Espetáculos para toda a família no Shopping Estação

Espetáculos para toda a família no Shopping Estação 

Circo, palhaço e releitura de “O Mágico de Oz” estão na agenda deste fim de semana

A programação infantil de agosto do Shopping Estação está recheada de espetáculos para toda a família. No primeiro fim de semana do mês, circo, palhaços e até uma releitura de “O Mágico de Oz” vão entreter adultos e crianças.    

Espaço Faz de Conta

No Faz de Conta deste sábado (5), a artista Marina Prado e o palhaço Baratinha, vão encantar o público com números de mágica, malabarismo, bambolês e equilíbrio. A apresentação tem início às 16h no Espaço Faz de Conta (Piso L1) e é gratuita. 

Teatro Regina Vogue

Ricardo Thomé e Rafael Alípio misturam stand-up com técnicas da palhaçaria no espetáculo “Dois ou Um”, no Teatro Regina Vogue (piso L12). Versatilidade, fantasia, humor e música não vão faltar. As apresentações acontecem no sábado (5), às 20h e no domingo (6), às 18h. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ (meia) e já estão à venda no Disk Ingressos. 

Dr. Botica

O clássico “O Mágico de Oz” é contado ao público com técnica de manipulação de bonecos, no Teatro Dr. Botica (piso L1). No sábado (5) e domingo (6), as famílias irão se aventurar em um mundo encantador com Dorothi e seus amigos, Espantalho, Homem de Lata e Leão. As sessões acontecem em três horários: 13h, 15h e 17h. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (estudantes, idosos e crianças de 3 até 12 anos).  

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças - Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

www.shoppingestacao.com.br

@shoppingestacao |www.facebook.com/ShoppingEstacao

Add a comment

Família e escola: as duas asas do nosso educando

Família e escola: as duas asas do nosso educando

Jacir J. Venturi*

Pais e professores são como duas asas de um pássaro: se não tiverem a mesma cadência, não haverá uma boa direção para o nosso educando. Família e escola devem ser vasos comunicantes, suprindo-se mutuamente. Pesquisa patrocinada pela Unicef mostra que, para 93% dos jovens brasileiros, a escola e a família são as instituições mais importantes da sociedade. A escola tem um papel primordial na melhoria do sistema educacional brasileiro, mas uma sustentabilidade consistente em qualidade advirá somente com a inserção dos pais no processo de aprendizagem. Sim, a educação brasileira será salva não apenas pelos governantes, ou pelos professores, mas também por uma mudança cultural e de postura dos pais.

Há pais que acompanham o rendimento escolar do filho somente pelo boletim no fim do bimestre. Todavia, o que faziam e fazem os sul-coreanos? Antes de dormir, um dos pais se achega: “Filho, vamos abrir o livro e recordar o que você aprendeu na escola hoje?” Tudo de bom acontece nesse gesto: valorização do estudo, fixação do aprendizado do filho e crescimento intelectual dos pais. Sem falar da interação e da ternura que o momento propicia. E não menos importante: esse encontro amiúde permite aos pais um julgamento honesto da qualidade de ensino da escola.

Em recente visita à Finlândia, uma guia nos dizia que são comuns os protestos em prol da melhoria do ensino. “Mas como, se os finlandeses detêm os primeiros lugares em desempenho nos testes internacionais?”, pergunto, surpreso. “Sim, o resultado é fruto dessa cobrança”, faz-se lacônica a guia. É um círculo virtuoso: a população é bem instruída, colaborativa e cobra dos governantes uma boa educação para os filhos. O raciocínio é elementar: se deixarem de combater as falhas, perderão a excelência do ensino.

No Brasil, todavia, é recorrente e redundante: os nossos indicadores educacionais estão entre os piores do mundo. Com base em dados do IBGE, cerca de 1,7 milhão de jovens entre 15 e 17 anos (16% do total) abandonam a escola por ano, sendo o principal motivo, para 40% deles, a falta de vontade para estudar e o fato de a escola ser “chata”.

Qual o contexto desses alunos? Volto à analogia inicial: um bom voo para o nosso educando necessita de duas asas. Pais que não estimulam os estudos de seu filho representam uma asa ferida. Semelhantemente, asa quebrada é a escola com professores desmotivados ou que repassam conteúdos desconectados com a realidade dos alunos. Ademais, a escola é o espaço não só da aprendizagem, mas também da interação social, manifestação da autoestima, do enlevo e da alegria.

Permita-me um depoimento pessoal: recém-formado em Matemática, fui lecionar numa escola pública da periferia de Curitiba. Deparei-me com o primeiro grande paradoxo: a faculdade havia me ensinado muito de Matemática, mas nada sobre como ensinar Matemática naquela comunidade. Toda escola é uma síntese do meio em que está inserida e, naquele caso, o escoadouro de todos os problemas sociais: violência, furtos, vandalismo, gravidez, DSTs, negligência afetiva e carências de todo o tipo, falta de alimento e higiene, ausência de mesa para realizar as tarefas escolares em casa etc.

Havia sentido ensinar o que era apótema, eneágono? A diretora, proativa e sensível aos anseios, permitiu que os professores negligenciassem parte do conteúdo pedagógico. A contrapartida foi um ensino focado no cotidiano do aluno, por meio de um trabalho interdisciplinar e contextualizado. Paulatinamente, colhíamos alunos mais interessados, participativos e com autoestima. No ano seguinte, o segundo grande paradoxo: não houve continuidade, pois, por iniciativa do Estado, a equipe foi desfeita, pela não efetivação de alguns docentes ou para atender transferências a pedido de políticos.

Apropriadas são as palavras do pedagogo Pedro Demo: “aprender é como parto: é uma coisa linda, mas dói”. Retirar uma comunidade do atraso requer gestores e professores entusiastas, com visão holística e que vivenciem a realidade do aluno. Nenhum país atingiu um bom nível de ensino sem que, em algum momento de sua história, não houvesse uma opção preferencial pela valorização do professor: salário justo, na proporção do mérito e desempenho do docente, é um requisito relevante, mas tão importante quanto é o reconhecimento e o prestígio dessa nobilíssima profissão por parte da sociedade, como o fazem todas as nações com bom desempenho educacional. E o bom professor há de entender que lhe cabe a iniciativa do diálogo, da interação com a comunidade na qual a escola está inserida. Alterar o statu quo de latência, apatia e falta de iniciativa do entorno da escola requer professores e gestores comprometidos, altruístas e respeitados pelas famílias. 

* Jacir Venturi é coordenador da Universidade Positivo, foi professor da UFPR e diretor de escolas.

 

Add a comment

Expresso Classique tem edição especial diurna para comemoração do Dia dos Pais

Expresso Classique tem edição especial diurna para comemoração do Dia dos Pais

Programa oferece desconto de 40% aos pais que forem acompanhados dos filhos 

 Está confirmada a edição especial e diurna do Expresso Classique, uma das mais charmosas atrações turísticas da cidade, para comemoração do Dia dos Pais. Ótima opção para quem deseja uma forma diferenciada de festejar a data com conforto e sem filas. O programa une gastronomia e arte ao universo ferroviário e se caracteriza pela originalidade e qualidade dos serviços oferecidos. Com a proposta de resgatar o glamour da década de 30, época de ouro das ferrovias brasileiras, o Expresso Classique proporciona a experiência lúdica de volta no tempo. A edição diurna do programa, que leva o nome de Especial Dia dos Pais no Expresso Classique oferece desconto de 40% para o pai que vier acompanhado dos filhos. 

A charmosa programação é composta por seis sofisticados vagões, um deles inteiramente projetado para a atração. Em plataforma caracterizada à moda da época, os convidados são recepcionados com música ao vivo e podem desfrutar de lounge de dança, charutaria, espaço Kaffe Kantate e refinados ambientes de estar com peças de época da Móveis Mikuska, Boulle, Naturale Tapetes e relíquias da Curitiba Antique Car. O local conta ainda com  exposição de obras de arte de Maria Ines di Bella, Alfi Vivern e aquarelas de Rubens Gennaro. 

Preparado no primeiro vagão cozinha do país, o jantar, ponto alto do programa, é servido dentro do trem. Construída especialmente para o Expresso Classique, a cozinha foi  projetada com base nas rígidas normas de preservação ambiental, boas práticas da gastronomia e equipada com o que há de mais moderno no mercado.  Sob comando dos chefs Alexandre Korman e Alessandro Berezoski, o programa conta com cardápio temático exclusivo, cervejas artesanais da premiada cervejaria Bodebrown e vinhos da adega Casa da França.

Os cuidados com cada detalhe e a busca pela perfeição fazem do Expresso Classique uma experiência diferenciada.  Os lugares, dentro dos  vagões, assim como o cardápio, são previamente escolhidos pelos clientes de forma a garantir eficiência e agilidade no serviço de primeira classe.

O Expresso Classique tem o valor de R$ 279 por pessoa e no Especial Dia Dos Pais também incluirá refeição completa no almoço (couvert, entrada, sequência de dois pratos principais e sobremesa), com atendimento de primeira classe, exclusivamente, por meio de compras antecipadas. Vagas limitadas. 

Reservas e mais informações podem ser obtidas no telefone: (41) 3888 3488 ou www.serraverdeexpress.com.br. A Serra Verde Express também oferece um canal rápido e prático de atendimento via WhatsApp pelo número  (41) 8867-8022. 

Serviço:

“Expresso Classique- Especial Dia dos Pais”

Data- 13/08

Horário- 12h30

Local- Estação Rodoferroviária de Curitiba

Valor- R$ 279 por pessoa. Descontos: 40% para o pai que estiver acompanhado dos filhos/ 50% para crianças de até 10 anos.

Inclui- almoço completo e atendimento. Não inclui bebidas.

Reservas e compras- (41) 3888-3488/ www.serraverdeexpress.com.br

Sobre a Serra Verde Express

A Serra Verde Express detém a concessão federal da ferrovia Paranaguá - Curitiba desde 1997. Em vinte anos de trabalho, incrementou o turismo ferroviário do Paraná e se tornou uma das mais importantes operadoras de trens turísticos do Brasil. É considerada, hoje, referência no setor em todo o mundo e administra o único trem de luxo nacional.  Anualmente, cerca de 200 mil pessoas passeiam nos trens operados pela empresa. Além do turismo ferroviário, a Serra Verde Express oferece city tour, pacotes turísticos, serviços de transfer, receptivo e eventos. Para garantir a satisfação dos visitantes a empresa investe periodicamente em melhorias, treinamentos de colaboradores e na preservação do meio ambiente.A Serra Verde Express pertence à Holding Higi Serv e tem como diretor geral Adonai Aires de Arruda Filho. O executivo é presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC), presidente do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e vice-presidente do Núcleo de Turismo Receptivo de Curitiba. Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br.

Add a comment

Hospital Santa Cruz promove Semana da Amamentação

Hospital Santa Cruz promove Semana da Amamentação 

Agosto é marcado pelo Dia Mundial da Amamentação, comemorado no primeiro dia do mês. Para celebrar a data, o Hospital Santa Cruz, de Curitiba-PR, promove a Semana da Amamentação, de 01 a 03 de agosto, voltada para os profissionais da maternidade do Hospital. “O tema é tratado como prioridade pela equipe da instituição, que reconhece o valor fundamental da prática e incentiva mães e familiares a investirem no aleitamento materno. A maternidade do hospital é uma referência para Curitiba e é nosso papel orientar e preparar as mães para a amamentação, com informação e acolhimento”, afirma a Gerente Médica do Hospital, Dra. Maria Inês Ramina. 

O evento especial terá em sua programação palestras sobre a Importância do Aleitamento Materno; a Amamentação do Prematuro, além de capacitação da equipe. Os participantes aprenderão sobre o manejo clínico da amamentação, conhecendo técnicas que facilitam a prática do aleitamento materno e poderão também se aprofundar sobre acolhimento e a habilidade da equipe multidisciplinar em atender a mãe de forma adequada. 

A capacitação faz parte do Projeto Maternidade Segura, do Hospital Santa Cruz. “O objetivo é valorizar a assistência obstétrica, com foco no atendimento humanizado”, explica a enfermeira e Coordenadora da Maternidade do Hospital Santa Cruz, Soraya Ivanki Lima. 

Comitê Pró-Vida

A Semana da Amamentação será aberta com uma reunião do Comitê Pró Vida de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Curitiba, promovido pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretaria Municipal da Saúde. Na pauta, estará a apresentação de Indicadores de Boas Práticas e de Produtividade da Maternidade e UTI Neonatal do Hospital Santa Cruz, com a Dra. Maria Inês Ramina, Gerente Médica; e com as enfermeiras Soraya Ivanki Lima, Coordenadora da Maternidade e Paula Bordim, Coordenadora da UTI Neonatal e Berçário. 

Hospital Santa Cruz

O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e é reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Fundado em 1966, é considerado um centro de excelência no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Atendimento e Medicina Preventiva, além da Maternidade. Oferece estrutura privilegiada, equipe médica multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. O Hospital Santa Cruz é referência no serviço de hotelaria hospitalar e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. Em 2017, inaugurou a Embaixada One Health, espaço exclusivo no sul do Brasil para atendimento do plano de saúde premium.

Add a comment

Positivo comemora 45 anos com campanha que destaca principais valores do Grupo

Positivo comemora 45 anos com campanha que destaca principais valores do Grupo

Ações integradas de comunicação focam na importância do saber, da ética, do trabalho e do progresso

“A educação é o começo de tudo” é o tema da campanha que comemora os 45 anos do Grupo Positivo. Fundado em 1972, com o Curso Pré-vestibular Positivo, o Grupo engloba hoje os principais setores da educação, desde a alfabetização até especialização e pesquisa, além das áreas de cultura, gráfica e tecnologia. A campanha, que mostra como “a educação é o começo de tudo” por meio de imagens humanizadas e histórias de vida, segue online e offline, com comercial em TV aberta e fechada, rádio, anúncios em mídia impressa e exterior, além de hotsite, websérie, redes sociais, eventos e assessoria de imprensa. “Queremos mostrar, por meio dessas ações, como a educação, quando fundamentada em valores sólidos como os do Grupo Positivo, é capaz de transformar as pessoas, a sociedade e, consequentemente, o mundo”, afirma o diretor de Marketing do Grupo Positivo, Rogério Mainardes.

“Ao comemorar 45 anos, vamos mostrar com orgulho essa história de trabalho, ética, saber e progresso”, complementa Mainardes. A comemoração segue até o final do ano, com vários eventos paralelos, voltados aos colaboradores, como a exposição Arte no Livro, um show de talentos, um almoço comemorativo e a Copa Positivo de Esportes, além da Corrida Circuito das Estações, que terá o apoio do Positivo em três etapas. “São oportunidades de compartilharmos esse momento histórico com toda a comunidade Positivo e a sociedade em geral”, ressalta o diretor. Todos os públicos estão contemplados na campanha: dos colaboradores aos ex-alunos, dos professores à comunidade.

Institucionalmente, o projeto inclui um livro comemorativo, que mostra a atuação do Positivo por meio de seu valores ao longo desses 45 anos, além de um folder e um vídeo institucional, com foco na apresentação das empresas do Grupo para stakeholders e parceiros de negócios. Como parte das ações comemorativas, o endomarketing tem destaque por meio de eventos especiais e ações de comunicação interna que envolvem todos os colaboradores do Grupo, priorizando suas histórias e sua importância na trajetória do Positivo. “Quisemos que os colaboradores fossem os primeiros a ver os materiais, o filme comercial e a campanha como um todo, principalmente por eles serem os protagonistas do sucesso alcançado ao longo dessa trajetória”, explica a coordenadora de Comunicação Corporativa do Grupo Positivo, Jerussa Ramos.

Nos meios digitais, uma websérie, composta por quatro episódios, mostrará histórias que exemplificam os quatro valores principais do Grupo: o saber, a ética, o trabalho e o progresso. A veiculação será de agosto a dezembro, no Youtube, Facebook, Instagram e grandes portais que comportam publicidade em vídeo. Além disso, foi criado um hotsite onde estarão todas as ações que compõem a campanha dos 45 anos do Grupo. A assessoria de imprensa, assinada pela agência Central Press, vai trabalhar com artigos de opinião que exemplificam como os valores do Positivo estão inseridos no dia a dia de trabalho de suas empresas e colaboradores. Até o fim do ano também serão mostradas à grande mídia histórias de amor, amizade e sucesso que começaram nas salas de aula do Positivo.

Nos meios offline, a campanha publicitária, desenvolvida pela agência Getz, está presente em jornais impressos, mídia exterior em Curitiba, no Aeroporto Afonso Pena e na TV aberta e fechada, em praças de Santa Catarina e Paraná. A campanha conta ainda com um filme no qual o Positivo demonstra, por meio da história de vida de um homem de 45 anos, a trajetória de crescimento, aprendizado e evolução do Grupo.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos