Pesquisa revela que brasileiros querem energia limpa e barata

 

 

 

Pesquisa revela que brasileiros querem energia limpa e barata

Em 80% dos casos os entrevistados gostariam de poder escolher sua fornecedora de energia elétrica

Dados de uma pesquisa do IBOPE divulgada no mês passado mostra que 84% dos brasileiros consideram a energia elétrica cara ou muito cara. Encomendada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia a pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todas as regiões do país, entre 24 de março e 1º de abril. Mas apenas 17% dariam preferência à produção de energia de fontes renováveis.
Em 2014 – que foi o primeiro ano de realização da pesquisa – este percentual que achava energia cara era apenas de 67%, atingindo 88% em 2014 (88%) e em 2019 chegou aos 87%. Dentre os entrevistados, 55% acham que o alto preço é causado pelos impostos, enquanto 28% acreditam que pela falta de concorrência no setor.

Custos de geração diferentes para cada fonte

Para o consultor em energia Ivo Pugnaloni, diretor da ENERCONS, empresa especializada em orientar indústrias na sua migração para o ambiente de livre contratação de energia por meio de leilões reversos de compra, a pesquisa poderia ter separado os consumidores entrevistados nas categorias industrial, residencial, comercial e rural, pois cada uma paga preços bastantes diferentes.

“Essa distinção seria muito importante, pois mostraria o grau de informação de cada segmento, já que temos 18 milhões de consumidores pessoa jurídica e 72 milhões de pessoas físicas, mas a maioria nem sabe o custo relativo de cada fonte nem mesmo que existe um mercado livre que pode oferecer descontos de até 30 de economia”, explica.

“Por exemplo: a pesquisa mostra que para 83% dos entrevistados, as duas maiores causas para a energia ser cara no Brasil são apenas os impostos e a falta de concorrência. Mas a pesquisa desconsiderou que no mercado livre pode haver uma concorrência muito maior ainda mais através de plataformas eletrônicas de leilão on-line. A pesquisa, na forma como foi revelada, dá a impressão de que todas as fontes de energia custam a mesma coisa para ser produzida, o que não é verdade. Nem que cada comercializadora e cada geradora pratica um preço diferente, conforme perceba que existem realmente outros vendedores, como acontece num leilão reverso de energia. As hidrelétricas por exemplo, apresentam os menores custos de todas e as termoelétricas movidas a combustíveis fósseis e derivados de petróleo, como o gás, o óleo diesel, carvão tem o maior custo entre as demais, cerca de sete a oito vezes maior”, diz o engenheiro da ENERCONS, empresa que promove leilões para seus clientes comprarem energia pelo menor preço, diretamente dos geradores e das comercializadoras.

Mercado livre

“Os resultados da pesquisa foram muito claros quando apontaram que em 80% dos casos os entrevistados gostariam de poder escolher sua fornecedora de energia elétrica. A esse respeito Pugnaloni lembrou que em 2014 esse percentual era apenas de 66%. “Ou seja, já está havendo mais conhecimento dos consumidores sobre essa possibilidade legal e segura de compra fora da distribuidora, mesmo sem nenhuma campanha oficial de esclarecimento pelas autoridades”, observa o executivo.

Energia limpa e produção própria

Embora simpatizantes das energias limpas, apenas 17% dos entrevistados disseram que escolheriam sua operadora com base na geração de energia mais limpa, um percentual que era de apenas 13% em 2017, ano em que, muito tardiamente, segundo Pugnaloni, essa a pergunta entrou na pesquisa.

Questionados se gostariam de gerar sua própria energia em casa, 90% dos entrevistados disseram que sim - o número é 13 pontos percentuais maior que em 2014. Mas Pugnaloni faz uma observação que acredita relevante. “A pesquisa poderia incluir para o próximo ano a pergunta se o consumidor gostaria de gerar sua própria energia não dentro de casa que pode ser pequena e ter um telhado pequeno, mas fora dos limites de sua casa, do seu apartamento, do seu terreno na periferia, na casa de campo ou terreno da família. Assim poderíamos verificar quantos já estão informados sobre a possibilidade legal e viabilidade econômica de gerar energia com coisas que podem ser quase gratuitas como água, sol, biomassa e ventos”, conclui o diretor da ENERCONS.

 

 

 

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Evento traz dicas para preparar e-commerces para a Black Friday

 

 

 

Evento traz dicas para preparar e-commerces para a Black Friday

A SGPweb Black Friday reuniu os principais players nacionais do setor em 12 horas de conteúdo gratuito e exclusivo

Nos dias 28 e 29 de outubro, o SGPweb promoveu a SGPweb Black Friday, com mais de 12 horas de conteúdo gratuito, com o objetivo de oferecer conteúdo exclusivo e direcionado para lojistas que estão se preparando para a data.

Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas online subiu 47% nos primeiros seis meses do ano, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho de 2020. “Todos esses dados nos levam acreditar que a Black Friday de 2020 será a maior da história, podendo dobrar o faturamento se comparado com 2019”, afirma o CEO do SGPweb, idealizador do evento, Emerson Scholze.

O especialista em marketing, Ney Green, falou sobre os negócios digitais pós-covid. “Muitos negócios digitais estão vendendo bem durante a pandemia, mas será que conseguimos sustentar isso no futuro? Estar no digital não é garantia de sucesso. Quem não se adaptar vai desaparecer”, afirma Green, lembrando que é preciso se reinventar sempre, ter a humildade de continuar aprendendo em um mercado em constante evolução e usar as ferramentas de automação para ser cada vez mais estratégico.

O gerente de conta-chave da Amazon, Rodolfo Faria, que atua na área de marketplace, deu dicas para estar preparado para que o consumidor não tenha nenhuma dúvida na hora de fechar a compra. “É importante ter a descrição mais esclarecedora possível para o consumidor, a maior quantidade de fotos possíveis, um título bem completo, para facilitar a busca do consumidor”, explica, lembrando de usar palavras-chave que enaltecem as principais características do produto.

O especialista em e-commerce da Loja Integrada, Guto Rocha, indica investir em marketing digital, SEO, Ads e presença em marketplaces. Para a Black, a dica é descontos em produtos-chave, que vão trazer demanda para sua loja. “Invista em descontos em estoque parado, desconto de 10% não é desconto para a Black. Faça as contas e veja como oferecer o melhor desconto para o cliente e movimentar a sua loja”, completa.

A Flavia Marcon, que atua com desenvolvimentos de sellers na Magalu, falou da importância do conhecimento para vender em marketplaces. “A Magalu oferece um treinamento para novos sellers, para que eles possam fazer a gestão de todo o processo e estejam preparados para as vendas online e a Black Friday”, explica.

“Tenha uma logística eficiente, descrição completa do produto, título completo e ofereça um desconto que seja real para a Black, mas que não te prejudique. Durante o evento, tenha um time preparado para a data e, especialmente, para o pós-venda”, alerta.

O consultor comercial do SGPweb, Marco Dutra, fala que hoje o frete é fator também decisivo no momento de fechamento de compra online. “Existe ainda um número muito grande de vendedores de e-commerce que não tem contrato com os Correios e a maioria é por falta de informações”, afirma. Hoje os Correios oferecem tabelas vantajosas e com descontos até 29%, dependendo do volume de entregas contratadas, e isso faz toda a diferença no negócio”, alerta. O contrato com os Correios é gratuito, online e leva de 15 a 20 minutos para ser feito, e permite que se ofereça a melhor condição de frete para seu cliente. O controle logístico da empresa é muito importante, a gestão de postagem é de suma importância para o sucesso do negócio.

O embaixador SGPweb e supervisor do Mercado Livre, André Santos, lembra que a venda física e online são complementares. “As plataformas de vendas precisam entender o que o consumidor quer”, afirma. Quem é o seu público, para quem você está vendendo, como apresentar melhor seus produtos? “O cliente hoje olha para o frete mais eficiente, uma compra fluida, que proporcione uma boa experiência de compra para o consumidor”, lembra Santos.

O diretor comercial da Plugg.to, Felipe Fuhrman, mostra a ferramenta que interliga marketplaces e está integrada com mais de 90% das plataformas do mercado. ” É importantíssimo ter o histórico das black Friday anteriores, o consumidor do e-commerce busca um atendimento ágil e é preciso ter o total controle do estoque, das vendas e status conforme o fluxo de vendas, em diferentes canais e em tempo real”, explica.

Guilherme Carneiro, da Conecta Lá, mostra que esse ano com a pandemia, não veremos a imagem de lojas lotadas e filas nas portas, boa parte dessas compras já migraram para o online. “76% das compras online hoje são feitas através dos marketplaces. Defina seus produtos, tenha profundidade de estoque, seja competitivo – faça análise da concorrência, faça anúncios específicos para a Black Friday, prepare a equipe de vendas, faça ofertas reais e respeite os prazos de entrega”, indica.

Bruno de Oliveira, fundador do E-commerce na Prática, lembrou da importância da antecipação – avisar o cliente sobre a Black Friday, para que ele coloque a sua marca no planejamento dele. “Aumente os pontos de contato com o cliente, não fique só no e-mail. Pode usar uma notificação de browser, mandar mensagens no celular, criar um grupo de WhatsApp VIP com as promoções da data, um canal no Telegram, usar o re-marketing, as redes sociais e crie uma jornada de relacionamento com o cliente”, afirma.

A CPO & Partner do e-commerce na prática, Babi Tonhela fechou o primeiro dia do evento com dicas práticas para se preparar para o evento. “As empresas podem começar a Black Friday antes, fazer um mês de ofertas, uma semana de ofertas, e diluir as vendas ao longo desse tempo, para dar conta do volume de pedidos”, aconselha.

O coordenador da Universidade B2W Marketplace, formado pelas marcas Americanas, Americanas Empresas, Shoptime e Submarino, Anderson Cruz, trouxe tendências para a data. “Os vendedores precisam oferecer descontos reais, mais que sejam saudáveis para a empresa”, afirma. “E o atendimento e relacionamento é fundamental”, completa.

A coordenadora de Farming do Grupo Carrefour, Bruna Matta, lembra que ser competitivo, com bons descontos, é fundamental para o sucesso da Black. “O frete grátis é uma saída excepcional, com ótimos resultados”, sugere. “Trabalhamos nesta data com muitos descontos a vista, e um alto share de vendas em promoções assim”, completa.

O influenciador Alfredo Soares, sócio da VTEX, fala que a Black Friday precisa ser preparada com muita antecedência. “Faça um plano de contingência, você precisa planejar, faça um checklist de problemas que podem acontecer, para se preparar da melhor forma possível para a data”, afirma. “Não esqueça de desativar o pagamento por boleto, ele pode travar suas vendas”, alerta.

A co-fundadora da Foto.com, Carol Soares, fala que a imagem é muito importante para a venda. “Use fotos em still, infográficos, informações de decisão de compra, claras e organizadas, e o maior número de fotos possíveis, já que o cliente compra pela imagem e informações disponíveis”, afirma. “Quanto mais informação você passar para o cliente, mais fácil será a decisão de compra dele”, completa.

O CEO e fundador da TrackCash, Ewerton Santos, uma plataforma online para gestão e conciliação financeira de lojas, lembra que na vontade de vender, acabamos não olhando para o resultado financeiro final. “Liste todas as suas despesas, faça análise de concorrência, defina sua margem de lucro, conheça seu público, leve em consideração os diferentes canais de vendas e destaque possíveis perdas”, alerta.

Guilherme MInuzzi, da área de marketing e parcerias da Bling!, lembra que ano passado, o pico de vendas foi entre 2h e 4h da madrugada e às 12h. “Prepare seu e-commerce para esses picos de trafego”, alerta, lembrando que os consumidores esperar a Black Friday para comprar produtos mais caros com valores mais acessíveis.

O consultor e especialista em varejo do Sebrae, Osmar Delquano Jr, lembra que esse ano a tendência virou pendência. “Tudo o que as empresas precisavam fazer nos próximos anos, precisa ser feito agora para atender esse novo mercado”, alerta. “O varejo aprendeu que vende em todos os momentos, não existe mais abrir e fechar a loja. Você está preparado para atender o cliente 24 horas por dia”, completa. O gerente regional de canais na Pitney Bowes, Rodrigo Melo, lembra que a ansiedade da pandemia faz com o frete rápido seja essencial nas vendas. “O mais rápido vai engolir o mais lento”, alerta, lembrando da importância de automatizar os processos de pesagem e cubagem das mercadorias.

Para quem não acompanhou o evento, os dois dias de palestras estão disponíveis no YouTube do SGPweb.

Sobre o SGPweb

O SGPweb é um sistema que proporciona maior controle na gestão dos envios, com a apresentação de forma fácil e intuitiva de informações antes da postagem, relatório completo do que foi enviado por departamento, por serviço e por data. A ferramenta permite fácil integração com marketplaces, e-commerces, ERP's , CRM's, e foi desenvolvida com foco nas mais atuais tecnologias voltadas para internet, com integração a diversos sistemas e empresas, para que a informação chegue fiel e em tempo real a todos os interessados no processo.

 

 

 

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Café Filosófico da PUCPR traz nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Lilia Schwarcz e Kabengele Munanga 

Café Filosófico da PUCPR traz nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Lilia Schwarcz e Kabengele Munanga 

Importantes pensadores da atualidade se reúnem em evento online e gratuito do Instituto Ciência e Fé

Em novembro, o Instituto Ciência e Fé (ICF), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), promove a 8ª edição do Café Filosófico, que tem como objetivo oferecer um qualificado espaço para o debate sobre os impactos do pensamento ético-filosófico-político em nosso cotidiano. O evento receberá três grandes pensadores da atualidade, que discutirão sobre o tema "A potência do pensamento".  

Em razão da pandemia de Covid-19 e da necessidade do distanciamento e isolamento social, os encontros serão online, via plataforma Zoom. Os links de acesso serão disponibilizados no dia e horário dos eventos para os inscritos. As palestras ocorrerão respectivamente nos dias 03, 11 e 19 de novembro, sempre às 19h30. 

No dia 03 de novembro, o convidado é o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. No dia 11 do mesmo mês, será a vez da historiadora Lilia Moritz Schwarcz. Por fim, no dia 19 de novembro, participa do Café Filosófico o antropólogo Kabengele Munanga.   

“Vivemos um dos momentos mais desafiadores da história. A pandemia impactou nosso cotidiano e transformou nossas relações sociais. Nesse cenário, as reflexões propostas pelo Café Filosófico ganham ainda mais relevância”, afirma Fabiano Incerti, Diretor do Instituto Ciência e Fé PUCPR. 

Inscrições – O evento é online, totalmente gratuito e será transmitido somente aos inscritos. Os interessados devem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/cafe-filosofico--a-potencia-do-pensamento__955359. A emissão da declaração de participação está condicionada à presença integral no encontro com o preenchimento do formulário de avaliação, cujo link será disponibilizado no chat minutos antes do término do encontro.  

As declarações serão enviadas para o e-mail cadastrado no momento da inscrição em até 10 dias úteis após o término do evento. O documento é enviado via plataforma Sympla, podendo estar na Caixa de Entrada, Spam ou Lixo Eletrônico do e-mail cadastrado. 

Instituto Ciência e Fé PUCPR – O Instituto Ciência e Fé PUCPR foi fundado em 2010 com a missão de promover espaços qualificados para o diálogo entre ciência, cultura e fé numa perspectiva humano-cristã. Atento aos desafios socioculturais contemporâneos, o ICF busca aproximar pessoas das mais diferentes áreas do conhecimento com o intuito de refletir, questionar e propor novos olhares sobre as grandes questões que afligem a humanidade na atualidade. 

Serviço:

Café Filosófico PUCPR 

Dias 03, 11 e 19 de novembro de 2020, às 19h30. 

Evento online e gratuito 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/cafe-filosofico--a-potencia-do-pensamento__955359

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Aumento na busca por cursos de capacitação pode elevar concorrência em vagas de emprego

Aumento na busca por cursos de capacitação pode elevar concorrência em vagas de emprego

Cerca de 1,7 milhão de brasileiros fizeram matrículas em cursos online no período

Se a pandemia da Covid-19 empurrou todo mundo para dentro de casa, isso parece ter aberto portas para profissionais que buscavam novas oportunidades ou precisaram se reinventar. Com diversos cursos online e sendo oferecidos gratuitamente ou com descontos significativos, o setor de redes educacionais apresentou, no primeiro trimestre de 2020, um crescimento de 3,5% comparado ao mesmo período de 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising.

No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cerca de 1,7 milhão de pessoas fizeram matrículas em cursos durante o período de isolamento social. Para o gestor de Ação e Responsabilidade Social do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Ozires de Oliveira, esse aumento foi resultado do estímulo do mercado e de colegas. “Todos tivemos um amigo que compartilhou algum link de cursos online ou que começou algo novo na pandemia. Essa motivação e estímulo fizeram a diferença para que a população visse a importância de se manter atualizado”, explica.

Para Ozires, o aumento na qualificação terá efeito nos processos seletivos no mercado de trabalho. “Com a disponibilidade e acessibilidade de cursos online e, principalmente, a participação elevada da população, os concorrentes para futuras oportunidades de emprego estarão ainda mais qualificados e com diferenciais relevantes do currículo”, ressalta.

No ICI, o projeto Trilha Digital, que oferece cursos online e gratuitos de capacitação e inclusão profissional, impactou 4,5 mil pessoas só no primeiro mês da iniciativa, com 199 certificados emitidos. O projeto entra agora no terceiro mês de realização, com conteúdos na área de comunicação artificial humanizada, voluntariado como desenvolvimento profissional e outros pontos para deixar as relações de trabalho mais eficientes e saudáveis.

O sucesso da iniciativa, que é realizada em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), resultou na ampliação dos cursos. “Vimos a importância desse material para quem pretende se realocar no mercado e para ajudar quem busca uma qualificação sem custos, oportunizando capacitação para todos os públicos”, conta Ozires.

As palestras são transmitidas ao vivo na página do Facebook da ADFP e, após seu término, ficam salvas no perfil. Os interessados em receber o certificado devem fazer a inscrição no site https://bit.ly/2QpDOjB . Os cursos são gratuitos e online.

Programação:

03/11 - O voluntariado como ferramenta de desenvolvimento profissional

10/11 - Atividade física e lazer em tempos de pandemia

17/11 - Comunicação artificial humanizada (chatbots)

24/11 - A importância do feedback no processo de comunicação

01/12 - Qualificação profissional, a um passo do sucesso

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Hospital IPO tem novo endereço em Pinhais

 

 

 

Hospital IPO tem novo endereço em Pinhais

Além das subespecialidades em otorrinolaringologia, passam a ser ofertados clínica médica e odontologia; nova sede tem localização estratégica e estacionamento próprio

O Hospital IPO abre unidade exclusiva do grupo em Pinhais. Além das subespecialidades da otorrinolaringologia, a unidade passa a contar também com clínica médica e odontologia. “Estamos investindo para ampliar nossa presença no município, o IPO passa por um processo de descentralização de atendimento, para estar mais próximo dos nossos pacientes”, explica o Dr. João Luiz Garcia de Faria, diretor do Hospital IPO, Otorrino e Oftalmo, e da BF Medical Facilities, empresa detentora do Eco Medical Center – complexo hospitalar inovador que está em construção em Curitiba.

“A nova unidade agora está bem mais ampla, moderna e aconchegante para melhor receber os pacientes”, explica o Dr. Dilermando dos Reis Correa, um dos sócios da unidade Pinhais. Segundo ele, o novo endereço conta com estacionamento próprio e gratuito para todos os pacientes. “Esse movimento será vantajoso tanto para o grupo quanto para quem usufrui do serviço já que
está em um local bem localizado de Pinhais e de fácil acesso”, completa.

Serviço:

Unidade IPO Pinhais

Endereço: Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, nº 12.627, Estância - Pinhais

Local: Loja 01

Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 17h30

 

 

 

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