UniCuritiba abre novas vagas para atendimento odontológico   

UniCuritiba abre novas vagas para atendimento odontológico  

UniCuritiba abre novas vagas para atendimento odontológico

Clínica-escola está preparada para atender crianças e pessoas com deficiência e tem horários disponíveis pela manhã e à noite

A Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação – abriu novas vagas para atendimento à comunidade, inclusive para crianças e pessoas com deficiência. As consultas e procedimentos são realizados no Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, bairro Rebouças, mediante agendamento.

Inaugurada em maio deste ano, a clínica oferece serviços de endodontia, periodontia, ortodontia, dentística restauradora, cirurgias orais, profilaxias, prótese dentária, reabilitação oral e tratamentos para disfunção temporomandibular (DTM) ou dor orofacial.

Um dos diferenciais é o horário de atendimento. As consultas são realizadas nos períodos matutino, das 8h50 às 12h, e noturno, das 19h às 21h30, para facilitar a rotina de quem tem o dia tomado por compromissos. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (41) 99134-5584, das 9h às 19h.

Coordenador pedagógico do curso de Odontologia do UniCuritiba, o cirurgião dentista Leonardo Luiz Muller explica que a atenção às crianças é fundamental, já que a cárie precoce da infância é a doença crônica mais comum entre meninos e meninas menores de seis anos. “Nossa recomendação é que a primeira ida ao consultório ocorra logo após a erupção do primeiro dente, mas, infelizmente, essa não é a realidade da maioria das crianças brasileiras.”

No mundo, de acordo com a Associação Internacional de Odontopediatria (IAPD), cerca de 600 milhões de meninos e meninas nunca foram ao dentista antes da pré-escola. “Queremos contribuir para reverter esse cenário aqui na nossa região. Na Clínica-escola do UniCuritiba temos infraestrutura completa e moderna para o atendimento à comunidade”, avisa.

Além de beneficiar a população, o local serve como acelerador do aprendizado. Sob a supervisão dos professores, os estudantes de Odontologia unem teoria e prática ao atuar no dia a dia da clínica-escola. O UniCuritiba também faz convênios com instituições do Paraná.

Em junho, nove crianças e adolescentes da Escola Estadual José Busnardo, de Curitiba, receberam atendimento odontológico na Clínica-escola do UniCuritiba. A ação foi resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e o UniCuritiba, com apoio da ONG Mão na Massa.

Entre 2010 e 2023, segundo a pesquisa SB Brasil, o número de crianças de 5 anos livres de cáries aumentou. O Sul registrou o melhor desempenho, com um crescimento de 40,7%. No Sudeste, o percentual foi de 21,9%, à frente do Nordeste (17,1%) e Norte (11,2%). O acesso à saúde bucal foi ampliado tanto em capitais quanto em cidades do interior. Apenas o Centro-oeste apresentou pequena queda nessa proporção (de 38,8% para 37,9%).

“Os números são positivos, mas ainda podemos avançar. Por isso, a Clínica-escola do UniCuritiba quer ampliar seus atendimentos à população, em especial na odontopediatria e para o público PcD”, avisa o professor Leonardo.

Serviço:

O quê: Clínica-escola de Odontologia do UniCuritiba

Onde: Campus Milton Vianna Filho, na rua Chile, 1.678, no bairro Rebouças

Para quem: atendimento aberto à comunidade, com vagas disponíveis também para crianças e pessoas com deficiência

Quando: consultas de segunda-feira a sexta-feira, pela manhã (8h50 às 12h) e à noite (19h às 21h30)

Como: agendamento pelo telefone 41 99134-5584, das 9h às 19h.

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Add a comment
Saúde bucal: Novas tecnologias facilitam tratamentos dentários

Saúde bucal: Novas tecnologias facilitam tratamentos dentários

Saúde bucal: Novas tecnologias facilitam tratamentos dentários

Odontologia digital substitui métodos tradicionais; paciente ganha mais conforto, rapidez e pode ver o resultado esperado antes de iniciar o tratamento

Cerca de 20 milhões de brasileiros nunca fizeram uma consulta odontológica e metade da população não vai ao dentista ao menos uma vez por ano, como recomenda o Ministério da Saúde. Entre os motivos alegados estão o medo de sentir dor, os custos envolvidos nos tratamentos, a falta de informações e de tempo.

A boa notícia é que o avanço tecnológico permite resolver desde os problemas dentários mais comuns - que envolvem as cáries, lesões, mau hálito, gengivite, placa dental e tártaro – até os mais complexos - como as cirurgias e implantes de próteses - com tratamentos eficazes, rápidos, acessíveis, confortáveis e menos invasivos.

“Para ter boa qualidade de vida, é fundamental cuidar da saúde bucal. Com os equipamentos modernos de hoje – como os scanners intraorais de alta precisão e softwares especializados em planejamento e fabricação – tudo fica mais ágil e indolor”, explica a diretora do Centro Odontológico São Lourenço e pós-graduada em Cirurgia Oral pela Universidade de Gotemburgo, da Suécia, Barbara Garcia Haensch.

Benefícios da odontologia digital

Por meio de uma combinação de ferramentas, a chamada odontologia digital possibilita diagnósticos precisos, instantâneos, eliminam erros, retrabalhos, permite ver o resultado esperado antes mesmo de iniciar o tratamento e diminui o tempo em que a pessoa fica na cadeira do dentista.

“O scanner intraoral permite captar imagens 3D da boca do paciente, alcança regiões superiores aos métodos tradicionais e ajuda em análises mais personalizadas. Nesses casos, o processo de moldagem comum é substituído por moldes digitais, que geram mais assertividade individual. E quando tudo isso é feito no mesmo local, o tratamento é mais rápido”, destaca Barbara.

E para diminuir a sensação de medo – comum à maioria das pessoas que vão ao dentista – o procedimento é exibido numa televisão fixada no teto do consultório para que o paciente acompanhe os detalhes em tempo real do que está sendo feito.

Outros benefícios da odontologia digital envolvem a visualização da cor dos dentes, manchas, cavidades, medidas minuciosas, documentação e o histórico do paciente; que fica armazenado num software e ajuda nos exames de saúde e planejamento clínico.

“A biossegurança associada ao escaneamento intraoral também é maior do que no método tradicional. E na maioria das vezes, o paciente não precisa retornar para fazer consultas de provas e ajustes. Tudo é realizado de uma só vez”, ressalta Barbara.

Prevenção

Com tantas tecnologias e conveniências que auxiliam nos cuidados da saúde bucal, a diretora do Centro Odontológico São Lourenço enfatiza que a visita regular ao dentista deve ser mantida pelo menos uma vez ao ano e que o medo associado aos tratamentos dentários está virando coisa do passado.

“Adiar a visita ao dentista pode comprometer a saúde bucal. Quando algum problema é descoberto logo no início, as chances de o tratamento ser efetivo são maiores. E com os equipamentos modernos de hoje em dia, os procedimentos são praticamente indolores”, complementa Barbara Garcia Haensch.

Sobre

O Centro Odontológico São Lourenço existe desde 2007, já realizou mais de 10 mil atendimentos de excelência para crianças, adultos, idosos, portadores de deficiências ou necessidades especiais.

Com tecnologia inovadora e 15 tipos de serviços personalizados, a equipe multidisciplinar de especialistas ajuda a transformar vidas e contribui para que as pessoas tenham o sorriso desejado.

O Centro Odontológico São Lourenço atende no particular e via convênios MetLife, Sul América, Geap Saúde, Brazil Dental e Sesi. A responsável técnica é Barbara Garcia Haensch, pós-graduada em Cirurgia Oral pela Universidade de Gotemburgo, da Suécia.

Add a comment

Mulheres no comando: Liderança e Feminilidade à frente das empresas  

Mulheres no comando: Liderança e Feminilidade à frente das empresas

Em pleno século XXI, com um crescente número de mulheres ocupando cargos de liderança, o debate sobre gênero no mercado de trabalho continua acalorado. Recentemente, um ex-CEO de grandes corporações gerou polêmica ao afirmar que “Deus me livre da minha mulher ser CEO”, sugerindo que a posição de liderança feminiza homens e masculiniza mulheres. Esse tipo de comentário reacende discussões sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, especialmente aquelas que conciliam carreira, família e gestão de grandes empresas.

No entanto, a realidade de mulheres em cargos de liderança contraria completamente essas visões antiquadas. Hoje, mulheres lideram grandes companhias sem abandonar suas identidades femininas e muito menos seus papéis como mães e gestoras do lar. O mercado já reconhece a importância da diversidade de gênero nas empresas, e os números comprovam que a presença feminina no topo só cresce. Segundo o relatório “Women in Business” da consultoria Grant Thornton, a participação global de mulheres em cargos de chefia subiu para 31% em 2023, um aumento significativo em relação aos últimos anos.

Aline Graffiette, psicóloga e CEO da Mental One destaca que: “Quando nós, mulheres, assumimos essa dupla jornada de ser empresária e CEO, o lar se torna uma extensão da nossa empresa. Precisamos, sim, de muita organização e de uma equipe competente, porque sozinhas não damos conta. Temos maridos, amigos, vida social, e precisamos organizar tudo isso. Eu posso dizer que, apesar de ser cansativo e trabalhoso, é extremamente gratificante. Vejo nos olhos do meu filho o orgulho que ele sente por mim, sabendo que ele faz parte desse todo. Não é fácil, mas é uma escolha que fiz, sem diminuir em nada as mulheres que optam por outro caminho. Ser CEO, seja homem ou mulher, é uma jornada desafiadora e significativa.”

Essa visão é ecoada por Fabiola Faleiros, CEO da La Pharma, que enxerga a liderança feminina como uma vantagem: “Nosso olhar, como mulheres, é completo. Nós conseguimos estar presentes nos detalhes e ao mesmo tempo pensar estrategicamente no futuro da empresa. Não vejo isso como masculinização, mas como adaptação. A nossa força vem do equilíbrio.”

Além disso, dados do IBGE confirmam que as mulheres continuam a aumentar sua participação no mercado de trabalho, representando 44,3% da força de trabalho no Brasil em 2023. Essas mulheres, que combinam suas carreiras com responsabilidades familiares, derrubam o mito de que sucesso profissional é incompatível com a feminilidade ou o papel de mãe.

Jeniffer Cazelato, especialista em comportamento humano e diretora de duas agências de marketing digital, reflete sobre o equilíbrio necessário: “Somos líderes, empresárias, mães e esposas. Temos a capacidade de abraçar diferentes funções, e isso só nos torna mais completas. A liderança feminina tem um toque de leveza, e essa é nossa marca no mundo dos negócios, entretanto é real o fato de que precisamos sempre buscar o equilíbrio do feminino e que muitas vezes para estar à frente da empresa precisamos deixar nossa família, mesmo que momentaneamente, em segundo plano”.

Rebeca Galhardo, fundadora da Cadeaux Brasil, também refuta a ideia de que liderar masculiniza as mulheres: “A beleza de ser mulher é poder exercer todas as facetas da nossa vida, da carreira à maternidade, da gestão de pessoas ao cuidado com o lar. Isso é poder, isso é ser mulher. Estar à frente de uma empresa não me tira a feminilidade, pelo contrário, me dá ainda mais força para ser quem eu sou.”

Cíntia Almeida, CEO do Entre Confreiras, maior grupo de networking feminino qualificado pelo Sebrae, complementa: "uma grande liderança é aquela colaborativa, que mostra nossas vulnerabilidades e, ao mesmo tempo, nossa força. Só uma mulher entende a dor e a delícia de ser mulher. É, sim, um grande desafio navegar entre os papéis de mãe, líder, esposa, mas não fazemos isso com facilidade – conquistamos esses papéis por necessidade e por competência. Acredito que toda mulher tem o desejo de ser cuidada, mas com as mudanças no mercado, também encontramos nosso espaço como líderes. No entanto, é importante lembrar que não estamos competindo entre papéis. Para mim, a presença masculina, seja no lar ou na empresa, é complementar, e é essa parceria que nos fortalece.”

