O sentido da vida

O sentido da vida

José Pio Martins*

Fim de ano é tempo de refletir sobre o que estamos fazendo com nossas vidas. É bom momento para balanço dos atos passados e projeção do que faremos no futuro. Conquanto tenha feito conquistas maravilhosas no campo da ciência e da tecnologia, a sociedade ainda se debate com a questão proposta por Sócrates, 400 anos antes de Cristo: qual o sentido da vida e como viver?

O homem é o único animal que sabe que vai morrer e, quando descobriu esse fato, surgiu a pergunta filosófica: como viver? Caetano Veloso, em uma de suas canções, diz que “viver não é preciso; navegar é preciso”. Mas essa expressão não é dele – é do grande poeta português Fernando Pessoa, e quer dizer que alguém pode dar fim à própria vida, mas, em resolvendo viver, é preciso navegar, fazer escolhas e agir.

O psiquiatra Viktor Frankl, após ter a família exterminada, perdido o patrimônio e sido torturado em campos de concentração, retornou a seu consultório em Viena e, a partir de seus estudos e pesquisas, publicou o livro Em Busca de Sentido. Na obra, ele menciona que os prisioneiros de guerra, embora submetidos a castigos e torturas, não se suicidavam, e conclui que assim agiam porque suas vidas tinham sentido e eles nutriam a esperança.

Há uma corrente da filosofia chamada niilismo (cujos expoentes são Sartre, Nietzsche e Durkheim), para a qual após a morte só existe o nada; logo, a vida não tem sentido. Outra é chamada absolutismo (representada por Agostinho de Hipona e Tomás de Aquino, por exemplo), para a qual há Deus, a morte não é o fim e, por isso, há razão por que viver. A terceira corrente, à qual Viktor Frankl pertence, é chamada relativismo, para a qual a vida tem sentido e significado... se você der-lhe um.

Para os relativistas, o sentido da vida deve ser buscado pelo próprio indivíduo, com ou sem Deus. E o dr. Frankl afirma que o vazio existencial vem da ausência de sentido. A busca de significado e de uma razão por que viver não é somente uma questão filosófica, mas também fisiológica e social. Às vezes, os neuropeptídios, ou os traumas, desorganizam nosso cérebro e nos lançam na depressão, esse distúrbio mental que leva à falta de vontade de viver e lança muitos ao precipício do suicídio.

Quanto ao ambiente social, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), houve 278.839 assassinatos no Brasil nos cinco anos entre janeiro de 2011 e dezembro de 2015 – média mensal de 4.647 vítimas. Nesse mesmo período, a Síria, em sangrenta guerra civil, teve 256.124 pessoas mortas, média de 4.493 por mês. Ou seja, aqui se mata mais que na apavorante guerra síria.

Com tanta violência, tanta corrupção, tanta degeneração da vida, cabe indagar como é possível viver uma vida plena de sentido em uma sociedade arruinada nos valores e nas relações entre as pessoas. As saídas que se apresentam são: suportar tudo calado; ir embora do país; ou não se conformar e lutar pela transformação social.

Para a maioria dos 207 milhões de habitantes do país, a opção de ir embora não existe. Suportar tudo calado significa desistir e viver com medo. Então, a solução é não se conformar, e reagir. Resta saber como. Muitas pessoas têm vontade de lutar, mas não sabem por onde começar nem que instrumentos usar. O fato é que a violência urbana, a deterioração social e o medo ajudam a solapar a busca de um sentido individual de existência. 

*José Pio Martins, economista, é reitor da Universidade Positivo

Add a comment

Verão Mundo RIC será o melhor point dos veranistas de Guaratuba

Verão Mundo RIC será o melhor point dos veranistas de Guaratuba

A estrutura mais animada do verão será montada na Praia Central de Guaratuba, de 06/01 a 04/02, e conta com diversas atrações gratuitas

A Praia Central de Guaratuba, badalada na temporada pelos banhistas, em 2018 ganha mais um ponto de muita diversão: a estrutura Verão Mundo RIC. A estrutura da RICTV | Record TV contará com mais de 3.000 m² de muito entretenimento e diversas atividades, todos os dias da semana das 8h30 às 19h30. 

O melhor lugar do verão paranaense – o Verão Mundo RIC – ficará montado de 06/01 a 04/02 e contará com atrações para todas as idades: quadra poliesportiva com Futvolei / Volei; palco com professores para aula de ginástica, alongamento e dança; shows aos finais de semana; pista de skate; paredão de escalada, espaço para massagem, chuveiros com água doce e muito mais! 

As férias dos paranaenses serão muito mais divertidas no Verão Mundo RIC! A programação completa e todas as informações você pode consultar nas redes sociais.  

Siga as redes sociais do Verão Mundo RIC

Facebook: https://www.facebook.com/VeraoMundoRIC/

Instagram: @VerãoMundoRIC

Add a comment

Como o e-commerce tem mudado as características de compra em nome da experiência do consumidor

Como o e-commerce tem mudado as características de compra em nome da experiência do consumidor

*Por Maurício Trezub

Ter a possibilidade de comprar de forma fácil e rápida, comparando produtos, preços e especificações em tempo real, é cada vez mais parte da rotina dos consumidores, que estão ainda mais conectados ao mundo virtual e demandando novas posturas das empresas. Essa busca por experiências diferenciadas de compra é o que faz com que o varejo físico procure por uma estratégia multicanal para se aproximar mais do cliente.

Até pouco tempo atrás, comprar online se resumia em buscas, avaliação de preços e conveniência. Mas, para se reinventar no mercado e crescer, é preciso compreender que o consumidor está mais empoderado e se adaptar ao dia a dia dele é entender que irá transformar a maneira de pensar a venda no ponto físico, desde o atendimento, à interação até à forma de mostrar os produtos nas prateleiras. E nesse ponto, o varejo físico tradicional precisa entender a importância da mobilidade para poder acompanhar essas características na velocidade com que as coisas acontecem e evoluem.

A jornada de compra hoje em dia deve fugir de ser algo muito sistemático. Hoje, muitas marcas procuram atrair a atenção dos consumidores, porque sabem que eles têm o conhecimento sobre o produto de muitas formas, seja pelas redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing ou por uma propaganda na TV. E buscar a novidade é o que move a transformação digital do varejo, então, é natural que as empresas procurem formas de melhorar sua presença digital para que as experiências dos clientes sejam sensacionais.

O varejista que quer começar a se movimentar nessa direção pode apostar em tecnologias que facilitem essa nova vivência, tanto para o consumidor quanto para o gestor da loja e o próprio vendedor. Por exemplo, a vitrine virtual, que proporciona um atendimento diferenciado no ponto de venda físico, fugindo de uma compra convencional e surpreendendo o cliente nos pequenos detalhes. Desta forma, o consumidor percebe que está no lugar certo e absorve cada vez mais as vantagens do e-commerce dentro de uma loja física.

Imagine que o cliente está dentro de um empório procurando por uma determinada marca de vinho. Ele passa pela vitrine virtual, visualiza os produtos, busca por informações sobre o vinho e pode entender melhor sobre o produto, além de visualizar possíveis combinações com outras mercadorias da loja que a própria vitrine sugere, como um queijo, por exemplo. Ao escolher o produto, o consumidor pode pegá-lo e ir diretamente ao caixa, ou, melhor ainda, chamar um vendedor e ser atendido com um PDV móvel, ou pagar diretamente pelo e-commerce da loja e agendar a entrega na sua casa.

Se a escolha for chamar o vendedor, o processo pode ser finalizado por meio de um PDV móvel. O vendedor fará a compra ser mais dinâmica, uma vez que ele tem em suas mãos as informações sobre o estoque e outros setores da loja, simplificando a relação com o cliente e finalizando os pedidos e pagamentos de forma totalmente remota e direta.

As vitrines virtuais podem ser colocadas desde lojas pequenas a espaços de grande circulação, como aeroportos, metrôs, petshops, supermercados e shoppings. Outra forma de disponibilizar as ofertas é por meio de um QRCode. Com ele, é possível escolher o produto e comprá-lo apenas com um clique. Os painéis mostram as imagens das mercadorias, o cliente escolhe o que quer levar e, para finalizar a compra, posiciona o celular em frente ao código que, automaticamente, o direciona à loja virtual da empresa. Ao finalizar o pedido, esse código gerado aparece na tela do celular com a opção para pagamento feito pelo cartão de crédito. A entrega dos produtos pode ser feita em casa horas depois ou em qualquer outro lugar que for cadastrado.

Algumas empresas já investiram nessa tecnologia, como o supermercado Pão de Açúcar e a Submarino. O mercado está se reformulando e os ambientes, cada vez mais integrados, proporcionam vendas mais estratégicas. As informações que são oferecidas permitem um refinamento do posicionamento das mercadorias nas prateleiras das lojas e, até mesmo, mais entendimento do comportamento e do perfil de cada consumidor. Isso faz com que as empresas repensem a relação loja x cliente, identifiquem novas oportunidades e trabalhem na fidelização do consumidor. Quanto mais digitalizarmos o ambiente de consumo para nossos clientes, mais parceiros e procurados seremos.

*Maurício Trezub é diretor de e-commerce da TOTVS

Add a comment

Frontera lança Batata Frita em folhas

Frontera lança Batata Frita em folhas

A marca de snacks e salgadinhos inova novamente e lança quatro sabores para deixar o seu dia a dia ainda mais saboroso 

A Frontera, marca exploradora de sabores do mundo, está sempre em busca dos melhores snacks e salgadinhos para o mercado brasileiro. São produtos saborosos, dos mais variados cantos do mundo e destinados para o consumo no dia a dia, reunião de amigos e momentos de relaxamento. 

A marca acaba de inovar no mercado, e lança quatro deliciosos sabores das batatas fritas em folha, também conhecidas como Long Chips. Os sabores serão: Original, Bacon, Barbecue e Queijo com cebolinha e serão comercializados em embalagens de 75g. 

Os Long Chips são produzidos com ingredientes de alta qualidade e baixas calorias, em uma porção  de 25g temos 134kcal, o que os torna práticos e menos calóricos que as concorrentes no mercado. 

As batatas fritas em folha, assim como os demais produtos da Frontera, estão disponíveis nas principais redes de varejo e empórios do Brasil. Para mais informações, acesse o site www.fronterabrsil.com.br ou a página oficial da Frontera no Facebook (www.facebook.com/FronteraBrasil).

Add a comment

Shopping Crystal sorteará Mini Cooper no Natal

 Shopping Crystal sorteará Mini Cooper no Natal

Cada R$ 350 em compras dará direito a um cupom para concorrer ao carro 

O Natal está chegando e para comemorar uma das datas mais aguardadas pelo comércio, o Shopping Crystal vai sortear um incrível Mini Cooper. Cada R$ 350 em compras nas lojas do empreendimento dá direito a um cupom para concorrer ao carro. 

O período contemplado pela promoção vai do dia 23 de novembro de 2017 ao dia 18 de fevereiro de 2018. A troca dos cupons deverá ser feita no Concierge doshopping, que fica no piso L4. As compras realizadas das 18h às 22h terão pontos dobrados. O sorteio do carro será realizado no dia 19 de fevereiro. 

O Shopping Crystal fica na Rua Comendador Araújo (nº 731), no bairro Batel e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h. Mais informações no site www.shoppingcrystal.com.br.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos