Startup lança plataforma para ouvir e compartilhar opiniões

Startup lança plataforma para ouvir e compartilhar opiniões  

Na era onde a internet dá voz para cada vez mais pessoas opinarem e compartilharem suas escolhas, uma nova plataforma, composta por aplicativo e site, chega ao mercado para incrementar esta tendência, misturando a criação de enquetes com rede social. A startup curitibana H&R lançou o youchoose, que como o nome já indica convida os usuários a criarem enquetes, votarem e compartilharem. 

Uma das inspirações foi a busca por valorizar a opinião de cada usuário, como conta o diretor da empresa, o músico e empresário Rodrigo Paciornik. "Muitas vezes escutamos aquela tradicional pergunta: 'quem foi que pediu sua opinião?'", explica. "Pois bem, o youchoose quer pedir a opinião de todos, sobre os mais diferentes assuntos. A ideia é centralizar num só endereço todas aquelas conversas que hoje estão espalhadas por diferentes redes sociais", conta o empresário. 

Cada usuário vai poder criar suas próprias enquetes e também votar em todas que quiser. Há um ranking com as mais votadas e o público pode compartilhar pelas redes sociais como Facebook. "Alguns exemplos mostram como as possibilidades são infinitas: qual o melhor tênis de corrida? Qual a melhor banda de rock de todos os tempos? Qual o melhor restaurante japonês de Curitiba?", completa Paciornik. 

As enquetes são organizadas por categorias, com temas como música e esporte, por exemplo, e a interface mostra ainda as mais respondidas, com o "Top 5" da semana. Por meio de seu perfil, o usuário tem ao alcance de um toque todas as criou e participou. 

Rodrigo Paciornik 

Curitibano radicado em Balneário Camboríu (SC), Rodrigo Paciornik é um profissional e empresário reconhecido nacionalmente pelo perfil inovador. Na música, foi um dos pioneiros da fusão entre percussão tocada ao vivo e o som de DJs, em clubs e grandes festivais. Chegou a tocar no Rock In Rio, no no Brasil e em Portugal, e fez turnês pela Europa e Estados Unidos. Também fundou empreendimentos em variados ramos, como alimentação e entretenimento. 

Desenvolvimento 

A plataforma foi desenvolvida pela empresa de TI curitibana Hero99. Segundo o web designer Rafael Kretzer Pedroso, um dos diferenciais para atrair usuários é que as pessoas são desafiadas a dar sua opinião de maneira divertida, organizada e com a possibilidade de compartilhar as enquetes. "É um modo mais leve e divertido de dar opiniões", pondera. "Já para as empresas que participarem das enquetes, é uma maneira sem igual de ter acesso a informações extraídas de modo espontâneo. O encontro entre essa maneira divertida de opinar e a necessidade que as marcas têm de conhecer a opinião das pessoas é a magia do youchoose". 

O youchoose tem versões para o sistema iOS e Android, além de contar com acesso pelo desktop. 

Serviço:

youchoose 

Versão para desktop: https://www.youchoose.com.br/home

Baixar na App Store: https://itunes.apple.com/us/app/youchoose/id1281628513?l=pt&ls=1&mt=8

Disponível no Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.youchoose

Add a comment

Alunas do Colégio Sesi recebem prêmio por projeto inovador de pia multifuncional

Alunas do Colégio Sesi recebem prêmio por projeto inovador de pia multifuncional

A premiação da Oficina Entre Pregos e Cavacos aconteceu no dia 22 de setembro e reuniu 10 projetos finalistas durante a 8ª edição do Congresso Moveleiro 

Com inspiração no tema ‘Longevidade’, alunos do Colégio Sesi de todo o Paraná foram desafiados a projetar móveis pensando no mercado atual e no consumidor do futuro. Esse desafio, denominado de Oficina Entre Pregos e Cavacos, selecionou 10 projetos finalistas, que foram apresentados nos dias 21 e 22 de setembro, durante o Congresso Moveleiro, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná. O resultado da premiação aconteceu no dia 22 e a equipe do Colégio Sesi de Assaí foi a grande vencedora, com o projeto ‘Longevos’. A equipe apresentou uma pia multifuncional compacta, que integra todas as funções de uma cozinha, otimizando espaços pequenos, já que, além da pia, inclui o fogão, uma mesa retrátil e lixeira em um único móvel. Com o prêmio, os vencedores terão direito a uma viagem para conhecer o Salão de Design de Gramado, em junho de 2018, com hospedagem e transporte bancados pelo Colégio Sesi. 

O projeto vencedor foi criado pelas alunas Ketheleen dos Santos e
Nathália de Assis Carlos, com a orientação da professora JosianneScheffer e da arquiteta Adriana Hashimoto. Segundo a estudante de 17 anos, Ketheleen, ele foi desenvolvido para universitários e pessoas que vivem em pequenos espaços e precisam utilizar cada cantinho da casa para obter o máximo de funcionalidade. “Os apartamentos estão ficando cada vez menores e pensando nesse momento de mercado, elaboramos uma pia que é integrada com quase tudo na cozinha, para justamente facilitar a vida do indivíduo com praticidade e funcionalidade”.

Adriana Hashimoto explica que o convite para a orientação surgiu pela organização do evento e que a premiação do 1º lugar é resultado da união entre as pessoas envolvidas no projeto. “As meninas trouxeram a ideia inicial e eu incluí toda a parte técnica, adaptando ao que o mercado demanda e também trazendo para a realidade de como esse móvel poderia ser comercializado para cozinhas pequenas, que hoje em dia são a maioria em apartamentos”. 

Pensar nas tendências e entender como a venda de um produto funciona eram alguns dos objetivos da Oficina Entre Pregos e Cavacos. Segundo o coordenador técnico do evento, Nilson Violato, todos os 10 projetos apresentam ideias inovadoras e que poderiam ser facilmente colocadas para venda no mercado. Para ele, todos merecem destaque, pois os alunos conseguiram trazer características das regiões onde moram, adaptando para algo vendável. “Cada um traz sua personalidade, por exemplo, o ‘chimarródromo’, desenvolvido por alunos de Cascavel. Na cidade, a tradição de beber chimarrão é forte, então neste caso, a ideia dos alunos foi desenvolver um conceito de móvel prático dentro da realidade em que vivem”, comenta. Entre outros projetos na disputa estavam a ‘Sapatolenha’ (Toledo), que transformava uma caixa de lenha em sapateira e a ‘Doordastica’ (Guarapuava), que representava uma porta para guardar livros e revistas. Além de projetos para residências, a ‘Mesa Tec’ (Bandeirantes) foi projetada para locais com grande movimentação, como shoppings e cybercafés, idealizando um público que utiliza smartphones e notebooks, e poderá recarregar seus dispositivos na mesa.  

Votação e prêmio 

A votação esse ano foi baseada na indústria 4.0 e feita via aplicativo do próprio congresso para smartphones. Ao utilizar um QR Code, o visitante dava o seu voto para um dos projetos finalistas. A ideia era garantir uma maior interação entre o público que visita o evento e as equipes participantes da oficina. Ao todo, 466 pessoas participaram e deram o voto.

Para a apresentação dos protótipos dos móveis, os alunos elaboraram os modelos em canvas (ferramenta de modelagem) e croquis. No congresso, os 10 finalistas, que ganharam a elaboração técnica de engenharia de projeto por meio do software SolidWork, foram exibidos virtualmente na Estação Sesi Senai, no formato de vídeo-pitch. Os visitantes do evento votavam no que mais gostavam e o voto foi pela simulação de uma negociação, por meio da moeda ficcional denominada “cavaco”. Com isso,a equipe do Colégio Sesi de Assaíconquistou mais cavacoscom o projeto Longevos (pia multifuncional).

 

Add a comment

Mostra de Fotografia - Programa Viva Jovem no Shopping Jardim das Américas

Mostra de Fotografia - Programa Viva Jovem no Shopping Jardim das Américas 

Até o dia 1° de outubro, o Shopping Jardim das Américas receberá a Exposição de Fotografia Viva Jovem. Serão expostas no 1º piso do mall, 28 fotografias de alunos do professor Anderson Tomelim, profissional com 18 anos de experiência na área. 

O curso e as fotografias foram realizados no Parque dos Peladeiros, espaço da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Turismo - SMELJ dentro da capital. Para a realização das fotos os alunos aprenderam na prática como usar iluminação artificial e natural dos ambientes, todos os recursos das câmeras e como trabalhar na edição das imagens. Este foi o 12º curso de Fotografia que já totalizou 246 atendidos. “Iniciamos esse programa vendo um pouco de teoria e os fundamentos da fotografia. Mas procuramos trabalhar bastante a parte prática. A ideia é que cada aluno produza suas fotografias e saiba editar estas imagens”, explicou Tomelim. 

De acordo com o professor, o curso recebe desde alunos que nunca tiveram nenhum contato com a fotografia, mas gostam do tema, até os que chegam com alguma informação teórica sobre o assunto. O projeto destaca também a oportunidade de fazer um curso profissionalizante de forma gratuita. 

Viva Jovem                                                                                                            

O Programa Viva Jovem visa estimular oportunidades de trabalho e inserção social através das oficinas de qualificação profissional, apresentando ocupações alternativas geradoras de renda. As atividades são destinadas aos jovens com idade mínima de 15 anos. Esse Programa é uma parceria entre o Departamento de Juventude, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e o Departamento de Política sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social. Ainda são ofertados nas 10 regionais de Curitiba, cursos de: Fotografia, Skate, Grafitti, MC, DJ, Break. Inscrições: bit.ly/vivajovem

Informações: (41) 3350-3725 

Mostra de Fotografia - Programa Viva Jovem

Shopping Jardim das Américas

Até o dia 1° de outubro – entrada gratuita

Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Jardim das Américas - Curitiba (PR)

Add a comment

Bacio di Latte abrirá a primeira loja em Curitiba, no Pátio Batel

Bacio di Latte abrirá a primeira loja em Curitiba, no Pátio Batel

Com mais de 70 pontos de vendas no Brasil, a marca de gelato “Bacio di Latte” abrirá sua primeira loja em Curitiba, no piso L3 do Pátio Batel, até o final do ano. A chegada da gelateria, que preza pelas raízes da tradição italiana, também está ligada ao projeto do Pátio Gastronômico, que apresenta um novo olhar sobre a gastronomia, investindo na soma de ideias inovadoras e soluções conectadas às tendências culinárias em um conceito totalmente voltado para os clientes consumirem, comprarem e vivenciarem a gastronomia de forma completa.

Add a comment

Maior encontro de cultura digital do Sul trará mais de 60 grandes influenciadores para Curitiba

Maior encontro de cultura digital do Sul trará mais de 60 grandes influenciadores para Curitiba

A sétima edição do Curitiba Social Mix será realizada no dia 4 de novembro, no Expo Renault Barigui 

Considerado o principal encontro de mídias sociais da região sul e um dos mais tradicionais da história da internet brasileira, o Curitiba Social Mix (CSM) acaba de confirmar sai sétima edição para o dia 04 de novembro, no Expo Renault Barigui, em Curitiba (PR). O evento, que nasceu para comemorar os 20 anos do Centro Europeu, em 2011, e hoje é o maior encontro de cultura digital do Sul do Brasil. O CSM vai reunir mais de quatro mil participantes e centenas de grandes personalidades referências das mídias sociais no Brasil. 

Durante a sétima edição do Curitiba Social Mix, serão realizadas mais de 12 horas ininterruptas de programação dinâmica com muito entretenimento em dois palcos especiais. O evento terá como tema “Único”, representando toda a singularidade do CSM. “Nós queríamos definir a essência do CSM em apenas uma palavra. Uma palavra e um conceito que pudesse ser promovido não apenas em 2017, mas, sim, todos os anos. Foi assim que nasceu essa temática, pois o que torna algo e pessoas especiais é a sua própria história. E por meio deste conceito, queremos mostrar ao nosso público que ele também é único e especial assim como o nosso evento. Muitas histórias fantásticas são construídas no CSM, sempre com a ajuda do nosso público”, comenta Sandro Rodrigues, idealizador do Curitiba Social Mix. 

A temática do Curitiba Social Mix se sustenta em quatro pilares fundamentais: conhecimento, entretenimento, informação e relacionamento. “Isso move o Curitiba Social Mix há sete anos. Conseguimos celebrar histórias, compartilhar caminhos e conectar oportunidades”, disse Sandro Rodrigues. Uma das grandes novidades da edição de 2017 do CSM será a parceria exclusiva com a Digital Stars, maior agência de influenciadores digitais do Brasil. A empresa vai trazer, ainda mais, prestígio e promoção espontânea ao evento. Dos dez maiores influenciadores do país, seis são representados pela Digital Stars.  

O Curitiba Social Mix 2017 contará com a participação de mais de 60 grandes influenciadores do país. Estão confirmados nomes imponentes do mundo digital, entre eles Niina Secrets, Casal de Nerd, Rodrigo Magal (Porta dos Fundos), Totoro (Porta dos Fundos), Galo Frito, Anderson Gaveta (Jovem Nerd e Gaveta Filmes) e Irmãos Piologo. “Outros participantes de renome serão anunciados nos próximos dias. Gostamos de manter um suspense divulgando de forma gradativa esses nomes até a véspera do evento, mas podemos antecipar que essa será uma das melhores programações da história do Curitiba Social Mix”, completa Sandro Rodrigues. 

A sétima edição do Curitiba Social Mix será realizada no dia 04 de novembro, das 10h às 22h, no Expo Renault Barigui. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos no site www.diskingressos.com.br, pelo telefone (41) 3315-0808 ou nas bilheterias do Disk Ingressos nos shoppings Palladium, Crystal, Estação e Mueller. Estudantes e profissionais de comunicação, design e marketing, produtores de conteúdo, blogueiros e twitteiros pagam meia-entrada. Mais informações na página oficial do evento no Facebook (www.facebook.com/mixcsm) ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos