Estudantes de Curitiba criam bolsa impermeável a partir de cera de abelha

Estudantes de Curitiba criam bolsa impermeável a partir de cera de abelha

Com reaproveitamento de tecido e biodegradável, as bolsas ajudam o meio ambiente e têm lucro revertido para causa social

Composta por tecidos reutilizados e cera de abelha, a bolsa Beezip foi a alternativa que alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Positivo, em Curitiba, encontraram para um grande problema ambiental: o descarte da indústria da moda. De acordo com um relatório lançado pela Ellen MacArthur Foundation, com o apoio da estilista Stella McCartney, a cada segundo, um caminhão de lixo de produtos têxteis é aterrado ou incinerado no mundo.

Dessa forma, a partir da vontade de substituir o uso do plástico e, ao mesmo tempo, colaborar com o meio ambiente, que um grupo de alunos teve a ideia de criar uma bolsa biodegradável e natural. “Nós pensamos em substituir o ziplock e tentamos a criação de sacolas de tecido a partir da fécula de batata, mas não era uma ideia tão viável. Quando descobrimos a cera de abelha, os dois formatos se uniram e criamos a Beezip, uma substituta do ziplock e que ainda reutiliza o tecido descartado”, explica Pedro de Almeida Silveira, de 16 anos, presidente da Beezip.

A bolsa, disponível em dois tamanhos, é versátil e pode cumprir diversas funções, como de nécessaire, porta medicamentos, materiais de higiene, celular, estojo escolar, porta-joias, organizadora para malas e mochilas, entre outros. Além disso, as Beezips são uma opção para eventos e passeios na praia, lagos ou piscinas, já que é impermeável.

O empreendedorismo também envolve o processo de criação e aprendizado do grupo de 24 estudantes. Com presidente, diretores, gestores de marketing, RH e finanças, o gerenciamento e criação das bolsas também são de responsabilidade dos alunos. A produção das bolsas é feita das 18h30 às 21h30, às segundas-feiras, no próprio Colégio. “Todos nós temos diferentes funções, mas na hora da produção não existe hierarquia, todos os envolvidos fazem parte do processo de forma igual. Em um bom dia, produzimos cerca de 80 bolsas”, conta Pedro.

Além de ser uma solução sustentável, o projeto ainda desenvolve um trabalho social, tendo parte da renda revertida para o Lar O Bom Caminho, instituição que acolhe crianças afastadas de suas famílias. O empreendimento faz parte da parceria entre o Colégio Positivo e a Junior Achievement Paraná, organização social que promove o empreendedorismo na juventude.

De acordo com a professora Daniela Tatarin, assessora pedagógica de Formação Humana do Centro de Inovação Pedagógica Positivo (CIPP) do Colégio Positivo, o projeto tem a duração de 15 semanas e é uma atividade extraclasse. “Os produtos só podem ser produzidos na escola e os horários de início e término de jornada também precisam ser seguidos à risca, sob pena de perda de pontos. Ao final, os resultados de todas as escolas e projetos participantes são analisados e as equipes são premiadas pela produção, finanças, marketing e gerenciamento”, explica.

A continuidade do projeto após as 15 semanas fica a critério dos alunos envolvidos, que podem dar seguimento ou não à empresa criada, mas os ganhos de participar da experiência vão além desse período. “O desenvolvimento dos alunos é imenso. Eles ganham em maturidade, organização, visão de mundo, tornam-se mais disciplinados. Nós já tivemos depoimentos emocionantes de alunos que perceberam o impacto do projeto em suas vidas”, conta Daniela.

A empresa já vendeu aproximadamente 190 bolsas. Os modelos estão disponíveis em dois tamanhos: o pequeno, no valor de 15 reais, e o grande, a 25 reais. Para adquirir um dos produtos da Beezip e colaborar com a iniciativa, basta entrar em contato pelas redes sociais (@beezip.sae) ou pelo site https://mebeezip.wixsite.com/organization.

Add a comment

VITA Batel renova certificação internacional em cirurgia bariátrica

VITA Batel renova certificação internacional em cirurgia bariátrica

Hospital foi o primeiro do Paraná a obter o reconhecimento

O Hospital VITA, localizado no Batel, recebeu a renovação da certificação de qualidade em cirurgia bariátrica conferida pela Surgical Review Corporation (SRC), que é a mais importante empresa ligada a certificações de qualidade em cirurgia bariátrica do mundo. A chancela confirma que o Hospital segue todo protocolo necessário para obter a certificação e está dentro das normas de qualidade e segurança assistencial para os pacientes que necessitem destes procedimentos, explica Dr. Gustavo Justo Schulz, cirurgião do aparelho digestivo e superintendente médico do Hospital VITA Batel.

O VITA obteve o reconhecimento em 2013, e desde então recebe visitas dos representantes da SRC que verificam se todos os pré-requisitos para uma cirurgia segura e de qualidade são seguidos de acordo com o que é recomendado internacionalmente na parte médica e assistencial. Isso envolve também uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia e de apoio.

“O reconhecimento torna o VITA Batel uma referência em tratamento cirúrgico da obesidade não somente no Brasil, mas no mundo e demonstra a importância que o Hospital dá ao quesito qualidade”, destaca Dr. Gustavo.

Bariátrica no Brasil

O Brasil é o segundo país do mundo em número de obesos mórbidos e cirurgias da obesidade (bariátricas), perdendo apenas para os Estados Unidos. De acordo com o médico, Curitiba está entre as capitais com maior número de obesos mórbidos, que podem ser tratados também com cirurgia, a qual pode levar a remissão o Diabetes tipo2.

Atualmente são realizadas três técnicas de procedimentos bariátricos: restritivas, aquelas que reduzem a capacidade do estômago, isto é, fazem o paciente comer menos, sem mexer no intestino, chamada de sleeve gástrico; disabsortivas, que realizam um desvio do intestino; e mistas que combinam a restrição, ou seja, a redução da capacidade gástrica com o desvio do intestino, denominada de bypass gástrico ou cirurgia de Capella, que ainda é a mais executada no Brasil, na qual o estômago fica com uma capacidade em torno de 50 ml e ocorre um desvio do intestino delgado em torno de 1,5 a 2 metros.

Além disso, existe a cirurgia metabólica, que é realizada no Brasil desde 2017, e passou a ser indicada como opção no tratamento de diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem IMC entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. O procedimento tem o objetivo específico de tratar e controlar síndromes metabólicas, que têm como principal característica a resistência insulínica.

Surgical Review Corporation (SRC) - Fundada em 2003, é uma organização independente de cuidados com a saúde e administradora líder do centro de excelência (COE), programas de especialidades cirúrgicas. Os programas da organização estão focados em melhorar a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente e reduzir os custos totais associados a um tratamento bem-sucedido.

Add a comment

Brasil num cenário financeiro inédito

Brasil num cenário financeiro inédito

Inva Capital realiza evento para falar sobre o momento positivo vivenciado nos investimentos no Brasil e anuncia fusão de seu escritório de Miami

A Inva Capital, gestora de patrimônio, anuncia na próxima terça-feira (27), em evento direcionado a investidores, uma Aliança Estratégica com a Brainvest, empresa que possui sede em Genebra. Seus escritórios de Miami serão unidos e com isso a Inva aliará o seu expertise nos EUA com a experiência em gestão global da Brainvest, o que proporcionará maiores oportunidades de investimentos a seus clientes em um cenário de juros baixos. Com o crescimento do Portfólio no exterior, esta parceria vem fortalecer um interesse cada vez maior dos clientes em diversificar seus investimentos globalmente.

No evento ainda, serão apresentados dados e informações que evidenciam o bom momento do mercado financeiro brasileiro, com taxas de juros extremamente baixas, situação nunca vivenciada no país. “Mesmo o Brasil vivendo uma instabilidade político econômica, com a atual expectativa de queda dos juros e a possibilidade de se manterem baixosa assim por um bom tempo, é um incentivo e tanto para o mercado de capitais”, salienta Murilo Dalsenter, diretor da Inva Capital. “A política brasileira precisa ainda protagonizar as reformas e a desburocratização para impulsionar o bom momento que começamos a visualizar no horizonte”, pondera.

No evento “Plano de Voo: O Brasil num cenário inédito”, a Inva Capital ainda destacará os resultados do seu Portfólio recomendado, que inclui as Carteiras de Renda Fixa, Ações, Imóveis e Investimentos Alternativos. A Carteira de Ações que vem se destacando em 2019, já precifica parte da euforia vivida nos últimos meses. Com rendimento positivo em julho, conseguiu ultrapassar o IBrA no ano e acumula 20% contra 17% do índice. Este mês a principal recomendação foi a venda de Mills, empresa de serviços e produtos de engenharia “Acreditamos que a Mills já tenha cumprido seu papel e recomendamos que os investidores vendam suas posições na empresa. A companhia voltou a valer próximo de R$ 2 bilhões e sua Receita permanece na cada dos R$ 300 milhões por ano, ou seja, já foi precificado um enorme crescimento”, ressalta Raphael Cordeiro, CEO da Inva Capital e Analista responsável pelas recomendações.

Comentário Político Econômico

A jornalista e historiadora Mariana Londres, participará por vídeo conferência do evento, comentando o momento político econômico do país e realizando um bate papo exclusivo com os participantes. Mariana, hoje se dedica exclusivamente aos bastidores da política em Brasília, já tendo trabalhado em diversos veículos de comunicação de Curitiba e São Paulo.

Serviço:

Plano de Voo: O Brasil num cenário inédito

Local: Hotel Novotel, Rua Dr. Pedrosa,288

Horário: 19h

Inscrições gratuitas pelo fone (41) 3023-4580

Add a comment

D. Borcath promove arte de rua em novo empreendimento

D. Borcath promove arte de rua em novo empreendimento

Grafiteiros foram escolhidos para compor os tapumes que fazem parte das obras do elysia, na região central de Curitiba (PR)

Natureza, criatividade, pets e celebração foram os temas escolhidos para compor os tapumes que ficarão expostos durante as obras do elysia, empreendimento lançado pela Incorporadora D. Borcath, em parceria com a CRON Engenharia. A ação reuniu os artistas de rua Cleverson Pacheco, Deleon Ribeiro, Edson dos Santos e Luciana Gnoatto, e nasceu da intenção de integrar o recente lançamento à cidade, construindo um diálogo através da visão dos artistas, com alguns aspectos do dia a dia dos moradores que irão conviver no empreendimento.

“Essa integração se expressa de diversas formas, como na galeria de serviços visualmente aberta para a rua, nos espaços de convivência que oferecem vistas panorâmicas da cidade e na própria localização estratégica do edifício”, afirma Ricardo Carvalho, Brand Architecture Manager da Commcepta Design, empresa responsável pelo conceito do elysia.

Em uma localização estratégica, na Av. Visconde de Guarapuava, esquina com a Desembargador Westphalen, o elysia oferece diversas facilidades nos espaços de convivência como uma galeria de lojas no térreo, área de eventos, sky bar, churrasqueira, cinema ao ar livre, cozinha compartilhada, lavanderia coletiva, workshop, coworking, terraço creativity, piscina indoor, espaço kids, espaço fitness e experiência pet, que será uma inovação no segmento pet e imobiliário.

De acordo com Douglas Borcath Filho, diretor da D. Borcath, o elysia renova o seu entorno, revitalizando e valorizando a região do Centro, deixando-a mais jovem, moderna e conectada às tendências de compartilhamento e mobilidade. “Temos um volume de vendas de R$ 65 milhões e é uma das grandes apostas da Incorporadora. Projetado com base em uma pesquisa etnográfica, com perfis selecionados de potenciais moradores, as pessoas estão no centro de cada detalhe. E a experiência pet vai ser uma grande novidade no mercado imobiliário”, afirma.

Com previsão de entrega para o final do ano de 2022, o elysia tem 27 andares e 303 unidades, com studios a partir de 16 m2 de área privativa, apartamentos com um dormitório, a partir de 26 m2 de área privativa, e de dois dormitórios, a partir de 46 m² de área privativa. Os apartamento já estão à venda, a partir de R$ 143 mil. Para mais informações, acesse www.dborcath.com.br.

Sobre a D. Borcath

O Grupo D. Borcath iniciou sua trajetória no mercado imobiliário há 43 anos em Curitiba. De lá para cá, todos os empreendimentos foram concluídos com grande sucesso, se tornando negócios sólidos e seguros, como o Grand Hotel Rayon e a linha corporativa Opus One. Os empreendimentos da D. Borcath visam a sustentabilidade e a evolução urbana, contribuindo para a modernização da arquitetura da cidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. www.dborcath.com.br

Add a comment

Novas lojas aquecem varejo paranaense

Novas lojas aquecem varejo paranaense

Operações no segmento de perfumaria, vestuário esportivo e estética são novidades do Palladium Curitiba

A ampliação das regras para saque das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) anunciada recentemente pelo governo federal ajudou a reaquecer o varejo. Entidades do setor apontam para uma melhora no volume de vendas e o reflexo já pode ser sentido nos shoppings centers. Um dos exemplos é o Palladium Curitiba. Durante as últimas semanas, cinco novas operações chegaram para ampliar ainda mais o mix de lojas do empreendimento.

As últimas inaugurações foram: Mercado do Banho, do segmento de perfumaria; Mil Bijus, de acessórios; a loja oficial do Coritiba Foot Ball Club, chamada de Sou 1909; a clínica de estética Facial Clinic; e, no segmento de cama, mesa e banho, a Misalle Home.

“Fomos considerados, pelo 11º ano consecutivo, o shopping de preferência dos curitibanos, de acordo com o Prêmio IMPAR. Essa é uma das nossas motivações para estarmos sempre em busca de novas opções de lojas e ampliar a variedade de operações”, destaca a gerente de marketing do Palladium Curitiba, Cida Oliveira.

Novidades

A Facial Clinic optou pelo Palladium Curitiba para abrir a primeira loja em shopping center. A clínica é especializada na revolução da estética facial e oferece tratamentos como botox, preenchimento labial e de olheiras. “Escolhemos o Palladium por ser um nome forte, que queremos que faça parte da nossa história. Estar em um shopping center é oferecer comodidade e flexibilidade aos clientes. Queremos desmistificar a estética facial e estar próximos dos consumidores do shopping, mostrando que produtos de qualidade podem ser acessíveis a todos. Por isso vamos oferecer avaliação grátis para todos os clientes do shopping”, destaca o sócio da Facial Clinic do Palladium, Marcelo Janene.

Para os amantes de futebol, especialmente aos torcedores do Coritiba Foot Ball Club, a Sou 1909, segunda loja oficial do clube, chegou ao Palladium Curitiba. Segundo o diretor de marketing do time, Rafael Saling, "é uma satisfação abrir esse ponto no shopping para descentralizar a operação do Couto Pereira e estar mais próxima do dia a dia da família do torcedor”, conta. O novo ponto de vendas é administrado pela Bomache, responsável pela marca do material esportivo do Coritiba. Além de oferecer os produtos oficiais do time, a loja do Palladium tem um canal de atendimento para compra de ingressos. “Escolhemos o Palladium para atingirmos um novo público, que está um pouco mais distante do estádio”, reforça Saling.

Já a Misalle Home oferece produtos para cama, mesa e banho de várias marcas. Para Anabelle Squisatti, proprietária e gerente da operação do Palladium, “a expectativa de vendas para esse ano é alta. Observamos um fluxo ótimo no shopping e esse foi um dos motivos pelo qual o escolhemos. É um empreendimento já consolidado na cidade, com um mix de lojas muito rico. Estamos animados com a nova trajetória da loja”, conta.

Outra novidade para os consumidores é a Mercado do Banho. A marca atua há sete anos no segmento de cosméticos, com fabricação 100% artesanal. Os produtos são aromatizados e fazem referência a frutas, e podem ser colocados em recipientes abertos, com a finalidade de perfumar o ambiente e decorar. “A ideia da nossa operação, que está presente em mais de 15 cidades do Brasil, é oferecer itens com excelentes matérias-primas e um design diferenciado e divertido. A exposição dos nossos produtos tem referência de feira e de mercado, trazendo aos clientes uma forma criativa e lúdica de apresentar as mercadorias. Os clientes do Palladium estão recebendo muito bem nossos produtos”, conta a proprietária do Mercado do Banho, Janaina Rascopp Pascaretta.

Além disso, a loja de calçados Ana Capri, a estética e depilação a laser Europiel e a rede americana de restaurantes de fast-food KFC estão com aberturas previstas até o final do ano no Palladium Curitiba.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos