Franquias e novos shoppings aquecem o mercado de gestão de obras comerciais em Curitiba
Além do crescimento do mercado de franquias, a construção de novos shoppings e espaços comerciais alavancou a procura por obras comerciais na capital paranaense
Apesar da crise econômica no País, existe um setor que cresceu 11,2% no primeiro semestre de 2015 e onde ninguém fala em crise, mas em oportunidade de investimentos. É só dar um volta pela capital paranaense e perceber o crescimento de franquias espalhadas em várias regiões da cidade. Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) indica que o faturamento da área totalizou R$ 63,8 bilhões. Já a região Sul respondeu por 16% da receita da indústria do franchising no primeiro semestre, perdendo apenas para a região Sudeste.
Com o aquecimento deste setor, ainda mais com um olhar atencioso dos investidores para Curitiba (quarta capital com maior participação no PIB nacional) outras áreas cresceram na cidade. É o caso do mercado de gestão de obras comerciais, prestação de serviço de gerenciamento e gestão de obras de engenharia civil, que torna a inversão de recursos do investidor mais segura e eficiente, evitando as perdas ocasionadas por retrabalhos e o desperdício da aplicação de materiais inadequados, equipamentos mal alocados e mão de obra desperdiçada.
Para o diretor da CGCON Gerenciamento de Obras, empresa com sede em Curitiba que oferece serviços focados para a construção e reforma de obras comerciais, Caio Felipe Germano, sua companhia cresceu uma média de 30% até a primeira quinzena de novembro deste ano, quando comparado aos anos anteriores. Segundo ele, isso se deve pelo aquecimento do mercado de franquias no País e, principalmente, pela construção de novos shoppings e espaços comerciais na cidade para os próximos anos. “Curitiba vive um período muito interessante para a gestão de obras comerciais. O mercado nacional de franquias tem investido fortemente na capital paranaense e em cidades do interior do Paraná. Acreditamos também que a ampliação e a construção de shoppings ajudaram nesse índice. Várias franqueadoras na área da gastronomia, moda, educação e, principalmente, estética têm nos procurado para colocar em sua lista de fornecedores para indicação aos franqueados na região”, explica. A CGCON já prestou serviços de obras comerciais em Curitiba para redes como Subway, Chocolates Brasil Cacau, Telex entre outras franqueadoras.
O diretor também percebeu uma grande procura pelas imobiliárias em reformas de espaços comerciais, a maioria em regiões como Centro, Batel, Alto da XV, Champagnat, Portão e Hauer. “As imobiliárias também tem buscado cada vez mais o nosso serviço de gerenciamento de obras para espaços comerciais. Só na CGCON tivemos um crescimento de cotação passiva em torno de 25%. Segundo alguns corretores, a procura por esses tipos de imóveis vem crescendo em Curitiba constantemente”, completa. De acordo com a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná – Ademi/PR, o número de unidades comerciais ofertadas no primeiro semestre de 2015, na comparação do mesmo período do ano passado, teve alta de 17,6%. Ainda segundo a associação, só o número de unidades vendidas teve alta de 14,6%.
“Como geralmente os franqueados são investidores e atuam em outras áreas, a contratação de uma empresa especializada em gerenciamento de obras comerciais se faz cada vez mais necessária, ainda mais em um período de crise econômica no País. As oportunidades de empregos em empresas como a nossa também cresceram por causa do aumento da procura pelo nosso tipo de prestação de serviço”, finaliza Caio Felipe Germano.
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