Câncer colorretal: saiba como evitar a doença que atinge 40 mil pessoas por ano no país  

Câncer colorretal: saiba como evitar a doença que atinge 40 mil pessoas por ano no país

Especialista do hospital HSANP explica que hábitos saudáveis, o diagnóstico precoce e o tratamento correto podem evitar o desenvolvimento da neoplasia

Quase sempre desenvolvido a partir da presença de pólipos benignos no intestino grosso, o câncer colorretal é o terceiro tipo de neoplasia mais incidente em nosso país. Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 40 mil novos casos são registrados todos os anos, sendo que 30% ocorrem devido a fatores comportamentais como má alimentação, tabagismo e inatividade física.

“O câncer colorretal é um tumor maligno que afeta as regiões do reto ou do cólon e ocorre quando as células presentes na porção interior do intestino grosso começam a se multiplicar de forma diferente uma das outras, dobrando de tamanho e se inflamando”, explica Ricardo Gomes Camacho, gastroenterologista do HSANP, hospital referência na Zona Norte da cidade de São Paulo (SP).

Prevenção

O especialista alerta que esse é um tipo de câncer que pode ser evitado com hábitos saudáveis, com uma alimentação balanceada rica em fibras, a ingestão de água e a prática regular de exercícios físicos. “É sempre bom evitar o uso de álcool e cigarro, que são duas das principais causas de câncer colorretal”, aponta ele.

Desde 2010, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia indica que pessoas com mais de 50 anos realizem, a cada dois anos, exame de toque retal e colonoscopia. Em caso de aparição de sintomas, é fundamental procurar um médico especializado, como gastroenterologista, cirurgião geral ou coloproctologista.

Sintomas

De acordo com Camacho, o câncer colorretal não apresenta sintomas em até 90% dos casos precoces, mas pode ser identificado por meio de exames de rotina, especialmente em pessoas com mais de 50 anos. “Como normalmente surge a partir de pólipos não cancerígenos, ele pode não deixar sinais claros no corpo. Por isso, o melhor caminho para prevenir o desenvolvimento dessa neoplasia é a apuração junto a um médico de antecedentes pessoais e familiares, seguido de exames físicos capazes de encontrar os primeiros sintomas”, pontua.

Os sintomas podem variar de acordo com o tamanho e a exata localização do tumor. No entanto, os mais comuns são: aparição de muco ou sangue nas fezes; alteração do hábito intestinal, com alternação entre diarreia e prisão de ventre; dor e desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda de peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes (muito finas e compridas); e tumoração abdominal.

“O passo seguinte para um diagnóstico mais preciso é a realização de exames complementares, como raio-X de abdômen, colonoscopia com biópsia de pólipo ou massa na luz do intestino e tomografia computadorizada de abdômen com contraste, que consegue mostrar a obstrução ou a redução da luz intestinal e edemas na parede do cólon”, aponta Camacho.

Tratamento

Após o diagnóstico do câncer colorretal, o tratamento é iniciado com uma cirurgia para remoção do pólipo suspeito e, em casos avançados, por retossigmoidectomia (procedimento que retira uma parte do reto e do cólon para fazer a reconstrução primária do intestino).

“A quimioterapia é uma alternativa indicada para os casos em que o tumor já é invasivo e, nas situações mais graves, pode ser realizada até mesmo antes das cirurgias, em um tratamento conhecido como quimioterapia neoadjuvante”, afirma o especialista do HSANP. “Já a radioterapia localizada só é realizada em casos específicos, em que a doença orificial do intestino e do ânus”, complementa.

Sobre o HSANP

Hospital referência na Zona Norte da cidade de São Paulo, tem como missão ser assertivo com práticas humanizadas, promovendo a melhor experiência e resultados no cuidar de pessoas.

Add a comment

Suíte com vista panorâmica para a cidade é destaque no Lizon Curitiba Hotel

Suíte com vista panorâmica para a cidade é destaque no Lizon Curitiba Hotel

Com SPA e sauna na suíte, Le Jour inspira romantismo e leveza

Em março Curitiba completou 329 anos e próximo ao aniversário da cidade, o Lizon Curitiba Hotel faz um convite a conhecer a nova suíte Le Jour que, com 45m², está localizada no rooftop e possui vista panorâmica para a cidade. Com toques suaves nas cores Tiffany e detalhes em ouro velho, conta com um SPA de jacuzzi e sauna.

“Se hospedar em uma suíte planejada é se dar a oportunidade de mergulhar em cada sensação que o quarto oferece. É viver intensamente, esquecer o estresse e a correria rotineira do dia a dia”, afirma Maria José Gamballe, arquiteta responsável pelo projeto.

Quem se hospedar no quarto também desfrutará de um elegante ambiente com todo conforto e exclusividades que a suíte oferece. “É uma suíte que será inesquecível para compartilhar em boa companhia e bom vinho, além do privilégio de desfrutar da belíssima vista panorâmica da cidade”, diz Denise França, gerente geral do hotel.

Para uma experiência em casal ou comemorar alguma data especial, os valores da hospedagem partem de R$ 1.312,50 e podem ser conferidos no site do hotel www.lizon.com.br. “Esta suíte é um verdadeiro presente para os nossos hóspedes, pensamos em cada detalhe para que a experiência fosse única”, afirma Denise.

Localizado na Avenida 7 de Setembro, 2246, no Centro, o Lizon Curitiba Hotel conta atualmente com 78 apartamentos e suítes – com serviço à la carte para almoço e jantar –, bar e centro de convenções com salas de eventos.

Sobre o Lizon Curitiba Hotel

Com serviços de qualidade e elegância, o Lizon Curitiba Hotel oferece infraestrutura para reuniões, seminários, workshops e treinamentos. É especializado em atendimento para núpcias, realização de recepções, espaço para o dia da noiva e pacotes especiais para convidados. Possui 78 apartamentos e suítes com hidromassagem, além de opções de quartos antialérgicos e adaptados para portadores com necessidades especiais. Visando atender às mais diversas expectativas, o Lizon Hotel Curitiba possui espaços diferenciados e personalizados para clientes e eventos. Mais informações em: www.lizon.com.br 

Add a comment

Com produtos diferenciados e sustentáveis, mercado pet registra crescimento de 27% no faturamento em 2021

Com produtos diferenciados e sustentáveis, mercado pet registra crescimento de 27% no faturamento em 2021

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, o faturamento anual do mercado pet foi de R$ 51,7 bilhões em 2021, ante os R$ 40,8 bilhões de 2020

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Pet Brasil, o setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou alta de 27% no faturamento em 2021, no comparativo com 2020. Em 2021, o faturamento anual foi de R$ 51,7 bilhões, enquanto que em 2020 o mercado pet concluiu o ano com faturamento de R$ 40,8 bilhões. Só os produtos de bem-estar e higiene animal movimentaram R$2,8 bilhões e tiveram um crescimento de 19,5%.

Mas engana-se quem pensa que o mercado de produtos para pets se resume a shampoo, condicionar ou roupinhas para vesti-los nos dias mais frios. O setor está investindo cada vez mais em produtos diferenciados. “Se olharmos para o passado, não havia rações próprias para cada tipo de raça ou idade e também não existia produtos para proporcionar qualidade de vida e ao mesmo tempo cuidar da saúde e da aparência dos pets”, explica Carol Vaz, criadora da marca Dog´s Care.

Carol acabou descobrindo na prática o potencial do mercado pet e como poderia faturar ao mesmo tempo que ajudava outros tutores a enfrentarem alguns imprevistos com seus animais. Em 2006, sua cachorrinha Jully, da raça Llhasa Apso, tinha a síndrome do ovário policístico (SOP), o que fez com que a empreendedora vivesse o caos por conta do cio bastante longo. “Fui atrás de uma solução pro meu caos em lojas especializadas, mas tudo que encontrei não resolveu o problema. Foi aí que surgiu a ideia de adaptar fralda infantil para ver se dava certo. E foi a melhor coisa que fiz! Deu certo e ainda mudou minha vida”, diz Carol.

Foi então que, depois de várias tentativas, estudos e adaptações, a empreendedora finalmente conseguiu criar a primeira fralda para pets do mundo. Se no começo os clientes acabaram estranhando a ideia, com o tempo a fralda foi ganhando os consumidores e as prateleiras dos pet shops. Sendo assim, Carol decidiu ampliar o portfólio da marca e investir em outros produtos diferenciados, o que acabou se tornando a marca registrada da Dog´s Care.

“Na verdade, quando eu desisti de seguir com a carreira jurídica e me tornar uma empreendedora do setor pet, pensei inicialmente em abrir um pet shop, mas percebi que esse mercado já estava saturado mesmo naquela época, ía ser mais uma, então pesquisei para saber quais produtos poderiam ajudar os tutores e que ainda não existiam no mercado”, ressalta a empreendedora. Hoje a Dog´s Care possui mais de 15 produtos em seu portfólio, produzidos para diferentes finalidades. Entre eles está o Ecotapete higiênico lavável e reutilizável, que permite mais de 240 lavagens, ou seja, evita aquele descarte de jornais constante, um diferencial pensado no consumo consciente e no meio ambiente. Outro detalhe do produto é que ele imita fielmente um jornal, facilitando a adaptação dos antigos jornais utilizados para esse fim.

Já para os gatos, a marca desenvolveu o granulado higiênico feito com fibra de celulose. Ele é três vezes mais leve do que a areia convencional e pode ser descartado no vaso sanitário. Nos últimos anos, o carvão acabou se tornando um aliado à saúde, higiene e cuidado pessoal, tanto que hoje em dia é possível encontrá-lo com facilidade em produtos de perfumarias como shampoos, cremes de massagem e, principalmente, cremes dentais. Pensando nisso, a marca criou um creme dental com carvão ativado feito exclusivamente para os pets, para facilitar a higiene diária e evitar o tártaro.

Crescimento em 2021

Com a pandemia e os brasileiros trabalhando em casa, as pessoas acabaram passando mais tempo com seus pets e isso fez os consumidores gastarem mais com eles. Sendo assim, a Dog´s Care registrou crescimento de 35% em 2021 e dobrou o faturamento nos últimos dois anos. “Lançamos recentemente uma linha especial produzida com nanotecnologia, e queremos continuar investindo em produtos diferenciados e que atendam diferentes necessidades reais dos tutores com seus pets”, finaliza a empreendedora.

Sobre a Dog´s Care

Pioneira e inovadora, a empresa trouxe ao mercado nacional no ano de 2006, com exclusividade, as fraldas descartáveis para cães, com o principal objetivo de facilitar o dia a dia com o pet em casa e nos passeios, quando ele insiste em fazer as necessidades fora do lugar e a vida vira um caos. Tornando cada vez mais harmoniosa a convivência entre pessoas e cães, hoje possui uma linha com mais de 30 itens, entre acessórios para facilitar o passeio, produtos descartáveis e uma linha para auxiliar no adestramento e na higiene. Tudo criado a partir do seu dia a dia com seus pets, com um único objetivo: inspirar a convivência sem limites entre pessoas e cães.

Para mais informações, acesse: www.dogscare.com.br 

Add a comment

Ilha Plaza está pronto para “esquenta” de Páscoa

Ilha Plaza está pronto para “esquenta” de Páscoa

Shopping oferece opções de doces e chocolates para todos os gostos

Localizado no coração da Ilha do Governador, o Ilha Plaza está sempre atento às principais tendências do mercado. Com a chegada do feriado de Páscoa, comemorado no dia 17 de abril, o shopping se prepara de antemão para receber os clientes. Opções para todos os gostos contemplam a data mais doce do ano e já estão disponíveis nas Lojas Americanas, Cacau Show, Havana, Kopenhagen, Mr. Cheney, entre outras. Sim, a oferta é grande e garante novidades.

Na Cacau Show do piso L3, por exemplo, chegam dois novos sabores do tradicional ovo de Páscoa recheado: mil-folhas de avelã e banoffee. Uma explosão de sabores a cada mordida. Outra grande aposta, com chocolate vegano e 67% cacau, é o Ovo Bendito Cacao Dedo de Deus. Este promete agradar os amantes de um sabor mais intenso. Para quem deseja consumir menos açúcar, mas não abre mão de se deliciar nesse feriado, o Ovo La Creme Zero, com recheio de trufa ao leite, é a opção ideal.

Na Kopenhagen, uma linha inteira dedicada ao público infantil. O Ovo Ao Leite de Pintar foi criado especialmente para todos os fãs do Lingato. O kit inclui um ovo de chocolate ao leite para as crianças saborearem, enquanto se divertem colorindo com o pincel e a tinta de três bombons de chocolate branco, nas cores branca, roxa e laranja. Inédito também é o Ovo Repleto Mousse Dragê, com delicioso recheio de mousse de chocolate e decorado com confeitos coloridos, para dar aquela crocância irresistível. Outras novidades estão disponíveis na loja, localizada no L3 piso do shopping.

No quiosque da Mr. Cheney, em frente a escada rolante, os clientes encontram oferta exclusiva além de novos sabores de cookie: bolo de cenoura e pão de mel. A Havana, por sua vez, inovou com o ovo de chocolate ao leite recheado de seu tradicional alfajor de doce de leite. Uma deliciosa combinação para os chocólatras. Ambas estão localizadas no piso L3.

“Este ano, começamos a sentir reflexos positivos com o reaquecimento do mercado, além do retorno ao tradicional encontro familiar, repleto de trocas e abraços. Esperamos que a Páscoa seja doce com tantas novidades preparadas para a data. Estamos bem otimistas", afirma Paula Nogueira, Superintendente do Ilha Plaza. Durante o feriado (17), a programação do Terraço Ilha incluirá teatrinho e caça aos ovos para as crianças, a partir das 17h. Quem quiser também poderá conhecer o Coelho da Páscoa e ganhar uma maquiagem temática.

Serviço:
Ilha Plaza      

Endereço: Shopping Ilha Plaza - Av. Maestro Paulo e Silva, 400  

Horários de funcionamento:  

Lojas e Quiosques: Segunda a Sábado - 10h às 22h; e Domingo - 14h às 20h 

Restaurantes: Segunda a Sábado - 12h às 22h; e Domingo - 12h às 21h 

Cinema: De acordo com as sessões do dia. 

Telefone: (21) 2468-8100      

https://www.ilhaplaza.com.br/      

Add a comment

Dia Mundial do Café: Duckbill comercializa mais de 33 mil cafés por mês em suas lojas

Dia Mundial do Café: Duckbill comercializa mais de 33 mil cafés por mês em suas lojas

A marca investe em cafés especiais e bebidas à base da especiaria

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café, nove em cada 10 brasileiros acima dos 15 anos são consumidores da bebida, e provando ser realmente o queridinho, o café possui um dia só para ele, comemorado em 14 de abril. Considerada uma das maiores redes de cafeterias, a Duckbill se destaca com seus produtos à base de café.

Segundo Rafael Naves, fundador da marca, as unidades da rede comercializam em média 33 mil xícaras por mês e isso acontece devido ao destaque da bebida comercializada pela marca. Os cafés da Duckbill, possui um blend exclusivo de café que é 100% arábico, com pontuação 83 SCAA (Speciality Coffee Association of American) e colhido na alta mogiana, ou seja, um produto especial para os amantes da bebida.

“Com a aderência ao home-office, nós notamos esse aumento no consumo do café especial em casa. Hoje o consumidor está muito mais exigente sobre a qualidade da bebida e em busca de novas combinações de sabores e métodos de preparo”, comenta Rafael Naves, fundador da rede.

Hoje os clientes podem usufruir da iguaria tanto em loja física quanto saboreá-lo em casa, pois a marca os disponibiliza em três versões: Sachê (drip coffee), cápsulas compatíveis com máquina Nespresso e a versão cappuccino. Os preços variam de R$7,50 a R$40,00 e podem ser adquiridos diretamente nas lojas.

Para o futuro a marca conta que está estudando outras maneiras de entregar a bebida para os consumidores. “Estamos na fase final dos testes em breve teremos novidades para os amantes do café”, finaliza.

A Duckbill é uma das maiores redes de cafeterias do país, conta com mais de 150 lojas em funcionamento em 26 Estados e um público fiel. Além das bebidas, a marca que também é especialista em cookies e comercializou mais de 130 mil unidades no último mês. Para esse ano, a rede tem como expectativa faturar R$60 Milhões, inaugurar 100 unidades e manter o catálogo de produtos atualizados, além de focar na criação de itens colecionáveis e exclusivos para os consumidores da loja.

Sobre a Duckbill Cookies & Coffee

O empresário Rafael Naves em 2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés especiais e dois anos depois (2018) uniu-se ao Grupo 10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que unem sabor e qualidade. Inspirado em modelos de negócio de sucesso de Nova Iorque como a Levain Bakery, não poupou esforços até encontrar a receita de cookie perfeita, com isso, foram testados 42 tipos de receitas até que chegou na que hoje é o carro chefe da rede.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos