Startups: como fazer o negócio dar certo

 Startups: como fazer o negócio dar certo

Porcentual de sobrevivência ainda é baixo no Brasil; professor do ISAE — Escola de Negócios dá dicas para boa administração 

As startups continuam sendo as apostas do mundo dos negócios e vêm ganhando cada vez mais espaço e incentivo no Brasil. No ano passado, a Financiadora de Pesquisas e Estudos (Finep), do Ministério da Ciência e da Tecnologia, anunciou um plano para investir em pelo menos 50 startups no país que faturem até 3,6 milhões anuais (cada uma receberá até R$ 1 milhão).  Fomentar o mercado é essencial, porém, é preciso estratégia além do capital para sobreviver — pesquisa do Sebrae mostra que 50% das startups no Brasil morrem em menos de cinco anos. 

São vários fatores que levam a esse alto porcentual, mas há quatro principais, diz o professor de estratégia e inovação do ISAE — Escola de Negócios, Sérgio Itamar: produtos pouco criativos, capital insuficiente/ausência de viabilidade do negócio, sócios sem sintonia e equipe despreparada. “Ainda há uma falta de preparo do empreendedor para o mundo dos negócios. Uma preparação adequada economiza muito tempo e dinheiro. O empreendedor não pode negligenciar o estudo e a sua preparação como executivo, inclusive buscando experiências anteriores”, salienta. 

Como a startup já nasce com vocação para grandes proporções e alcance, os erros podem causar impactos significativos, salienta Itamar. “Os erros de gestão e estratégia, na administração e no controle e prioridade de gastos e fluxo financeiro e no acordo com acionistas devem ser tratados com o devido cuidado”, comenta o professor.  

O que fazer 

Sérgio Itamar frisa que o empresário que começou uma startup deve buscar em primeiro lugar uma organização de apoio a empreendedores — o ISAE, por exemplo, conta com o programa Aceleradora ISAE Business, que apoia projetos e empresas de alunos com ações que incluem networking, capacitação e mentoria, realizada por profissionais, consultores e professores da instituição (todos os anos é aberta também uma vaga para a comunidade). “Consulte empreendedores com experiência e aprenda o máximo que puder. Um empreendedor de sucesso jamais deixa de aprender e buscar fontes de aperfeiçoamento. Seja humilde em admitir e buscar o conteúdo que lhe falta”, frisa o professor. 

Itamar lembra: o empreendedorismo é, acima de tudo, uma postura. “Então, apesar da importância indelével do preparo pessoal e das competências administrativas, é preciso realizar, fazer acontecer. Não esquecer de seu papel na liderança e protagonismo nessa aventura pelo mundo dos negócios”, completa o especialista.

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Reymaster é a nova associada da Amcham

Reymaster é a nova associada da Amcham

A Reymaster, distribuidora de materiais elétricos com sede em Curitiba e que comercializa produtos para todo o Brasil, acaba de associar-se à Amcham (Câmara Americana de Comércio): entidade que integra mais de 5 mil empresas brasileiras e internacionais.

“Estamos felizes com essa parceria. Hoje a Amcham sendo a maior associação multissetorial do país, sem sombra de dúvidas, é uma ponte para novos negócios na Reymaster.”, conta o diretor da empresa Marco Stoppa.

Segundo Stoppa, a associação visa principalmente a capacitação dos gestores da empresa e a criação de networking proporcionado pelas atividades desenvolvidas pela AMCHAM. Com mais de 90 anos de história, a entidade mantém um ambiente que impulsiona negócios e agrega conhecimento.

“Ser uma associada da Amcham, para a Reymaster, significa crescer ainda mais”, completa Stoppa.

Isso será possível porque entre os principais objetivos da Amcham estão:

  1. Facilitar relações empresariais e a geração de negócios;
  2. Ser ponte de relacionamento de seus sócios com o governo e outras instituições;
  3. Prover conteúdo para a atualização de seus associados: palestras, web atividades, workshops e cursos de capacitação que contribuem para o sucesso dos negócios dos associados.

A Reymaster Materiais Elétricos também contará com um grande portfólio de produtos da Amcham, como consultores, força tarefa para trabalhar por avanços nas áreas de tributação, propriedade intelectual, inovação, etc.

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Gauge se une à Stefanini para ampliar atuação em outros mercados no Brasil e no exterior

Gauge se une à Stefanini para ampliar atuação em outros mercados no Brasil e no exterior

Movimentação estratégica busca ampliar o portfólio da multinacional brasileira na área de inovação e marketing para conectar toda a experiência do usuário

A Gauge, uma das maiores consultorias de performance e experiência do usuário no Brasil, dos sócios Dante Calligaris e Thiago Paes, acaba de ser adquirida pela Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia. Com este anúncio, a multinacional brasileira amplia sua atuação nas áreas de performance, mídia digital, experiência do usuário e dados.

O objetivo da Stefanini, que vem investindo de maneira significativa na transformação digital, é apostar cada vez mais em inovação para conectar toda a experiência do usuário, ao disponibilizar ferramentas digitais que ampliem a geração de resultados e a melhoria da experiência com produtos e processos. 

A Gauge, que atende clientes como Vivo, Itaú, Nike, Embraer, Ambev e Abbott, atuará de maneira independente, porém com a capacidade de integrar todo seu portfólio de serviços à Stefanini e suas coligadas, para que possam, conjuntamente, oferecer soluções focadas em resultados para seus clientes.

“Com a sinergia que existe entre a Gauge e a Stefanini, queremos alcançar resultados acima do esperado esuperar metas, a partir da geração de insights, definição da estratégia de negócios, criação da experiência do usuário, implementação da tecnologia que, consequentemente, permitirão a evolução do projeto em todas as áreas. Se o cliente precisar de mídia, por exemplo, poderemos oferecer por aqui. Nosso principal objetivo é disponibilizar todas as ferramentas para que nossos clientes tomem decisões rápidas e precisas, a partir do mapeamento de informações sobre a jornada de seu público-alvo, para alcançar os resultados desejados”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO global da Stefanini. 

A aquisição ampliará a oferta de serviços de experiência do usuário, mídia e performance, gestão e implementação de ferramentas de Analytics, como Google e Adobe. “Estamos confiantes no sucesso desta parceria, especialmente porque acreditamos na robustez da Stefanini para ampliar nossa atuação no Brasil e em outros países. A Stefanini tem se consolidado como uma liderança global no desenvolvimento de estratégias digitais, que permitam aos seus clientes promoverem as transformações necessárias na busca de uma melhor experiência do usuário, que também é um dos diferenciais da Gauge. Foi uma decisão mútua significativa para as duas partes: a escolha da Gauge pela Stefanini entre os diversos players do segmento, bem como a opção da Gauge pela multinacional, que &ea cute; referência no mercado mundial”, destaca Dante Calligaris, diretor executivo da Gauge. 

 “Com a análise de dados e compreensão dos desejos e necessidades das pessoas, inclusive com entrevistas presenciais, é possível influenciar diretamente nos resultados de nossos clientes. Utilizamos dashboards personalizados e interativos para a apresentação de dados em tempo real, o que permite a tomada de decisões de forma mais rápida e objetiva. Com isso, conseguimos garantir maior eficiência em cada área de negócios, com menor esforço operacional e maior disponibilidade de dados de forma ágil”, garante o diretor executivo da Gauge. 

“As competências da Gauge complementam o nosso portfólio e se integram à nossa filosofia de priorizar os objetivos de negócios de nossos clientes com foco no mundo digital”, complementa Marco Stefanini.

Sobre a Stefanini

A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 30 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital. Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação.

Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).

Presente em 40 países, a Stefanini foi apontada, pelo terceiro ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2017.

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New York Cafe inaugura segunda unidade em Curitiba

New York Cafe inaugura segunda unidade em Curitiba  

O empreendimento, baseado no charme, cultura e gastronomia nova-iorquina, ganhou mais um endereço na capital paranaense 

Um dos empreendimentos gastronômicos mais charmosos e aconchegantes de Curitiba, o New York Cafe, acaba de abrir as portas de sua nova unidade na capital paranaense. O espaço comandado pelo chef Luiz Santo, que foi um dos primeiros a trabalhar com o conceito de cafés especiais na cidade, começou a atender, também, no tradicional bairro Batel, um dos principais polos gastronômicos de Curitiba. 

Com mais de 120m² em um ambiente descolado e aconchegante, com capacidade para 120 pessoas, onde o público pode vivenciar o melhor da cozinha e da cultura nova-iorquina, combinadas nos cafés especiais e no cardápio exclusivo, que destaca os principais sabores de uma das principais cidades do mundo. O grande diferencial do New York Cafe está em seu cardápio, que consegue atender todos os públicos, como vegetarianos, veganos e intolerantes a lactose. 

O empreendimento traz uma grande linha de produtos que propõe uma conexão estreita com a cidade de Nova York, levando para os clientes os principais sabores da cidade norte-americana. O cardápio da casa apresenta uma grande variedade de itens divididos em 16 categorias: Classic Bagels, American Pies, NYC Salad, Bagel Sandwiches, Burgers, Snacks, Sweets and Desserts, Cheesecake, Espresso Coffee, New York Coffee, Filtered Coffee, Iced Coffee, Hot Stuff, Milkshake, Cold Stuff e Draft Beer. 

Diferenciais e novidades 

Para quem ainda não conhece cozinha do New York Cafe, um dos segredos do sucesso do empreendimento fica por conta do cuidado com cada detalhe da produção, da compra dos insumos até a entrega do prato na mesa. Com uma culinária extremamente artesanal, todos os itens são produzidos e finalizados no empreendimento, entre eles o delicioso pastrami que dá um toque especial em vários preparos. 

Além de toda essa excelência que transformou o New York Cafe na principal referência da gastronomia norte-americana em Curitiba, a unidade do Batel conta com diversas novidades. A partir de agora, por exemplo, o público pode levar para casa as delícias desenvolvidas pelo chef Luiz Santo. O novo New York Cafe oferece pães artesanais, entre eles suas tradicionais bagels, cafés especiais e sobremesas no conceito “to go”. 

A nova unidade do New York Cafe fica na Rua Gonçalves Dias, (nº 151), no bairro Batel, e funciona de segunda a sexta, das 15h às 23h, aos sábados, das 12h às 23h, e aos domingos, das 14h às 22h. Mais informações no site www.newyorkcafe.com.br ou na página oficial do empreendimento no Facebook.

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Colônia de férias oferece aulas de gastronomia para crianças e adolescentes

Colônia de férias oferece aulas de gastronomia para crianças e adolescentes 

Aulas de culinária ensinam jovens a fazerem seu próprio alimento e terem uma relação saudável com a comida 

Que tal aproveitar as férias das crianças e dos adolescentes para ajudá-los a desenvolver a autonomia, estimular a alimentação saudável e mostrar a importância do trabalho em equipe? É este o objetivo da Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, que oferece mais de 10 cursos direcionados aos jovens durante as férias escolares. E existem atividades para aqueles que querem passar apenas uma tarde cozinhando até cursos com duração de até dez aulas, dependendo da faixa etária. As aulas vão desde a produção de cupcakes, hambúrgueres e pizzas até habilidades com facas e um passeio gastronômico pela cozinha internacional, que aborda a culinária de cinco países. Sempre com um enfoque lúdico, as atividades são diárias e com direito à apresentação final aos pais, com a degustação dos pratos elaborados pelos pequenos. 

"As crianças estão cada vez mais curiosas para descobrir como se cozinha e os pais mais conscientes da importância de ensinar os filhos a fazerem sua própria comida. Saber cozinhar eleva a qualidade da alimentação a outro patamar. É um aprendizado para a vida toda", diz o sócio fundador e diretor operacional da Espaço Gourmet, Márcio Silva. 

Crianças mais saudáveis 

As crianças que preparam suas próprias refeições comem uma quantidade significativamente maior de verduras do que as que não se envolvem nessa atividade, sugere um estudo da Nestlé, publicado na revista científica Appetite em 2016. A pesquisa comparou o que as crianças escolhem para comer quando ajudam a cozinhar suas próprias refeições com o que consomem quando não o fazem. 

“Investir na relação saudável do filho com a comida, apresentando a ele ingredientes certos desde a infância, é uma espécie de poupança para o futuro gastronômico dos herdeiros e herdeiras”, Márcio. 

Com a mão na massa 

De dezembro até o final de janeiro, a Espaço Gourmet Escola de Gastronomia oferece 12 oficinas. Veja: 

Crianças de 8 a 12 anos

Uma tarde na hamburgueria

13/12/2017 ou 23/01/2018 - Das 14h às 17h

Técnicas de molhos e recheios, hambúrguer americano, hambúrguer de frango.

 

Uma tarde na pizzaria

14/12/2017 ou 25/01/2018 - Das 14h às 17h

Técnicas de preparo e montagem, molho base, massa base, pizza corn bacon e pizza calabresa.

 

Jovens de 12 a 15 anos

Cookies e cupcakes

10/01/2018 - Das 14h às 17h

Cookie tradicional, cookie de chocolate com castanhas, cookie de pistache com damasco e amêndoas, cupcake de limão, cupcake de banofi, cupcake de torta alemã, cupcake de baunilha com pistache e buttercream de pistache.

 

Caramel apples

12/01/2018 - Das 14h às 17h

Caramel apple clássica (açúcar e canela), caramel toffee com cookies e cream, toffee de avelã com chocolates e crocantes, maçã brigadeiro com chocolate branco.

 

Habilidades com facas

13/01/2018 -  Das 13h às 16h

Modelos de facas, dicas para montar kit, como afiar uma faca, como manter o fio da faca, uso adequado de cada modelo de faca.

 

Teen chef

15/01 a 16/01 - Das 14h às 17h

 

Um novo programa, composto por 10 aulas práticas, tem como objetivo realizar o aprimoramento nas técnicas básicas da cozinha clássica.

 

Aula 01 - Caldos e molhos

Aula 02 - Carnes e aves

Aula 03 - Peixes e frutos do mar

Aula 04 - Massas

Aula 05 - Saladas

Aula 06 - Introdução à cozinha trivial

Aula 07 - Cremes e sopas

Aula 08 - Snacks

Aula 09 - Doces

Aula 10 – Evento

 

Preparações especiais com batatas

22/01/2018 - Das 14h às 17h

Batata rostie (batata suíça), batata duchesse, backed potato, batata Boulangére, gratin Dauphinois, batata sauté; chips de batata doce com ganache de chocolate.

 

Crianças de 5 a 7 anos

Brincando com chocolate

15/01/2018 - Das 14h às 17h

Derretimento de chocolate, pirulito de chocolate, crespinho de confeti, barrinha colorida, maçã com chocolate.

 

Crianças de 7 a 10 anos

Brincando de cozinhar - Volta ao mundo

15/01 a 19/01 - Das 14h às 17h

O curso aborda a cada aula a gastronomia de um país. Também serão trabalhados conceitos de segurança, higiene e nutrição dentro da cozinha.

 

Aula 1 - França (chá gelado, folhado de queijo e presunto, croque monsieur e rabanada com sorvete)

Aula 2 - Estados Unidos (smoothie de blueberry, mac'n Cheese, CIA Club, cookies de chocolate e brownie de fudge).

Aula 3 - Brasil (suco de maracujá com laranja, pastel assado de queijo, espetinho de carne [xixo], brigadeiro de paçoca e pudim com caramelo de banana).

Aula 4 - Itália (soda italiana, focaccia, lasanha mista, panacota e pop pie de brigadeiro de nutella).

Aula 5 - Espanha (suco de uva integral, empanada de frango, macarrão com molho de salsisha, torrone e alfajor de chocolate branco).

 

Crianças de 7 a 9 anos

Cozinha para mini chefs

24/01/2018 - Das 14h às 17h

Mini pig burguer, sanduíche divertido, crumble de banana com caramelo, balinhas de gelatina, suco de laranja.

 

Sobre a Espaço Gourmet Escola de Gastronomia

A Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, fundada em 2004 em Curitiba-PR, foi pensada para vários públicos, desde para quem já cozinha, como para quem quer aprender desde o básico ou para quem aprecia comer bem. Oferece uma programação repleta de experiências gastronômicas para os mais variados públicos e interesses, incluindo as consagradas aulas show e aulas práticas. Oferece também os cursos Chef de Cuisine Modular, Master Chef e Master Chef Patisserie, além de eventos e treinamentos corporativos. Acesse a programação no site: http://www.espacogourmet.com.br/

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