos no mundo. Entretanto, um olhar mais atento permite perceber que o valor não é significativo quando analisado vis-à-vis o orçamento da União (R$ 3,6 trilhões de reais). Considerando que cada centavo de recurso público deve ser economizado, é possível diminuir os gastos dos atuais congressistas. Para se ter uma ideia, em países europeus, o custo de um parlamentar varia entre 5 e 20 vezes menos que o custo de um congressista brasileiro.

Outro argumento costuma vir da comparação com outros países. Entretanto, os números brasileiros encontram-se abaixo da média mundial. Afora os Estados Unidos, onde a União possui competências restritas, o Brasil possui proporcionalmente menos representantes que nações com democracia consolidada. A Itália, por exemplo, que possui menos de 30% da população brasileira, fará referendo popular para a diminuição de 968 para 617 congressistas.

O terceiro argumento a favor da diminuição de legisladores consiste em facilitar o consenso entre eles. É bem verdade que tal meta tem sido cada vez menos tangível, dada a multiplicidade de interesses sociais em jogo. O problema pode ser enfrentado com a transferência de parcela das decisões para órgãos técnicos especializados. Mas as questões estruturais da nação devem ser discutidas com o máximo de representatividade do tecido social brasileiro.

Nesse ponto, deve-se destacar que a Câmara dos Deputados representa a população, enquanto o Senado representa os Estados e Distrito Federal. Por isso, o número de deputados federais é proporcional ao número de habitantes e o número de senadores é sempre três por Unidade Federativa. Entretanto, a Constituição prevê que cada Estado deve ter o mínimo de oito e o máximo de 70 deputados federais. Com isso, Estados pouco populosos possuem mais representantes ‘per capita’ que Estados mais populosos. Essa é a conta a ser recalculada, a fim de resguardar o equilíbrio na função representativa dos deputados.

Além disso, a diminuição do número total de congressistas pode facilitar a cooptação ou captura do Poder Legislativo pelo Executivo, com prejuízo de sua função fiscalizadora. Isso seria ainda mais problemático na hipótese de redução do número de deputados estaduais e de vereadores.

Precisamos de austeridade, boa política e bons políticos. Que a insatisfação geral com nossos parlamentares fortaleça nossa representação, racionalizando seu custo sem diminuir sua quantidade. A proposta de redução das casas legislativas empobrece e enfraquece a democracia. Ainda que gere manchetes e curtidas.

*Fernando Mânica é doutor pela USP e professor do Mestrado em Direito da Universidade Positivo

Add a comment

Silvero Pereira é o convidado da live no Instagram do Telecine

Silvero Pereira é o convidado da live no Instagram do Telecine

Renata Boldrini apresenta o bate-papo com o ator, nesta sexta, a partir das 18h30

A próxima live do Telecine promete uma conversa cheia de curiosidades. A especialista Renata Boldrini entrevista o ator Silvero Pereira, que vai falar sobre carreira, filmes preferidos, sua relação com o streaming durante a pandemia, além de planos para o cinema, entre outros. O bate-papo está marcado para essa sexta-feira, 17/07, no Instagram @telecine, às 18h30.

Entre os assuntos, a repercussão do filme Bacurau, filme indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em junho, o longa ganhou uma live de cinema, no YouTube do Telecine. “Mesmo depois de dois anos de produção, depois de um ano de estreia, vimos a força que o filme ainda tem para oferecer, percebemos esse fôlego potente do Bacurau em uma sessão gratuita e democrática”, conta Silvero.

Durante a conversa, o ator também irá compartilhar suas preferências cinematográficas e a experiência com as plataformas de streaming em tempos de pandemia. “A minha relação com streaming, ainda mais nesse período de pandemia, tem se tornado mais próxima e importante para o meu processo criativo para estudar e perceber questões do audiovisual. Tenho acompanhado as estreias online dos streamings. Semanalmente fico atento às novidades, tenho aproveitado para rever filmes antigos também. Teve uma semana inteira que eu assisti filmes da minha adolescência e da minha infância, que trouxeram um sentimento de nostalgia e de felicidade”, finaliza.

Silvero Pereira, pode ser assistido em Bacurau, no qual viveu o cangaceiro Lunga, e no documentário Bacurau no Mapa, que revela os bastidores da produção. Todos esses filmes estão disponíveis no Streaming do Telecine, maior hub de filmes do Brasil, com mais de dois mil títulos e degustação gratuita por 30 dias para novos assinantes.

Add a comment

Quarentena pode piorar cenário da obesidade infantil

 

 

 

Quarentena pode piorar cenário da obesidade infantil

Live vai debater a questão e oferecer dicas de alimentação saudável para crianças

Às 19 horas desta quinta-feira (16), a Jasmine Alimentos vai promover uma live no Instagram (@jasmine_alimentos) com o tema “Alimentação para Crianças”. Durante a transmissão serão apresentadas análises sobre o tema e dicas de como é possível oferecer refeições naturais, saudáveis e ricas em nutrientes para os pequenos durante o período de isolamento social. Sem aulas presenciais nas escolas, o tempo de permanência em casa e o consumo excessivo de gordura e açúcares tem contribuído para o aumento de peso e preocupado especialistas de todo o mundo.

A falta de qualidade na alimentação é um problema que vem avançando no Brasil nos últimos anos. Pesquisas do Ministério da Saúde indicam que 12,9% das crianças brasileiras entre 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha 11,3 milhões de crianças obesas em 2025.

A live vai contar com a mediação da nutricionista Carolina Bonani, especialista em nutrição funcional e consciente, além da participação do youtuber Tom Kohler, do canal Papai em Dobro, e da professora de ballet infantil Wilmary Oleszczucki.

Serviço:

Live “Alimentação para Crianças”

Quando: Quinta-feira, 16/07, às 19h

Instagram: @jasmine_alimentos

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos