Interoperabilidade: a base para sustentabilidade no setor de saúde

Interoperabilidade: a base para sustentabilidade no setor de saúde

Por Luciano de Oliveira

A interoperabilidade é um tema amplamente discutido pelo setor de saúde, tanto na esfera pública quanto na privada. Conectar todos os players - hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras e órgãos reguladores - de maneira automática e sem necessidade de intervenção humana é proporcionar ao segmento a entrada em uma nova era, focada na sustentabilidade.

O mercado brasileiro já conta com algumas iniciativas, mas ainda não chegou no cenário ideal. Os protocolos e padrões já existem: HL7; CID10; FIHR; Loinc; Dicom; e TISS/TUSS, que no Brasil é o padrão de Troca de Informação de Saúde Suplementar (TISS) e a Terminologia Unificada Saúde Suplementar (TUSS), essenciais para o envio de cobranças aos planos de saúde. Porém, ainda falta uma adesão maior. É necessário que todas as partes envolvidas sigam à risca os padrões de interoperabilidade.

Por exemplo, em relação ao armazenamento eletrônico de informações dos pacientes, a pesquisa TIC Saúde 2015 - estudo mais recente sobre o tema conduzido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) -  indica que apenas 16% das instituições de saúde registram dados somente por meio eletrônico; 59% parcialmente em papel e o restante digital e 24% utilizam exclusivamente o papel. Esses resultados mostram que o desafio é enorme porque uma das premissas para haver interoperabilidade é ser paperless.

O uso de sistemas de gestão também não é animador. Dentro dos estabelecimentos, os softwares não se integram e existe a duplicação de informações, o que pode levar a custos ainda maiores. Anteriormente, existia a figura do médico de família que conhecia todo o seu histórico. Hoje, isso mudou, são profissionais especializados em cada parte do corpo humano. O cuidado foi pulverizado em diversas áreas e não é mais possível analisar a figura completa do doente. São muitos players usando diferentes plataformas e gerando informações descentralizadas.

Os avanços da medicina e o aumento na expectativa de vida também estão impulsionando um debate mais amplo sobre a interoperabilidade. O brasileiro está vivendo 40 anos a mais nas últimas 11 décadas. Se em 1900, a média de vida era de 33,7 anos, hoje chega a 75,4. Isso criou um desafio e uma oportunidade para todos os envolvidos no setor de saúde: gerenciar informações relevantes para a qualidade de vida de uma população que vive cada vez mais e, ao mesmo tempo, mitigar custos decorrentes desse aumento.

Além disso, vivemos uma forte tendência da medicina focada no bem-estar do indivíduo e na prevenção de doenças. Todos esses pontos – administrar dados, reduzir despesas e precaver enfermidades – são complementares e se apoiam nas ferramentas tecnológicas para que possam, efetivamente, levar benefícios reais à população. Porém, a informação precisa ser útil não só para a saúde do paciente, mas também para a gestão da instituição. Para mudar esse cenário é importante engajar gestores, médico, enfermeiros e os próprios usuários do sistema de saúde.

A tecnologia que possibilitará isso já existe – com big data, mobilidade e inteligência artificial. O próximo passo é que o Governo, desenvolvedoras e operadores de saúde se unam para definir uma plataforma comum, que integre as informações e forneça dados relevantes aos players, para que, então, desenvolvam estratégias sólidas com objetivo de alcançar a verdadeira sustentabilidade do setor.

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Protetor solar deve ser usado em todas as estações do ano

Protetor solar deve ser usado em todas as estações do ano

Médica explica que a radiação e a poluição causam o envelhecimento da pele 

Com a chegada do inverno, muitas pessoas deixam de usar o filtro solar por acharem que, com a falta de sol, a pele não está exposta aos danos dos raios ultravioletas, mas, é aí que se enganam. A médica, titular em Alergia e Imunologia, e sócia-colaboradora da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Denise Bárbara explica que o filtro deve ser usado durante todo o ano, não só no verão. “No inverno, o filtro solar deve ser utilizado para proteção da radiação UV-A e UV-B, luz visível e as invisíveis também”, comenta. “O computador, a televisão, o celular e até as luzes que entram pela janela ajudam a causar danos em nossa pele. A primeira causa para o envelhecimento extrínseco é a radiação advinda de várias fontes de luz e a segunda é a poluição. 70% de aspecto envelhecimento sem bloqueio é por causa da luz somada a poluição”, afirma Denise. 

Outro erro cometido é ao passar o filtro, que deve ser aplicado por uma camada grossa de produto. “O primeiro passo é escolher o fator 30 e lembrar que devemos repor o protetor, pelo menos, duas vezes ao dia. Mas, o mais recomendado, é aplicar de três em três horas”, ensina. “Quem passa base que contém filtro solar, pode aplicar ela e mais um pó compacto com filtro. Mas, é importante salientar: é preciso repor a base ou o pó de três em três horas. Isso ocorre, pois a transpiração vai diluir o produto e a pessoa vai ficar sem, ficando exposta à radiação.” 

De acordo com a médica, o uso do filtro não é apenas para ganho estético e sim para ter saúde. “Para ter saúde, devemos fazer a prevenção e usar protetor é um método preventivo. Além do ganho estético, ao longo do tempo, será possível observar uma pele mais bonita e um envelhecimento saudável. Outro bônus é a prevenção do câncer de pele”, salienta a especialista. 

Para ajudar na escolha de filtros solares, a Drogaria Iguatemi tem uma seleção de produtos para todos os tipos de pele e que cabem em todos os bolsos. Uma das opções é o Vichy Idéal Capital Soleil Hidratante FPS30, comercializado por R$ 46,90. Quem deseja uma base e protetor, pode escolher o Vichy Idéal Soleil Efeito Base FPS30, que custa R$ 69,90. Há também a opção Protetor Solar Isdin Compacto FPS50, com valor de R$ 125 ou o Protetor Solar Ada Tina Biosole BB Compacto Cream Secco FPS60 Bianco, que custa R$ 140. Mais opções de protetores podem ser encontrados no site: https://www.nuspace.com.br/catalogsearch/result/?q=protetor+solar ou na loja da Drogaria Iguatemi localizada no piso L2, do Pátio Batel, em Curitiba. 

Um pouco sobre o Grupo DI

A história do Grupo DI começa em 1980, quando assumiu o controle da drogaria do Shopping Iguatemi, em São Paulo. A partir de então lançou um conceito inédito, audacioso e visionário, como os proprietários do Grupo DI: a família Diniz Jorge. O objetivo foi o de criar um novo conceito de farmácia, no qual, num ambiente aconchegante, fosse possível conjugar, de maneira diferenciada, a venda de remédios e perfumaria. A marca é referência no mercado, com variedade de produtos e as mais importantes marcas de medicamentos, dermocosméticos e cosméticos do mundo. 

Drogaria Iguatemi

Endereço: Pátio Batel - Av. do Batel, 1868 – Piso L2

Telefone: (41) 4020-4478 ou 4020-4479

Facebook: https://www.facebook.com/DrogariaIguatemi/

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2º Festival Gastronômico Sábado na 24 Horas

2º Festival Gastronômico Sábado na 24 Horas

Reconquistando seu espaço em Curitiba, a Rua 24 Horas, um dos principais pontos turísticos da cidade, vai promover mais uma edição de seu saboroso festival 

Que tal saborear comidas deliciosas e chopes artesanais com preços especiais em um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba? No próximo dia 08 de julho, a Rua 24 Horas vai promover a segunda edição do “Sábado na 24 Horas”. Ao longo do evento, voltado para toda família, o público poderá consumir mais de 30 opções de preparos que terão o preço fixo de R$ 10.

O festival “Sábado na 24 Horas” contará com a participação de 12 empreendimentos: Chocolatine, Pastelaria Curitiba, Liquori Caffè Gourmet, Prinzen, Bávaro, Fresh Juice, Subway, Hibari, Top Burguer, Crepes a Dois, Koda Pub & Kitchen e Koda Healthy To Go. Os participantes vão oferecer preparos para todos os gostos, entre eles pasteis, comida japonesa, cafés especiais, saladas, chocolates, sanduíches e hambúrgueres.

Propondo uma harmonização completa, os empreendimentos Bávaro, Koda Pub & Kitchen e Top Burguer irão oferecer, também, opções de chopes com preço a partir de R$ 9,90 (500ml). Além das opções gastronômicas, a ação contará com a participação da MAKE Cosmética Urbana, que vai oferecer diversos itens de saúde e beleza por apenas R$ 10.

Sobre a Rua 24 Horas

Inaugurada em setembro de 1991, pelo então prefeito Jaime Lerner, a Rua 24 Horas é um dos principais pontos comerciais e turísticos da cidade de Curitiba. Com projeto arquitetônico de Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba), Célia Bim e Simone Soares, o complexo sempre chamou atenção de quem mora e visita à capital paranaense.

A rua possui 120 metros de extensão e 12 de largura, e sua cobertura é formada por 32 arcos. Outro destaque fica por conta, é claro, dos dois clássicos relógios que marcam a hora. Porém, em 2007 precisou ser fechada, servindo apenas para a circulação de pedestres. Só em 2010 o projeto de revitalização finalmente saiu do papel, com a reinauguração realizada no ano seguinte. 

A Rua 24 Horas fica na Rua Visconde de Nácar (sem número), no Centro de Curitiba. O festival será realizado no dia 08 de julho, das 10h às 22h. A entrada é gratuita. Mais informações no site www.rua24horascuritiba.com.br.

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Conceito de compra inteligente reforça posicionamento do PolloShop e novas lojas chegam ao shopping

Conceito de compra inteligente reforça posicionamento do PolloShop e novas lojas chegam ao shopping 

Ao todo, serão 13 novas opções de compras no shopping; novos lojistas se identificaram com o perfil de compra de qualidade e preço justo do Pollo 

Diante do atual cenário da economia, que exige do consumidor maior reflexão e consciência na hora de comprar, varejistas que oferecem produtos de qualidade, dentro das tendências e dos últimos lançamentos, mas com preço justo e acessível, tem se destacado. Mesmo com a queda no número de lojas em shoppings em todo país – de acordo com a Associação de Lojistas de Shopping (AlShop), em 2016, foram mais de 18 mil lojas em shoppings centers fechadas no Brasil, uma redução de quase 13% de lojas, o que ajudou o volume de vendas nos shoppings cair 3,20% no ano passado, em relação a 2015 - o PolloShop, shopping localizado no bairro Alto da XV, tem apresentando bons índices, com 13 novas lojas chegando ao estabelecimento. Algumas lojas já estão em funcionamento desde abril e novas lojas irão abrir entre os meses de junho e julho.

O Pollo tem a proposta de oferecer uma experiência de compra consciente, em que o consumidor pensa com o bolso e faz escolhas baseadas na qualidade e preço dos produtos. Isso gerou identificação com o perfil do empresário que quer investir nesse momento.  De acordo com o empresário Ivo Orlando Petris, CEO do Pollo, o conceito de compra consciente faz parte da filosofia do shopping há anos. “Sempre demos ênfase nesse perfil de compra, que tem se tornado cada vez mais comum entre os curitibanos. Com a crise, o público passou a pensar e escolher melhor o que vai comprar, analisando qualidade, mas também preço, para que seja um valor justo, em que se paga pela qualidade do produto, e não só pela marca ou status”, avalia.

Segundo Petris, as novas lojas que estão iniciando operações no shopping possuem esse perfil de venda e se identificaram com a personalidade do Pollo. “Os empresários viram que aqui o cliente vem para comprar, e vem para comprar de forma pensada, de forma consciente, procurando bons produtos de qualidade e preço bom. Por isso, mesmo diante da crise, nosso número de lojas fechadas diminuiu, com a chegada dessas novas lojas”, revela Ivo.

O empresário destaca, ainda, que a crise modificou o estilo de compras dos clientes. “O perfil do cliente do PolloShop não mudou: ele continua exigente, mas o comportamento de compra mudou com a crise. Por isso, intensificamos a nossa proposta de oferecer bons produtos com preço competitivo”, ressalta. Com o mix de lojas ainda mais completo, oferecendo as principais e mais recentes tendências da moda e os últimos lançamentos dos setores, o Pollo se torna ainda mais forte no setor, reforçando seu conceito de varejo de valor, priorizando qualidade. 

Mídias Sociais agitadas e com mais interação 

E as novidades no PolloShop não se limitam apenas ao aumento no mix de lojas. Após anos de constante presença nas tradicionais mídias de divulgação, como TV, outdoor, rádio e mobiliário urbano, os investimentos em marketing do Pollo chegaram às mídias sociais. E essa modernização na forma de fazer o marketing vem de encontro com a proposta de se aproximar ainda mais público, que hoje, utiliza e muito as mídias sociais para definir suas opções de compras. Nos perfis que a empresa tem no Facebook e Instagram, atualizações constantes tem movimentado os clientes nas redes sociais. São vídeos, transmissões ao vivo com sorteios, promoções, novidades exclusivas relacionadas à moda e dicas de looks. O conteúdo tem feito muito sucesso com os seguidores.

A coordenadora de marketing do Pollo, Andréa Higashiyama, destaca que os índices de interações e visualizações nas mídias do shopping têm aumentado. “Um exemplo desse sucesso é o resultado da nossa ação do Dia dos Namorados. Tivemos quase 100 mil visualizações do vídeo e centenas de pessoas participaram da promoção. Percebemos que estamos no caminho certo, investindo na mídia certa, pois estamos tendo um grande retorno”, afirma.

Segundo Andréa, os lojistas têm percebido o sucesso do Pollo nas redes sociais. “Eles nos contam que chegam clientes pedindo pelos produtos que anunciamos nos vídeos, tem sido uma experiência muito boa tanto para os lojistas, em ternos de venda, quanto para o Pollo, conceituando ainda mais o shopping entre um novo público, mais jovem, que consome mais as mídias sociais”, revela. 

Serviço:

PolloShop

Rua Camões, 601 – Alto da XV

Horários de funcionamento:

Lojas: De segunda a sábado: 10h às 22h

Domingos e feriados: 14h às 20h

Praça de Alimentação: De segunda a sábado: 9h às 22h

Domingo e feriados: 10h às 20h

www.polloshop.com.br

facebook.com/polloshop

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Promoção dá 50% de desconto nas mensalidades para amigas treinarem

Promoção dá 50% de desconto nas mensalidades para amigas treinarem 

Na contratação do plano anual, as seis primeiras mensalidades das três amigas saem pela metade do preço 

Treinar garante um corpo são e aumenta a disposição para o dia a dia. Quando essa atividade acontece entre amigos, além de beneficiar a saúde, garante um momento de descontração e alegria. Pensando nisso, a Pantheon Academia está com uma promoção especial “prazamigas”. Para grupos de três amigas, haverá desconto especial de 50% na mensalidade de cada uma nos seis primeiros meses, na contratação do plano anual da academia.

A ideia, de acordo com um dos proprietários da Pantheon Group, Kaique Barbanti, é incentivar que a atividade física também seja um momento de reunir amigos e ser um momento agradável. “Pensamos em não apenas treinar, mas também em criar um ambiente mais descontraído, entre amigos; assim, torna-se divertido estar na academia”, revela.

A promoção é válida nas duas unidades da rede Pantheon em Curitiba, nos bairros Rebouças e no Batel. Além de ser a única academia no sul do país com equipamentos 100% Hammer Strength, a Unidade Batel é a primeira academia pet friendly do Brasil, e possui, diariamente, cabeleireira disponível no vestiário feminino pela manhã. O serviço é gratuito para as aulas, assim como o empréstimo de toalhas: todos os usuários podem usar as toalhas da academia, sem a necessidade de pagamentos extras. As toalhas passam por um alto sistema de lavagem e higienização. 

Serviço:

Pantheon Academia

Rua Comendador Araújo, 627 – Batel

Telefone: (41) 3085-3553

Pantheon Express

Rua Chile, 1651 – Rebouças

Telefone (41) 3010-6858

Facebook e Instagram: @pantheonacademia

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