Essas falas refletem a realidade de inúmeras mulheres que, como essas líderes, desafiam estereótipos ultrapassados e provam que não há necessidade de escolher entre carreira e feminilidade. Com inteligência emocional, resiliência e capacidade multitarefa, elas estão revolucionando o conceito de liderança no mundo corporativo.

A presença feminina nos mais altos postos do mercado é uma prova de que os tempos mudaram. Mulheres são CEOs, líderes, empreendedoras, e o fazem sem abrir mão da sua identidade, equilibrando com maestria a vida pessoal e profissional. O mercado já reconhece essa força, e as empresas que resistem a essa mudança precisam abrir os olhos para o novo perfil de liderança: uma liderança baseada na diversidade, empatia e força feminina.

Add a comment

É Alzheimer ou Traços do Envelhecimento? Estigma com Relação a Doença é uma das Causas do Diagnóstico tardio  

É Alzheimer ou Traços do Envelhecimento? Estigma com Relação a Doença é uma das Causas do Diagnóstico tardio

Indícios de Alzheimer podem ser identificados antes dos 65 anos. Doença de Alzheimer afeta cerca de 55 milhões de pessoas no mundo. A doença não é uma condição proveniente apenas do envelhecimento

Comemorado mundialmente no mês de setembro, a conscientização sobre o Dia Mundial do Alzheimer tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a doença. Com isso, diversas campanhas são realizadas em todo o mundo para educar o público sobre os sintomas do Alzheimer, a importância do diagnóstico precoce e as formas de apoio disponíveis para os pacientes e suas famílias.

Embora a Doença de Alzheimer seja frequentemente associada ao envelhecimento, ela não é apenas uma consequência natural da idade. O Alzheimer é uma condição neurológica degenerativa e progressiva que pode afetar pessoas de qualquer gênero, cultura ou classe social [1]. Há 55 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo [2] e aparecem cerca de 10 milhões de novos casos todo ano [2]. Entretanto, o estigma e a falta de compreensão sobre a doença podem atrasar o diagnóstico e o tratamento, agravando os sintomas dos pacientes.

Muitas vezes, associamos pequenas falhas de memória ou esquecimentos no dia a dia como 'parte natural do envelhecimento' - o que pode ser o caso, já que existem transformações cognitivas do envelhecimento que são normais. Todavia, quando esses lapsos de memória começam a causar a sensação de prejuízo ou de desvantagem, atrapalhando a rotina, é possível que eles representem indícios de Alzheimer [2].

É importante estar atento, pois embora a idade seja um dos fatores de risco da Doença de Alzheimer, ela não afeta com exclusividade os idosos [3]. Há estudos que relatam que a ‘demência de início jovem’, em que os primeiros sintomas aparecem antes dos 65 anos, é responsável por até 9% dos casos [3]. Ou seja, tratar o Alzheimer como uma condição que atinge apenas idosos é uma forma de reforçar seu estigma e retardar o diagnóstico.

Os sintomas do Alzheimer podem iniciar com pequenos esquecimentos, dificuldades na memória de curto prazo e problemas em realizar tarefas cotidianas. Com o avanço da doença outros sintomas mais graves aparecem, como a perda de memória remota, irritabilidade, falhas na linguagem e prejuízo na capacidade de se orientar no espaço e no tempo [4].

O diagnóstico precoce é um desafio crítico. De acordo com o relatório mundial da doença de Alzheimer, realizado em 2022, estima-se que 75% das pessoas com demência não são diagnosticadas. Essa estimativa pode chegar a 90% em alguns países de baixa e média renda, como o Brasil [5].

Um dos motivos para este desafio é a falta de aceitação e a recusa no reconhecimento dos primeiros sinais da doença pelos pacientes. Compreender sobre a doença e aceitá-la é o primeiro passo para introduzir tratamentos que promovam a redução do declínio cognitivo, contribuindo para manutenção de qualidade de vida, independência e produtividade do paciente.

Segundo Tatiana Branco, Diretora Médica da Biogen, “o estigma sobre os sintomas do Alzheimer precisa ser repensado para que as pessoas olhem com mais atenção para os sinais da doença. O diagnóstico precoce pode permitir uma melhor gestão da condição, proporcionando ao paciente mais tempo para planejar o futuro e engajar-se em atividades que possam melhorar sua qualidade de vida”, conclui Tatiana.

Referencias

[1] JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. “Alzheimer’s Disease.” Alzheimer’s Disease, Johns Hopkins University. 2023. Disponível em <https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/alzheimers-disease> Acesso em: 16 de ago. 2024.

[2] TENORIO, Goretti. Pesquisa revela os desafios dos brasileiros que convivem com o Alzheimer. Veja Saúde, 20 de jun de 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/pesquisa-revela-os-desafios-dos-brasileiros-que-convivem-com-o-alzheimer/> Acesso em 16 de ago de 2024.

[3] WORLD HEALTH ORGANISATION. “Dementia.” Fact Sheet Dementia, World Health Organisation, 2023. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/dementia> Acesso em: 16 de ago de 2024.

[4] ALZHEIMER. Ministério da Saúde. Doença de Alzheimer. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/> Acesso em: 16 de ago. 2024.

[5] ALZHEIMER’S DISEASE INTERNATIONAL. “World Alzheimer’s Report 2022.” World Alzheimer’s Report 2022. Disponível em: <https://www.alzint.org/resource/world-alzheimer-report-2022/> Acesso em: 16 de ago. 2024.

Sobre a Biogen

Fundada em 1978, a Biogen é uma empresa líder em biotecnologia, pioneira em ciência inovadora para fornecer novos medicamentos que transformam a vida dos pacientes e criam valor para acionistas e nossas comunidades. Aplicamos uma profunda compreensão da biologia humana e promovemos diferentes modalidades para aprimorar tratamentos ou terapias de primeira classe que propiciam resultados superiores. Nossa abordagem se direciona a assumir riscos ousados, equilibrados com o retorno de investimento objetivando prover crescimento a longo prazo.

Add a comment

Mentoria apresenta princípios que transformam pequenos negócios em marcas desejáveis e sofisticadas  

Mentoria apresenta princípios que transformam pequenos negócios em marcas desejáveis e sofisticadas

Especialista em sofisticação e posicionamento de marcas, Tatiana Mika compartilha estratégias do seu programa de mentoria "Sofistiquei", que orienta empreendedoras na conquista do reconhecimento e diferenciação no mercado

Há uma crescente demanda por produtos e serviços que ofereçam mais do que apenas funcionalidade, mas, sim, uma experiência completa, que engloba qualidade, exclusividade e, sobretudo, sofisticação. No entanto, alcançar esses atributos não é uma tarefa simples.

Em um mercado saturado, no qual a competição é acirrada, as empresas que desejam se destacar precisam ir além do superficial para criar uma conexão verdadeira e duradoura com seus clientes. As marcas que dominam o mercado compreendem a necessidade de se posicionar não apenas como um produto ou serviço, mas como símbolos de autenticidade.

Segundo Tatiana Mika, especialista em posicionamento de marcas e fundadora do programa de mentoria “Sofistiquei”, a diferenciação está intrinsecamente ligada à essência do negócio. “Marcas sofisticadas são únicas e transbordam a essência do seu fundador ou fundadora. Para que uma marca alcance um status de sofisticação, é essencial que quem a criou ou administra encontre e valorize sua própria identidade”, explica.

A essência da sofisticação

No mercado de luxo, a singularidade de uma marca é seu maior ativo. Muitas vezes, pequenos empreendedores se perdem tentando imitar concorrentes ou seguir tendências sem antes compreender o que realmente torna sua empresa única. “Para sofisticar, você precisa encontrar o que te torna único. Este é o ponto de partida para qualquer marca que aspire ser não apenas reconhecida, mas desejada”, recomenda Tatiana.

Além disso, a busca pela sofisticação envolve uma combinação de legitimidade e estratégia, uma abordagem que, de acordo com a especialista, vai além das aparências. “A verdadeira sofisticação não é medida pelo preço de um item, mas pelo que gera valor. Nesse sentido, o luxo não precisa ser sinônimo de ostentação, mas, em vez disso, deve refletir a qualidade, a inteligência aplicada, a atenção aos detalhes e o respeito pela autenticidade”, aponta.

Os sete princípios da sofisticação

Segundo a especialista, seu programa de mentoria oferece um caminho estruturado para quem busca elevar seus negócios a um novo patamar, garantindo que a sofisticação se torne uma vantagem competitiva real e sustentável.

Ela recomenda sete princípios que podem orientar empreendedores — em especial as mulheres, seu principal compromisso como mentora — a tornarem suas marcas desejáveis:

Excelência: “Não basta oferecer qualidade, é preciso ser excelente no que se propõe. Unir a excelência à leveza faz com que os clientes se apaixonem pela sua marca e que ela se torne inesquecível.”

Relevância: “Não adianta ter um negócio sofisticado, se ele não é reconhecido no mercado. Por isso, é importante aprender como se diferenciar.”

Ousadia: “Quem foge da mesmice e ousa mostrar seu diferencial têm maior chance de se destacar. Para sofisticar, você tem que se achar. Se achar significa elevar a sua autoestima, senão você não valoriza aquilo que você faz.”

Experiência: “As pessoas podem comprar um mesmo produto ou serviço em diversos lugares, mas em poucas elas conseguem comprar uma experiência de verdade. Essas experiências transformam clientes em fãs.”

Comunicação: “Uma marca sofisticada se comunica de forma clara e envolvente, transformando cada ponto de contato com o cliente em uma experiência memorável. Isso envolve desde o design dos produtos até o atendimento ao cliente e a comunicação nas redes sociais.”

Cinco sentidos: “Existem marcas que proporcionam uma experiência de compra tradicional e existem aquelas que se conectam com o emocional. Faça o seu cliente sentir sensações com o seu produto e serviço.”

Posicionamento: “Para que a sua empresa venda bem e para o público certo, ela deve estar posicionada da forma correta. Entenda bem o seu negócio e quem você deseja alcançar, e alinhe seus valores e estratégias de acordo.”

Sobre Tatiana Mika

Mentora de marcas e pioneira na integração entre sofisticação e desenvolvimento pessoal, Tatiana Mika iniciou sua carreira como empresária transformando o objeto mais simples de uma casa em um item de desejo, chamando a atenção das mais relevantes mídias com sua marca, a Pano de Prato etc.

Formada em Administração Hoteleira, com avançados estudos em Branding pela ESPM e empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas, a especialista se destaca no mercado por sua habilidade singular em transformar negócios em marcas de desejo.

Com rica experiência internacional em Tóquio e Los Angeles, além de ter estudado com um dos mais renomados especialistas em Branding do mundo, ela oferece uma perspectiva global única em suas mentorias. Seu enfoque holístico, apoiado por profundas competências em PNL, permite que ela eleve significativamente o potencial de suas clientes, impactando não apenas seus negócios, mas também suas vidas pessoais e familiares.

Como empresária e líder em mentorias de sofisticação de marcas, Tatiana é reconhecida por criar ambientes de aprendizado que funcionam como verdadeiros catalisadores para a mudança, capacitando mulheres empreendedoras a projetarem suas marcas com autenticidade, simplicidade e elegância. Ela se dedica a respeitar e celebrar a individualidade de cada mulher, guiando empreendedoras a se destacarem em um mercado competitivo, enquanto permanecem fiéis aos seus valores e essência.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos