O que podemos aprender com a China?

O que podemos aprender com a China?

Acedriana Vicente Sandi*

Quando me perguntam se é possível aplicar na educação brasileira práticas bem-sucedidas de países com melhores resultados educacionais que o Brasil, costumo responder - para surpresa do interlocutor - com uma afirmação e uma negativa. Essa conjunção de ‘sim e não’ é a resposta mais honesta porque, em primeiro lugar, é preciso entender que a cultura de alguns países que lideram o ranking do Pisa - o teste de qualidade educacional mais relevante da atualidade em todo o mundo - é muito diferente da nossa. E a educação de um país é reflexo de sua cultura, sua história e, principalmente, suas expectativas quanto ao futuro. Quando avançamos um pouco mais nessa reflexão, vemos que os países asiáticos estão entre as principais nações quando se trata de resultados nessa área. Apesar disso, mesmo não sendo possível copiar o modelo educacional, podemos sim, adaptar algumas práticas, testar em pequena escala e, se bem-sucedidas, implantar de maneira mais ampla.

Eu tive a oportunidade de conhecer alguns dos sistemas de ensino de países com resultados acima da média mundial. E por tudo o que vi, acredito que a China vai dominar o mundo. Por quê? Basicamente, porque eles conseguem ser felizes na escola, além de estudar. Se não bastasse, veem sentido no estudo para a melhoria do seu país: querem aprender para, uma vez aprendido, fazer melhor. E isso é algo que a China está sabendo colocar em prática muito bem: aprender com os demais para, depois, assumir a liderança. Os chineses olharam para fora, aprenderam, e hoje estão fazendo melhor muitas coisas. A China não se constrange por copiar para melhorar o que deu certo fora de suas fronteiras.

Essa atitude de se colocar como aprendiz é algo que a China executa com excelência. Basta ver a determinação com que os jovens chineses enfrentam a maratona de estudos pré-universitários. Jovens de 15 e 16 anos, em sua grande maioria, priorizam nessa etapa da vida: se preparar para o temível Gao Kao, o exame que define o acesso às melhores faculdades. Essa expectativa é compartilhada por toda a família e levada tão a sério que é muito comum ver pais e avós trabalhando arduamente para oferecer a filhos e netos as melhores condições de estudo possíveis. Esse é considerado o momento mais importante da vida de um chinês. Não é à toa que as principais universidades americanas - como Stanford e Massachusetts Institute of Technology - estabelecem limite de vagas para os chineses, sob pena de comprometer as vagas dos americanos.

O espírito cívico na China também merece destaque. Percebe-se no povo, de forma muito acentuada, uma sensação de pertencimento ao seu país, uma vontade de ajudar a mudar e melhorar a sua pátria. Vemos pelo mundo a fora – inclusive no Brasil - que os estudantes que vão para outros países nem sempre voltam ao término dos estudos. A maior parte dos estudantes chineses vão, aprendem, e voltam, para converter esse aprendizado em favor do seu país. Se queremos aprender algo com a China, podemos começar por aí: desenvolver um gosto pelo Brasil que nos faça sentir responsáveis pelas soluções dos principais desafios do nosso país que habilitam a retomada do crescimento sustentável e da dignidade do seu povo. 

*Acedriana Vicente Sandi é diretora pedagógica da Editora Positivo

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Treinamento funcional: O queridinho dos exercícios físicos

Treinamento funcional: O queridinho dos exercícios físicos

Sucesso nos anos 80 o treinamento funcional voltou a bombar, ganhando novos adeptos à modalidade

Já pensou poder realizar um exercício utilizando o próprio peso do seu corpo? Esse exercício existe, e já faz algum tempo! Nos anos 80, o treinamento funcional acabou bombando e se tornando conhecido e, agora, a modalidade ganhou novos adeptos e se tornou o queridinho nas academias. Ele é baseado nos movimentos feitos naturalmente pelo corpo humano, como correr, puxar, pular, entre outros. E tem como benefícios da prática ganhar força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

A modalidade pode ser feita de diversas maneiras, utilizando materiais diferentes como escadas de agilidade, corda naval, cones, etc. "Tudo que possa melhorar a funcionalidade da pessoa deve ser chamado de Treinamento Funcional", explica Renato Cazula, instrutor da Academia Bodytech Shopping Crystal e responsável pelo treinamento.

De acordo com Cazula, o treinamento funcional mostra bastante resultado pelo fato de utilizar a intensidade de modo diferente, ao malhar com o próprio peso do corpo, mas também pelo não aparecimento de lesões, o que faz o aluno não se ausentar da atividade, colocando-o em forma em menos tempo. A modalidade é recomendada para todas as pessoas, principalmente para as que estão enjoadas dos treinos convencionais ou que nunca se adaptaram a algum exercício físico.

Todos podem fazer, basta ter a liberação médica para começar a treinar. O exercício é considerado de fácil adaptação para pessoas mais avançadas e também para quem possui maiores dificuldades do que outras. O treino também se mostra acessível, por não precisar de equipamentos caríssimos e espaços enormes para treinar. Basta ter força de vontade para que o resultado apareça. Ficou interessado no treinamento funcional? Venha conhecer a modalidade na Academia Bodytech do Shopping Crystal!

Serviço:

Bodytech Shopping Crystal

Rua Comendador Araújo, 731 - Batel Centro Acesso pelos pisos L1 e G3 - Curitiba – PR

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta das 06h às 23h / Sábado das 09h às 18h / Domingo das 09h às 14h

Estacionamento gratuito por três horas para os alunos

Site:www.bodytech.com.br

Facebook: bodytech.academias

Twitter: @bt_bodytech

Instagram: @bt_bodytech

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Direito: panorama nacional provoca aumento na procura por especialização

Direito: panorama nacional provoca aumento na procura por especialização

Com a reforma trabalhista em vigor desde novembro, advogados especialistas na área estão sendo procurados por empresas para prestar consultoria nas mudanças da legislação. De acordo com a coordenadora do curso de Direito e Processo do Trabalho da Universidade Positivo (UP), Alessandra Barichello Boskovic, a demanda pela especialização já foi percebida no início do ano. “Sentimos uma procura significativa desde o anúncio da reforma e renovamos a matriz curricular do curso para que o profissional esteja atualizado com as mudanças jurídicas”, explica. Segundo a professora, em 2018, os profissionais do Direito do Trabalho devem buscar constante atualização para acompanhar as alterações decorrentes da reforma trabalhista e as interpretações jurisprudenciais que devem surgir. “Isso vale tanto para a advocacia representativa de trabalhadores, quanto para a advocacia patronal”.

As recentes mudanças na área tributária (alteração do ISS, Simples Nacional, reforma do PIS e COFINS), além do crescimento do investimento no país aliado à burocracia tributária, fazem das carreiras do advogado tributarista, contador e administrador uma tendência em 2018. Segundo o coordenador do curso de Direito Tributário e Processo Tributário da Universidade Positivo (UP), Flávio de Azambuja Berti, o profissional dessa área passa a ser mais demandado. “É indispensável que a área tributária da empresa seja bem atendida para que o investimento não vire prejuízo”, explica. Neste ano, o curso está sendo ofertado em Curitiba (PR) e Joinville (SC).

Acontecimentos marcantes como a recente intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro - usada pela primeira vez desde a Constituição de 1988 - reforçam a importância do Direito Constitucional. Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Direito Constitucional e Democracia da UP, Eduardo Faria Silva, violações à Constituição graves estão se tornando naturais no Brasil. “É essencial que o profissional dessa área compreenda corretamente a jurisdição constitucional, analise formas de garantia dos direitos fundamentais e humanos conquistados, e acompanhe o funcionamento das instituições políticas para ampliar o regime democrático. E esses são nossos objetivos com essa especialização”, completa.

A Universidade Positivo (UP) oferece 12 opções de cursos de Pós-Graduação na área jurídica (Direito à Cidade e Gestão Urbana; Direito à Saúde; Direito Administrativo e Administração Pública; Direito Civil, do Consumo e Processo; Direito Constitucional e Democracia; Direito dos Seguros e Previdência Complementar; Direito e Processo do Trabalho; Direito Educacional na Educação Básica; Direito Imobiliário; Direito Penal e Direito Processual Penal; Direito Tributário e Processo Tributário e Prática em Direito Criminal). As aulas têm início em abril de 2018, em Curitiba (PR), Londrina (PR) e Joinville (SC) e acontecem duas vezes por semana, pelo período de 12 a 24 meses. Mais informações e inscrições pelo site up.edu.br/pos.

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Novo olhar sobre a matemática: formação de professores com excelência

Novo olhar sobre a matemática: formação de professores com excelência

Marilda de Souza*

Nos dias de hoje, ensinar tornou-se um grande desafio para todos os professores, em especial os de matemática. Desde cedo criam se em nossas mentes um paradigma de que a matemática é uma disciplina para poucos, uma ciência difícil de ser compreendida, um dogma cultural que acaba por nos acompanhar geração a geração. E este “preconceito” faz com que a maioria das pessoas carregue consigo medos e traumas que por fim acaba afetando o aprendizado da disciplina, bem como o interesse do aluno pela matéria, fazendo os negligenciar a importância dessa para a vida e até sua presença no dia a dia.

O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes divulgado em 2016 mostrou uma piora crescente no último qüinqüênio no quadro de aprendizado da matemática, colocando o Brasil na 66ª posição, dando um claro sinal de alerta a todos os professores da área de que algo está muito errado no ensino da matemática. Com base nesse cenário em que estamos inseridos, devemos considerar o fato de que o modo como estamos ensinando a matemática, pode estar interferindo de forma negativa no ensino aprendizado. Causando desmotivação e desinteresse para quase a totalidade dos alunos.

Será que nós, professores, podemos reverter esse quadro? Sim, basta mudarmos nossa prática de ensino para um olhar centrado no aluno e tornar a matemática mais desafiadora e encantadora. Para esta transformação contamos com uma ferramenta importante e indispensável para essa proposta de mudança no ensino da matemática, o PED Brasil (Programa de Especialização Docente).

A teoria de ação do PED Brasil é baseada nos princípios da formação de professores de excelência, fornece aos participantes recursos necessários para que possam tornar o ensino da matemática mais engajador e desafiador desde a gestão de sala de aula, avaliação e currículo da matemática até novas metodologias que mostram um maior envolvimento entre professor e aluno, onde o aluno passa a ser o centro de todas as aulas.

O PED Brasil nos ensina através desta especialização que temas como elogiar o aluno deve ser respeitado e discutido entre os professores com muita seriedade e importância e que um simples elogio pode fazer toda a diferença no empenho apresentado por eles. Todos podem aprender matemática, a crença da matemática como um “bicho de sete cabeças” é desmistificada, provado pela neurociência e apresentado pela professora Jo Boeler da Universidade de Stanford em seu livro “Mentalidades matemáticas”, podemos transformar nossa habilidade a cada aprendizagem, esta especialização proposta, nos mostra a importância da matemática ser para todos.

Dentro do PED Brasil, vemos mais um ponto alto, o erro, tratado comumente como algo negativo, aprendemos um novo olhar: onde os erros são aceitos, esperados e devem ser trabalhados, tirando do aluno o medo de errar e de não saber determinado conteúdo. Nosso aprendizado segundo Jo Boeler se dá tanto no erro quanto em tomarmos consciência dele, assim não é somente acertando que aprendemos.

Nem todos os alunos possuem todas as habilidades matemáticas necessárias, mas no trabalho em grupo as diferentes habilidades são compartilhadas gerando novas descobertas e aprendizados, com isso o PED nos apresenta que todos somos recursos uns dos outros.

Podemos destacar também que o PED Brasil é uma especialização onde os professores participantes podem confrontar a teoria com os conhecimentos produzidos na prática, fazendo reflexões juntamente com o docente do módulo, levando assim a um amadurecimento e complementação necessários para aprimoramento dos conceitos. Durante os módulos do curso é notória a mudança na prática pedagógica dos professores participantes, que também trazem um retorno de grande satisfação com o resultado encontrado nas salas de aula. Esse curto espaço de tempo é um facilitador e motivador para que a matemática possa ser desenvolvida de outra forma nas salas de aula.

Os temas discutidos nas aulas do PED são motivadores e inovadores, nas escolas Positivo o PED se tornou uma comunidade de aprendizagem onde trocas de experiências e vivências tem sido uma constante em nossas práticas, sendo assim um grande diferencial para o grupo Positivo no ensino da matemática. 

*Marilda de Souza, professora do Colégio Positivo

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Patrimônio histórico de Curitiba é tema de curso

Patrimônio histórico de Curitiba é tema de curso

Valorizando a história da capital paranaense, o Solar do Rosário inicia na última semana de fevereiro o curso Patrimônio Histórico e Cultural de Curitiba. Ministrado pela professora Letícia Geraldi Ghesti, tem a aula inaugural gratuita, na próxima quarta-feira (28).

O curso terá duas turmas: uma de manhã, das 10h às 11h30, e outra à noite, das 19h às 20h30. Com duração de fevereiro a junho, em reuniões semanais às quartas, o curso tem mensalidade de R$ 120.

No programa, entram importantes personagens e pontos turísticos da cidade, que elaboram parte de sua história. Paulo Leminski, Cândido de Abreu, Poty Lazzarotto, Augusto Stresser, Bento Munhoz da Rocha e Generoso Marques são alguns dos nomes que aparecem durante o curso. Responsável por apresentar estes personagens, Letícia Geraldi Ghesti é especialista em História Social da Arte pela PUC-PR e mestranda em Direitos Humanos com pesquisa em Direito à Memória e Patrimônio Histórico.

Patrimônio Histórico e Cultural de Curitiba no Solar do Rosário

Datas: Início dia 28 de fevereiro, quarta-feira - aula inaugural aberta

Turma 1 - aulas às quartas-feiras das 10h às 11h30

Turma 2 - aulas às quartas-feiras das 19h às 20h30

Mensalidade: R$ 120

Matrícula: R$ 40

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 - Centro Histórico, Curitiba - PR

Setor de Cursos: de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 13h

Informações: (41) 3225-6232 | www.solardorosario.com.br

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