Captar tendências de consumo pode tirar varejistas da crise

Captar tendências de consumo pode tirar varejistas da crise 

Planejamento do espaço físico das lojas foi um dos temas debatidos em evento da plataforma ARQTTO na ACP 

Empresários e arquitetos de Curitiba se reuniram na última terça-feira (13), na Associação Comercia do Paraná, para um ciclo de palestras sobre o impacto da arquitetura nos negócios, promovido pela Plataforma ARQTTO. Entre os convidados estiveram os arquitetos Manoel Doria (da Doria Lopes Fiuza), Keiro Yamawaki (da Garage Plan e ASBEA-PR), Juliana Lahóz (da Juliana Lahóz Arquitetura) e Pedro Sunye e Lucas Issey (da Y Arquitetos).

Conhecido por sua expertise em empreendimentos multiuso, Doria frisou que mesmo em tempos de crise há demanda por projetos de varejo, especialmente projetos ancorados em novas tendências de consumo. “Saber o comportamento e a expectativa do cliente e oferecer a ele experiências que vão além da compra em si é um dos grandes balizadores da arquitetura nesse segmento”, disse.

Com mais de 5 milhões de metros quadrados construídos, em 25 anos de experiência, Doria explicou o atual processo de reinterpretação dos shoppings centers e a necessidade dos lojistas compreenderem as novas formas de consumo da população.

Por sua vez, Keiro Yamawaki explorou os gargalos relacionados a estacionamento. Entre os destaques de sua palestra esteve o nível de conforto oferecido nas vagas de estacionamentos do varejo – que pode ser um desafio na atração de clientes para o seu negócio. Ele também explicou os desafios de tornar um estacionamento, ao mesmo tempo, agradável, funcional e bonito – fugindo do conceito de edifícios-garagem que impactam negativamente as paisagens urbanas.

Juliana Lahóz mostrou como fez a doçura da marca Chocolateria literalmente subir pelas paredes, a partir de um projeto arquitetônico totalmente alinhado à identidade visual da empresa. Num espaço de 24 metros quadrados e orçamento limitado, a arquiteta construiu um ambiente romântico, vintage e funcional. Para isso, serviu-se de soluções em mobiliário, cores e revestimentos.

Já o jovem time da Y Arquitetos, formado por Pedro Sunye e Lucas Issey, apresentou cases de lojas que tiveram seu faturamento impactado por aspectos arquitetônicos ligados a performance, identidade e empatia. Todo o conteúdo do evento estará disponível em um ebook, a ser divulgado em breve nos canais oficiais da plataforma ARQTTO.

O evento teve o apoio do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA-PR), da Arauco, da Incepa, a Ilumix e do Balaroti. “O mercado paranaense está evoluindo cada dia mais em relação à compreensão de valor do design e da arquitetura em seus negócios. Iniciativas geradoras de conhecimento, como esta, reafirmam ainda mais a visão sobre o a versatilidade do trabalho dos profissionais da área”, disse Fabiola Molteni, coordenadora de Marketing da Arauco.

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Opet coleta óleo de cozinha

Opet coleta óleo de cozinha

Comunidade pode entregar o material nos dois campi; Matéria-prima será transformada em sabão

O consumo anula de óleos vegetais no Brasil é de 3,72 milhões de toneladas. Cada família consome cerca de 4 litros por mês, sendo que, apenas um litro descartado nos rios e mares, contamina 25 mil litros de água. Com o objetivo de envolver o tema diretamente no dia a dia de crianças e jovens, o Colégio e a Faculdade Opet disponibilizam postos de coleta de óleo de cozinha em duas unidades, no Rebouças e Centro Cívico.

O óleo deve ser armazenado em garrafas PET e entregue nos locais de coleta. “Estamos pedindo o apoio da comunidade para ampliar o recolhimento de óleos vegetais que é tão prejudicial ao meio ambiente quando descartado indevidamente”, ressalta Andrea Delfini, coordenadora do projeto.

A ideia surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Gestão Comercial, na modalidade à distância, no qual a professora Andrea coordena, e verificou-se que os óleos vegetais já usados podem sem transformados em produtos de limpeza como sabão e até mesmo biodiesel. “A partir disso, pensamos em como poderíamos colocar isso em prática na própria instituição”, destaca Andrea.

No Colégio, os alunos do 6º ano vão transformar o óleo em sabão na disciplina de química, sensibilizando-os para a possibilidade de reaproveitamento de insumos que, normalmente, são jogados fora. Eles também farão uma ação para informar os benefícios da reutilização do óleo dos restaurantes em Antonina e Morretes, no Litoral do Paraná, em homenagem ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com as Escolas Associadas à Unesco, que o Colégio Opet faz parte.

O valor arrecadado com a transformação do óleo de cozinha será direcionado aos alunos que exercem cargos políticos na Cidade Mirim, com o objetivo de conscientizar a utilização de recursos financeiros em ações públicas. Para a realização dessas ações, eles contarão com a orientação dos alunos dos cursos de graduação de Gestão Comercial, Processos Gerenciais, Gestão Pública, Ciências Contábeis e Pedagogia, na modalidade à distância, e também dos alunos dos cursos de graduação de Gestão Financeira, Logística, Publicidade e Propaganda, Marketing, Ciências Contábeis, na modalidade presencial. O projeto ainda contou com a parceria do Instituto Opet. 

“Estamos envolvendo toda a instituição, desde as crianças até os universitários em um esforço conjunto para tratar de um tema muito importante”, conclui a coordenadora Andrea Delfini.

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Residencial Mandala, da Incorporadora AG7, recebe últimos detalhes antes da entrega

Residencial Mandala, da Incorporadora AG7, recebe últimos detalhes antes da entrega

O empreendimento de luxo, que se destaca pelo projeto, decoração e paisagismo, está localizado na nobre região do Água Verde 

Nas últimas semanas antes da entrega do residencial Mandala, idealizado pela incorporadora AG7, os profissionais envolvidos com o empreendimento finalizam seus últimos detalhes. A obra segue em alta velocidade para que, ainda neste mês, todos possam conferir a integridade da construção, que conta com projeto arquitetônico assinado pelo consagrado escritório Realiza Arquitetura, e com interiores, por Jayme Bernardo. Já o projeto paisagístico, que dá a identidade única ao residencial, tem assinatura de Benedito Abbud, com o lighting designassinado por Regina Bruni.

Em 2014, quando foi lançado, o empreendimento arrematou o Prêmio Master Imobiliário, na categoria Produto Imobiliário, premiação máxima do ramo no Brasil. São mais de 20 itens de lazer aos moradores, num terreno de 6.100 m², localizado em região nobre, com diversas opções de comércio e serviços de alto padrão.

Entre os diferenciais oferecidos para os clientes, estão as plantas flexíveis; o piso aquecido nos banheiros das suítes; a infraestrutura para automação, ar-condicionado e aspiração central; as esquadrias de piso e teto em todas as suítes; o isolamento acústico nos pisos, paredes e esquadrias; o estacionamento coberto para visitantes; e vagas para moto ou jet ski, além das opções de 2 a 4 vagas de garagem, de acordo com a tipologia de unidade adquirida pelo morador (apartamentos, duplex e penthouses, de 3 a 4 suítes).

De acordo com o CEO da AG7, Alfredo Gulin Neto, o empreendimento inova em diversas frentes. “A perfeita harmonização do lazer com a área privativa também é um forte diferencial do Mandala, um empreendimento concebido com um conceito inovador, em que a inspiração e a qualidade de vida são propostas privilegiadas. Tudo foi pensado para oferecer o máximo bem-estar ao morador”, afirma. O empreendimento é comercializado pela Imobiliária Thá e pela Galvão.

SOBRE A AG7

Acreditando que várias cabeças juntas pensam melhor, a AG7 trabalha de maneira holística, integrando diversas áreas para buscar o melhor resultado. Fundada em 2011, por Alfredo Gulin Filho e Alfredo Gulin Neto, a empresa é uma holding de negócios imobiliários. Com uma equipe que soma mais de 40 anos de mercado, a AG7 já entregou mais de 50 edifícios, totalizando 500 mil m² em áreas construídas em Curitiba. Este time talentoso oferece ao mercado serviços de inteligência imobiliária completos, full service real estate developer. A AG7 participa de todas as etapas do processo de incorporação, desde a compra do terreno, passando pelo desenvolvimento dos produtos, aprovação de projetos, gestão da incorporação, lançamento, até a entrega das chaves. Isso, sem abrir mão do contato constante com seus projetistas, evitando contratempos e fomentando a integração necessária para um projeto perfeito.

AG7

Endereço: Rua: Francisco Rocha, 198, salas 20 e 21

Tel.: (41) 3339-6700

Site: www.ag7.co

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Brasil é segundo no ranking de cirurgias bariátricas no mundo

Brasil é segundo no ranking de cirurgias bariátricas no mundo

Obesidade está relacionada a 21 doenças e pode levar à morte

O número de cirurgias da obesidade tem crescido a cada ano no Brasil. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) apontam que, em 2016, houve um aumento de 7,5%, se comparado a 2015. No ano passado foram efetuados 100.512 procedimentos para redução de estômago, número este que coloca o país na segunda posição no ranking dos que mais realizam a intervenção no mundo.

Diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dificuldade respiratória e doenças cardiovasculares são alguns dos problemas que acometem os obesos. “Atualmente, 21 patologias estão associadas à obesidade e podem levar à morte. A pessoa obesa tem risco maior de morte cardiovascular do que a população em geral e quanto mais ele espera pela cirurgia, maior a chance de complicações associadas, como quadros de hipertensão, enfarte e derrames. Por isso, não se trata de uma questão estética, mas sim de qualidade de vida”, alerta o médico Giorgio Baretta, especialista em cirurgia bariátrica do Hospital VITA.

Dr. Baretta explica que para realizar o procedimento o paciente passa por uma avaliação onde são analisados os perfis psicológico e alimentar e as doenças associadas à obesidade. “Somente após esse estudo é definida a técnica que será utilizada”, esclarece.

As cirurgias bariátricas estão divididas em três técnicas: restritivas, aquelas que reduzem a capacidade do estômago, ou seja, fazem o paciente comer menos, sem mexer no intestino, chamada de sleeve gástrico; disabsortivas, que realizam um desvio do intestino; e mistas que combinam a restrição, ou seja, a redução da capacidade gástrica com o desvio do intestino, denominada de bypass gástrico ou cirurgia de Capella, que ainda é a mais executada no Brasil, na qual o estômago fica com uma capacidade em torno de 50 ml e ocorre um desvio do intestino delgado em tono de 1,5 a 2 metros.

Aprovado para ser realizado no Brasil em 2010, o sleeve gástrico vem ganhando espaço. Nos Estados Unidos, quando comparado ao bypass, já é a técnica mais praticada devido a menor incidência de complicações e por não mexer no intestino. “É uma técnica associada a uma perda menor de peso e a ocorrência maior de reganho de peso após um ano e meio ou dois de realização do procedimento. Teoricamente é uma técnica mais agradável aos olhos do paciente por não precisar mexer do intestino e tomar menos vitaminas, só que o paciente tem que estar ciente que, na maioria das vezes, ele não vai conseguir ter uma perda de peso como a que acontece com o bypass”, alerta o médico.

Dr. Baretta explica também que a técnica é indicada para paciente “comedor de volume”, que é diferente daquele que é “beliscador”, e para aqueles que não têm doença do refluxo avançada. “Geralmente é realizada em homens, porque ao contrário da mulher, comem mais volume, e em pacientes que necessitam de uma monitorização endoscópica do estômago para o resto da vida (pessoas que têm casos de câncer gástrico na família) porque não exclui parte do estômago e desta forma não interfere na realização do exame de endoscopia” descreve.

Independe da técnica optada, o paciente recebe um acompanhamento multidisciplinar (psicológico, nutricional, cardiológico) antes e após o procedimento por tempo indeterminado. “Já com o cirurgião, indica-se um monitoramento para o resto da vida”, conclui Baretta.        

Doenças relacionadas à obesidade: diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites, doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação), asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão.

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade da Rede VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o  VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial. www.hospitalvita.com.br

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Taco El Pancho lança nova carta de drinks

Taco El Pancho lança nova carta de drinks 

Uma nova safra de drinks especiais chega aos balcões e mesas do Taco El Pancho este mês, com o lançamento da nova carta, assinada pelo bartender Lukinhas Siqueira. São 22 opções, elaboradas por Siqueira mixando influências mexicanas tradicionais da casa, toques autorais, clássicos da coquetelaria internacional e também o rigor técnico e de acabamento que fez de Lukinhas um dos grandes nomes de sua geração no país. 

"Criamos seis segmentos na nova carta", conta o paranaense de 23 anos. "Há cocktails doces, bitter, para celebrar, os clássicos, os mexicanos e os sem álcool", afirma o bartender. Este é o segundo cardápio elaborado por Siqueira para a casa - o primeiro saiu em novembro, logo que ele ingressou no Taco e foi lançado um novo bar de drink na casa, com remodelação do espaço. 

A classificação de sabores facilita na hora de escolher um drink, especialmente para quem não está tão familiarizado com a coquetelaria. "A informação sobre as bebidas tem que vir do bartender, e o cardápio deve ajudar o cliente a escolher o que vai beber", explica. "As pessoas muitas vezes têm dificuldade de entender seus próprios paladares, o que preferem beber, e essa divisão ajuda na decisão por um drink e a fazer o cliente sair daqui satisfeito".

La Mula, Margarita e mais novidades

A tequila é um marco do cardápio, aliada a toques cítricos e frutados neste menu. "O sabor cítrico é ótimo para quebrar os sabores fortes da tequila, valorizando o paladar", conta o bartender. O Moscow Mule por exemplo ganha uma repaginada com a versão mexicana: La Mula (R$ 19). Na receita, tequila Jose Cuervo Silver, limão siciliano, abacaxi fresco, refrigerante artesanal de gengibre e hortelã. Já a Margarita Kahlo (R$ 22) leva tequila Jose Cuervo Silver, licor de laranja, limão tahiti, morango e açúcar de baunilha.

A artista Frida Kahlo inspira ainda outra bebida: Frida! Frida! (R$ 25), preparada com vodka Absolute Pears, redução de hibisco e maçã, limão siciliano e laranja bahia. As vodkas aromatizadas da Absolut são presença marcante em drinks "para adoçar o dia". "São bebidas bem voltadas à coquetelaria, ajudam a revelar os toques frutados", destaca Siqueira. O Hello Absolut (R$ 25), por exemplo, leva a versão Vanilla da bebida, com amora, framboesa, blueberry, redução de hibisco e maçã e suco de cranberry. O hibisco também tem forte toque nestes drinks. "Dá um ótimo sabor frutado com leve toque de feminilidade da flor", comenta o criador deste drink.

Clássicos do balcão

"As pessoas saem em dias de semana buscando uma bebida mais leve, com menor teor alcoólico. Elas não querem deixar de beber, mas procuram drinks diferentes", o bartender aponta. Assim, aparecem no cardápio coquetéis como Bellini (R$ 19), com espumante brut e purê de pêssego, ou Rossini Baby (R$ 25), com vodka Absolut Mango, espumante brut, limão siciliano e purê de morango.

Já os clássicos são repaginados para valorizar o produto nacional e orgânico. A Caipirinha (R$ 18) é preparada com cachaça Yaguara branca orgânica, limão tahiti, xarope de mel e rapadura, aliando sabores cítricos e doces com leve toque de amargor.

Quem tem o paladar mais voltado ao amargo também tem vez no menu de cocktails do Taco. O Rabo de Gallo (R$ 25) da casa tem cachaça Yaguara branca orgânica, vermouth Punt e Mes, Fernet Branca e laranja. Já o Gin & Tea (R$ 24 com gim Gordon's ou R$ 27 com gim Beefeater) é preparado com água tônica, chá de frutas silvestres, grapefruit e canela. "Gosto sempre de valorizar o gim tônica em versões repaginadas", Lukinhas afirma. O Irish Mule (R$ 29) é uma boa pedida para o inverno, com Jameson Irish Whiskey, limão siciliano, refrigerante artesanal de gengibre e angostura bitter.

Zero álcool 

Duas novidades agradam em especial quem não quer bebidas alcoólicas: Carla B e Ginger Mint. Os drinks sem álcool são ótimos para os motoristas da rodada, que confraternizam com os amigos sem comprometer a direção. "São criações que vêm cada vez com mais força, pois a pessoa não deixa de participar do ambiente enquanto degusta o cocktail", explica. Carla B (R$ 16) leva soda limonada, morango, framboesa, xarope de grenadine, manjericão e limão siciliano, enquanto Ginger Mint (R$ 16) tem soda limonada, gengibre, maracujá, xarope de mel e hortelã.

Taco El Pancho 

Funcionamento: Aberto de segunda a sábado, a partir das 18h

Endereço: Av. Bispo Dom José, 2295 – Batel, Curitiba – PR

Informações e reservas: (41) 3342-1204 | www.tacoelpancho.com.br

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