O papel dos influenciadores digitais diante da pandemia

O papel dos influenciadores digitais diante da pandemia

Estamos enfrentando uma pandemia, o que faz com que as pessoas passem mais tempo na internet e, principalmente, nas redes sociais. Afinal, estão em isolamento social ou quarentena em casa e precisaram alterar suas rotinas de maneira drástica, uma vez que não podem sair de casa.

Neste momento, quem gera conteúdo on-line tem uma boa oportunidade de chegar a um maior número de pessoas. É o caso dos influenciadores e microinfluenciadores digitais, seguidos por 71% dos brasileiros, segundo um estudo feito pela Qualibest. O mesmo estudo mostra que mais da metade das pessoas (55%) afirmaram que pesquisam a opinião de influenciadores antes de efetivar uma compra. Ou seja, os influenciadores têm um papel muito importante na comunicação digital, principalmente com os mais jovens.

Esses produtores de conteúdo devem usar esse alcance com muita responsabilidade para transmitirem informações relevantes. É preciso ter o dobro de cuidado com o conteúdo compartilhado, pois são formadores de opinião e os seguidores realmente consideram o que escutam de um influencer.

Nesse sentido, esses perfis do Instagram ou do YouTube podem não apenas disseminar o entretenimento, mas também informações importantes sobre a pandemia e sobre o vírus, e mensagens positivas.

Algumas celebridades já estão fazendo isso, promovendo shows ao vivo por meio de redes sociais, estreitando o relacionamento com os fãs e seguidores.

Até a Organização Mundial da Saúde (OMS) está utilizando o Tik Tok com a campanha #SafeHands, compartilhando piadas e coreografias com pessoas famosas. Um exemplo é a cantora Mariah Carey, que fez um vídeo mostrando como devemos lavar as mãos por no mínimo 40 segundos para evitar o contágio.

Enquanto alguns influenciadores estão tentando pegar carona na situação para ganhar curtidas, postando fotos de máscara sem ter contraído a doença, por exemplo, outros estão realmente contaminados, como é o caso de Di Ferrero, Preta Gil, Gabriela Pugliesi e Fernanda Paes Leme.

Os influenciadores devem, portanto, seguir um plano de conteúdo específico para este período, até porque é importante ser coerente e adaptar suas produções para a realidade atual. É preciso ter o dobro de cuidado com o conteúdo compartilhado neste momento. E fica a dica: reveja seu posicionamento de marca e redesenhe suas estratégias. Além disso, não foque apenas no agora, mas já trace objetivos para o pós-crise, pois a pandemia vai passar e qualquer conta de canal digital precisará se reposicionar para continuar tendo uma marca estabelecida no mercado.

Autora: Maria Carolina Avis é professora de Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter

Add a comment

Curitiba de Graça e Expressa Comunicação lançam site com serviços de pequenos comerciantes

 

 

 

Curitiba de Graça e Expressa Comunicação lançam site com serviços de pequenos comerciantes

A Rede do Bem divulga diversos tipos de serviços que podem ser cadastrados pelos próprios empreendedores

A Rede do Bem do Curitiba de Graça, que divulga o trabalho de micro e pequenos empreendedores, acaba de ganhar um site: o www.rededobem.curitiba.br. Por ele, o empreendedor pode cadastrar produtos e serviços e quem deseja comprar também pode fazer busca para encontrar o que precisa. “É uma forma de divulgar o trabalho do pequeno comerciante ou autônomo e também facilitar a vida de quem precisa comprar sem sair de casa, pois os fornecedores cadastrados fazem a entrega ou sugerem aplicativos”, explica a jornalista Kristiane Rothstein, diretora da Expressa Comunicação e uma das idealizadoras da Rede do Bem.

Inicialmente, a Rede do Bem era uma lista dentro do portal cultural e de utilidade pública Curitiba de Graça (www.curitibadegraça.com.br), que foi lançada no dia 20 de março para ajudar os pequenos empresários a enfrentarem a crise da pandemia do coronavírus. Mas, com a procura e a necessidade de oferecer maior autonomia de acesso tanto para o fornecedor quanto para o possível consumidor, foi desenvolvido um site específico.

O www.rededobem.curitiba.br é dividido em três categorias: Alimentação, Comércios e Outros Serviços. Se houver necessidade, poderão ser abertas novas categorias. A população encontra desde comércios de bairro, com delivery, até serviços oferecidos por autônomos de forma on-line.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 89% das micro e pequenas empresas brasileiras já observaram uma queda no seu faturamento devido às restrições sociais para evitar a disseminação do coronavírus. A Rede do Bem foi criada para ajudar esses empreendedores a enfrentar a crise e diminuir os apertos financeiros.

Para quem desejar incluir seu negócio, basta se inscrever no próprio site. A liberação da inscrição é feita em cerca de 48h.

Mais informações na página do Facebook (www.facebook.com.br/CuritibadeGraca), no perfil do Instagram (@curitibadegraca), pelo telefone (41) 3029-4038 ou pelo whatsapp nos números (41) 99981-0025 (com Kristiane) e (41) 98849-7310 (com Camile).

 

 

 

Add a comment

iGUi produz álcool em gel para distribuir em casas de repouso e ONGs do interior paulista

 

 

 

iGUi produz álcool em gel para distribuir em casas de repouso e ONGs do interior paulista

Ao todo seis instituições serão beneficiadas com a doação de cerca de 1.000 embalagens do produto

A iGUi, maior fabricante do mundo de piscinas em PRFV (poliéster reforçado com fibra de vidro) irá produzir em uma de suas fábricas homologadas, álcool em gel para doação. A ideia é ajudar seis instituições de Cedrau, interior de São Paulo, região em que a franqueadora está instalada. Segundo Filipe Sisson, CEO da rede, o momento é muito desafiador. “O nosso lema é levar felicidade às pessoas. Queremos ajudar com as ferramentas que temos. A fábrica que produz o nosso aromatizante de ambiente, conhecido no mercado como Cheirinho de Praia, usará o tempo ocioso para produzir o álcool em gel e envasar”, explica.

Ainda segundo o presidente da empresa, os primeiros mil frascos devem ser entregues para instituições carentes já atendidas pela marca na região de São José do Rio Preto (SP). “Nos empenhamos na compra da matéria-prima para a produção do álcool em gel, porém, com a grande demanda, o prazo de entrega está maior. Estamos confiantes no nosso objetivo de ajudar as comunidades próximas no combate ao novo Coronavirus”, finaliza.

A iGUi está em contato com as instituições que receberão as doações para entender se existem outras necessidades, como de alimentação por exemplo. “Vamos enviar junto com o álcool em gel, alimentos que estejam faltando, como por exemplo leite, arroz, feijão e óleo. Cada ONG tem uma necessidade diferente, por isso, esse contato próximo, de ligar é muito importante. A ligação em tempos de isolamento social é um abraço”, finaliza Sisson.

 

 

 

Add a comment

Secretaria de Saúde de Pinhais recebe doação de álcool gel

 

 

 

Secretaria de Saúde de Pinhais recebe doação de álcool gel

Indústria na área de microbiologia entregou 500 unidades de álcool 70% para uso na saúde pública

A Secretaria de Saúde Pública de Pinhais recebeu uma doação de 500 unidades de álcool gel 70%. O material será encaminhado para unidades de saúde do município e servirá para a limpeza das superfícies e das mãos dos profissionais e pacientes.

A doação foi feita na última semana pela indústria de microbiologia, Laborclin, que tem sede em Pinhais. O álcool foi produzido especialmente para a doação. Desde o dia 20 de março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a fabricação de produtos como álcool gel e desinfetantes para limpeza de superfícies e ambientes sem autorização prévia da agência reguladora. A medida foi tomada depois da falta dos produtos no mercado.

O álcool é um componente utilizado normalmente na produção de outros produtos pela Laborclin. A produção foi então ampliada para doação e uso dos próprios colaboradores da empresa. A gerente técnica da Laborclin, Ana Lúcia Monteiro, foi quem realizou a entrega das doações para ajudar na proteção dos agentes públicos de saúde envolvidos nas ações contra a covid-19. “Acreditamos que a prevenção e o espírito colaborativo são armas importantes no combate do coronavírus e estamos muito gratos por podermos auxiliar na prevenção dos profissionais da saúde pública local”, afirma Ana.

 

 

 

 

Add a comment

Companhia Athletica de Curitiba lança campanha de doação de sangue

 

 

 

Companhia Athletica de Curitiba lança campanha de doação de sangue

Gente cuidando de Gente. Fazendo jus ao slogan da Academia Companhia Athletica, os professores da unidade Curitiba se reuniram para uma ação solidária durante o isolamento social. Cada professor, voluntariamente, está indo num hospital mais próximo de sua residência ou no Hemocentro para doar sangue buscando, junto com seus alunos, levantar os estoques dos hospitais de Curitiba.

A campanha da Companhia Athletica de Curitiba salienta que é possível doar sangue mesmo com as orientações de isolamento social. “O Covid -19 chegou, mas as outras enfermidades não pararam. São diversos pacientes que necessitam de sangue, por terem comorbidades que necessitam de transfusões”, salienta Monica Delattre, gestora técnica da Companhia Athletica de Curitiba.

O Ministério da Saúde lançou uma nota informando que os mais de 500 locais de coleta no Brasil estão preparados para receber a população durante a pandemia, já que a doação de sangue é essencial para salvar vidas.

Vale ressaltar que os hemocentros estão preparados e higienizados para receber grandes públicos, mesmo durante o isolamento social, evitando aglomerados.

Para doar sangue é necessário:

• Ligar para o hemocentro ou posto de coleta mais próximo, e agendar o horário, assim evita-se aglomerado;

• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos;

• Pesar mais de 50 kg;

• Levar documento de identidade com foto recente;

• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação;

• Não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas.

 

 

 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos