MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal reabre para atividades presenciais em dezembro

 

 

 

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal reabre para atividades presenciais em dezembro

Após cerca de 9 meses de intensa programação virtual, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal anuncia a retomada das atividades presenciais a partir do dia 02 de dezembro. Destaque é a abertura da "Exposição CoMciência - Cristais do Tempo" que apresentará ao todo 9 obras inéditas sendo 3 três no espaço expográfico do museu e 6 em ambiente virtual.

Retomando as atividades presenciais em 2020, após o longo período fechado em que promoveu uma intensa programação cultural e científica virtualmente, O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal reabrirá para o público no dia 02 de dezembro (quarta-feira). O principal destaque é a exposição “CoMciência - Cristais do Tempo”, que será inaugurada no dia 08 de dezembro e segue até março de 2021. Desta vez, a ocupação dos espaços expositivos do MM Gerdau com arte, ciência e tecnologia teve como tema proposto aos artistas "Cristais do tempo: emergências nas fissuras do presente". A definição de um futuro a partir de um presente demasiadamente complexo nos leva a refletir que é necessário pensar um presente mais propositivo, reconstruindo nossa proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e a tecnologia meios legítimos para isso.

Para isso, os curadores do edital Tadeus Mucelli e Alexandre Milagres selecionaram 09 (nove) obras inscritas no Edital “CoMciencia” que inspiram e refletem o momento que vivemos, modificam nossa relação com o tempo presente, mudam nossa percepção com os outros, com o planeta, com o visível e o invisível, e, sobretudo, com as memórias que construímos e compartilhamos. Dentre todos os trabalhos selecionados, 03 (três) deles ocuparão presencialmente o espaço expositivo do museu: “Reflexion: In Sync / Out of Sync”, da colombiana Claudia Robles-Angel; “Vegetal Reality Shelter (VRS)”, do brasileiro Guto Nóbrega; e “Emancipacíon Microbiana”, da mexicana Maro Pebo.

Já no espaço virtual wwwprogramacomciencia.org.br, o público poderá visitar mais 06 (seis) obras que integram a exposição, sendo três delas de artistas brasileiros - “Estrelas no Deserto”, de Felipe Carrelli; “obs-cu-ra”, de Bruno Alencastro; “O Ceú na Terra”, de Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – e outras três de artistas internacionais: “Untangling Noises of Matter”, do holandês Louise Braddock Clarke; “Silver Tree: the sounds of wind through the crystalline forest”, “Saturn’s Breath” e “Think Like a Mountain”, da australiana Penelope Cain; e “The universe according to Dan Buckley”, do canadense Roberto Santiaguida.

INSTALAÇÃO IN.FUSION – MM GERDAU E MUSEU DO AMANHÃ (RJ)

Outra notícia de destaque – que também reafirma o Museu como um importante espaço fomentador do debate sobre arte, tecnologia, cultura e ciência – é a inauguração da instalação In.Fusion, no dia 12 de dezembro, data em que se celebra o aniversário do Prédio Rosa e os 123 anos da cidade de Belo Horizonte. A instalação é um projeto artístico arrojado que faz parte de um circuito nacional, recém-chegada do Museu do Amanhã (RJ), em que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe a instalação até o dia 17 de janeiro de 2021, antes de ela seguir para exposição no Museu da Imagem e Som – MIS/SP.

A instalação consiste em uma experiência imersiva e interativa, que explora artisticamente a capacidade humana de interferir nos mais diversos sistemas, sejam eles físicos ou espirituais. Para isso, os visitantes serão convidados a adentrar uma estrutura que conta com um mix de projetores de diferentes formatos que imprimem imagens em movimento nas longas paredes e em todo o piso. Através de sensores instalados na sala, os visitantes interagem com o conteúdo projetado, ressignificando-o e transformando-o em algo novo. Assim, a instalação In.Fusion propõe uma fusão de natureza, misticismo, arte e tecnologia, em um processo livre e particular para cada visitante.

Outro destaque da programação são as visitas virtuais mediadas promovidas pelo Educativo do museu. De terça a quinta-feira, em dois horários (10h30 e 14h30), o público que sente saudade de ocupar o Museu poderá acompanhar dois roteiros por alguns dos espaços expográficos do MM Gerdau. O roteiro é inspirado nas exposições digitais do perfil do museu no Google Arts & Culture: “Diversidade Mineral”, que apresenta parte do acervo mineral do Museu, e “O Prédio Rosa: patrimônio, memória e arquitetura”, que irão revelar as belezas arquitetônicas de um edifício histórico de 1897.

As visitas têm duração média de 50 minutos e serão traduzidas em LIBRAS, reafirmando o compromisso do museu com a inclusão em suas atividades. A classificação etária é livre e a plataforma utilizada será o Google Meet ou Zoom. Caso a escola ou grupo desejar usar outra plataforma, basta disponibilizar o link.

ÚLTIMOS DIAS DE URUMADO UR - até 16/12

Até o dia 16 de dezembro, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal participa do Novembro Digital (Novembre Numérique), um festival internacional de culturas digitais organizado pelo Institut Français e pela rede de Alianças Francesas em diversos países. Voltada para o público de todas as idades, o festival apresenta a criação digital nas mais variadas formas: shows, performances, exposições, palestras e debates. Em Belo Horizonte, a Aliança Francesa BH, em parceria com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural para o Estado de MG da Embaixada da França, são os responsáveis pela organização do evento, que acontece anualmente.

O Museu participa de um circuito em realidade aumentada (Uramado AR), interligando os equipamentos culturais integrantes do Circuito Liberdade, com o prédio da AFBH, e os equipamentos da UFMG. O MM Gerdau - Museu das Minas participará com a plotagem no vidro lateral do Elevador Panorâmico a partir de 16/11. Ao todo, são 24 figuras. O público será convidado a interagir ao passar pelos prédios por meio de um aplicativo gratuito, que pode ser baixado em todos os aparelhos celulares.

Uramado AR é uma jornada de realidade aumentada criada por Julie Stephen Chheng, que conta a história dos Tanukis (personagens do folclore japonês), os espíritos da floresta que acordam na cidade. Os animais/adesivos são colocados em diferentes lugares, exteriores, mais ou menos ocultos e de tamanhos muito diferentes. Os espectadores são convidados a fazer o download gratuito do Uramado AR, o aplicativo de despertar de Tanukis (no iOS e Android) para iniciar a caça ao tesouro. À medida que os adesivos são descobertos, os espíritos ganham vida, ficam surpresos e questionam o espectador.

Todas as atividades listadas acima são gratuitas. A programação completa do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal está disponível no Instagram do MM Gerdau (@mmgerdau). As ações têm como proposta dar sequência as atividades promovidas pelo Educativo do Museu, que estabelecem uma sinergia contínua entre os campos das artes, ciência e tecnologia, por meio de atividades que reflitam temas atuais e reverberem iniciativas que evidenciem a valorização da diversidade de expressões culturais e educativas.

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA A RETOMA DO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL:

- Usar a máscara cobrindo nariz e boca;

- Fazer sua medição de temperatura ao entrar;

- Pessoas com temperaturas acima de 37,8C não poderão entrar no prédio;

- Higienizar as mãos ao entrar e ao longo da visita;

- Respeitar a distância de 2 metros entre pessoas;

- Circular respeitando o percurso definido para visita;

- Respeitar a capacidade de pessoas em cada ambiente;

- Não tocar nas exposições;

- Não consumir alimentos e bebidas;

- Trazer apenas o necessário para a visita, o guarda-volumes não estará disponível;

- O elevador estará disponível apenas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Use as escadas.

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

|@mmgerdau |

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PROGRAMAÇÃO DE DEZEMBRO MM GERDAU - MUSEU DAS MINAS E DO METAL

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: @mmgerdau no Instagram

REABERTURA DO MUSEU NO DIA 02/12:

- 02, 03 e 04/12; 16h às 20h;

- 05 e 06/12; 13h às 17h;

- A partir de 10/12: quinta e sexta, das 16h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h;

Exposição “CoMciência – a partir de 08/12:

Horário de visitação presencial:

- Quinta e sexta, das 16h às 20h;

- sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h;

Tradução em LIBRAS disponível para as obras virtuais que compõe a exposição;

A partir de 12/12: Instalação “In.Fusion”

Horário de visitação presencial: quinta e sexta, das 16h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 13h às 17h;

Visitas Mediadas Virtuais:

Quando: às terças e quintas, sempre às 10h30 e 14h30

Duração: aprox. 50 minutos.

Tradução em LIBRAS

Inscrições individuais: abertas até 1 hora antes da visita pelo formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdSZ-ZgVVYxN9HC_mDmO2TRUrz66aAa0gMf6UbRDufFh32Jg/viewform

Inscrições para grupos pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

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Shoppings Curitiba e Estação fazem campanha digital para distribuição de cestas de Natal a famílias carentes

 

 

 

Shoppings Curitiba e Estação fazem campanha digital para distribuição de cestas de Natal a famílias carentes

Projeto brMalls do BEM busca ajudar 5.500 famílias em 11 estados em parceria com Instituto Devolver

Os shoppings Curitiba e Estação participam de uma campanha nacional de solidariedade, com o objetivo de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade. A campanha brMalls do BEM vai viabilizar a doação de cestas natalinas nos meses de novembro e dezembro para a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual.

A iniciativa da brMalls, que administra 27 shoppings no Brasil, pretende ajudar ao todo 5.500 famílias de 22 instituições mapeadas pelo brMalls do BEM. A campanha dá sequência às ações de apoio às pessoas em vulnerabilidade social que começaram no início da pandemia.

“Vivemos um momento delicado e temos um papel ainda mais importante neste Natal, que é de unir forças em prol de ações que sejam benéficas para a sociedade” ressalta Luciano Abe, superintende do Shopping Curitiba.

“Estamos construindo uma rede de apoio nos shoppings e chamando os parceiros e clientes para esse gesto de solidariedade e para fazer a diferença no Natal de milhares de famílias”, afirma Raphaela Zattar, gerente de Marketing do shopping Estação.

A doação pode ser feita pelo site da campanha (www.institutodevolver.org.br/nataldobembrmalls/) ou via QR Codes espalhados pelo shopping e também em árvores de natal da decoração. Ao enquadrar o código com a câmera, o usuário será redirecionado para o hotsite da ação, em que poderá escolher a cidade, o shopping e destinar a(s) cesta(s) de Natal escolhidas, nos valores de R$ 25 ou R$ 50.

Instituto Devolver

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Devolver, organização sem fins lucrativos, que se responsabilizou pelo credenciamento das instituições, recebimento das doações, gestão e logística de distribuição da campanha.

De acordo com Natalie Melaré, fundadora do Instituto Devolver, “é fundamental que empresas do porte da brMalls se engajem em ações de responsabilidade social. Nosso trabalho consiste em ouvir o que instituições precisam, o que as crianças precisam, conectando aqueles expostos à vulnerabilidade a pessoas e empresas com poder de transformação. Tudo isso de forma muito transparente, pois sabemos que, muitas vezes, as pessoas querem ajudar, mas receiam pelo destino da doação. Quando uma brMalls engaja nessa causa, ela inspira”, afirma.

O Instituto Devolver tem todas as suas contas auditadas anualmente pela Grant Thornton e, divulgará as transações das doações desta campanha no seu site, bem como as fotos e relatos das entregas realizadas.

 

 

 

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Geração Z se afasta da formalidade no vestir para o trabalho

 

 

 

Geração Z se afasta da formalidade no vestir para o trabalho

Pesquisa inédita conduzida pela KD Imagem e Marca Pessoal confirma as mudanças no código de vestir profissional

Para ela tailleur, para ele terno, gravata e quem sabe, às sextas, um casual day. Para muitos profissionais este guarda-roupa formal de trabalho foi uma realidade ao longo das carreiras. E talvez continue sendo quando o escritório voltar a funcionar definitivamente. Mas não há como negar que a rotina de ligar o computador todos os dias no conforto do lar e mostrar, no máximo, a parte de cima da indumentária abalou para sempre a nossa relação com o trabalho. Isso inclui como nos apresentamos. Para as gerações mais jovens, isso apenas confirmou uma intenção: a vontade de se vestir cada vez mais casualmente.

E foi justamente neste grande balão de ensaio pandêmico que as consultoras Karla Giacomet e Dani Amorim, da KD Imagem e Marca Pessoal, se debruçaram num projeto de pesquisa realizado nos meses de agosto e setembro de 2020, por meio de questionário online, com mais de 60 questões.

“Já vínhamos acompanhando algumas mudanças expressivas de comportamento, especialmente no Brasil, no que diz respeito à imagem pessoal no ambiente de trabalho, que se intensificou no cenário de pandemia”, diz Dani Amorim. O estudo contou com a participação de 460 respondentes, sendo 71% profissionais residentes em Curitiba.

Um dos grandes assuntos que buscam compreensão no mercado de trabalho atual são os conflitos entre as gerações baby boomer, X, Y e Z. Para contextualizar: baby boomers - 53 anos ou mais; geração x - 39 a 52 anos; geração y (millenials) - 25 a 38 anos; geração Z - 18 a 24 anos. O estudo comprova que esses conflitos impactam na forma de se vestir de cada faixa etária.

Diferentes percepções

Segundo as profissionais, o levantamento mostra que, antes das diferenças sobre o vestir, existe a variante de percepção a respeito do nível de formalidade do ambiente de trabalho. “Para as gerações mais novas, o ambiente de trabalho no qual estão inseridos é mais informal, o que possivelmente as faça escolher uma vestimenta coerente com a classificação que fazem do ambiente. O contrário acontece com os baby boomers, ocasionando um conflito de expectativa”, pontua Karla Giacomet.

57% dos entrevistados consideram a sua área de atuação mais informal, enquanto 43% consideram mais formal. Entre os baby boomers, essa classificação se inverte: 41% consideram informal e 59% consideram formal.

Profissionalismo e formalidade (leia-se regras, convenções, etiquetas) foram conceitos complementares por muito tempo. Profissionalismo não existia sem formalidade. E formalidade era evidência de profissionalismo. “O vestuário sempre teve papel fundamental nessa materialização, o que é incompatível com a atualidade. Para as novas gerações, a preocupação com o dress code profissional continua fazendo sentido, porém tem um peso diferente em relação ao impacto que provoca na sua autoconfiança e desempenho”, explica Dani.

“Quando cuido da minha imagem pessoal, me sinto mais seguro(a) e autoconfiante” é uma frase com 95% de grau de concordância entre os entrevistados, somadas as respostas “concordo totalmente” e “concordo parcialmente”. Quanto mais nova a geração, o grau de concordância vai diminuindo: 100% entre os baby boomers, 97% entre a geração X, 93% entre a Y e 88% entre a geração Z.

No geral, a relevância atribuída ao tema também varia conforme gênero e posição ocupada na empresa, sendo maior na percepção de mulheres e de profissionais que ocupam cargos considerados mais estratégicos.

Gerações, gêneros e cargos à parte, a pesquisa traz um resultado relevante: quanto maior o alinhamento entre os valores do profissional e da empresa, maior é a satisfação do profissional em relação ao que é esperado de sua imagem no trabalho.

Fato é que a despeito das diferenças de percepção, os códigos de vestir caminham cada vez mais por uma quebra na rigidez. Num futuro próximo, certamente haverá mais empresas flexibilizando a exigência da formalidade no vestir e profissionais que cada vez mais conseguirão expressar suas preferências e estilos pessoais no ambiente de trabalho. “Por ora, a tentativa de colonização por regras por parte dos pouco flexíveis não se mostra um caminho eficaz. E a tentativa de colonização por choque por parte dos pouco tolerantes não se mostra um caminho estratégico”, complementa Karla.

Para acessar a apresentação com alguns insights do estudo, clic no link: http://kddaniekarla.com.br/blog/geracao-z-se-afasta-da-formalidade-no-vestir-para-o-trabalho/

KD – Imagem e Marca Pessoal

Informações: (41) 98877-3621

kddaniekarla.com.br/

@kd.daniekarla

linktr.ee/kddaniekarla

 

 

 

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Dez pontos turísticos no Brasil para visitar sem aglomeração

 

 

 

 

Dez pontos turísticos no Brasil para visitar sem aglomeração

Em meio a um momento excepcional e com a impossibilidade de viajar longas distâncias, é possível conhecer pontos turísticos perto de casa, em segurança e com um atrativo a mais: sem aglomeração

Com a proximidade do fim do ano, é chegada a hora de pensar em férias, não fosse por um detalhe: este é o fim de um ano atípico, marcado pela pandemia do coronavírus e que praticamente paralisou o turismo em todo o mundo em 2020. Viagens foram suspensas e, por meses a fio, a vida se resumiu a ficar em casa.

Mas uma época de crise também abre oportunidades, já diriam os mais otimistas. Se não se pode viajar longas distâncias em função das condições, ainda é possível aproveitar o fim de ano para conhecer melhor o nosso entorno e visitar pontos turísticos brasileiros a céu aberto, com segurança e, o melhor, sem aglomeração.

Confira abaixo dez dicas de passeios próximos de você, que podem ser feitos ao ar livre e em segurança com o uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento. A seleção foi feita pela Civitatis, empresa especializada em atividades e passeios turísticos pelo mundo.

Todos os passeios estão seguindo a legislação local e as recomendações sanitárias para evitar o contágio pela covid-19, como o uso permanente de máscara, a higienização rigorosa de veículos e a medição de temperatura de turistas e profissionais. Muitos deles podem ser feitos em tours privados, em grupos pequenos e exclusivos para você e seus acompanhantes e com a presença apenas de um guia e ocasionalmente um motorista, o que evita uma maior exposição ao vírus.

1. Rio de Janeiro

Destino turístico brasileiro mais procurado por estrangeiros e um dos mais populares do mundo, o Rio de Janeiro é o lar de quase 7 milhões de habitantes e tem uma infinidade de passeios a céu aberto, prontos para serem descobertos e aproveitados em sua plenitude, com menos gente e sem aglomeração. Além do popular Cristo Redentor, é possível explorar o pitoresco bairro de Santa Teresa, com seus casarões antigos e uma vista extraordinária da cidade, conhecer as raízes do samba e da herança africana na área portuária, e vivenciar um pouco da história do país num passeio pelo centro do Rio.

2. São Paulo

Com sua intensa agenda cultural e de eventos suspensa por causa da pandemia, a cidade mais populosa da América Latina pode ser redescoberta com passeios ao ar livre. De bicicleta, é possível explorar o centro de São Paulo e o Parque do Ibirapuera. A metrópole também oferece a pluralidade de sua arquitetura, a arte urbana dos grafites e, à noite, um espetáculo de luzes. No entorno, aproveite para explorar em segurança a bucólica Embu das Artes e as belezas do Parque Estadual do Jaraguá.

3. Salvador

Na capital baiana, é possível conhecer um Patrimônio Histórico da Humanidade, o Pelourinho, usando nada mais que os pés e uma máscara. A quem quiser se aventurar pelo entorno da cidade, vale conhecer as praias de Salvador e suas ilhas, pontos de extrema beleza do litoral do nordeste.

4. Fortaleza

Uma das cidades com as mais belas praias do Nordeste, a capital cearense também transborda história e beleza no centro da cidade, marcado por sua icônica catedral neogótica e pelo Theatro José de Alencar, de estilo art noveau - que pode ser explorado por uma família em um tour privado, com a presença de apenas um guia. No entorno, vale conhecer as dunas de Cumbuco e a famosa Jericoacoara.

5. Florianópolis

Facilmente acessível de carro, a capital catarinense já recebe o visitante com um cartão-postal: a ponte Hercílio Luz, recentemente restaurada, é avistada logo na entrada da cidade. A Ilha da Magia tem inúmeras opções de praias e dunas, além de outros destinos igualmente paradisíacos no entorno, como a Guarda do Embaú. Também é possível explorar um pouco da história da cidade num passeio pelo centro e se encantar com a arquitetura portuguesa no bairro de Ribeirão da Ilha, no sul da ilha.

6. Balneário Camboriú

Com seus arranha-céus à beira-mar, o balneário do litoral norte de Santa Catarina virou um dos destinos de praia mais badalados do país. Desde o início do ano, porém, suas areias e calçadões vivem dias mais tranquilos que o normal. Quem mora na região também pode aproveitar para explorar a herança germânica do chamado Vale Europeu brasileiro, colonizado por imigrantes alemães, ou conhecer a beleza natural das praias de Bombinhas.

7. Natal

Um dos pontos turísticos brasileiros mais visitados por estrangeiros, a capital do Rio Grande do Norte tem tido dias mais tranquilos em algumas de suas principais atrações, como as praias de Pipa, o maior cajueiro do mundo e a estonteante costa norte de Natal, que pode ser explorada de buggy.

8. Barreirinhas (MA)

Esta pequena cidade do Maranhão é mundialmente conhecida por uma maravilha da natureza, os Lençóis Maranhenses. Mas, como se não bastasse, ela também oferece incríveis passeios ao ar livre, como as dunas e praias do delta do Rio Parnaíba, as águas tranquilas do rio Preguiças e a riqueza da farinha artesanal produzida no povoado de Tapuio.

9. Foz do Iguaçu (PR)

A beleza das Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo, agora pode ser apreciada sem aglomerações. Também é possível cruzar a fronteira e explorar o lado argentino das Cataratas, além de visitar, também ao ar livre, as ruínas da missão jesuíta de San Ignacio, uma das mais bem conservadas da Argentina.

10. Chapada dos Veadeiros

Este destino a cerca de 250 quilômetros de Brasília é ideal para ser aproveitado em segurança no atual momento, com atrações ao ar livre como o Salto do Rio Preto e o Jardim de Maytrea, um exemplo único da savana brasileira.

Sobre a Civitatis

A Civitatis é a companhia líder em distribuição online de atividades, excursões e visitas guiadas em espanhol e português nos principais destinos turísticos do mundo, com mais de 45.500 atividades em 1.850 destinos de 130 países. Desde a sua criação em 2008, a Civitatis se expandiu e fez mais de 3,65 milhões de clientes satisfeitos em 2019.

 

 

 

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Turma da Mônica na Primeira Bienal Virtual do Livro de São Paulo traz uma experiência imersiva no universo para crianças e adultos

 

 

 

Turma da Mônica na Primeira Bienal Virtual do Livro de São Paulo traz uma experiência imersiva no universo para crianças e adultos

Maratonas de desenhos animados, séries da Turma da Mônica clássica e Mônica Toy, palestras e Lives fazem parte da programação do espaço virtual Conexão Turma da Mônica

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) tem presença confirmada na Primeira Bienal Virtual do Livro de São Paulo, que acontecerá do dia 7 a 13 de dezembro, pela primeira vez em formato digital. Com uma experiência totalmente imersiva no espaço virtual Conexão Turma da Mônica, crianças, pais e professores terão acesso a diversos conteúdos educativos e de entretenimento gratuitos – como desenhos animados, contações de história, Lives, palestras pré-gravadas, aplicativos de conteúdos gratuitos, parcerias, Banca da Mônica –, além dos lançamentos de livros e inúmeras promoções. As inscrições para ter acesso ao evento já estão disponíveis.

No decorrer dos dias, a MSP irá promover Lives com a participação do desenhista Mauricio de Sousa, palestras e muita diversão para os pequenos, com as maratonas de desenhos animados – em versões em libras e audiodescrição–, séries da animação da Turma da Mônica clássica e Mônica Toy.

As contações de histórias terão grande destaque na programação e contarão com parcerias importantes, como a Sarepta Therapeutics, que trará quatro vídeos a respeito de inclusão com o personagem Edu, que tem a rara doença Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), que acomete seu sistema locomotor. O conteúdo faz parte do projeto Cada passo importa e o arquivo digital das revistas estará disponível para leitura no aplicativo da Banca da Mônica. Outras narrações como O sítio do Picapau Amarelo e A Princesa e a Ervilha, pela Editora Girassol; o conto de Natal, A Turma em todos os presentes, pela Panini; Audiodescrição e Braille, pela Editora Dorina Nowill, também fazem parte da agenda do evento.

A MSP realizou outras parcerias importantes, como a Unicef, que aproveitará a comemoração de 60 anos do Cebolinha, e principalmente da posição do Mauricio de Sousa como um grande educador informal por meio das suas criações. Já o Sicred, trará ações de educação financeira. Convidados como Mario Sergio Cortella, Manuel Filho, Gabriel Chalita, Jal Lovetro/Sonia Luyten, Paula Furtado, Francisco Paiva, Fábio Ivankovich (Sarepta), Toni Daher (Casa Hunter), Sidney Gusman, Tatiana Josefovich e Tiago Paccagnella também marcarão presença nas Lives.

No site, ainda é possível acessar aplicativos educativos e divertidos para a garotada, como o Estúdio de Colorir, onde serão disponibilizados, por tempo limitado, desenhos colecionáveis que incentivam a leitura. O app Quero ser Mônica Toy, que terá itens exclusivos durante a Bienal, para montar um avatar personalizado, nos estilos das animações 2D da Turminha. Já o Banca da Mônica, ao qual é possível acessar mais de 180 gibis antigos e históricos por período de experimentação gratuita.

Serão 20 editoras presentes no site da MSP, com inúmeros lançamentos que aconteceram durante o ano, como Caçadas do Pedrinho (Regina Zilberman – Editora Girassol); O beijo do papagaio, O cãozinho sem nome e O peixe Azul (Gabriel Chalita – Editora Somos Educação); Como cuidar do seu dinheiro (Thiago Nigro – Harper Collins Brasil); Cascão – Temporal (Camilo Solano – graphic novel MSP - Panini); Turma da Mônica - Lendas Japonesas (André Kondo - JBC); Melhores amigas para sempre (Paula Furtado – Editora Girassol); O Poder da ação para crianças (Paulo Vieira – Editora Gente); Penadinho – Lar (Paulo Crumbim e Cristina Eiko – graphic novel MSP e Panini); e Vamos pensar também sobre valores? (Mario Sergio Cortella – Editora Cortez).

E como lançamentos especiais durante o evento, estão os livros A Folia na Arca de Noé (Pe. Luis Erlin – Editora Ave Maria); Francisco de Assis e o amor pelos animais (Luis Hu Rivas e Ala Mitchell – Editora Boa Nova); e Jeremias – Alma (Rafael Calça e Jefferson Costa – graphic novel MSP - Panini).

Os Banners trarão algumas homenagens do projeto Donos da Rua na Literatura, com escritoras que fizeram história. São dez autoras interpretadas pelas personagens da Turma da Mônica: Clarice Lispector, Rachel Queiroz, Maria Firmina dos Reis, Ruth Guimarães, Toni Morrison, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Mary Shelley, Carolina de Jesus e Lygia Fagundes Telles. Os desenhos das personagens e os perfis das escritoras estão disponíveis no espaço da MSP na plataforma da Bienal. Lançado em 2016, o projeto Donas da Rua tem apoio da ONU Mulheres. Além do Donas da Rua, haverá a Sarepta, Sicredi e Cebolinha 60 anos.

Essas e muitas outras atrações estarão disponíveis na plataforma virtual da Turma da Mônica, no site da Bienal, por meio do link.

Lançamentos

A Folia na Arca de Noé

A Turma da Mônica resolve encenar uma das histórias mais legais da Bíblia: A Arca de Noé. Nesta aventura, descobriram que Deus ama a cada um de nós, ama a natureza e todo o mundo, e o mais legal: como amigos!
Autor: Pe. Luis Erlin |Editora Ave Maria | Ano 2020 | Formato 14x17cm (capa almofadada | Páginas 64 | Preço: R$ 31,90 (durante a Bienal estará com 25% de desconto) | ISBN: 9786557070093

Francisco de Assis e o amor pelos animais

Neste livro, a Turma da Mônica faz uma live com André, primo do Cascão, apresentando para as crianças as mais belas lições de Francisco de Assis, que todos podemos usar em nosso dia a dia. Francisco de Assis e o amor pelos animais traz lindas historinhas com nossos irmãos bichinhos, contadas de forma divertida com os personagens mais queridos do Brasil.
Infantojuvenil | Autor: Luis Hu Rivas e Ala Mitchell | Editora Boa Nova | Ano 2020 | Formato 20x26 cm | Páginas 64 | Preço: R$35,90| ISBN: 9786586374070

Jeremias – Alma

Mais uma trama emocionante do personagem Jeremias, na qual serão tratados importantes temas, como, por exemplo, ancestralidade, merecimento e racismo.
Graphic novel MSP | Autor: Rafael Calça e Jefferson Costa |Editora Panini | Ano 2020 | Formato 19x27,5 cm | Páginas 96 + 4 páginas | Preço: capa dura: couché brilho - R$ 44,90 / cartonada: cartão brilho 250 g - R$ 34,90

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de 300 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

 

 

 

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