TOTVS foca esforços na indústria de alimentos orgânicos

TOTVS foca esforços na indústria de alimentos orgânicos

Companhia desenhou ferramentas especialmente para este nicho visando a atender o crescimento exponencial do mercado

Atenta às demandas dos segmentos em que atua, a TOTVS formatou um pacote de soluções tecnológicas específico para produtores e indústria de alimentícios que seguem restrições ou certificações, como orgânicos, vegetarianos, veganos e produtos livres de lactose e glúten. A oferta inclui desde módulos de rastreabilidade, produção, centralização de informações, qualidade, business intelligence e compliance, até a plataforma de produtividade fluig.

“Temos acompanhado o crescimento de mercados como o de produtos orgânicos, vegetarianos e saudáveis em geral, além de outros que exigem alto nível de controle de processos. Por isso, criamos soluções que dão suporte para esse tipo de produção, garantindo uma gestão simples e eficiente, para que estas empresas que passam por auditorias constantes para manterem suas certificações, tenham tranquilidade para focar em seus negócios core”, comenta Carlos Valle, diretor do segmento de Manufatura da TOTVS.

Muitos fabricantes desse setor começaram pequenos e estão experimentando um crescimento veloz de seus negócios, o que traz também uma série de responsabilidades, como responder rapidamente às exigências fiscais e de órgãos regulatórios; gerir a qualidade e rastreabilidade de produtos; garantir a composição do produto orgânico ou com outro tipo de característica; prever corretamente demandas futuras; reduzir custos nos processos operacionais e logísticos; aumentar a produtividade para atender um mercado em desenvolvimento.

O objetivo da TOTVS é proporcionar ao cliente uma ferramenta que agregue valor à gestão, permitindo que ele consiga controlar, rastrear, monitorar e gerenciar todos os processos para assegurar qualidade e confiabilidade desde o recebimento de matéria-prima até entrega do produto final, superando, dessa forma, os desafios da expansão. A rastreabilidade fornece informações detalhadas que possibilitam isolar um problema de qualidade e prever o grau de impacto na produção, incluindo quais itens foram atingidos e a origem do defeito. O fluig entra nesse fluxo como uma plataforma de produtividade que centraliza todo esse conhecimento e garante que workflows de engenharia de produto, compras, compliance e outros sejam atualizados e cada passo seja cumprido por seu responsável.

A Floema, indústria de produtos derivados do mel e frutas secas, é cliente TOTVS desde 2010 e faz uso dos módulos de Manufatura, PCP, Compras, Financeiro, Faturamento, Fiscal, Recursos Humanos, Business Intelligence e Contabilidade. “O sistema é um facilitador do nosso negócio porque nele consigo controlar o cadastro de fornecedores de mel, que devem ser orgânicos, porque, além de abastecer o mercado nacional, exportamos nossos produtos para os EUA. Por lá também consigo ter uma visão geral do negócio, os processos de compras, de faturamento e os indicadores – como as metas dos vendedores e seus status”, conta Humberto Júnior, diretor de operações da companhia.

Já a Superbom, indústria de alimentos voltada para o público fitness e vegano, conta com a flexibilidade do software TOTVS para garantir a procedência de suas matérias primas. “Por meio do módulo Laboratório, fazemos o processo de verificação de origem da nossa matéria prima. Quando entra uma nova mercadoria, existem campos obrigatórios a serem preenchidos no sistema, customizados para nós, que garantem que qualquer insumo que for utilizado está em conformidade com nossos procedimentos. Com o ERP, também conseguimos nos antecipar a algumas necessidades do mercado. Ele nos acompanha nas mudanças que planejamos, como quando começamos a controlar os produtos por lote”, explica David Gonsaga, gerente de TI da empresa.

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Curitiba ganha "mini cidade inteligente" para incentivar crianças a debater o futuro dos municípios

Curitiba ganha "mini cidade inteligente" para incentivar crianças a debater o futuro dos municípios

iCities Kids, que acontece de 16 a 25 de setembro no Parque Barigui, pretende disseminar conceitos de smart cities entre crianças e adolescentes

A Semana Nacional do Trânsito contará com uma programação diferente para as crianças em Curitiba. De 16 a 25 de setembro será realizada no Parque Barigui a primeira edição do iCities Kids – um evento que propõe a discussão dos problemas atuais e futuros das cidades entre os estudantes do ensino fundamental. A ideia é buscar novos entendimentos e disseminar conceitos de sustentabilidade entre os pequenos, a fim de formar cidadãos que contribuam para uma vida melhor e mais colaborativa.

De uma forma lúdica e atraente ao olhar das crianças, os promotores do iCities Kids montarão uma "mini cidade inteligente" ao lado do Salão de Atos, no Parque Barigui. Por meio dela serão abordados temas como educação no trânsito e mobilidade, sustentabilidade, geração de energias renováveis e robótica. Durante a semana, as atividades serão voltadas a alunos da rede municipal de ensino e, aos sábados e domingos (17, 18, 24 e 25 de setembro), será aberto ao público que quiser levar ao evento crianças entre 7 e 11 anos, acompanhadas dos pais.

"O objetivo é envolver mais de 800 estudantes em oficinas dinâmicas e com aprendizado concreto, para que eles se tornem disseminadores do conceito de cidades inteligentes, no qual a tecnologia e a inovação permeiam áreas como: educação, saúde, segurança pública, serviços de utilidades (água e energia), serviços públicos, telecomunicações e transportes", explica André Telles, um dos idealizadores do iCities Kids. 

Dentro do tema educação para o trânsito os estudantes contarão com atividades em três modais: pedestre, bicicleta e carro elétrico. Isso porque, independente do papel que exerçam no trânsito, precisam estar cientes dos deveres, legislação, atenção ao próximo e meio ambiente. Numa abordagem diferenciada, as crianças receberão noções sobre princípios de risco, cidadania e sustentabilidade.

Outra oficina disponível para os estudantes vai abordar as energias renováveis e resíduos. "Nelas serão abordadas as fontes alternativas, como a solar, a eólica, a hidrelétrica e a biomassa, além de mini painéis fotovoltaicos (os populares painéis solares), para que eles entendam o funcionamento", explica Roberto Marcelino, diretor de novos negócios do iCities. A oficina contará ainda com uma maquete da Usina de Itaipu e um gerador eólico.

Outro tema apresentado às crianças será a “cultura do lixo” e o “conceito lixo zero”. Para isso, serão instalados no local uma composteira de resíduos sólidos e uma horta suspensa.

E, dentro do conceito inovação, está prevista uma oficina de robótica. Nela será possível interagir com robôs e ver como projetos construídos por crianças podem auxiliar no dia a dia das cidades. Para demonstrar esta questão serão expostos jardins inteligentes que economizam água e energia.

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura Municipal de Curitiba (SMELJ) também participa do evento com brinquedos e atividades voltadas às crianças num espaço ao lado do iCities Kids. O evento é apresentado pelo Instituto Renault e conta com o patrocínio de Itaipu e Renault, além do apoio da Nutrimental, Grow, Cultura Inglesa, Baldo, Editora Positivo, Robótica Kids, Schneider Electric, IBQP, Oxil e ICI – Instituto das Cidades Inteligentes.

Serviço:             

iCities Kids

Data: 16 a 25 de setembro

Horário: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30

Local: Ao lado do Salão de Atos do Parque Barigui - Alameda Ecológica Burle Marx, s/n. Santo Inácio – Curitiba – PR.

Mais informações: http://www.icities.com.br

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Franquias avançam e se tornam modelo de negócio vantajoso no cenário econômico nacional

Franquias avançam e se tornam modelo de negócio vantajoso no cenário econômico nacional

Especialista ensina como alcançar resultados positivos com o franchising 

O momento atual do varejo e os aspectos relevantes do mercado são tratados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo - SBVC no ranking “As 300 maiores empresas do varejo brasileiro 2016” que, somadas, registraram um faturamento bruto de R$ 531 bilhões. A radiografia completa do setor contém uma série de informações e indicadores e um dos pontos que chama a atenção é avanço do franchising. O estudo considera esse formato de negócio uma das forças motrizes da expansão da rede varejista brasileira. O levantamento aponta que das dez empresas que mais abriram lojas no país entre 2014 e 2015, sete atuam no sistema de franquias. 

Alternativa para empreendedores meio à crise econômica, o modelo de negócios tem sido assertivo, como indica pesquisa elaborada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O levantamento aponta que o setor de franquias alcançou faturamento de R$ 139 bilhões em 2015, e é responsável atualmente por 2,3% do PIB nacional. Soma-se a isso o fato de que já existem mais de 3 mil redes e aproximadamente 138 mil unidades franqueadas no Brasil, o que gera 1,1 milhão de empregos diretos. 

Negócio assertivo 

Para o professor do MBA de Gestão do Varejo e Administração de Shopping Center da Universidade Positivo, Leandro Krug Batista, o sistema de franquias é um modelo de negócio vantajoso. “Um dos primeiros ganhos que um franqueado obtém é a capacidade de expansão rápida”, observa. Ao expandir por meio de franquias, o empresário poderá contar com o capital e a energia executora de outros empreendedores que se identificarem com o negócio. De acordo com ele, um ponto importante nas redes de franquias é a sua profissionalização. “Na formatação de redes de varejo de franquias, todos os processos inerentes à operação feita pelo franqueado são discutidos e formalizados. Muitos varejos de peso não conseguem expandir por não terem uma operação profissional”, observa o especialista. 

É fato que o sistema de franquias se desenvolveu nos últimos anos e está amadurecendo, com expansão para inúmeros ramos do varejo, e atrai empreendedores que buscam realizar o sonho do negócio próprio. Mas é necessária uma análise de viabilidade do negócio para que haja êxito na decisão de abrir um novo empreendimento, recomenda Krug,  que há 5 anos dirige uma empresa especializada em processos de formatação e expansão de rede de franquias. “Quando se decide seguir por esse caminho, é preciso levar em consideração três questões fundamentais: “Qual o tamanho e o potencial do mercado a ser atendido? A minha proposta de valor é competitiva? É o tipo de negócio que eu teria disposição e habilidade para atuar durante um longo prazo?”. 

Essa análise é muito importante para se conhecer os riscos do negócio e evitar que o empreendimento não tenha sucesso, principalmente num cenário de desaceleração econômica. O estudo do SBVC, impresso no Paraná pela Posigraf, apesar de mostrar um quadro favorável e lucrativo para o setor varejista, revela que entre 2014 e 2015, mais de 130 mil lojas fecharam suas portas. Portanto, a franquia que projeta expansão de sua rede deve ter uma unidade de negócio atual lucrativa, ter mercado para se pagar e gerar lucro. Este é o primeiro passo, ensina Krug. O professor lembra que a marca deve ser registrada no INPI para que possa ser usada pela rede de franqueados. Estudar como funciona a operação, administração e a venda dos produtos e serviços e ajudar o empreendedor a identificar as oportunidades deste negócio e buscar a escalabilidade, ou seja, a capacidade de replicar o produto/serviço, atendendo um grande público ou mercado consumidor também são regras a ser seguidas. 

Com sua expertise, Krug tem condições de assegurar que as franquias são, indiscutivelmente, um dos modelos de negócios mais inteligentes para se investir. Nos últimos 20 anos, o franchising brasileiro passou por um grande amadurecimento. “Além disso, a Lei de Franquias no Brasil é uma das melhores do mundo. Por fim, investir em um negócio com mercado já testado e com todo conhecimento do negócio já manualizado facilita bastante a operação”, acentua.  

Caminho do sucesso 

A empresária Alison Regina Mazza Lubascher considera sua loja um case de sucesso no sistema de franquias. Ela é franqueada da marca de lingerie Liz, empresa brasileira com 26 anos de mercado, e com fábricas em Jundiaí (SP) e Campo Grande (MS). “Estou muito feliz com o negócio”, garante. De acordo com ela, o momento atual requer paciência, tranquilidade, excelência no atendimento, parcerias e controle de compras. “Realizar a compra correta tem sido um dos grandes desafios num período de crise”, assinala, assegurando que as parcerias também são responsáveis pela viabilização de excelentes oportunidades. 

Alison coloca que essas parcerias tem sido fantásticas para a franqueada. “Conseguimos trazer marcas que têm os mesmos cuidados em qualidade e bem-estar para dentro de nossas lojas, proporcionando às clientes um momento de cuidados com toda a informação técnica sobre o produto”, observa. “Viver essa experiência faz toda a diferença”. E frisa: são parcerias e eventos sem custos. “Oferecemos momentos de experiência, de descobertas de diferenciais”. 

Para a franqueada, a hora não é oportuna para grandes investimentos. “O momento exige moderação, controle e conciliação entre vendas e compras”, coloca. Segundo ela, uma das estratégias para enfrentar a situação atual é aperfeiçoar a equipe para garantir um atendimento de qualidade. Sem perder o otimismo, Alison espera ser surpreendida com um final de ano mais movimentado, “mas imagino que para 2017 possamos retomar o crescimento”, prevê. 

Acreditar na marca e no produto que vende é característica que Alison gosta de frisar quando o assunto é empreender. “Tenho absoluta certeza de que iremos colher ótimos frutos, porque contamos com apoio do franqueador que começou com o auxilio na escolha do ponto, projeto, acompanhamento da contratação com o shopping, incluindo negociações, análise de estoque, processos de contratação, treinamentos em todos os aspectos, inclusive sobre a análise do negócio”. Esses fatores são apontados por ela como diferenciais que a mantém firme e segura da escolha que fez. 

Do tijolo para o virtual 

O varejo digital também apresenta crescimento no mercado e o setor de franquias já está acompanhando essa tendência. Mas Krug avalia que as lojas de “tijolo e cimento” sempre existirão, o negócio digital é apenas mais um canal. Para alguns produtos, ele pode ser o melhor canal -mas não o único -, como é o caso de sites de vendas de passagens aéreas. Em outros casos, o consumidor vai à loja não apenas pelo produto, mas pela experiência de compra. Na opinião dele, dependendo do produto e do público alvo, atuar nos dois canais de venda pode ser bom, além de aumentar as vendas e reduzir os custos da expansão por meio de lojas virtuais. 

Foco na inovação é um fator que gera resultados no sistema de franquias, garante Krug - e a melhor maneira de perpetuar a permanência no mercado.  Ampliar investimentos nessa área é um caminho que várias empresas buscaram e obtiveram sucesso. “A inovação pode ser feita por muitas maneiras, seja pela melhoria no produto, no modelo de lucro ou até mesmo no canal de distribuição. Inovar é o caminho”, ressalta. 

Alternativa promissora 

As marcas vêm apostando no movimento de interiorização para seguir com o crescimento. Para isso, inclusive, boa parte das empresas também está trabalhando com modelos de negócios menores – franquias compactas ou microfranquias –, cujos investimentos são mais baixos e mais atrativos àqueles que pensam em investir em um negócio neste momento. Krug lembra que já formatou microfranquias e este modelo tem dado muito certo, pois atrai um número maior de potenciais franqueados. “O parcelamento da taxa de franquias, em alguns casos, pode ser interessante, mas pelo menos 60% do valor deve ser recebido à vista, para que o empresário se comprometa também com o negócio”, opina. 

Outro ponto importante para o sucesso do negócio no franchising é escolher corretamente o franqueado, uma vez que ele será o parceiro que vai levar  o nome e o know how da marca para determinada região. Por fim, Krug destaca que a expansão da empresa por meio de uma rede de franquias hoje é uma alternativa excelente. “Muitas empresas devem, no mínimo, buscar mais informações com um especialista, pois pode ser que exista uma grande oportunidade no mercado que o empreendedor não sabe que está perdendo”, finaliza. 

As maiores redes de franquias 

O ranking da SBVC mostra que o grande destaque no setor franchising é do Paraná. O Grupo Boticário, com suas quase 4 mil lojas e um faturamento bruto de R$10,1 bilhões em 2015, também é a oitava empresa entre as maiores companhias brasileiras de varejo. A segunda maior rede de franquias, em volume de vendas, é a Smart Supermercados (13ª varejista do País), capitaneada pelo grupo atacadista Martins, com um faturamento bruto de R$ 7,3 bilhões e 900 pontos de venda. A seguir, surge o McDonald’s (16º no ranking geral), com quase R$7 bilhões em vendas, em 883 lojas. 

Franchising em númerosx 

Pesquisa da Associação Brasileira de Franchising  - ABF reforça que o franchising é resiliente e maduro no Brasil, continuando a atrair franqueadores e novos empreendedores de todo o país,  frente a um cenário político e econômico complexo. Com muita responsabilidade, o setor continua a desenvolver negócios de forma estruturada, o que atrai muitos empreendedores novos e tradicionais. 

Os números relativos a 2015 registraram que o franchising se mantém como uma opção para empreender. Com faturamento de mais de R$ 139 milhões, as redes de franquias registraram crescimento de 4,5% no ano passado, em relação a 2014: hoje são mais de 3 mil redes, totalizando quase 140 mil unidades. Desse total, 6% das lojas estão estruturadas no Paraná. 

Em relação ao faturamento, os setores de serviços e alimentação lideram a participação no mercado de franquias, com 21% e 20%, respectivamente. Quando o indicador é o número de unidades, o segmento acessórios pessoais e calçado sai na frente, com mais de 10 mil lojas. 

Para 2016, a ABF projeta um crescimento de 6% a 8% no faturamento do setor, de 8% a 10% na abertura de novas unidades e de 4% a 6% na expansão do número de redes (marcas).

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Bourbon Londrina é a marca mais lembrada no prêmio Top Nikkey por 11 anos consecutivos

Bourbon Londrina é a marca mais lembrada no prêmio Top Nikkey por 11 anos consecutivos 

O Bourbon Londrina Business Hotel acaba de receber mais um prêmio. Primeira unidade da Rede Bourbon Hotéis & Resorts, o hotel faz parte da história de Londrina e, por isso, recebeu mais uma vez o prêmio de marca mais lembrada na categoria Hotelaria. 

A pesquisa Top Nikkey premia empresas em 70 segmentos de mercado cujas marcas estão em primeiro lugar na memória do consumidor nipo-brasileiro morador de Londrina. Pela décima primeira vez, os residentes elegeram a unidade coma a mais lembrada. 

O hotel está localizado em uma região privilegiada da cidade. Próximo dos centros comerciais e financeiros, assim como dos principais cartões postais, como a Catedral, o Museu de Arte e o Lago Igapó, é uma referência na cidade. 

Sobre o Bourbon Londrina Business Hotel

Localização: Londrina, PR. CategoriaMidscaleUHs: 112 (94 apartamentos e 18 suítes). Gastronomia: 2 opções (Dinho’s Bar e Restaurante Bourbon). Eventos: 5 espaços (salas BourbonCatuaí – com capacidade para até 110 pessoas em auditório – e Caturra e salas VIP Icatú e Mundo Novo). Lazerfitness center, sala de leitura, sala de jogos. Facilidades: apartamentos conjugados, hipoalergênicos e para portadores de necessidades especiais; estacionamento – diária R$ 16,00; internet wi-fi; room service 24h. Mais detalhes em:www.bourbon.com.br/pt/hotel/midscale-pt/business-hotel-pt/bourbon-londrina-business-hotel/

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Companhia Athletica & Mercadoteca promovem aula gratuita de Mat Pilates

Companhia Athletica & Mercadoteca promovem aula gratuita de Mat Pilates 

No próximo dia 17 de setembro, sábado, a partir das 9h, a Companhia Athletica Curitiba, a Mercadoteca e o Mundo Verde se unem para promover uma aula gratuita de Mat Pilates (Pilates no solo). O evento é aberto ao público, porém, com vagas limitadas. Para participar basta fazer a inscrição na unidade da academia, no piso G6 do ParkShoppingBarigüi, ou no espaço da loja Mundo Verde na Mercadoteca. 

O pilates é um método de condicionamento físico e mental, baseado no controle corporal através de exercícios de força e flexibilidade. Seus benefícios vão desde a melhora do condicionamento físico geral, o desenvolvimento da consciência corporal até a melhora da postura. A aula terá o comando da professora Suzana Teixeira e ao término da programação, será servido aos presentes um café da manhã especial preparado pela loja Mundo Verde. 

O evento é uma ação da Companhia Athletica Curitiba, da Mercadoteca & do Mundo Verde e será realizado no mercado gastronômico localizado na Rua Paulo Gorski, 1309, no bairro Mossunguê. Para mais informações, o contato da Companhia Athletica Curitiba é: (41) 3241-5000.   

 

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