Dicas para economizar na conta de água

Dicas para economizar na conta de água

Medidas para reduzir o consumo de água tornaram-se palavras de ordem em todo o país, a fim de evitar o racionamento e o susto na fatura. Para empresas da área de serviços, como restaurantes, salões de beleza, hotéis e escolas, que dependem diretamente da contribuição do cliente, campanhas de conscientização podem contribuir, mas algumas ações estruturais ajudam a reduzir até 80% no gasto de água.

Um exemplo de como isso é possível é o Colégio Positivo Internacional, de Curitiba (PR), que adotou nos banheiros metais e louças eficientes, além de arejadores que misturam ar à água, em todas as torneiras, diminuindo a vasão em 88% (de 6 litros/minuto para 1,8 litros/minuto). Vasos sanitários equipados com acionamento duplo também reduzem o consumo em 65%. Já a captação da água da chuva, que é armazenada em três reservas, com capacidade para 5 mil litros cada, garante a irrigação dos jardins, a circulação do sistema de aquecimento do piso e as descargas dos vasos sanitários e mictórios.

Para economizar em casa, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (Mestrado e Doutorado) da Universidade Positivo, Maurício Dziedzic, sugere algumas dicas:

1 - Pré-lavar a roupa durante o banho - deixe as peças no chão do box enquanto toma banho.

2 - Beber água - as outras bebidas todas consomem mais que o volume equivalente de água para serem produzidas.

3 - Ser criativo, reutilizando água de várias maneiras. Por exemplo, a água do último enxague da lavagem de roupas na máquina pode ser utilizada para limpeza, descarga de vaso sanitário e para pré-lavagem de roupas.

4 - Lavar verduras em uma bacia, em vez de embaixo da torneira aberta.

5 - Pedir sugestões às crianças. Elas são criativas e se sentirão mais envolvidas no processo.

6 - Conectar a pia do banheiro à caixa de descarga. Assim, a água utilizada na pia servirá para o vaso de descarga.

7 - Se divertir economizando água. Crie uma competição em casa para determinar quem gasta menos.

8 - Dar preferência à vassoura. Limpar pisos e calçadas com jato de água é um grande desperdício.

9 - Usar apenas um copo por pessoa para beber água durante o dia, evitando lavar vários copos. Mantenha o copo coberto com um guardanapo com o nome do usuário - assim, cada um saberá qual o seu copo, e poeira e insetos não terão acesso ao seu interior.

10 - Optar por produtos que utilizem menos água na sua produção, ou seja, que tenham a menor "pegada hídrica".

Add a comment

Arquitetura customizada

Arquitetura customizada

Projeto de interiores assinado pela CELMAR by Carlos Tietjen traduz o lifestyle de duas e quatro rodas para projeto

O mundo dos apaixonados por carros e motos traduzido para elementos da arquitetura. Esse foi o desafio para a equipe da CELMAR by Carlos Tietjen, que assinou o projeto da Legend Motors, um conceito único de customização de carros e motos idealizado pelos empresários Maurício Marçal, Marcel Georges Kamfonas e Marco Aurélio de Lima.

Com referências internacionais, o projeto de interiores assinado pela CELMAR by Carlos Tietjen buscou referências na alta tecnologia aliada a um trabalho artesanal proposta pela Legend Motors. Para isso, o arquiteto Carlos Tietjen inspirou-se em trabalhos com temas ligados às mitologias grega e viking.

Segundo Carlos Tietjen o grande diferencial para executar o projeto foi pesquisar elementos e cores para traduzi-las e depois praticá-las de forma artesanal, seguindo a proposta do cliente. “Resgatei os elementos característicos das motos e dos carros, como por exemplo os primeiros revestimentos dos bancos traduzidos no sofá da sala de espera. A textura das aletas do motor também pode ser vista no revestimento das paredes da escada para o escritório”, conta o arquiteto e sócio-proprietário da CELMAR by Carlos Tietjen. 

Em um espaço de mais de 500 m², o projeto inclui oficina, escritório, sala de reuniões, cozinha e lavabo. “O projeto já é referência no Brasil, com a fusão de elementos em materiais nobres, pinturas diferenciadas e até mesmo na arte escultórica são características que enaltecem o lifestyle em duas e quatro rodas”, finaliza o arquiteto e empresário Carlos Tietjen.   

Sobre Celmar by Carlos Tietjen 
A Celmar é referência no setor de móveis planejados, sendo que a qualidade de seus produtos está associada à matéria-prima, além da alta tecnologia implantada na fabricação dos móveis.  O diferencial da Celmar by Carlos Tietjen é unir a credibilidade e qualidade aprovada dos móveis planejados com o talento do arquiteto e sócio- proprietário Carlos Tietjen em todos os projetos, pois além do mobiliário, ele especifica toda a personalização dos ambientes. 

Serviço:

Av. Presidente Getúlio Vargas, 2100

Bairro Água Verde – Curitiba/PR

Add a comment

Curitiba Motor Show 2015 acontecerá em agosto no Autódromo Internacional

Curitiba Motor Show 2015 acontecerá em agosto no Autódromo Internacional

 

A equipe do Curitiba Motor Show já pisou no acelerador e está aquecendo os motores para mais uma edição do maior parque de diversões a motor do país. Nos dias 15 e 16 de agosto, o Autódromo Internacional de Curitiba será palco do evento automotivo que reúne diversas atrações para quem é apaixonado por carros e está ligado nas principais novidades do universo a motor.

Esta será a 4ª edição do Curitiba Motor Show, que já está consolidado no calendário anual dos principais eventos automotivos da região, trazendo como diferencial a união de diversos segmentos e gêneros que permeiam o meio automotivo, como arrancadas, exposições, feira de negócios e atrações musicais. Desta forma, o evento tem uma proposta inovadora de reunir inúmeras atrações em um único espaço, garantindo lazer, entretenimento e diversão para toda a família.

Nos anos anteriores, o Curitiba Motor Show reuniu cerca de 30 mil pessoas e para 2015 a expectativa é ter um público ainda maior. Durante os dois dias, acontecem desafios de hot rods e muscle car, campeonato de Dub Style (personalização de veículos), campeonato de Drift RC, exposições e desfiles exclusivos de carros antigos, modificados, tunados e customizados, show de manobras em duas e quatro rodas, gincana dos clubes, encontro nacional de som automotivo de qualidade, shows de rock com a participação de grandes bandas da cidade, performances artísticas e muito mais.

Marca registrada do evento, as exposições e competições de arrancada de carros antigos, especialmente dos modelos Hot Rods e Muscle Cars americanos, dão um toque todo especial ao evento. No desafio 201 Hot Rods & Muscle Cars, as máquinas antigas vão acelerar na reta principal do autódromo em busca do melhor tempo. Como show a parte, os pilotos realizam os conhecidos zerinhos e as fritadas de pneus, que levam o público ao delírio. As competições reúnem pilotos de todo o Brasil e também de outros países da América do Sul. Ao final do evento também é corado o Rei da Pista, que é o piloto que conquista os melhores resultados nas disputas de arrancada, no estilo mata – mata, tanto de veículos com tração traseira como dianteira.

Complementando a festa, o International Hot Rod Show, outra grande atração de destaque do Curitiba Motor Show, conta com a presença de carros customizados desde as décadas de 20 e 30, até modelos muscle cars como Mavericks, Dodges e os tradicionais Mustangs.

As inscrições para participar do Curitiba Motor Show já estão abertas através do site do evento, que traz ainda diversas notícias e informações adicionais para quem deseja conhecer um pouco mais do universo a motor e ficar por dentro das novidades do evento. Para mais informações, acesse o site www.omotorshow.com.br ou curta a página no Facebook.

O Curitiba Motor Show é um evento organizado pela 3 Associação Veículos Históricos (AVH), em parceria com diversas empresas, entidades, organizações e profissionais da área automotiva.

INFORMAÇÕES GERAIS CURITIBA MOTOR SHOW 2015

Data: 15 e 16 de Agosto de 2015

Local: Autódromo Internacional de Curitiba (Av. Iraí, 16 – Pinhais/PR)

Horário funcionamento: 15 Agosto – das 09 as 19h

16 Agosto – das 09 as 18h

Informações Gerais: www.omotorshow.com.br

Realização: Associação Veículos Históricos (AVH)

Add a comment

Trajeto Lumen Ao Vivo traz para Curitiba a Banda Scalene, finalista do “SuperStar”

Trajeto Lumen Ao Vivo traz para Curitiba a Banda Scalene, finalista do “SuperStar” 

Os roqueiros de Brasília se apresentam no Shopping Curitiba, dia 25, às 18h

De Queens of the Stone Age a Radiohead, a sonoridade da banda Scalene é muito variada. Há baladas lentas e românticas, e também muito rock com influências de stoner rock e um certo experimentalismo. Os quatro roqueiros de Brasília, Gustavo Bertoni (Vocal /Guitarra), Tomás Bertoni (Guitarra / Teclado), Lucas Furtado, o Lukão (Baixo) e Philipe Nogueira, o Makako (Bateria), participam do “Trajeto Lumen Ao Vivo”, dia 25 de agosto, às 18h, no Largo Curitiba do Shopping Curitiba. 

O seu mais recente trabalho intitulado “ÉTER” possui composições na mesma linha do disco anterior Real/Surreal, mas agora com letras e sonoridades mais elaboradas e sublimes. Como se tivessem pegado o excesso criativo do álbum passado e transformado em algo mais concentrado e versátil. Melodia nos vocais e peso nos riffs, climas e dinâmicas que se alternam com facilidade e muita distorção são temas que fazem parte do rock moderno da Scalene. 

Bate-papo e muito som fazem parte desse projeto da rádio Lumen FM (99,5) em parceria com o Shopping Curitiba. A diversão é garantida, o evento é gratuito e aberto ao público. 

A Lumen FM transmitirá ao vivo o programa através do dial 99,5 do rádio e através do player online disponível em lumenfm.com.br.  Mais informações no fone (41) 3271 -4700.

Add a comment

Instituto MRV realiza campanha do agasalho

Instituto MRV realiza campanha do agasalho 

O Instituto MRV repassou ao Lar de Idosos Recanto do Tarumã, nesta semana, as doações arrecadadas pela campanha do agasalho, organizada nos canteiros de obra e escritórios da construtora, localizados em Curitiba. “Em duas semanas foram quase mil itens entre roupas, produtos de higiene e limpeza e alimentos”, contou a analista de Gestão Administrativa da MRV, Tatiane Rubert B. de Souza.

“A Campanha do Agasalho é um projeto que demonstra a preocupação da companhia em continuar cumprindo seu papel na sociedade, ajudando a sanar as necessidades básicas das comunidades onde estamos presentes”, destacou o engenheiro de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da construtora, Marcos Santiago, que auxiliou a operacionalizar a campanha nos canteiros de obra. Os itens doados que não forem utilizados pelos moradores do Lar serão vendidos em um bazar beneficente, realizada pela entidade, que tem sua arrecadação destinada à manutenção da mesma.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos