Incentivo e apoio são essenciais para o desenvolvimento do Autista

Incentivo e apoio são essenciais para o desenvolvimento do Autista

Dia Internacional da Conscientização do Autismo ajuda a refletir sobre os desafios do autista e da familia

Não se sabe ao certo o número de autistas que temos no Brasil. Segundo dados de 2016 publicados em 2020 no site www.autismspeaks.org/science-rews, e disponibilizados pela PUCPR, a prevalência estimada de autismo nos EUA é de 1 em cada 54 pessoas, ou seja, um aumento de 10% da prevalência anual. Já a proporção é de cerca de 4 meninos para uma menina. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

Esses números passam a ser mais desconhecidos ainda quando falamos da Síndrome do X Frágil, uma condição genética correlata ao autismo. Como a Síndrome do X Frágil apresenta muitos sintomas e sinais diferenciados, acaba dificultando a definição do quadro clínico de pessoas acometidas por ela. Por essa razão, muitos são diagnosticados com Autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade), Síndrome de Asperger entre outros. A Síndrome do X Frágil é uma condição hereditária que causa deficiência intelectual de graus variáveis e pode ter sinais comportamentais importantes, muitas vezes dentro do espectro do transtorno autista. “Hoje sabemos que em torno de 40 a 60% dos pacientes com X Frágil também são autistas. Nesses casos, normalmente são pessoas com quadro clínico mais acentuado”, explica Luz María Romero, gestora do Instituto Buko Kaesemodel. Para trabalhar com a orientação das famílias que possuem casos semelhantes, estudar mais a respeito da Síndrome do X Frágil e principalmente conscientizar a classe médica e as famílias da importância de um diagnóstico precoce, foi criado o Programa Eu Digo X, dentro do Instituto Buko Kaesemodel.

Assim como no autismo, um dos maiores desafios das crianças e jovens que possuem a Síndrome do X Frágil, é de enfrentar o desafio de fazer atividades sozinhos. Muitos jovens deixam de ser incentivados e com isso, atrasando a possibilidade de desenvolvimento neurocognitivo. Os autistas são pessoas que veem a vida com uma outra cor, mas não necessariamente não enxergam a vida. “São pessoas que possuem a dificuldade de expressar sentimentos, mas não quer dizer que não os possuem. Os autistas possuem sim interesses, vontades e gostos”, afirma Sabrina Muggiati, idealizadora do Programa Eu Digo X e mãe do Jorge, adolescente Autista e com a Síndrome do X Frágil. “Meu filho possui limitações, mas é um adolescente que nos seus 17 anos, vibramos a cada conquista. Desde coisas básicas, como contemplar o tempo e saber se está frio ou calor e conseguir identificar o que irá vestir. O abotoamento de uma camisa, o fazer supermercado são conquistas diárias e possíveis do jovem assimilar e compreender”, explica.

“O incentivo e o apoio são fatores determinantes para o bem-estar e desenvolvimento, tanto do autista quanto da pessoa com SXF”, afirma Sabrina. E o incentivo está desde a infância a fase adulta. “O autista, assim como o x frágil, tem capacidade de desenvolver atividades de trabalho, e isso deve ser incentivado pela sociedade e principalmente pelo empresário, disponibilizando vagas sem o preconceito”, pontua.
Fernanda Santana, secretária geral da Associação Brasileira para Ação pelos Direitos do Autista, estudante e também autista, reforça a importância de se ter autonomia e tomar as suas próprias decisões é fundamental. “Autonomia não é necessariamente sinônimo de independência, pois todos nós somos interdependentes, pois em diversos momentos da vida, vamos precisar de apoios diferentes”, salienta. Segundo ela, conseguir fazer as tarefas sozinhos é muito importante, mas é muito mais significativo poder decidir. “Para poder decidir, precisamos de apoio, adaptações, acessibilidade para entender melhor a situação e conseguir decidir de forma consciente. Para uma pessoa com deficiência esse poder decidir é ainda mais importante”.

Como Fernanda não possui o estereótipo que o senso comum associa como uma pessoa autista, ela conta que precisa lidar com barreiras e capacitismo todos os dias. “Às vezes eu preciso de apoio para tomar as decisões, e eu tenho privilégio de ter acesso a esse apoio, como tenho apoio e adaptações para trabalhar, para estudar, para viver a minha vida, cuidar da minha casa, da minha família. Chamo de privilégio, pois sei que muitas pessoas autistas não conseguiram alcançar”, desabafa. Segundo ela, para que os autistas consigam essa rede de apoio, é necessário mudanças profundas na sociedade, “mudanças que começam pelo modo de olhar para o outro, de ver o potencial, acreditar que todos temos a mesma humanidade e, portanto, deve ter os mesmos direitos”, conclui.

“Esperamos que as ações comemoradas no dia 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, sejam estendidas para os outros dias do ano. E que seja uma data para que o respeito junto a todos os autistas seja de fato colocado em prática, afinal de contas, são direitos irrevogáveis”, finaliza Sabrina.

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Editora Maralto ganha 4 selos do Prêmio Cátedra Unesco de Leitura

Editora Maralto ganha 4 selos do Prêmio Cátedra Unesco de Leitura

Recém lançada no ramo editorial, Maralto teve 4 livros premiados em concurso nacional de literatura

A Editora Maralto acaba de conquistar 4 selos do Prêmio Cátedra 10. Recente no mercado editorial, a Maralto – que faz parte do grupo Arco Educação e já nasceu com 150 obras no catálogo - começou as atividades em outubro do ano passado e foi uma das mais laureadas pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (iiLer) e a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, edição 2021.

Os títulos Uns e outros: histórias de duplas, de João Anzanello Carrascoza e Nelson Cruz, e Ninanão, de Daniela Galanti, receberam o selo Distinção. Já as obras Desaforismos de Raquel Matsushita, e Origem, de Anna Cunha, ganharam o selo Seleção.

“As obras premiadas integram o Programa de Formação Leitora da Maralto, contemplam autores já reconhecidos, bem como estreantes na autoria de livros ilustrados. E o Prêmio Cátedra Unesco de Leitura – que é uma referência nacional fundamental no fomento da formação de leitores no país – também reconhece a qualidade desses livros”, orgulha-se a publisher da Maralto, Cristiane Mateus.

Enredos

Uns e outros: histórias de duplas, de João Anzanello Carrascoza e Nelson Cruz, é um sedutor convite para ler e ver, no tempo mesmo de cada momento, de cada um. E para experimentar a beleza das coisas que parecem pequenas e comezinhas, mas que, iluminadas pela criação artística, se mostram plenas e potentes em resistência à rapidez cotidiana que nos distrai da vivência do tempo, do espaço e das relações com outras pessoas.

Ninanão, de Daniela Galanti, oferece aos leitores elementos que ampliam seu repertório simbólico, reinventando sentidos e impressões sobre o mundo. É literatura para saber mais sobre nós mesmos e sobre nosso tempo, em todas as idades.

Desaforismos, de Raquel Matsushita, é um livro múltiplo cuja leitura pode seguir por muitos caminhos. É uma experiência estética, que convida as crianças, suas principais leitoras, a experimentar a língua e os desenhos como invenção e brincadeira, em um movimento de apropriação do que as palavras e as imagens dizem e do que podem dizer.

Origem, de Anna Cunha, sussurra as perguntas que nos acompanham desde sempre – Quem somos? De onde viemos? O que desejamos? O que guardamos? – e pede para ser lido e visto muitas vezes. A autora nos convida a uma experiência dilatada do tempo, própria da literatura.

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Pilar Centro Médico lança aplicativo para agendamento de consultas

Pilar Centro Médico lança aplicativo para agendamento de consultas

Muitos pacientes precisam retomar seus exames e consultas de rotina após todas as pausas ocasionadas pela pandemia. Visando oferecer mais praticidade, o Pilar Hospital disponibiliza um aplicativo “Pilar Centro Médico”, disponível para iOS e Android, com o qual é possível verificar as opções de horários, realizar o agendamento e até fazer alterações de consultas.

O Pilar Centro Médico é uma unidade bem equipada com alta tecnologia e visa o conforto e a qualidade no atendimento dos pacientes com consultórios médicos, unidade primária de oncologia e hematologia e estrutura para procedimentos cirúrgicos de pequena e média complexidade, de diversas especialidades.

Localizado a poucos metros do Pilar Hospital, o Centro Médico oferece uma autonomia para procedimentos cirúrgicos, já que o espaço foi desenhado para melhor atender médicos e pacientes, disponibilizando estrutura e equipamentos modernos.

O atendimento ao público é das 8h às 19h na Rua Paulo Graeser Sobrinho, nº 270, no bairro São Francisco. O agendamento pode ser feito também pelo telefone (41) 3072-7272.

Para baixar o aplicativo, acesse:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.pilarcentromedico.app

iOS:
https://apps.apple.com/br/app/pilar-centro-m%C3%A9dico/id1584658680

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Shopping Mueller valoriza experiência dos clientes em nova campanha institucional

Shopping Mueller valoriza experiência dos clientes em nova campanha institucional

Com o tema “Sempre na sua vida”, shopping enaltece sua relação com os clientes e com a cidade de Curitiba

Considerado o shopping do coração pelos curitibanos, o Mueller reforça esse posicionamento com sua campanha institucional. Com o mote “Sempre na sua vida”, a campanha retrata a relação estreita do shopping com os seus clientes e a cidade de Curitiba. “Nosso objetivo é mostrar que o Shopping Mueller valoriza o cliente. Temos a honra de fazer parte de diferentes momentos da vida dos curitibanos, seja quando ele busca boas opções de compra, lazer, gastronomia ou outros serviços. Estamos sempre dispostos a proporcionar a melhor experiência”, destaca a gerente de marketing Cynthia Maia Batista.

A nova campanha, criada pela OpusMúltipla, apresenta cores vibrantes e uma tipologia que dá uma sensação de movimento. "O Mueller é uma marca atemporal. Um shopping que se reinventa e inova para atender seus clientes. É o primeiro shopping de Curitiba e sempre esteve à frente do seu tempo, evoluindo com a cidade e com as pessoas que moram aqui. O Mueller está em constante movimento”, diz Alexandre Catarino, diretor de criação da OpusMúltipla.

A intenção da campanha é mostrar que o shopping também faz parte de novas histórias, novas memórias e segue conquistando gerações, reforçando a sua atemporalidade. A marca valoriza elementos visuais como o colchete e o ponto, destacando com esses símbolos presentes em seu logotipo, as experiências bacanas que as pessoas vivenciam no shopping.

As peças apresentam fotos de diferentes situações e contam com desdobramentos como: “Sempre na moda”, “Sempre em forma”, “Sempre o melhor encontro”, “Sempre delicioso”, “Sempre um happy hour animado” e “Sempre em movimento”.

Juntamente com a campanha institucional 2022, que será lançada no dia 1.º de abril, o Shopping Mueller apresenta o novo site e a nova roupagem em suas redes sociais.

Ficha técnica

Cliente: Shopping Mueller

VP de Criação: Renato Cavalher

Direção de criação: Alexandre Catarino

Head de Arte: Luís Bacellar

Redação: Renato Cavalher e Alexandre Catarino

Direção de Arte: Bruna Serves

RTVC: Edson Perin

Produtor gráfico: Josiane Figueiredo

Atendimento: Dino Camargo, Ana Grevinski e Isabella Wogel

Mídia: Kauana Mendes e Wallace Bieberbach

Fotografia: Daniel Castellano

Aprovação: Cynthia Batista e Ciro Gonçalves

Sobre o Shopping Mueller

Desde sua inauguração, em 1983, o Mueller se preocupou em permanecer como uma referência em estilo, conforto e sofisticação. São mais de 200 lojas de marcas de renome nacional e internacional, além do moderno complexo de cinemas Cinemark, que conta com salas de exibição em 3D, restaurantes, atividades culturais e as melhores experiências.

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As possibilidades de se reinventar e realocar-se no mercado profissional

As possibilidades de se reinventar e realocar-se no mercado profissional

De acordo com o palestrante Alexandre Slivnik, é preciso realizar uma análise de diversos pontos antes de tomar uma decisão definitiva

Com o mercado de trabalho cada vez mais agressivo, se realocar e ir em busca de uma nova função parece um desafio gigantesco. Mas com as ferramentas corretas e sede por conhecimento, é possível alcançar o cargo dos seus sonhos.

Para Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há vinte anos, a crise mundial causada pela pandemia de Covid-19 traz contrapontos positivos e negativos para quem quer se realocar no mercado. “Momentos de crise acabam dificultando as coisas, principalmente porque o número de vagas diminui. Mas durante esse período, as melhores e mais competidas oportunidades aparecem no mercado. Os profissionais que têm uma melhor preparação e a capacidade de resolver problemas complexos, normalmente, conseguem as vagas mais desejadas nesse momento de incertezas”, revela.

O palestrante alerta que profissionais devem seguir em constante busca por inovação e conhecimento, principalmente porque o mercado continua criando profissões inovadoras a cada ano. “Em dado ponto, a experiência que você já possui pode se tornar irrelevante, e o que começa a ser importante é a sua disposição para aprender aquilo que você ainda não domina. Pesquisas apontam que 65% das crianças que estão no colégio primário, no futuro, irão trabalhar em empregos que ainda não existem. Isso mostra que precisamos criar uma flexibilidade para adaptações, visando uma constante evolução e o melhor entendimento sobre si mesmo”, aconselha.

Para Slivnik, a tecnologia é um elo fundamental para quem visa uma realocação no mercado de trabalho. “Os países mais desenvolvidos, por exemplo, estão ensinando crianças a programar. E não é para que possam trabalhar com os computadores no futuro, e sim porque a lógica da programação vai ajudar em diversas áreas de atuação daqui algum tempo. Aprender tecnologia não é simplesmente aprender a manusear um equipamento, mas ter conhecimento sobre como aquele gadget funciona de forma geral.”, pontua.

E essa necessidade por conhecimento e novas tecnologias deve fazer parte da vida de qualquer profissional que queira evoluir em sua carreira. “É comum ver pessoas de 80 ou 90 anos de idade fazendo faculdade, principalmente porque a perspectiva de vida é cada vez maior. Se podemos viver mais, também podemos seguir em busca de conhecimento e evolução profissional. Nunca é tarde para mudar e fazer aquilo que você ama”, relata o palestrante.

De acordo com Slivnik, não se deve manter o foco em aprimorar pontos fracos, pois são as virtudes que o diferenciam como profissional. “Ao fazer uma análise e identificar suas fraquezas e virtudes, potencialize aquilo que você faz bem. Focar no que você tem de melhor é mais importante para alcançar reconhecimento e estabilidade profissional”, finaliza.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br 

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