Home Office e jornadas alternativas: a nova era da flexibilidade no mercado de trabalho  

Home Office e jornadas alternativas: a nova era da flexibilidade no mercado de trabalho

A crescente adoção de jornadas de trabalho alternativas, incluindo o home office, está redefinindo o mercado de trabalho, e oferecendo maior flexibilidade e inclusão.

Modelos como trabalho remoto, horários flexíveis e semanas reduzidas estão se tornando cada vez mais comuns, respondendo às novas demandas por flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Segundo a Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE, em 2022, o Brasil registrou, aproximadamente, cerca de 9,5 milhões de pessoas que trabalhavam remotamente, o que representava cerca de 9,8% do total de ocupados que não estavam afastados do trabalho.

Para Juliano Dias, CEO da Meetz, a implementação do home office trouxe muitos benefícios. “O modelo tem se mostrado uma solução eficaz para muitas das demandas por flexibilidade. Ele não só reduz o tempo e o estresse associado ao deslocamento, mas também permite que os colaboradores criem um ambiente de trabalho que atenda às suas necessidades individuais, independente de suas localizações geográficas”, afirma.

Além disso, o home office vem desempenhando um papel central na implementação de jornadas alternativas, inovação que está sendo consolidada como uma tendência importante no mercado de trabalho. A categoria permite que os colaboradores ajustem seus horários de acordo com suas responsabilidades pessoais, e essa flexibilidade pode levar a um aumento na satisfação dos funcionários e, consequentemente, em sua produtividade.

“Quando falamos em jornadas alternativas, estamos pensando em qualidade de vida, de poder oferecer aos nossos funcionários a possibilidade de estar com a família, de não precisar passar horas se locomovendo até a empresa, de poder aproveitar a vida de uma maneira mais leve.” explica Dias.

Além dos benefícios individuais, essas práticas trazem vantagens para as empresas. Ao adotá-las, as organizações podem diversificar seu quadro de funcionários, com pessoas de diferentes lugares do país, trazendo visões sobre cultura, inovação e aprendizados diferentes. Além de garantir um ambiente mais produtivo, as empresas podem observar um aumento na motivação e no engajamento. No entanto, é importante que as companhias implementem estratégias adequadas para gerenciar equipes remotas, mantendo a comunicação e colaboração eficazes.

Essas mudanças são consequências das novas realidades do mercado, que não está mais disposto a aceitar jornadas que não valorizem seus funcionários, como a escala 6x1. “A transformação nas práticas de trabalho é uma oportunidade para criar ambientes mais flexíveis e inclusivos. As empresas que adotam essas mudanças estão bem posicionadas para atrair e reter talentos, além de otimizar sua operação.” acrescenta Dias.

A tecnologia se tornou crucial na viabilização dessas novas modalidades de trabalho. Ferramentas de colaboração online, plataformas de gestão de tarefas e softwares de videoconferência são essenciais para manter a produtividade e a comunicação em um ambiente de trabalho remoto. “A implementação de tecnologias apropriadas é fundamental para o sucesso. É importante investir em soluções equitativas, que podem garantir uma comunicação eficaz e o gerenciamento eficiente das atividades, independentemente de onde os colaboradores estejam, como, por exemplo, chats, videoconferências e plataformas de gestão de projetos que permitem que todos os colaboradores participem.”, pontua Juliano Dias.

Além disso, tecnologias assistivas, como softwares e dispositivos adaptativos, desempenham um papel essencial na garantia de autonomia e inclusão para todos os colaboradores. Essas ferramentas permitem que todos os colaboradores, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou geográficas, tenham chances de participar plenamente das atividades profissionais.

Outro fator positivo são as implicações significativas para a economia e o meio ambiente. A redução do deslocamento diário pode levar a uma diminuição nos custos de transporte para os funcionários e menos congestionamento nas grandes cidades. Além disso, menos viagens diárias resultam em uma menor emissão de gases poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Durante a pandemia do Covid-19, pudemos ver a migração de métodos de trabalho presencial, para o remoto. De acordo com uma análise feita pela IEA (International Energy Agency), a quantidade de óleo poupado ao redor do mundo durante esse período, foi de 11.9 milhões de toneladas por ano, representando cerca de 250 mil barris por dia. Após contagem geral, foi analisada uma queda em consumo de certa de 24 milhões de toneladas em emissões de CO2.

Essa mudança não passou despercebida pelo público geral, que durante a pesquisa “Trabalhadores Ecologicamente Conscientes”, encomendada pelo GoTo by LogMeIn e conduzida pela OnePoll, onde durante as três últimas semanas de março, foi possível analisar que, em média, é gasto cerca de 50,32 horas por dia no trânsito até o trabalho. “Estamos observando não apenas um impacto positivo na vida dos colaboradores, mas também uma contribuição significativa para a sustentabilidade. É uma situação em que todos ganham.” acrescenta Dias.

E não para por aí. O futuro do trabalho está se desenhando com mais flexibilidade e inovação. As empresas que abraçarem essas mudanças estarão melhor preparadas para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades de um mercado de trabalho em constante evolução. “Estamos apenas no começo de uma grande transformação. Continuaremos a buscar maneiras de melhorar e adaptar nossos processos para oferecer um ambiente de trabalho cada vez mais flexível, eficiente e inclusivo.” finaliza Juliano.

Sobre a Meetz

A Meetz é uma startup que oferece soluções de prospecção e de sales engagement de ponta a ponta para negócios B2B, conectando seus clientes aos decisores das empresas que eles desejam atender. Com mais de 250 clientes em sua carteira, a startup usa plataforma própria, ferramentas de inteligência comercial e big data para encontrar e validar prospects com o perfil ideal para cada um dos seus clientes. Com pouco mais de três anos de operações, a empresa une a expertise de uma equipe de especialistas e processos bem estruturados à tecnologia e dados para gerar impacto positivo nos resultados de seus clientes.

Add a comment
Acadêmica Maria José Justino e pianista Jeferson Ulbrich homenageiam os 150 anos do impressionismo   

Acadêmica Maria José Justino e pianista Jeferson Ulbrich homenageiam os 150 anos do impressionismo  

Acadêmica Maria José Justino e pianista Jeferson Ulbrich homenageiam os 150 anos do impressionismo

A Série Literatura e Música, promovida pelo Solar do Rosário e pela Academia Paranaense de Letras, comemora os 150 anos do surgimento do Impressionismo, no dia 21 de agosto, no Auditório Regina Casillo. O evento faz parte do projeto "Plano Anual do Solar do Rosário" e será conduzido pela acadêmica Maria José Justino, que receberá o pianista Jeferson Ulbrich para um bate-papo, a partir das 19 horas.

Maria José Justino é filósofa, doutora em Estética e Artes, curadora e renomada especialista em história da arte. Jeferson Ulbrich, pianista brasileiro, teve sua formação musical no Brasil e na Alemanha e recebeu vários prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano. Foi solista da OSESP e pianista da orquestra Junge Deutsche Philarmonie. Como camerista foi integrante do Trio Klang e do SAPiano Duo.

Durante a conversa interativa a professora irá contextualizar o cenário em que surgiu o Movimento Impressionista na Europa, enquanto o pianista brindará a plateia com a interpretação sonora das pinturas de Monet.

A música impressionista evoca sentimentos e estados de espírito por meio da harmonia e cores tonais. O impressionismo na música, assim como nas artes visuais, provocou uma quebra de regras e paradigmas. Os compositores Maurice Ravel e Claude Debussy, ambos franceses, foram destaque do período.

A Série Literatura e Música realiza eventos gratuitos, com um tema diferente a cada edição, em que um membro da Academia Paranaense de Letras recebe um convidado especial para uma conversa instigante, abrindo espaço para reflexões e debates sobre os mais diversos temas. Os inscritos recebem certificado de participação emitido pelo Solar do Rosário e Academia Paranaense de Letras.

A entrada é gratuita e para garantir o ingresso é preciso acessar a plataforma digital Sympla, contribuindo com 1kg de alimento não perecível. O Plano Anual Solar do Rosário é realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Oregon, Fertipar, Cartório da Barreirinha, Impextraco e Supermercado Tozetto, e conta com a coordenação geral de Liana Leão e direção de Lucia Casillo Malucelli.

Serviço:

Série Literatura e Música

Dia: 21 de agosto - quarta-feira

Horário: 19 horas

Auditório Regina Casillo - Solar do Rosário (Rua Lourenço Pinto, 500, Centro)

Informações: 41 3225 6232 ou https://www.instagram.com/solar.dorosario/?hl=en

Ingressos gratuitos pelo Sympla
https://www.sympla.com.br/evento/maria-justino-recebe-o-pianista-jeferson-ulbrich/2565429

Add a comment
Costantini comemora 45 anos da primeira angioplastia da América do Sul   

Costantini comemora 45 anos da primeira angioplastia da América do Sul  

Costantini comemora 45 anos da primeira angioplastia da América do Sul

A primeira angioplastia realizada no Brasil e na América do Sul completou 45 anos neste sábado, 10 de agosto, com uma homenagem surpresa dos pacientes operados pelo médico Costantino Costantini. No auditório do Hospital Cardiológico Costantini (HCC), pacientes e médicos surpreenderam o cardiologista com um bolo e uma placa comemorativa durante um ciclo de palestras que acontece mensalmente no hospital.

Costantini introduziu a angioplastia no país em agosto de 1979, ao realizar a operação em Assis dos Santos de Oliveira, na Santa Casa de Curitiba. O lavrador catarinense com doença coronária foi o primeiro paciente a receber essa técnica pioneira, que até então estava disponível apenas nos EUA e na Europa. Hoje, a angioplastia é amplamente utilizada em procedimentos coronarianos.

“A operação pela qual meu pai passou foi um sucesso. Mas, na época, me despedi dele, pois achava que ia morrer. No entanto, foi o contrário; graças à angioplastia, pude conviver com meu pai por muitos anos”, lembra Erotides Mello de Oliveira, 67 anos, filho de Assis dos Santos de Oliveira.

O médico cardiologista Costantino Costantini destaca que a angioplastia permitiu um avanço significativo no tratamento cardíaco, sendo menos invasiva e com menor tempo de recuperação pós-operatória. “Atualmente, esse é um procedimento amplamente utilizado e que continua a avançar com novas técnicas e altos índices de recuperação”, afirmou Costantini.

A homenagem ocorreu durante a reunião do Clube do Coração Especial, um encontro mensal promovido pelo hospital que aborda temas relacionados ao cuidado do coração. O médico José Antônio Ramires, do Incor-SP, falou sobre a importância da prevenção e do envolvimento do paciente no tratamento. O tema da palestra de Costantini foi “45 Anos da Primeira Angioplastia”, abordando os avanços dessa técnica.

Com 79 anos, Costantino Costantini continua sendo uma referência no tratamento cardíaco e ainda realiza angioplastias em seus pacientes. Além disso, ele cuida do Hospital Cardiológico Costantini, referência em cardiologia, que promove eventos como a Caminhada do Coração e o Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista (Cardiointerv).

Add a comment
Turismo de entretenimento ganha força com grandes shows no Brasil   

Turismo de entretenimento ganha força com grandes shows no Brasil  

Turismo de entretenimento ganha força com grandes shows no Brasil

O Brasil sempre foi destino para as grandes bandas devido ao volume de público. Nos últimos anos, o aquecimento deste mercado tem transformado estádios em verdadeiros templos da música ao vivo. Com a emoção de assistir a seus ídolos ao vivo, existe a preocupação com o deslocamento e a segurança para chegar nos eventos onde há aglomeração. Pensando nisso, o hotel Qoya São Paulo, Curio Collection by Hilton, em parceria com a Enjoy Experience, desenvolveu pacotes para os shows do Iron Maiden e Eric Clapton.

São Paulo receberá duas atrações em setembro. Iron Maiden se apresentará nos dias 6 e 7, e Eric Clapton nos dias 28 e 29. Para garantir uma experiência livre de estresse, o hotel oferece um pacote especial que inclui hospedagem, café da manhã, camarote exclusivo e transporte de ida e volta para o Allianz Parque, onde ocorrerão os shows.

O sistema de transfer é simples e eficiente: os hóspedes partem do hotel Qoya diretamente para o Allianz Parque e, após o show, são levados de volta ao estabelecimento com conforto, proporcionando um momento de descanso merecido. “A facilidade de ir direto do hotel para o Allianz Parque e voltar com conforto, sem se preocupar com trânsito ou estacionamento, está proporcionando uma experiência incrível para os nossos hóspedes. Os feedbacks que temos recebido são muito positivos, com elogios à praticidade e ao conforto desse serviço. Acredito que esse serviço diferenciado é um fator decisivo na escolha dos nossos pacotes”, explica a gerente geral do hotel, Giuliana Laganá.

Os pacotes incluem acesso ao camarote da Enjoy Experience, com uma vista privilegiada do palco, oferecendo open bar e open food, com entradas, prato principal e sobremesa. Vale lembrar que o camarote é exclusivo para maiores de 18 anos.

Hotel Qoya São Paulo

Endereço: Alameda Santos, 86 - Paraíso, São Paulo - SP, 01418-000

Telefone: (11) 5186-4900

Mais informações e reservas: https://www.hcchotels.com.br/qoya-sao-paulo-promocoes

Add a comment
School of Rock: imersão num ambiente inspirado no mundo do rock   

School of Rock: imersão num ambiente inspirado no mundo do rock  

School of Rock: imersão num ambiente inspirado no mundo do rock

A arquitetura escolar desempenha papel fundamental no processo de aprendizado. O projeto arquitetônico da sede da School of Rock em Curitiba foi pensado para criar uma experiência imersiva e inspiradora para os alunos. Da escolha dos materiais, passando pela iluminação e elementos decorativos, tudo foi projetado para criar uma experiência rica para assimilar a atmosfera rock’n roll. O projeto foi assinado pelo escritório Arthur Calliari Arquitetos.

Segundo o arquiteto responsável pelo espaço, Arthur Calliari, o design da sede é uma homenagem às diversas vertentes do rock, com cores e elementos que remetem às marcas e estilos das bandas que marcaram a história do gênero. As salas de aula e estúdios foram projetadas para estimular a interação e o aprendizado colaborativo, com foco na prática musical e na criação de um ambiente vibrante e acolhedor.

O isolamento acústico foi um dos principais desafios do projeto, devido à natureza ruidosa das aulas de música. Paredes duplas, revestimentos acústicos e amortecedores de vibração foram utilizados para garantir um ambiente acústico ideal para o aprendizado e as apresentações musicais. “Estudos acústicos detalhados e testes com caixas de som foram realizados para garantir a melhor sonoridade possível em todos os espaços da sede.O projeto equilibra a necessidade de isolamento acústico com a criação de um ambiente vibrante e energizante através do uso de revestimentos acústicos específicos e estratégias de design que qualificam o som”, completa Calliari

A diretora da escola em Curitiba, Thereza Possobom, explica que a ideia foi criar um ambiente único, mesclando o padrão que existe nas unidades School of Rock pelo mundo com detalhes que criam uma personalidade exclusiva na unidade do Batel. Em cada espaço, há um cuidado da própria Thereza, que com ajuda do arquiteto, proporciona ao aluno essa imersão no mundo do rock.

O design dos espaços e a escolha dos móveis foram pensados para estimular a interação entre os alunos e o espaço, criando um ambiente propício para o aprendizado colaborativo e a troca de experiências. O projeto da sede levou em consideração a acessibilidade para pessoas com deficiência, com rampas de acesso, portas largas e banheiros adaptados. A utilização de materiais reciclados e a adoção de práticas de construção sustentável foram priorizadas sempre que possível.

“A sede da School of Rock em Curitiba é um projeto único e inovador que traduz a paixão pelo rock and roll em cada detalhe. Mais do que uma escola de música, a sede é um espaço onde os alunos podem se conectar com a história do rock, aprender música e se divertir em um ambiente vibrante e inspirador”, finaliza o arquiteto.

Serviço:

School Of Rock Curitiba

Rua Sete de Setembro, 5978, Batel - Curitiba/PR

whatsapp (41) 99966-5504

https://www.schoolofrock.com.br/unidades/br/parana,

Instagram @schoolofrockcuritiba

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos