Maria Fumaça Iluminada traz cultura e história a Curitiba e região com o espetáculo Rumo ao Natal

Maria Fumaça Iluminada traz cultura e história a Curitiba e região com o espetáculo Rumo ao Natal 

Inéditas e gratuitas, as apresentações acontecem em oito cidades do leste paranaense 

A Maria Fumaça volta a circular pelo Paraná durante o Natal. A novidade é que, neste ano, além de iluminar oito cidades de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, o projeto “Rumo ao Natal” traz também um espetáculo teatral inédito e gratuito para as comunidades vizinhas da ferrovia.

As doze apresentações acontecem a partir do próximo dia 30 e prometem emocionar os espectadores de Curitiba, Pinhais, Cachoeira, Piraquara, Lapa, Paranaguá, Alexandra e Morretes. Realizado pelo Ministério da Cultura e pela produtora Remix Promo, o projeto é viabilizado pela Rumo com apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

“A ferrovia pode tornar a magia do Natal acessível a todos. Por isso, ampliamos a programação deste ano, incluindo um espetáculo teatral completo”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Engajamento da Rumo, Carmen Maron.

Além do teatro, a locomotiva Mogul 11, irá circular iluminada pela primeira vez. “Essa Maria Fumaça é centenária. Além de preservar a memória ferroviária, também é uma oportunidade de levar ao público a magia e as luzes do Natal”, ressalta Carmen. 

Maria Fumaça e Papai Noel 

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto traz a peça “Rumo ao Natal”, que resgata a história da Mogul 11 a partir do encontro de um avô com a neta. Através de encantos natalinos, os dois conseguem dar uma carona para o Papai Noel.

Realizado pela Cia. Artística Vaporzeiro, o espetáculo fala sobre amor ao próximo. “No enredo, a neta abre mão do presente para que o avô possa realizar o sonho de reencontrar a Maria Fumaça. Nossa mensagem é o abraço e a solidariedade. Este sim é o espírito do Natal: olhar com amor para o outro” explica o diretor, roteirista e ator do espetáculo, Richard Rebelo.

“Depois do sucesso do ano passado, quando ela apenas circulou iluminada, tivemos a ideia de agregar mais à ação e assim desenvolvemos o teatro. Dessa forma, podemos estender a beleza natalina a áreas fora dos centros das cidades”, conta o produtor da Remix Promo, Conrado da Luz, quem viabilizou o projeto junto ao Ministério da Cultura. 

Uma locomotiva de 134 anos

Estrela do espetáculo, a Maria Fumaça Mogul 11 foi fabricada nos Estados Unidos em 1884. Uma das primeiras a circular na ferrovia Paranaguá-Curitiba, foi utilizada na construção da ferrovia Norte do Paraná.

O maquinário passou por um processo de restauração completo durante dez anos, a partir de uma parceria entre ABPF e Rumo. “Até onde temos notícia, essa é a terceira locomotiva mais antiga em operação no Brasil. É uma grande alegria poder resgatar a memória afetiva do público com essa máquina”, conta o maquinista e diretor regional de operações da ABPF, Rodrigo Dolenga.

“A Maria Fumaça Iluminada foi uma maneira que as duas instituições encontraram de levar energia, beleza e o espírito de Natal a todas as comunidades. Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, finaliza Carmen.

Além das instituições já citadas, o espetáculo conta com patrocínio de Knorr-Bremse, GE Transportation, Prumo Engenharia, Brado, IAT Pandrol e Timken e apoio de Serra Verde Express e CBFA. 

Programação

A Maria Fumaça terá circulação iluminada em quatro dias, e espetáculos teatrais previstos para as 20h30*. Confira os locais e datas das apresentações teatrais:

 

CAJURU

Data: 30 de novembro

Endereço: Rua Emílio Bertolini, 100

 

PINHAIS

Data: 1º de dezembro

Endereço: Avenida Iraí, número 155 – Bairro Weissópolis

 

PIRAQUARA

Data: 02 de dezembro

Endereço: Rua Manoel Alves Cordeiro esquina com Av. Getúlio Vargas

 

LAPA

Data: 06 de dezembro

Endereço: Rua da Saudade, Estação Ferroviária, sem número

 

IGUAÇU (BOQUEIRÃO)

Data: 08 de dezembro

Endereço: Rua Nair Ferraz, Sem número

 

CACHOEIRA (ALM. TAMANDARÉ)

Data: 13 de dezembro

Endereço: Av. Francisco Kruger, entre os números 5474 e 5700

 

ESTRIBO AHÚ

Data: 14 de dezembro

Endereço: Rua Flávio Dallegrave, nº 6039

 

ALTO DA XV

Data: 15 de dezembro

Endereço: Rua Flávio Dallegrave esquina com Rua Dias da Rocha Filho

 

RODOFERROVIÁRIA

Data: 16 de dezembro

Endereço: Av. Dr. Dário Lopes dos Santos, entre os números 671 e 419

 

PARANAGUÁ

Data: 19 de dezembro

Endereço: Rua Tufi Maron na passagem de nível próximo ao cruzamento com Av. Roque Vernalha

 

ALEXANDRA

Data: 20 de dezembro

Endereço: R. do Portinho, s/n ao lado da estação de trem

 

MORRETES

Data: 21 de dezembro

Endereço: Rua Antônio Vieira dos Santos esquina com Rua Padre Saviniano.

 

*O cronograma e viabilidade das apresentações dependerão das condições do tempo em cada cidade e também do tráfego da ferrovia. Está sujeito a alterações que serão sempre avisadas nas redes sociais do projeto: www.facebook.com/rumoaonatal/ e @rumoaonatal. A programação completa está disponível no site www.rumoaonatal.com.br

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Causas emocionais podem atrapalhar alfabetização

Causas emocionais podem atrapalhar alfabetização

Compreensão do contexto da criança e utilização de diferentes métodos auxiliam a superar dificuldades

A alfabetização é um dos principais desafios da Educação Básica brasileira. Dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) mostram que mais da metade dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública têm níveis de leitura considerados insuficientes. Um dos fatores dessa defasagem é a diferença entre os próprios alunos. Ao mesmo tempo em que muitas crianças têm facilidade no aprendizado, outras têm dificuldades que vão além do que é tratado em sala de aula. Fatores como o contexto familiar, o histórico de vida e questões emocionais podem ser barreiras na alfabetização.

Segundo a doutora em educação e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Universidade Positivo, Liliamar Hoça, todas as crianças são capazes de aprender, porém, não da mesma maneira. Para observar quais alunos têm dificuldades e/ou limitações emocionais, a professora cita algumas características que podem servir de indicativos, como: condutas evitativas na realização de atividades, baixa tolerância à frustração, problemas de coordenação visomotora, dificuldade de socialização, dificuldade de planejamento, organização e memorização de conceitos, desenvolvimento tardio da linguagem oral, dificuldade em direcionar atenção para atividades próprias da infância e do processo de escolarização, choro constante sem motivo aparente, evasão de atividades orais e insegurança excessiva.

Para superar essas dificuldades, Liliamar propõe uma avaliação inicial a fim de considerar se a criança apresenta alguma dificuldade específica e, posteriormente, desenvolver habilidades necessárias para a aprendizagem efetiva - e não focar somente no momento de aprender. “O professor precisa discutir adequações metodológicas, e a escola, como um todo, necessita propor projetos diferenciados que possam colaborar no desenvolvimento de habilidades necessárias para a aprendizagem escolar. Trabalhos com estimulação da linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático, e a exploração de habilidades de atenção, memória, percepção e imaginação são muito úteis”, diz a especialista. Segundo ela, é preciso levantar as habilidades que essa criança já desenvolveu ou está em desenvolvimento, o que ela gosta de fazer - pintar, recortar, jogar -, e propor outras alternativas em sala de aula.

Liliamar também alerta que os traumas que o aluno pode trazer consigo podem influenciar a aprendizagem e, em geral, atingem o emocional e até o biológico da criança. “A família tem um papel preponderante, pois precisa comunicar a escola, ser parceira e conversar com os gestores da instituição para buscar ajuda especializada”, orienta, além de lembrar que a ajuda de profissionais especializados é importante, mas a maior ajuda poderá vir do professor, que pode modificar as atividades em benefício do estudante e colocar a criança em evidência positiva.

Foi o que aconteceu com Rafael Koswoski Neutzling, de apenas 7 anos e aluno do 1º ano do Colégio Positivo Júnior, em Curitiba. Rafael apresentava dificuldades frequentes em participar das aulas, chorava com facilidade e acabava por não conseguir evoluir na alfabetização no mesmo ritmo que os colegas de turma. “Fizemos um acompanhamento com ele e os pais e descobrimos que a avó, a qual ele era muito próximo, havia falecido. A partir daí oferecemos acompanhamento, carinho e atenção e ele passou a demonstrar maior confiança na escola”, conta a gestora educacional de Rafael, Patrícia Beltrão. Segundo ela, o suporte emocional fez com que ele se sentisse mais confortável, amenizando o sofrimento da perda e deixando com que ele fizesse uso das habilidades que já tinha, mas estavam bloqueadas pelas emoções.

Além do apoio emocional, para aprender especificamente conteúdos e conceitos do currículo escolar também são necessárias determinadas habilidades e organização. A gerente de produto da Editora Positivo, Damila Bonato, responsável pelo programa de letramento e alfabetização Letrix, conta que o material didático deve ser um suporte para o trabalho pedagógico e não a única fonte de consulta ou de trabalho para os estudantes e para o professor. “Ele precisa abrir possibilidades de investigações. As escolas possuem, em geral, uma mesma estrutura e, dependendo do transtorno de aprendizagem, é preciso pensar como essa estrutura pode colaborar com o aprendizado. Por exemplo, crianças com autismo necessitam da rotina - mudanças na organização do ambiente são complicadas para elas”, explica. Damila ressalta que, em casa, a organização do tempo e do local de estudo é importante para qualquer criança.

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James Delivery é finalista do Top de Marketing 2018

James Delivery é finalista do Top de Marketing 2018

É a primeira vez que a startup curitibana consegue o feito, competindo com mais duas marcas pelo prêmio 

Referência para marcas que trabalham diretamente com vendas, marketing e gestão, o Top de Marketing é o principal prêmio do Paraná na área. Organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), o prêmio procura reconhecer os principais talentos, ideias, resultados e empresas do mercado. Em 2018, a ideia é premiar os ninjas do mercado, com habilidades para vender as dificuldades no decorrer do ano. Ao todo, são 20 indicados, divididos em seis categorias: Comunicação, Indústria, Serviços, Varejo, Startup/PME e Social. 

Um dos destaques da competição é o aplicativo James Delivery, a principal plataforma de delivery premium de Curitiba, que oferece um serviço personalizado de entregas na capital. Concorrendo na categoria Start Up/PME, o James Delivery se tornou referência no meio, com um atendimento eficiente e programas em prol de quem faz o aplicativo ser o que é. O James, por exemplo, é a única plataforma de delivery que tem central de atendimento onde o cliente é atendido por um ser humano de verdade. 

Além disso, o aplicativo é o único concorrente que não tem um espaço físico. Todos os outros participantes, por exemplo, entraram na final tendo uma loja, ou um objeto – sem ser aplicativo. O que torna a startup tão forte, em meio a tantos nomes, é a forma com que lida com o seu trabalho. A maior parte da equipe do James Delivery é formada por universitários capacitados para lidar com pessoas.

Comando de voz 

Para não parar no tempo e sempre oferecer as melhores soluções para seus usuários e, principalmente, difundir a acessibilidade, o James Delivery acaba de lançar o "James Voice", que permite a realização de qualquer pedido via comando de voz. "Somos a primeira empresa do mundo a oferecer delivery por comando de voz, facilitando a vida de pessoas muito atarefadas, que tenham urgência em receber o produto, e principalmente pessoas com dificuldades motoras e visuais", detalha Lucas Ceschin, um dos fundadores da startup. 

A startup partiu do princípio de que a forma mais natural das pessoas se comunicarem é pela voz. Foram meses de estudos para implantar o conceito com excelência dentro do aplicativo. "Para tornar o projeto realidade, nosso time desenvolveu tecnologias de ponta, usando muito suor e inteligência artificial, tornando o ato de fazer um pedido tão simples quanto falar no telefone com um amigo. Se antes você gastava alguns minutos, agora é possível fazê-lo em poucos segundos", completa Lucas. 

Os vencedores do prêmio Top de Marketing 2018 serão revelados nesta terça-feira, dia 27 de novembro, no Teatro Positivo, com apresentação do humorista Marco Luque. Para conhecer um pouco mais sobre o James Delivery, acesse o site www.jamesdelivery.com.br.

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Vale da Música: Semana eclética tem MPB, Música Folclórica, Surf Music e Choro

Vale da Música: Semana eclética tem MPB, Música Folclórica, Surf Music e Choro

Palco Flutuante recebe também Bernardo Manita, Kadu Lambach e Emanuel Bach

A semana no Vale da Música oferece atrações para todos os gostos na Ópera de Arame. De terça a domingo, das 10h às 18h, o Palco Flutuante receberá mais de 20 grupos apresentando versões e ritmos da música instrumental. Com opções de MPB a World Music, de 27 de novembro a 3 de dezembro o público poderá curtir o melhor de Curitiba à luz do dia, em um dos pontos turísticos mais visitado da cidade.

De terça a Sexta: Indian Jazz, Flamenco e música folclórica

Abrindo as atrações desta semana no Vale da Música a dupla FoleBaixo apresenta às 10h de terça (27) ritmos brasileiros e latinos no acordeon, teclado e baixo. Na quarta-feira (28) vale destacar a música étnica do L.O Duo, que se apresenta às 15h20. Na quinta o Emanuel Bach Trio apresenta um repertório inusitado de Indian Jazz. Música Folclórica, samba e seresta são os destaques da sexta-feira (30).

Final de Semana tem Bernardo Manita, Kadu Lambach e Tiki Moondong
Para quem quer curtir o Vale da Música no final de semana, sábado (01) tem blues com o primeiro guitarrista do Legião Urbana Kadu Lambahc, às 10h. Bernardo Manita e Trio apresentam soul e blues às 12h10. No domingo (2) destaque para o Surf Music do grupo Tiki Moondog às 12h10 e na sequencia musica caribenha com Santa Elena.

Veja a programação completa do Vale da Música de 27/nov a 02/dez:

TERÇA-FEIRA (27/11)

10h – FoleBaixo – Brasileira/latina
12h40 – Musicas Del Mondo – World Music
15h20 – Vem que Vem Trio – MPB

QUARTA-FEIRA (28/11)

10h – Rios Florestas e Viola – música camponesa
12h40 – Trio Armorial – World Music
15h20 – L.O Duo – Música Multietnica

QUINTA-FEIRA (29/11)

10h – Emanuel Bach Trio – Indian Jazz
12h40 – Murillo da Rós & Luciano Madalozzo - música Flamenca
15h20 – Pé de Chinelo - brasileira

SEXTA-FEIRA (30/11)

10h – Victor Gulin – Música Folclórica
12h10 –Murillo da Rós & Luciano Madalozzo - música Flamenca
14h20 – Quarteto Sax do Vale – world music
16h – Conjunto Choro e Seresta – Choro tradicional

SÁBADO (01/12)

10h – Kadu Lambach – Blues Rock
12h10 – Bernardo Manita Trio – Soul/Blues
14h20 – Quarteto Metais do Vale – world music
16h – Karma Jazz – pop e jazz

DOMINGO (02/12)

10h – Rios Florestas e Viola – música camponesa
12h10 – Tiki Moondog – Surf Music
14h20 – Santa Elena – Musica Caribenha
16h - Quarteto Cordas do Vale – world music

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Curitiba recebe evento inédito sobre “Consumidor do Futuro”

Curitiba recebe evento inédito sobre “Consumidor do Futuro”

Promovido pela Ponto Pessoal em parceria com o Centro Europeu o evento vai reunir nomes de peso para debater as tendências que definirão o consumo nos próximos anos 

Na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, Curitiba será palco do encontro “O Consumidor do Futuro”, evento que discutirá os principais fatores que farão diferença no perfil dos consumidores daqui para frente. Organizado pela Ponto Pessoal, primeira empresa especializada em Marketing Pessoal no Brasil e Portugal, em parceria com o curso de Digital Influencer do Centro Europeu, a ação inédita na capital paranaense contará com a presença de grandes nomes do universo do empreendedorismo e das mídias digitais. 

O evento, que será realizado no IMAX do Shopping Palladium, será liderado pelos especialistas em marketing pessoal e gestão estratégica de negócios, Djoni Alexi e Adriano Tadeu Barbosa, professor do curso Digital Influencer, ao lado da professora Andrea Gappmayer, e dos influencers e empresários Cris Bemvenutti, Cíntia Malaquias, Marcus Yabe, William Mello, Júlia Mendonça e Aléssia Saluara, que vem de Petrolina/PE especialmente para o evento, trazendo a visão do consumo no nordeste brasileiro. 

A ideia do encontro “O Consumidor do Futuro” é propor que um diálogo aberto sobre perspectivas futuras para vários segmentos, com um debate focado, por exemplo, na relação da tecnologia com as novas formas de consumo. Além disso, os palestrantes vão ajudar os participantes a identificar necessidades e estratégias para conhecer um público alvo e traçar um possível perfil comportamental dos consumidores no futuro. 

Segundo Djoni Alexi, o evento surgiu para ajudar as empresas a entender quem são seus consumidores e como eles irão se portar nos próximos anos. “O foco principal é o comportamento desse consumidor do futuro. Cada vez mais as empresas como um todo estão investindo e gastando em pesquisas para entender quem é seu consumidor final. Por isso, surgiu a ideia de chamar influencers e empresários de diversas áreas para discutir quem é o consumidor do futuro que provoca tanto interesse em quem oferece produtos e serviços”, completa Alexi. 

O evento “O Consumidor do Futuro” será realizado na próxima quinta-feira, dia 29 de novembro, no IMAX do Shopping Palladium (Av. Pres. Kennedy, 4121 - Portão), a partir das 09h30. O evento tem o apoio do Shopping Palladium, Exaixo, Tok Stok, Marina Beach Towers e Agência Curitiba. Para participar, basta fazer a inscrição no site www.pontopessoal.com.br e doar 1kg de leite em pó, que será destinado ao programa “Muuuito Leite”, realizada Paróquia Imaculado Coração de Maria em prol do Hospital Pequeno Príncipe. Mais informações no site www.centroeuropeu.com.br.

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