Encontro de Tradições celebrou cultura popular e reuniu 6500 pessoas em dois dias de evento  

Encontro de Tradições celebrou cultura popular e reuniu 6500 pessoas em dois dias de evento

O festival Tocadores – Encontro de Tradições encerrou sua terceira edição na última sexta-feira (19/8), no Memorial de Curitiba, reunindo um vibrante painel da cultura popular brasileira. Um público de mais de 6.500 mil pessoas acompanhou as 22 apresentações, 10 oficinas, 03 exposições e a Feira de Artesanato e Arte Popular que foram aconteceram nos dois dias de evento, iniciado na quinta-feira. De todo este público, cerca de 5.000 presentes era composto por crianças e jovens, com idade entre 04 a 18 anos – a maior parte, alunos de escolas públicas da rede municipal e estadual, além de instituições privadas.

A programação trouxe mais de 26 horas de conteúdo espalhados pelos dois dias. Por meio desta jornada, o público acompanhou apresentações de música e dança, mostras de artesanato e trajes tradicionais, oficinas criativas e rodas de conversa.

O festival reuniu grupos, cooperativas e mestres tradicionais representantes de diversas etnias, regiões e expressões populares do Paraná, além de representantes de São Paulo e Santa Catarina. Entre as tradições culturais que foram ao palco estavam o Fandango, Boi de Mamão, Boi Bumbá, Capoeira, Congada, cantos e danças indígenas da etnia Kaingang, tambores japoneses Taiko, confecção de bonecas Abayomí (de raiz africana), danças do litoral catarinense, entre outras.

“Nosso objetivo foi mostrar, principalmente para crianças e jovens, estas culturas tão ricas que muitas vezes elas não conhecem” conta a curadora Lia Marchi, da Olaria Projetos de Arte e Educação, realizadora do evento ao lado do produtor LM.Stein. “Para isso, reunimos num só lugar todas estas festas e tradições que representam diversas regiões do Paraná e do Brasil”.

Para o professor Florêncio Rekayg Fernandes, que coordena o grupo Coletivo da Juventude Indígena Goj Ki Pyn, de Nova Laranjeiras, o evento também valorizou a presença dos indígenas no Paraná. “Fazemos um trabalho que, por um lado, resgata a tradição ancestral para os mais jovens que moram na aldeia, e, por outro, mostra nas cidades a força e beleza da nossa cultura”, conta.

O coordenador do Grupo de Bumba Meu Boi Anjos da Guarda, de Maringá, Valdeir Gomes de Souza, destaca a importância de se incentivar as tradições culturais populares. “A cultura brasileira é muito rica e devemos mostrar isso em especial para as crianças, como foi feito neste evento, fazendo com que novas gerações conheçam estas danças, músicas e brincadeiras”, disse.

“Muitos paranaenses não conhecem toda a cultura e folclore do próprio estado. Então foi uma grande oportunidade de ver várias manifestações reunidas”, completou o músico Aorelio Domingues, coordenador da Associação de Cultura Popular Mandicuera, grupo de Paranaguá que trabalha com diversas tradições caiçaras como o Fandango e o Boi de Mamão.

Para Hermes Murakami, do Grupo Wakaba Taiko, que preserva os tambores japoneses, a troca de experiências tão diferentes num só local é outro grande destaque do evento. “Esta mistura de cultura e tradições é muito gratificante para nós”, comenta.

Diretor do Grupo Arreda Boi, de Florianópolis, o músico Nado Gonçalves ressaltou a importância da formação de público do evento. “Vimos passar por este espaço pessoas de diferentes faixas etárias, desde crianças até pessoas da terceira idade. Isso é fundamental para garantir a continuidade destas culturas”.

A primeira edição do Encontro de Tradições aconteceu em 2017, na cidade litorânea de Antonina. A segunda ocorreu em 2019, em Palmeira. Com uma pausa na pandemia, esta edição de 2022 marcou o retorno do evento com grande vitalidade. A expectativa dos organizadores é que a quarta edição seja realizada em 2023, em local ainda não definido. 

Encontro de Tradições

Site: www.encontrodetradicoes.com.br 

Canal: www.youtube.com/liamarchi 

Instagram: www.instagram.com/lia_marchi/ e www.instagram.com/encontrodetradicoes/ 

APOIO: COPEL

PROJETO APROVADO NO PROGRAMA ESTADUAL DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA / PROFICE DA SECRETARIA DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL E CULTURA / GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ

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Luiza Helena Trajano protagoniza debate sobre Educação

Luiza Helena Trajano protagoniza debate sobre Educação

Empresária defende plano apartidário para educação até 2030; nomes de diferentes áreas debatem ensino em Congresso Internacional

Um dos nomes mais relevantes do cenário empresarial brasileiro, Luiza Helena Trajano vê na Educação a base para o Brasil do futuro e defende a união de diferentes setores da sociedade para fortalecer o ensino. A fundadora e presidente do conselho do Magazine Luiza é presença confirmada no III Congresso Internacional “Um Novo Tempo na Educação”, realizado no fim de agosto, em Curitiba.

“Em um país democrático, quanto mais as pessoas entenderem seu papel na sociedade, melhores cidadãos elas serão”, afirma Luiza, que lembra ainda que, mesmo nas famílias mais simples, em que muitas vezes os pais não tiveram oportunidade de seguir com os estudos, há uma preocupação com a educação das crianças. “Você vê pessoas que não tiveram condições de estudar, mas querem que os filhos estudem. Elas enxergam a Educação como uma força transformadora.”

O diálogo entre expoentes de diversas áreas de atuação, segundo ela, é fundamental para garantir um ensino com mais qualidade. Essa fusão de ideias vindas das mais diversas fontes não é novidade e está, na verdade, no cerne do que se conhece, hoje, por Educação. Afinal, as primeiras notícias de transmissão de conhecimento intelectual datam da Grécia antiga, quando muitos filósofos reuniam pessoas para refletir sobre questões da vida e da vida em sociedade. Não à toa, o termo “escola” vem do grego “scholé” e a tradução é “lugar de ócio”. Isso porque os gregos frequentavam esses espaços quando tinham tempo livre. A ideia era exercitar o pensamento.

De acordo com o presidente do Instituto Casagrande e organizador do Congresso Internacional, Renato Casagrande, nomes como o de Luiza são fundamentais para fomentar essa reflexão. A atriz Beth Goulart, a cantora Leci Brandão, a advogada e especialista em direito público Débora Jurkevicz, o escritor, roteirista e dramaturgo Walcyr Carrasco e o neuropsicólogo Eduardo Shinyashiki são alguns exemplos de profissionais que trarão para o debate contribuições importantes de outros universos. Para o sócio-fundador da Central Press, Claudio Stringari, que também estará presente, Educação é pluralidade, uma vez que permite um debate em alto nível sobre os temas mais diversos. “Opiniões e teses podem ser expostas com uma ‘garantia’ de respeito às diferenças culturais, sociais, tecnológicas e científicas. Essa diversidade faz com que a Educação seja a forma mais democrática e inclusiva de comunicação e, consequentemente, de fortalecimento da sociedade”, ressalta.

De acordo com Jorge Régis, diretor administrativo financeiro da TAWITECH, uma das patrocinadoras do evento, só é possível construir um ensino de qualidade com essas contribuições. “Citando Albert Einsten, já está mais do que claro que ‘educar verdadeiramente não é apenas ensinar fatos novos ou enumerar fórmulas prontas, mas sim preparar a mente para pensar’. A sociedade civil organizada, ao participar de debates envolvendo a Educação, consegue pensar em políticas públicas voltadas para a sociedade como um todo, tornando-se um braço no fortalecimento do pilar educacional do país”.

Realizado em duas versões, uma on-line e outra presencial, o Congresso será realizado de 29 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba. As vagas para o evento presencial se esgotaram, mas as inscrições para o evento virtual seguem abertas. De acordo com Casagrande, são esperados 100 mil educadores nos cinco dias de Congresso.

Serviço:

Evento on-line e gratuito: 29 de agosto a 1º de setembro de 2022, sempre no período noturno

Evento presencial: 31 de agosto, 1º e 2 de setembro de 2022 (vagas esgotadas)

Onde: Shopping Novo Batel - R. Cel. Dulcídio, 517 - Batel, Curitiba-PR

Inscrições pelo site https://conteudo.institutocasagrande.com/iii-congresso-internacional-um-novo-tempo-na-educacao

Sobre o Instituto Casagrande

O Instituto Casagrande surgiu há mais de 15 anos na cabeça e no trabalho dos irmãos Casagrande, nas salas de aula que estiveram e nas instituições que dirigiram, com o objetivo de auxiliar instituições educacionais de nível básico e superior, públicas e privadas, em seus processos estratégicos e de gestão. De lá para cá muita coisa mudou e hoje o Instituto Casagrande se tornou o maior e uma das melhores instituições de formação de professores e gestores educacionais. O Instituto Casagrande não para. Continua sempre avante, oferecendo soluções para tornar as instituições educacionais e os seus educadores cada vez mais fortes e melhores.

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Mesa-redonda debate obra de Juarez Machado no MON

Mesa-redonda debate obra de Juarez Machado no MON

Artista desenvolveu seu estilo e começou a trilhar sua trajetória em Curitiba. Mostra comemorativa aos seus 80 anos acontece no MON até setembro. Mesa-redonda sobre sua vida e obra ocorre no dia 23 de agosto, no Miniauditório do museu

Antes de se tornar um dos maiores nomes da arte brasileira e influenciar até o cinema francês, o catarinense Juarez Machado passou anos decisivos em Curitiba e fez parte de um capítulo importante da arte paranaense na década de 1960.

Foi na Escola de Música e Belas Artes do Paraná – na companhia de nomes da geração moderna como Helena Wong, João Osório Brzezinski e Fernando Velloso – que o multiartista começou a formar o estilo único que marca sua obra até hoje. E foi trabalhando no teatro e na televisão da capital paranaense que Juarez descobriu os trilhos que o levariam ao Rio de Janeiro e, depois, ao exterior.

Quem conta é o professor e crítico de arte Fernando Bini, que apresenta “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos” – mostra comemorativa em cartaz até 18 de setembro no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

No dia 23 de agosto, às 18 horas, Bini participa de uma mesa redonda sobre a vida e obra do artista no Miniauditório do MON com participação do curador da exposição, Edson Busch Machado, e dos artistas Fernando Velloso e João Osório Brzezinski. A mediação será da diretora cultural do Museu, Glaci Gottardello.

Relação com Curitiba

“Juarez sempre disse que já nasceu artista. Mas ele achava que sua cidade natal, Joinville [SC], ainda não dava condições para isso. Ao ver uma exposição de artistas modernos de Curitiba em Joinville, ele se entusiasmou e decidiu vir”, conta Bini.

O professor explica que Juarez Machado começou a desenvolver ainda enquanto estudava na Belas Artes o estilo e o tipo de figura que usa até hoje – influenciado pelos principais movimentos da história da arte ensinados na escola, do Renascentismo ao Modernismo.

Sua primeira exposição individual, realizada na galeria Cocaco, em 1963, já tinha como tema as bicicletas – ícone de seu universo artístico, juntamente com elementos como o guarda-chuva.

“Juarez influenciou seus pares mais próximos e recebeu influência, por exemplo, do desenho de Luiz Carlos de Andrade Lima. Mas ele criou uma maneira própria de ser que não tem como ser copiada”, avalia Bini.

De Curitiba para o mundo

Trabalhando também como criador de cenários para televisão e teatro na capital paranaense, Juarez Machado entrou em contato com artistas do Rio de Janeiro. A cidade contava com uma cena e um mercado de artes mais desenvolvido e logo se tornou o próximo destino do artista.

No Rio, Juarez se destacou como ilustrador, cenógrafo para televisão e teatro, figurinista, escultor e cartunista, passando por veículos como o “Pasquim” e a TV Globo – onde manteve um popular quadro no programa “Fantástico” entre 1973 e 1978.

“De repente, o Rio de Janeiro também ficou pequeno para o Juarez e, em seguida, ele parte para Inglaterra, Estados Unidos e França – sempre em busca de elevar a arte brasileira ao nível internacional”, diz Bini.

Um dos melhores exemplos desta internacionalização ocorreu em 2001, com o lançamento do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, do diretor francês Jean-Pierre Jeunet. A estética do longa é diretamente inspirada pelo universo pictórico de Juarez Machado, a exemplo do uso das cores – um dos elementos mais marcantes de sua obra.

“Juarez não é um artista joinvilense, nem curitibano, nem carioca e nem francês. É um nômade, que quis ter ateliês em cada um destes lugares para absorver tudo o que acontece no mundo”, conclui Bini. “Não é possível dizer em detalhes de onde vem cada elemento. Ele construiu sua própria síntese.”

Visitas mediadas

No dia 24/8, o curador Edson Busch Machado vai conduzir visitas mediadas à mostra “Juarez Machado – Volta ao mundo em 80 anos” para o público espontâneo.

Em cartaz desde junho no MON, a exposição abrange desde o início da carreira do pintor na capital paranaense até sua fase internacional com a mudança para Paris, em 1986. São mais de 170 obras.

As mediações acontecerão às 11h e às 15h. Para participar, basta chegar à entrada da Sala 3 do MON com 15 minutos de antecedência. A entrada é franca às quartas-feiras.

Serviço:

Mesa redonda com Edson Busch Machado, Fernando Bini, João Osório Brzezinski e Fernando Velloso

Mediação: Glaci Gottardello, diretora cultural do MON

Dia 23 de agosto, às 18h

Miniauditório do MON

Visita mediada à exposição “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos” com Edson Busch Machado

Dia 24 de agosto, às 11h e às 15h.

Sala 3 do MON

Exposição “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”

De 2 de junho a 18 de setembro de 2022

Sala 3

Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999), (41) 3350-4400. De terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h). R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Toda quarta-feira, entrada gratuita

www.museuoscarniemeyer.org.br 

 

 

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Ladies Ensemble traz beleza da música barroca em concerto gratuito em Curitiba

Ladies Ensemble traz beleza da música barroca em concerto gratuito em Curitiba

Com obras de Vivaldi, Purcell e Telemann, orquestra faz concerto didático dentro do Projeto Bravíssimo

A beleza e a história da música barroca será apresentada pela Orquestra Ladies Ensemble, nos próximos dias 26 (sexta) e 27 (sábado) de agosto, às 20h, dentro do projeto Bravíssimo Concertos. No repertório estão obras dos compositores Antonio Vivaldi (1678-1741), Georg Philipp Telemann (1681-1767) e Henry Purcell (1659-1695) e a contextualização histórica e musical feita pela professora de música clássica do Solar do Rosário, Clarice Miranda.

A regência será do maestro titular da orquestra, o venezuelano Roberto Ramos, e da maestrina assistente Clara de Lanna Borges Caixeta. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados em http://sympla.com.br

Vivaldi e o universo feminino

Compositor e músico italiano do período Barroco, Antonio Vivaldi (1678-1741) compôs a maior parte das suas obras para mulheres: suas alunas do “Ospedalle della Pietà”, instituição veneziana que acolhia meninas órfãs. Na época, a qualidade da interpretação da orquestra feminina despertava a atenção, atraindo público de toda a Europa a Veneza.

Três séculos depois, o protagonismo feminino se repete com as 20 instrumentistas profissionais da Ladies Ensemble, primeira orquestra profissional do Brasil formada exclusivamente por mulheres. Até mesmo as solistas são componentes do próprio grupo. “Comumente quando as orquestras escolhem os solistas para os espetáculos, as mulheres são preteridas, além da preferência ser por músicos convidados”, conta Fabiola Bach Akel, fundadora e diretora artística da orquestra.

A Ladies Ensemble

A Orquestra Ladies Ensemble atua desde 2009 e reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A orquestra é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra.

O apoio a causas femininas é uma de suas missões centrais - entre elas, a conscientização sobre o câncer de mama. Para isso, participou com a Unicultura do projeto Concerto das Rosas“Concerto das Rosas” - espetáculo apresentado para milhares de pessoas entre 2017 e 2018 com o objetivo de arrecadar fundos para a compra de próteses mamárias.

O Bravíssimo

O projeto Bravíssimo, da Unicultura, teve início em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical.

Em sua segunda temporada, o projeto ganha alcance com concertos nas cidades de Cascavel, Medianeira e Curitiba. Estão previstas apresentações de ópera, música clássica instrumental, música medieval e música brasileira. Assim, o Bravíssimo segue com a sua missão de formar plateia e ampliar os conhecimentos musicais das novas gerações.

A Unicultura

A Unicultura nasceu em 2008 com o desejo de promover a perspectiva sobre o potencial da arte e cultura como forças geradoras de desenvolvimento local. Desenvolve projetos culturais, presta consultoria, idealiza cursos, oficinas e palestras, criando soluções que dialoguem com a Educação, Saúde e Meio Ambiente junto aos artistas, criativos, empresas e sociedade.

Realização, apoios e patrocinadores

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o Bravíssimo tem patrocínio da Copel, Lar, BRDE, Elejor, Compagás, Fertipar, Grupo Barigui, Instituto Cultural Vale, Peróxidos Brasil. Realizado pela Unicultura com apoio do Auditório Regina Casillo e produção da Trento Comunicação Integrada.

Serviço:

Bravíssimo Concertos Barrocos com Ladies Ensemble

Datas: 26 e 27 de agosto de 2022

Horário: 20h

Local: Auditório Regina Casillo - Rua Lourenço Pinto, 500, Centro, Curitiba – PR

Ingressos gratuitos: https://bit.ly/3AFRMWc

Estacionamento gratuito no local

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Varejista americana Carter´s vai inaugurar primeira loja no interior do Paraná

Varejista americana Carter´s vai inaugurar primeira loja no interior do Paraná

A abertura da loja está prevista para o início de setembro no Catuaí Shopping Londrina; outras quatro marcas também chegam ao empreendimento em breve

Uma das principais marcas norte-americana de roupas para crianças, a Carter´s inaugura em breve uma loja no Catuaí Shopping Londrina. A loja vai funcionar em um espaço de 77 m² em um ponto próximo a Casa Bauducco. A expectativa de abertura da loja é para o início de setembro.

Fundada em 1865 em Massachusetts, a Carter´s possui só nos Estados Unidos quase 700 lojas próprias. Londrina é a primeira cidade do interior do estado a receber uma loja física da marca.

No Catuaí Shopping a marca vai oferecer uma grande variedade de produtos que vão dos já conhecidos kits de bodys até acessórios como mochilas, babadores, entre outros, do tamanho bebê (0-24 meses) até 8 anos.

Além da Carter’s, outras quatro inaugurações estão programadas para o segundo semestre. No segmento de moda está sendo aguardada a chegada da marca londrinense Pryxx Store. Para os próximos dias O Boticário reinaugura sua nova loja no mesmo corredor da Artwalk.

Estão também em preparação para abrir as portas a Oculum, referência no mercado ótico e para o setor de alimentação, a Steakhouse Black Bull.

Recém-inauguradas
Quem também iniciou as atividades recentemente no Catuaí Londrina foram as lojas de acessórios Bella e Morana e a Mewe que traz personalização em artigos de viagem, escritório, uso pessoal e decoração.

Com uma pegada criativa e ousada, a Jocker Socks, inaugurou seu quiosque de meias com estampas de games, bichos, comidas, heróis, listras entre outras muitas opções. E, para alegria dos amantes de material escolar, a Lemon Paper chegou na última semana de julho com uma loja super colorida, moderna e repleta de artigos de papelaria, com ampla variedade de canetas Stabilo.

Shopping Catuaí Londrina

Rod. Celso Garcia Cid, 5600 - Gleba Fazenda Palhano

Londrina (PR). (43) 3315-5000

https://www.catuailondrina.com.br/

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