IBPT firma convênio com Hospital Erasto Gaertner

IBPT firma convênio com Hospital Erasto Gaertner

Por meio do aplicativo Citizen, parceria tem como objetivo contribuir para a construção do Erastinho, primeiro hospital oncopediátrico do Paraná

Uma parceria inédita entre o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação e o Hospital Erasto Gaertner foi firmada recentemente. Por meio dela, as pessoas que decidirem doar as suas notas ficais, sem a inserção do CPF, podem fazê-lo por meio do aplicativo Citizen, do IBPT.

As doações obtidas por meio das notas fiscais têm como destino a construção do Erastinho, hospital 100% infantil para tratamento de pacientes com Câncer. “O Hospital Erasto Gaertner vai incentivar que as pessoas interessadas em realizar doação de notas fiscais para o estabelecimento passem a utilizar o aplicativo Citizen para essa finalidade. Por meio de nossas plataformas, conseguimos identificar a quantidade de doações realizadas”, diz o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

Solidariedade na palma da mão

Quem está habituado a pedir a nota fiscal sem o CPF e doá-la para instituições, encontra no Citizen um aliado. A partir de agora, as notas coletadas e escaneadas por meio do aplicativo e em que não constarem o CPF, serão imediatamente doadas ao Hospital Erasto Gaertner que receberá as doações para a construção do Erastinho.

“Essa é uma forma que o IBPT encontrou de dar suporte a uma causa tão nobre como essa. A construção do Erastinho vai ampliar a capacidade de atendimento do Erasto Gaertner, além de atender com exclusividade a crianças que veem de todo o Brasil buscar o atendimento de referência nacional executado por eles”, diz Olenike, que completa: “a nota fiscal sem CPF será muito bem-vinda e seu retorno será muito bem aplicado”.

De olho nos gastos e nos impostos

Protagonista em assuntos que estão diretamente ligados ao cotidiano do cidadão brasileiro, o IBPT lançou recentemente o aplicativo Citizen – Cidadão contribuinte, nele, o usuário consegue ter uma dimensão de seus gastos e saber exatamente para onde seu dinheiro está indo. “É o primeiro aplicativo do Brasil a reunir as mais variadas informações sobre os hábitos de consumo do cidadão. Ali ele fica sabendo qual item custou mais caro, em qual estabelecimento suas compras foram mais vantajosas e com um diferencial único dos demais aplicativos que prometem o gerenciamento dos gastos: no Citizen, o usuário consegue saber quanto daquilo que ele pagou são tributos”, conta Olenike.

Disponível nas plataformas Android e iOS, após baixar o aplicativo e fazer o cadastro inicial, o usuário faz a leitura do QR Code da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou do código de barras do DANFE da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) de cada compra, podendo também lançar notas fiscais de meses anteriores. Por meio do app é possível controlar os gastos por categoria, data, valor total, estabelecimento onde comprou e pesquisar a evolução do valor unitário de cada bem ou mercadoria. Após seis meses de uso constante, registrando compras em supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis e restaurantes, o aplicativo identifica a inflação do usuário.

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT atua desde 1992 na área de inteligência tributária ao realizar pesquisas, estudos e análises para gerar conhecimento e esclarecer a população sobre o complexo sistema tributário brasileiro. Ao mesmo tempo, vem transmitindo informações e dando consultoria estratégica sobre carga tributária setorial, implementando sistemas de governança tributária e desenvolvendo ferramentas e métodos a fim de incrementar a lucratividade das empresas. Seus projetos sociotecnológicos tem ampla utilização, como o Impostômetro, De Olho No Imposto, Lupa Nas Compras Públicas E Empresômetro.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: http://www.ibpt.org.br ou pelo telefone (41) 2117-7300.

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De mãe para filho: doenças verticalmente transmissíveis comprometem saúde e vida do feto

De mãe para filho: doenças verticalmente transmissíveis comprometem saúde e vida do feto

Diagnósticos precisos conferem maior segurança a quem deseja engravidar

Gerar um filho é sonho da maioria das mulheres, mas essa fase exige mudanças e diversos cuidados com a saúde. Alimentação balanceada, atividade física orientada e um extenso calendário de consultas passam a fazer parte da rotina da mulher.

No rol dessas mudanças, os exames diagnósticos figuram como protagonistas não apenas na avaliação do desenvolvimento do feto, mas para controle da saúde da mãe e na detecção de doenças verticalmente transmissíveis. “A avaliação criteriosa da gestante é imprescindível, pois existem diversas doenças, que muitas vezes a mulher nem sabe que é portadora, e podem ser transmitidas durante a gestação ou no parto. O ideal é que a paciente que planeja ter um filho realize alguns exames antes mesmo de engravidar”, comenta a ginecologista obstetra, Lea Amaral Camargo.

A toxoplasmose, doença infecciosa que pode ser adquirida principalmente por meio de alimentos crus ou mal lavados, como peixe ou carne crua, pode causar malformações importantes, especialmente se adquirida no primeiro trimestre de gravidez. Embora tenha tratamento, os efeitos colaterais também são indesejáveis e intensos. Já a rubéola, se adquirida no primeiro trimestre da gravidez, gera riscos de malformações gerais que podem causar surdez, retardo no crescimento intrauterino e problemas cardíacos e de visão. Por afetar o diretamente feto, também é comum abortamento e parto prematuro.

A temida febre Zika causa microcefalia no feto, uma má-formação associada ao retardo mental em 90% dos casos. A malformação fetal também pode ser causada pelo Citomegalovírus, além dos riscos de surdez, retardo mental e epilepsia.

Algumas infecções sexualmente transmissíveis também são de alto risco para o feto. A sífilis, além de aumentar o risco de parto prematuro ou aborto, pode provocar surdez, hidrocefalia e anomalias nos dentes e nos ossos. Já o herpes genital pode ser transmitido para o feto durante a gestação ou no momento do parto, se a mãe estiver com a doença ativa, causando sequelas na pele e cérebro.

O HIV, vírus presente em mais de 827 mil pessoas no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2016, pode ter risco reduzido de transmissão da mãe para o feto, se forem administrados medicamentos antivirais durante a gestação. Porém, ainda assim, o bebê não pode ser amamentado no peito, porque o vírus é transmitido pelo leite.

Exames moleculares garantem maior precisão no diagnóstico

“A prevenção, por meio de vacinas e cuidados, sempre será a melhor alternativa para a saúde. No entanto, a detecção precoce de uma doença também colabora consideravelmente para o tratamento da mãe e prevenção da saúde do feto”, comenta a ginecologista. Com esse objetivo, os médicos vêm contando com o auxílio da biologia molecular na obtenção de resultados mais rápidos e precisos.

Exames moleculares conseguem detectar patógenos em amostras de locais onde nem sempre o agente infeccioso é percebido com facilidade. “Testes baseados na tecnologia de PCR em tempo real podem detectar, em alguns casos, o DNA do agente patológico mesmo que a pessoa não tenha desenvolvido a doença. Além disso, os resultados costumam ficar prontos em algumas horas”, revela o especialista do laboratório da Mobius Life Science, Lucas França. A empresa desenvolve e distribui kits para exames diagnósticos que detectam infecções sexualmente transmissíveis, o citomegalovírus, diversos tipos de herpes e do HPV.

O grande diferencial do exame molecular com genotipagem para HPV é capacidade de identificar 36 tipos do vírus, entre eles 18 com alto risco de evolução para câncer. Além disso, é um importante aliado na prevenção do câncer de colo de útero, causado principalmente pelos tipos 16 e 18 do vírus: com um resultado negativo no teste molecular, mais sensível e completo que o Papanicolau, a mulher pode ficar de três a cinco anos isenta de repetir o procedimento.

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Sempre inovadora, Curitiba se transforma em um “oásis” para empresas de tecnologia

Sempre inovadora, Curitiba se transforma em um “oásis” para empresas de tecnologia

Capital paranaense tem inúmeros cases de sucesso na área de tecnologia e não para de gerar novos empreendimentos inovadores

Vale do Silício (Silicon Valley) é o apelido dado a região da baía de São Francisco, na Califórnia, onde estão situadas algumas das principais e mais inovadoras empresas de tecnologia do planeta. Seu nome homenageia o elemento químico Silício, presente como a principal matéria-prima de processadores fabricados por companhias que se situam na área, entre elas a Intel. No Brasil, a cidade de Curitiba está cobiçando o título de “Vale do Silício brasileiro”. A capital paranaense é palco do surgimento de várias empresas e startups de destaque no mercado nacional da tecnologia. Essa efervescência fez com que a Prefeitura de Curitiba tirasse do papel o projeto do Vale do Pinhão, que reúne instituições de ensino, investidores e grandes empresas com o objetivo de transformar a cidade em referência em inovação.

Um ótimo exemplo dessa onda inovadora da capital paranaense está na área da saúde. Em 2015, Fábio Tiepolo, que contava com vasta bagagem na indústria farmacêutica, resolveu criar o aplicativo de saúde Docway. Na época, lançado inicialmente em Curitiba, a startup tinha como objetivo melhorar o atendimento de saúde no Brasil, levando o médico até o paciente. “Nós queríamos trazer algo novo, algo que fosse realmente modificar o olhar de todos em relação à saúde. No país onde o déficit de consultas chega a quase 407 milhões, o aplicativo veio como uma ótima alternativa. Uma solução muito mais humanizada, rápida e que consegue localizar um médico próximo do paciente, que pode marcar a consulta no local e horário que escolher”, comenta Fábio Tiepolo, CEO e idealizador do aplicativo.

No Docway, que roda nos sistemas Android e iOS, há um banco de dados com milhares de médicos disponíveis. Ao escolher a especialidade, o usuário pode solicitar a consulta para quando desejar. As consultas não têm preço fixo, variando de acordo com atendimento e especialidade. A ferramenta é um sucesso e não quer parar por aí, já que o número de pessoas que buscam fugir das horas e horas em filas atrás de atendimento médico aumenta a cada dia. “Hoje, o Docway conta com mais de 55.000 downloads e está presente em mais de 340 cidades brasileiras, entre elas grandes capitais como Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. O aplicativo conta ainda com mais de 4.000 médicos cadastrados no sistema, com diversas especialidades, como pediatria, ginecologia, cardiologia, psiquiatria e geriatria”, destaca Tiepolo.

Outro case de sucesso que teve origem na capital paranaense é de julho de 2011: a Nexcore Tecnologia. Com um conceito moderno de empreendedorismo e apostando em soluções inovadoras, desenvolvidas na época por Ricardo Zanlorenzi e Gabriel Ortiz Lour, a empresa curitibana queria preencher um espaço falho e carente. Ela passou a oferecer uma plataforma de alto nível com preço justo para se transformar em uma referência nacional na fabricação de softwares para comunicação empresarial e relacionamento com clientes. Rapidamente a Nexcore se consolidou como uma das principais empresas do segmento, com atuação no Brasil, México e Angola, atendendo o complexo mercado de contact centers e verticais de mercado de missão crítica, como os setores da saúde e mercado financeiro. Atualmente, a empresa é responsável pela gestão de contact centers de mais de 300 empresas e instituições brasileiras de pequeno, médio e grande porte.

O James Delivery, fundado pelos empresários Juliano Hauer, Lucas Ceschin, Eduardo Petrelli e Ivo Roveda, é outro exemplo da inovação curitibana. Após uma temporada no Vale do Silício, eles voltaram para o Brasil com uma ideia inédita no país: criar um aplicativo onde os entregadores compram o que você quiser, na loja que você preferir e entregam no endereço em que você indicar. Ou seja, por meio do aplicativo é possível comprar perfume, comida, temperos, cartucho para impressora, ração para cachorro, flores e muito mais. E o melhor, tudo isso de maneira muito mais sustentável. 70% da frota do James é formada por bicicletas, o que torna as entregas ecologicamente responsáveis. No ano passado, a empresa curitibana foi adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), mas a gestão segue na capital paranaense nas mãos dos fundadores.

Para completar, a curitibana Portiee, que integra o Grupo Primee, também chegou ao mercado com uma solução tecnológica que tem ajudado milhares de brasileiros. A empresa laçou uma portaria remota exclusiva, utilizada por condomínios para substituir o porteiro convencional por sistemas de monitoramento 24 horas. Por trás dessa decisão dos condomínios, estão fatores primordiais: a busca por redução de custos, a definição de procedimentos de portaria bem-estabelecidos e o aumento da tecnologia, visto que há uma necessidade de investir em equipamentos. “Para os conjuntos residenciais ou comerciais pequenos, as portarias convencionais têm um custo elevado – incidindo diretamente no valor da mensalidade – e geram uma dificuldade extra para administrar mão de obra, além falta de profissionais qualificados, o que não ocorre com a contratação de empresas terceirizadas especializadas”, detalha Igor Marçal, sócio fundador da Portiee.

Inovação de berço

Para Ronaldo Cavalieri, CEO do Centro Europeu – primeira escola de Economia Criativa do Brasil e Business Development Manager do Microsoft Innovation Center Curitiba, a capital paranaense tem destaque a nível internacional pelas suas inovações urbanas e sempre concentrou perfis diferenciados em muitas áreas de atuação. “Em termos mais amplos, Curitiba se destaca na tecnologia pelo seu volume de indústrias, empresas com perfis arrojados e grupos educacionais de impacto. Tudo isso aliado ao perfil do curitibano que é mais sério e exigente, dando condições para que um ambiente de tecnologia e inovação se desenvolvam”, detalha o especialista.

Além disso, quando se refere ao mercado de tecnologia da informação, Ronaldo destaca que Curitiba sempre foi referência em relação a sua mão-de-obra qualificada e que cada vez vem sendo mais exigida, em função da recessão da economia, para aumentar eficiência e racionalizar processos, o que impulsiona ainda mais os negócios dessas áreas. “Essa capacitação profissional destacada faz com que o mercado evolua com mais velocidade, contribuindo para essa excelência curitibana”, completa Ronaldo Cavalheri.

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Startup curitibana cria soluções para diminuir a produção de lixo em eventos

Startup curitibana cria soluções para diminuir a produção de lixo em eventos

A empresa está em constante evolução e acaba de lançar dois novos serviços

A Beegreen Sustentabilidade Urbana nasceu com a missão de inspirar pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis e, por isso, vem evoluindo cada vez mais oferecendo produtos e serviços inovadores quando o assunto é sustentabilidade. A empresa, pioneira na produção de canudos no Brasil, criou dois novos serviços: o “Sistema Retorno”, voltado para a eliminação de catering descartável em eventos e o “Sistema Caução”, de copos reutilizáveis.

O “Sistema Retorno” funciona da seguinte maneira: a Beegreen faz uma análise prévia de tudo que será utilizado no evento - pratos, cumbucas, talheres, utensílios gerais e reutilizáveis; os expositores e fornecedores recebem os kits que serão usados durante o evento e, após o uso, o público entrega os utensílios em pontos específicos para a devolução. Os mesmos são coletados e entregues a uma central de lavagem com sistema de logística e higienização especial, retornando devidamente higienizados para que possam ser reutilizados. “Criamos esse sistema com o objetivo de incentivar esses eventos a gerar menos lixo. É um sistema que atrela sustentabilidade e logística de utensílios, parecido com uma praça de alimentação de um shopping”, explica Patricya Soares Bezerra, sócia da empresa.

Já o “Sistema Caução”, é voltado ao público dos eventos. A empresa disponibiliza copos reutilizáveis que devem ser retirados mediante a entrega de um valor em dinheiro. Aí a pessoa tem duas opções: levar para casa e continuar evitando descartáveis, ou devolver o copo e reembolsar integralmente seu dinheiro. É importante lembrar que a qualquer momento no evento pode-se trocar um copo sujo por limpo. Este sistema é bem difundido em países europeus e tem se tornado frequente no Brasil. “Nosso objetivo é conscientizar e, aos poucos, criar novos hábitos, mostrando que podemos sim, produzir um evento sem deixar de pensar no planeta”, complementa a
empresária.

Startup curitibana cria soluções para diminuir a produção de lixo em eventosQuem aderiu a ideia foi o Festival Curitiba Santè Week - que busca unir gastronomia, nutrição, saúde e sustentabilidade -, e acontece neste domingo, 30 de junho, em Curitiba. O evento é uma ótima oportunidade para saber um pouco mais sobre consumo consciente e saúde sem prejudicar o meio ambiente.

Além da parceria, a Beegreen terá ainda uma lojinha, com várias opções de produtos sustentáveis, como ecobags diferenciadas, kits lixo zero, guardanapos de pano, canudos de inox e porta canudos. O objetivo da empresa é difundir essa ideia entre expositores e visitantes, para tornar os lugares mais sustentáveis. “Acreditamos que eventos podem e devem dialogar com a sustentabilidade. Nosso objetivo é conscientizar cada vez mais sobre a importância de uma consciência ambiental”, finaliza a empresária.

Durante todo o dia aconteceram várias ações voltadas a sustentabilidade como aula de compostagem, arte com resíduos, fachada de plantas, entre outros. Os Talk Shows, serão conduzidos por chefs de cozinha, nutricionistas, biólogos e produtores orgânicos que vão falar sobre como estão sendo influenciados por um consumo mais consciente e saudável. Outro destaque é a influenciadora Cris Muniz, criadora do site “Uma vida sem lixo”, que busca mostrar que é possível viver sem produzir lixo. Para mais informações sobre a programação e o evento você pode acessar https://curitibasante.com.br/.

Para mais informações sobre a Beegreen, acesse o site https://beegreen.eco.br/ ou as páginas oficiais da marca no Facebook (https://www.facebook.com/beegreenbr/ ), Instagram (https://www.instagram.com/beegreenbr/?hl=pt-br ) e no LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/beegreen-sustentabilidade-urbana/?originalSubdomain=pt

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Projeto leva autoestima, empoderamento e sustentabilidade para alunos em área de vulnerabilidade social

Projeto leva autoestima, empoderamento e sustentabilidade para alunos em área de vulnerabilidade social

No aprendizado: a criação de produtos de higiene básica com elementos do dia a dia e da natureza

Um projeto educativo está mostrando a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social como a autoestima e a sustentabilidade podem mudar o jeito como enxergam a si mesmas e a comunidade onde vivem.
O projeto, chamado Autoestima e Empoderamento por meio da Sustentabilidade, surgiu com o propósito de ensinar alunos participantes a como produzir produtos de higiene, beleza e de qualidade de vida a partir de elementos simples e naturais, como mel, óleo de coco, cacau em pó, pó de café, entre outros que estão presentes no dia a dia das pessoas, com uma grande vantagem: são sustentáveis.

O projeto

O projeto surgiu após uma parceria entre a empresa Novozymes, multinacional dinamarquesa que atua no segmento de enzimas e microrganismo, com o Centro Educacional Marista Ecológica, de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, que atende gratuitamente mais de 300 crianças e adolescentes.

Com uma proposta de ensino integral, um grupo de alunos participa, durante todo ano, de diversas oficinas. “Os projetos garantem um currículo diversificado, o conhecimento se torna materializado na prática, os alunos escolhem as oficinas que querem participar e são motivados a desenvolverem habilidades que serão importantes no futuro”, revela Giilys da Silva, diretora da escola.

Para atendê-los, foi desenvolvido um projeto que pudesse tratar de temas como autoestima, empoderamento e sustentabilidade. “Nos reunimos com parceiros que pudessem participar conosco, aplicar as oficinas e oferecer a prática às crianças e adolescentes. Assim, buscamos na Universidade Positivo, com o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, o desenvolvimento de receitas de produtos que eles pudessem realizar no projeto e aprender a produzir para uso próprio e de suas famílias. Com a Haze, os participantes conheceram mais sobre empreendedorismo, empoderamento e com a Novozymes interagiram com a biologia e a sustentabilidade”, explica Angela Fey, Relações Públicas da empresa.

Assim, foi desenvolvido um conjunto de receitas de produtos para cuidados pessoais, com o passo a passo do desenvolvimento de produtos como protetor labial, feito a partir de cera de abelha, óleo de coco e cacau em pó, além de outros como sabão em barra, esfoliante, desodorante, perfume sólido, perfume líquido, entre outros.

A prática

Durante dois meses, o projeto focou no desenvolvimento da autoestima e o empoderamento das crianças. “Buscamos mostrar a eles uma conexão bastante prática, com o propósito de reforçar a importância do cuidado com a higiene básica e a conexão com a sustentabilidade em suas vidas, fornecendo ferramentas para que elas possam produzir produtos para cuidados pessoais (de baixo custo), que tenham um apelo mais sustentável, e transformar este conhecimento em algo prático, criando uma rede empreendedora em adolescentes em situação de vulnerabilidade social, para que eles pudessem levar todo esse conhecimento para suas casas e comunidades onde vivem”, conta Angela. Além de tudo isso, o projeto está conectado com 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

A produção dos produtos rendeu momentos fora sala de aula também, é o caso da aluna Camily Vitória Andrade Garcia, de apenas 11 anos. Ela comenta que gostou das oficinas e levou a prática para casa. “Quando minha mãe me viu fazendo, veio me ajudar também, e nós duas juntas fizemos vários produtos, para nós usarmos e ela levar para o trabalho dela, as pessoas adoraram”, revela.
Além da criação dos produtos de higiene básica, as crianças ainda criaram uma logomarca, um nome e um jingle para os seus próprios produtos.

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