Conheça os principais tipos de queijos da França e da Itália

Conheça os principais tipos de queijos da França e da Itália

Tirolez explica as diferenças e harmonizações ideais para cada tipo de queijo

A tradição culinária francesa e italiana apresenta um fator em comum: a paixão por queijos. Os dois países têm um consumo e produção de queijo marcante em suas culturas. Além da popularidade na Europa, os queijos conquistaram o paladar dos brasileiros. E para expandir o seu conhecimento culinário, Tirolez, uma das principais marcas de laticínios do país, explica sobre os tipos clássicos e tradicionais desses países: o Brie e o Camembert, da França, e o Parmesão, Mussarela, Provolone, Ricota fresca e Gorgonzola, da Itália.

Queijos franceses

Brie: Um dos queijos mais antigos da França, o Brie já foi o alimento preferido de reis e rainhas. Sua textura e sabor se modificam de acordo com o tempo.Quando possui entre 1 e 15 dias de fabrição, possui sabor mais suave, textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais assentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme.

Camembert: parecido com o brie, surgiu na região da Normandia, em um vilarejo chamado Camembert, que deu origem ao seu nome. Possui textura bastante cremosa e sua casca é branca, aveludada e pode ser consumida. Quanto ao sabor, é mais intenso e assentuado que o brie.

Dica: para provar os Queijos Brie e Camembert Tirolez: retire-os da geladeira pelo menos 40 minutos antes de consumir. Sirva com acompanhamentos suaves, como frutas, geleias, nozes, castanhas e mel, para realçar o sabor e tornar a experiência de consumo ainda mais especial.

Queijos italianos

Parmesão: o clássico Parmigiano-Reggiano tem esse nome em referência às regiões produtoras do queijo e às províncias de Parma, Reggio Emilia, Módena, Bolonha e Mântua. Entre as principais caracterísitas do parmesão estão o baixo teor de umidade e a textura granular. O queijo demora no mínimo 6 meses para ficar pronto e são utilizados 13 litros de leite para produzir 1 kg.

Versátil, é uma ótima opção para servir em tábuas de queijos e frios, além de servir de ingrediente em receitas diversas, como suflês, gratinados e risotos. Também vale a pena apreciá-lo sozinho, com um bom vinho.

Mussarela: bastante popular em diversas regiões do mundo, mussarela é um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiados, para lanches ou em peças maiores, de 3,5 kg. Sua chegada no Brasil aconteceu por intermédio dos primeiros imigrantes italianos no país, entre os anos 1860 e 1890.

Provolone: o queijo provolone possui um sabor lácteo e defumado, que varia de acordo com o tempo de maturação. Em algumas regiões na Itália, é consumido mais maturado, ficando com o sabor ainda mais atenuado.

No Brasil e nas principais regiões da Itália, durante a produção, a massa do provolone é amarrada com cordas ou redes até que o queijo fique seco. Após este processo, é defumado até que atinga o sabor e aroma ideais. O provolone da Tirolez passa por uma defumação natural, seguindo a risca a original. Pode ser utilizado ralado, para realçar o sabor dos molhos, empanado como entrada, ou incluido em tábuas de queijos, acompanhado de vinho ou cerveja.

Ricota fresca: de coloração branca, textura leve e baixo teor de gordura, o grande diferencial da ricota entre os outros queijos é a sua produção: é feita a partir do soro do leite. Similar ao queijo branco, possui muitas proteínas e poucas calorias, ideal para um cardápio mais saudável e equilibrado. Versátil, a ricota pode ser utilizada para o preparo de doces ou salgados, como recheio para panquecas ou em torradas.

Gorgonzola: surgiu no Vale do Pó, região italiana localizada na cidade Gorgonzola, que deu origem ao nome do queijo. Seu preparo é realizado da da seguinte forma: primeiro o fungo é adicionado ao queijo e, posteriormente, é perfurado por agulhas de aço para a ingestão de oxigênio, que permite que se desenvolva com o sabor e aroma característicos.

Sua texura é macia e sabor marcante, ficando mais intenso quando está proximo ao vencimento. Por sua cremosidade, é uma boa opção no preparo de molhos, massas e sopas. Também pode ser degustado puro, acompanhado de um bom vinho.

Sobre a Tirolez

Fundada há 41 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Add a comment

Tchau, Inveja!

Tchau, Inveja!

*por Daniele Costa

Atenção!! Assunto polêmico!

Vamos falar sobre inveja?

“Eu sempre acho que a grama do vizinho é mais verde que a minha”. Em cenários de conflito, ou que as frustrações são estimuladas, essa temática aparece e é importante trazer à consciência o que está por trás desse sentimento.

A inveja está muito ligada a desejar aquilo que não possuo ou que considero como ausente ou insuficiente em minha vida.

E não se trata apenas de situações materiais, mas também de relacionamentos, forma de agir e se comportar do objeto de desejo.

Tem uma expressão que diz o seguinte: “O que provoca a inveja não é o dinheiro, casa ou o carro que você tem, até mesmo porque, às vezes, o invejoso tem tudo isso. O que provoca a inveja é o seu brilho, o que ele ainda não consegue apagar”.

• O sentimento de inveja é destrutivo e tóxico.

• O sentimento de inveja paralisa.

• O sentimento de inveja é um distraidor das nossas potências e capacidades.

Nas minhas mentorias, elas aparecem em duas situações:

• Aquele que sente a inveja.

• Aquele que é objeto de inveja.

No primeiro caso, busco trabalhar a individualidade do ser, trazendo ferramentas que possam identificar seus potenciais, reconhecer suas competências, habilidades e recursos disponíveis de forma a trazer mais gratidão por quem se é.

Aplico também a ferramenta da “Árvore de Sucesso” e fazemos uma trajetória de tudo que foi construído e foi conquistado ao longo da vida.
E também a ferramenta “visão de futuro” a fim de que possamos conectá-lo aos seus desejos mais verdadeiros e profundos.

Trabalhamos os conceitos e definições de sucessos que balizam suas escolhas, a fim de que possamos destruir aquilo que não condiz com sua essência e verdade.

Buscamos também trabalhar as projeções e expectativas com relação a si e aos demais.

Aqui é muito importante trabalhar o florescimento do ser e trazer consciência para o presente que ele é, sendo quem é, eliminando suas frustrações.

A base da inveja são as frustrações nutridas ao longo da vida, e por isso é importante analisar o indivíduo como um todo.

Aquele que sente a inveja apresenta algumas características:

• A baixa estima e invalidação do ser é uma constante.

• Busca diminuir os outros ou habilidades, ganhos e competências do seu objeto de desejo a fim de reduzir a suas insatisfações e frustrações.

• Possui forte sentimento de competitividade a fim de provar sua superioridade.

Por sua vez, aquele que é objeto de inveja pode apresentar como características:

• Necessidade de pertencimento e reconhecimento.

• Duvidar de seus sucessos e ganhos.

• Duvidar de quem se é.

• Tem forte tendência a se autossabotar.

• Buscar se diminuir ou reduzir suas qualificações para corroborar as relações tóxicas, reflexo da inveja.

Neste caso, também trabalhamos com ferramentas que elevem a autoestima e que criem maior conexão com o ser, pois o indivíduo que sofre com os efeitos da inveja, possui forte desconexão de si e conexão com externo.

Trabalhamos as crenças que estão por trás como também as limitações.

Trabalhamos também códigos de silêncio, a fim de observar quando e com quem os sucessos podem ser compartilhados.

Busca se desenvolver uma mentalidade mais fortalecida a respeito do indivíduo. Quando se sabe quem se é, não existe vítima e nem algoz, apenas somos seres vivendo experiências de desenvolvimento e evolução. E mais uma vez reforço aqui. “Se te faz feliz ver o voo dos outros, então você entendeu tudo”.

Sobre Daniele Costa

A especialista em gestão de pessoas é mentora, palestrante e facilitadora em desenvolvimento integral humano. Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em letras, passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora.

Durante os anos de banco, coordenou trabalhos que exigiam empatia e a presença do outro, o que a fez expandir características como a facilidade com a escrita e o interesse em relacionamento humano. Ainda em seus anos corporativos, se aprofundou na área de gestão de pessoas com cursos dentro e fora do país, conhecendo a ferramenta Access Consciousness, entre outras.

Além do portal, Daniele também criou o coletivo Brazilinas, que em um ano de existência desenvolveu, entre outras ações, a capacitação profissional de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando também a autoestima e incentivando a independência dessas mulheres.

Para saber mais, acesse: https://plataformadavida.com/ e Instagram: @plataformada.vida e @dani.costa.oficial

Add a comment

Grandes nomes da literatura participam da Semana Literária 2021 da PUCPR  

Grandes nomes da literatura participam da Semana Literária 2021 da PUCPR

Evento ocorre entre 18 e 22 de outubro, com a participação de autores como Ana Maria Machado e Milton Hatoum

O Brasil é marcado por uma rica pluralidade de línguas, costumes e vivências. É com o objetivo de celebrar esses diversos “Brasis” que a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza a edição de 2021 de sua Semana Literária. Com o tema “Literatura e Brasilidades”, o evento ocorre de 18 a 22 de outubro, com a presença de autores renomados, em transmissões ao vivo. Ainda, entre os dias 15 e 31 do mesmo mês, a instituição realiza a feira de livros Lombada, também no formato digital.

“Vivemos em um país culturalmente plural. Quando olhamos para as nossas artes, músicas e literaturas salta aos nossos olhos as tantas diversidades regionais e identitárias. A edição de 2021 da Semana Literária da PUCPR busca pensar nas Brasilidades, em sua vasta e rica potência de formar escolas, autores, autoras e obras com importância e relevância em todo o mundo", afirma Fabiano Incerti, Diretor de Identidade Institucional e do Instituto Ciência e Fé da PUCPR.

Assim como ocorreu em 2020, o evento será online, via plataforma Zoom, a fim de conter a disseminação de Covid-19. Os encontros são gratuitos, mas é necessário realizar inscrição prévia. Em data anterior, os participantes receberão um e-mail com as instruções para acessar as atividades.

Um dos destaques da programação é a escritora Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), autora de mais de uma centena de obras de diversos gêneros e vencedora de prêmios como o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Na PUCPR, ela vai conversar sobre o relançamento de “Silenciosa Algazarra”, coletânea de textos críticos a respeito da universalização da leitura e dos livros, e relembrar momentos importantes de sua carreira.

Já Milton Hatoum, considerado um dos grandes escritores vivos do Brasil, vencedor de Prêmios Jabuti, ministrará a conferência “Diversidade na Literatura Brasileira”, quando analisará romances de Machado de Assis, Clarice Lispector e João Guimarães Rosa, dentre outros. A Semana Literária da PUCPR também vai contar com a presença de Vera Eunice de Jesus, filha caçula de Carolina Maria de Jesus, do educador e escritor indígena Daniel Munduruku e de vários pesquisadores da literatura nacional, que participarão de debates, oficinas e palestras.

Para conferir a programação completa e realizar a inscrição, basta acessar o link: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr-2021__1349539.

Feira Lombada – Em outubro, a PUCPR também promove, em formato digital, a feira de livros Lombada, iniciativa da PUCPRESS, editora universitária da instituição, em parceria com a Arte & Letra – Editora e Livraria.

Entre os dias 15 e 31, mais de 50 editoras como FTD, Autêntica, Ubu, Aleph, Fiocruz, Edipucrs, além das próprias PUCPRESS e Arte & Letra, entre outras, vão ofertar títulos que poderão ser adquiridos com descontos de até 50%. Trata-se de uma excelente oportunidade para comprar obras de diversos segmentos, entre literários e acadêmicos, com um preço especial. Mais informações estão disponíveis no site oficial: https://www.lombada.pucpr.br/.

Serviço:

Semana Literária 2021 da PUCPR – Literatura e Brasilidades

De 18 a 22 de outubro

Transmissões online, ao vivo e gratuitas

Inscrições e mais informações: https://www.sympla.com.br/semana-literaria-pucpr-2021__1349539

Feira de Livros Lombada

De 15 a 31 de outubro, em formato digital

Livros com até 50% de desconto

Site oficial: http://www.lombada.pucpr.br

Add a comment

Modelo de negócio brasileiro é destaque na Feira do Livro de Frankfurt

Modelo de negócio brasileiro é destaque na Feira do Livro de Frankfurt

Sócios-fundadores e editor do Skeelo comandaram palestra online para 48 países

O Skeelo, plataforma de ebooks, minibooks e audibooks, participou esta semana da Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento mundial do setor. Representantes de 48 países participaram simultaneamente do encontro virtual comandado por Rodrigo Meinberg e Rafael Lunes, sócios-fundadores da marca, e Breno Lerner, editor e parceiro da plataforma. A palestra ‘Audiolivros para além do áudio: como Skeelo invadiu o mercado no Brasil’ trouxe detalhes da empresa que nasceu com o propósito de disseminar o conhecimento no país.

A presença do Skeelo na feira mundial é resultado da indicação feita pela CBL (Câmara Brasileira do Livro) e pelo Brazilian Publishers por reconhecer na plataforma uma inovação no segmento editorial brasileiro. Fernanda Dantas, gerente de Relações Internacionais da CBL e Brazilian Publishers, reforça a importância de reconhecer as ideias que transformam realidades. “É muito gratificante apresentar para o mundo um exemplo de inovação e pioneirismo do mercado editorial brasileiro. Cada vez mais posicionamos nosso mercado internacionalmente e abrimos espaço para nossas empresas realizarem negócios internacionais”.

Para Meinberg, a oportunidade de estar no maior evento literário é incrível, ainda mais para falar sobre audiobooks e e-books no Brasil. “Os formatos eletrônicos são uma tendência sem volta e o mercado editorial já reconhece isto. Dessas discussões surgem ideias e até novos projetos. Além disso, para nós, o principal objetivo é que a distribuição das obras que estão no Skeelo ultrapasse fronteiras e chegue para todos que buscam e precisam de conhecimento e informação”.

Além da abordagem sobre os conteúdos digitais, o encontro também trouxe a discussão da expansão da marca para o mercado internacional. “Diversas perguntas surgiram envolvendo nosso modelo de negócio e a intenção de atuação em outros países e realmente já há estudos neste sentido. Aliás, hoje, o Skeelo já tem demanda de usuários que buscam conteúdos em outras línguas, como inglês e espanhol”, explica Lunes.

Nos dois anos de existência, o Skeelo já ultrapassa os 130 milhões de usuários vindos de todas as operadoras de telefonia do país, além de parcerias com empresas de serviços e algumas montadoras brasileiras, que trazem também o aplicativo para dentro dos carros, disponibilizando os audiobooks enquanto se dirige. Hoje, a plataforma disponibiliza mais 1.200 best-sellers de editoras como Globo, Planeta, Companhia das Letras, Record, Buzz, Valentina, Citadel, Gente, IBEP, Faro, Alto Astral, entre outras. Além disso, o Skeelo também tem mais de 100 obras gratuitas disponíveis para quem não tem acesso ao app.

A palestra faz parte da ampla agenda da feira que este ano está em formato híbrido, com encontros online e presenciais. O evento tem dois momentos importantes: as masterclasses e a feira, que começa dia 20 e vai até dia 24.

Add a comment

A obesidade não precisa ser pesada: no mês contra a gordofobia, livro aborda o peso do peso e como precisamos do humor ácido para poder ser gordo

A obesidade não precisa ser pesada: no mês contra a gordofobia, livro aborda o peso do peso e como precisamos do humor ácido para poder ser gordo

Com o tema da gordofobia cada vez mais em alta, a sociedade ainda não consegue lidar com pessoas pesadas. Colocando o tema em discussão, Vanessa Sap traz a temática para o livro ''Temporada 1'' e negocia com gigantes dos streamings para virar série

‘’A autora transita no cerne dos conflitos humanos e seus desdobramentos recheados com um humor sagaz e delicioso!! Além de escrever e descrever com primazia artística, a trilha sonora proporciona uma experiência inédita com boas risadas e reflexões! Adorei!’’, comenta Aline.
Já Ernesto diz, ‘’o livro zoa geral. Rico e pobre, magro e gordo, machista e feminista, inteligentes e burros. A mina é ardida!’’.

Esses são alguns dos comentários do livro ‘’Temporada 1’’, grande aposta de ser um dos best-sellers deste ano e com negociações para sair nos streamings.

No mês de outubro, no dia 11, foi celebrado o Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, mas a data, além de trazer concienscia sobre a saúde, traz grande oportunidade de debate sobre a sociedade gordofóbica que vivemos.

Nesse nicho, Vanessa Sap, autora do livro ‘’Temporada 1’’ pega pesado no tabu. Numa obra que esmiúça o tema numa perspectiva inédita, intercalam-se rizos frutos do humor mordaz à reflexão sobre o impacto da silhueta no dia-a-dia.

A ficção é retratada no Centro de Emagrecimento Ingatori durante a semifinal da Copa de 2014. Enquanto os frequentadores testemunham o fiasco histórico do 7 x 1, flashbacks narram suas trajetórias individuais: embora tenham naturezas distintas, todos têm alguma identificação causados pelos quilos a mais e suas dificuldades.

A escritora afirma que o livro deriva de um ativismo por uma sociedade mais tolerante e sem a pressão sobre o peso alheio. “Quem quiser que fique magro. Muito magro”, comenta Vanessa.

A fala da escritora vem em um momento critico no Brasil, onde segundo dados de pesquisa realizada pela Skol Diálogos em parceria com o Ibope, 92% dos brasileiros dizem ter preconceito contra a gordofobia. Destes, apenas 10% assumiram que são realmente gordofóbicos, mostrando assim que realmente vivemos em uma sociedade onde ser gordo ainda é mal visto.

Vanessa dispõe não só nas páginas do livro, mas como modo de viver o poder maior de qualquer ser humano: ser o que quiser ser. ‘’Quero poder ser gorda. Muito gorda”, diverte-se.

Além da gordofobia, o livro esbarra em discussões bem atuais como racismo (aos antigos preconceitos somam-se novos, como a predileção por magros), dependências (comida sendo apenas um deles) e machismo - as cobranças por aparência ainda são muito mais corrosivas para mulheres.

Vanessa Sap arremessa uma pedra no espelho em que a sociedade se enxerga: “gordofobia”, e “classemediofobia” são apenas alguns dos cacos.

Serviço:

‎Editora Labrador (24 Agosto 2021)

Idioma: ‎ Português

Número de páginas: ‎ 132 páginas

Link para a compra na Amazon https://url.gratis/qGgeiM

Link para ouvir a playlist ambientada e feita especialmente para o livro: https://url.gratis/EYwW49

Rede Social – Vanessa Sap https://url.gratis/mcdftJ

Editora Labrador - https://url.gratis/N5qkNj

Instagram - @vanessa_sap_oficial

Avaliações na Amazon

Não vale você ler no seu celular, por exemplo, e dar as estrelinhas no final da leitura. Isso não chega na página de avaliações do livro na Amazon. O que você precisa mesmo fazer é acessar a página do livro na Amazon e clicar no botão Escreva uma avaliação. Depois disso, aí sim você dá as estrelinhas, escreve um comentário (pode ser pequeno, pode ser grandão!) e depois clica em enviar. Pronto! Sua avaliação vai aparecer em poucas horas na página do livro e vai ajudar muito!

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos