O que o álbum da Copa tem a ensinar sobre educação financeira?  

O que o álbum da Copa tem a ensinar sobre educação financeira?

Objetivo de completar coleção de figurinhas é oportunidade para falar de dinheiro com crianças, diz especialista

A cada quatro anos, crianças (e adultos) de todo o Brasil correm para as bancas com uma árdua missão: completar o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Pacotinho após pacotinho, as páginas vão se preenchendo com imagens de jogadores, estádios e seleções, conquistadas com esforço, negociação e uma pitadinha de sorte. Toda essa experiência já tem mais de 60 anos e vem marcando gerações de aficionados por futebol, mas também pode ser uma boa oportunidade para ensinar lições de economia pessoal para as crianças.

Em 2022, completar o álbum da Copa custa, para os brasileiros, pelo menos R$ 548. Esse cálculo leva em consideração o valor da edição mais simples do álbum e os 134 pacotes de figurinhas necessários para conseguir as 670 imagens que estão nele. Cada pacotinho custa R$ 4 e, por isso, um colecionador sem sorte que não queira trocar figurinhas pode gastar até mais de R$ 9 mil, segundo estimativas. Para o coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Vargas, “produtos como o álbum da Copa têm a ver com a relação entre desejo e necessidade. Por isso, essa pode ser uma forma interessante de contribuir para a construção de autonomia das crianças”. Ele explica que ensinar os pequenos a negociar, trocar e até vender as figurinhas repetidas trabalha habilidades como paciência, resiliência e frustração.

Não vale confiar só na sorte

Completar o álbum sem precisar trocar figurinhas depende de muita sorte ou muito dinheiro. Enquanto as chances de ganhar na loteria são de uma em 50 milhões, as chances de encontrar 148 figurinhas que não sejam repetidas é de uma em mais de 55 milhões. A capacidade de negociar, portanto, é fundamental para quem não pretende gastar muito. Este ano, aliás, essa brincadeira ficou mais cara. Em 2018, um pacote com cinco figurinhas custava R$ 2, metade do valor de 2022.

Além de aprender a lidar com o impulso de compra, todo o processo de encontrar as figurinhas que faltam ensina a ter organização, responsabilidade e até generosidade. “Não se trata apenas de terminar de colar as imagens nas páginas, mas também de uma vivência social. Por meio das trocas e da negociação, as crianças desenvolvem importantes competências socioemocionais”, detalha Vargas. Todas essas coisas, afirma, estão intimamente relacionadas a uma vida financeira saudável. Crianças que são capazes de lidar com suas frustrações e negociar com os colegas serão adultos com menor propensão a fazer compras por impulso, por exemplo.

Ética e honestidade

Outro benefício do álbum é a possibilidade de ensinar lições valiosas sobre conceitos como honestidade e ética. Isso porque, para a perspectiva infantil, pode ser tentador levar vantagem nas negociações. “Na hora de negociar, os pais podem incentivar que os filhos sejam honestos para com seus interlocutores, mas a via contrária também é verdadeira. Ou seja, as crianças podem também aprender a lidar com quem tenta levar vantagem sobre elas, pessoas que existem não apenas na infância, mas são uma realidade ao longo de toda a vida”, ressalta.

Por meio da observação, os pais conseguem ensinar as crianças a contornar esse tipo de situação e se defender delas, o que também exercita a resiliência. Prestar atenção a comportamentos suspeitos e não aceitar qualquer proposta, mesmo aquelas que parecem mais tentadoras, são efeitos colaterais desse exercício.

Diálogo e exemplo são a chave do sucesso

Assim como acontece com os pequenos na hora de conseguir as imagens que faltam, a conversa é uma das melhores maneiras de transmitir a eles as principais lições de educação financeira sobre o álbum. “O diálogo é sempre muito importante, mas precisa vir acompanhado pelo exemplo. Não adianta apenas explicar que essa brincadeira custa caro, é preciso estabelecer os objetivos e envolver a criança no planejamento, desenvolvendo junto dela estratégias para conquistar o livrinho completo no final do processo”, finaliza.

Add a comment

Tecnologia e simplificação tornam saúde mais acessível

Tecnologia e simplificação tornam saúde mais acessível

Com plataforma on-line, VidaClass Saúde disponibiliza rede credenciada variada e contratação descomplicada

Recentemente, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou um reajuste de até 15,5% no valor dos convênios individuais e familiares, o maior índice desde 2000.

Em contrapartida, segundo dados do Siafi/Siga Brasil, o número de dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS) no País cresceu 9% nos últimos 8 anos, enquanto, nesse mesmo período, o orçamento da pasta avançou apenas 4,2%. Essa defasagem faz com que uma parcela de pessoas não encontre no atendimento público as soluções para seus problemas.

De olho nesses dados, as empresas de saúde se mobilizam para conseguir combinar custo, qualidade e disponibilidade. A acessibilidade nos atendimentos promovidos pelas healthtechs, que buscam desburocratizar os serviços voltados à população que não consegue arcar com os altos custos de um plano de saúde convencional, permite que as empresas reduzam os custos dos serviços sem diminuir a qualidade aos pacientes.

Seguindo esse direcionamento, a VidaClass Saúde negocia seus produtos em uma plataforma com escolha, agendamento e pagamento totalmente digitais. Assim, o público tem o poder de decisão a poucos cliques de distância e dentro de uma rede credenciada ampla. “A predisposição para pagar por determinados serviços de saúde não é a mesma em um jovem e em um idoso, por exemplo. Entendendo isso, conseguimos personalizar nossas ofertas, evitando cobranças generalizadas, e, com a tecnologia, facilitamos todos os processos. Assim, é possível democratizar o acesso à saúde.”, afirma Vitor Moura, CEO da VidaClass Saúde.

Uma plataforma completa

Com o propósito cada vez mais claro de empoderar as pessoas em suas escolhas de serviços de saúde, a VidaClass Saúde possui contratação, agendamento e pagamento on-line, simplificando o processo de acesso à saúde, e disponibiliza diversos filtros e opções para que o público possa ter mais poder de decisão.

Além de oferecer consultas presenciais ou por telemedicina, exames e serviços que garantem internação hospitalar, vida e assistência, a VidaClass Saúde disponibiliza descontos e entrega em domicílio de medicamentos por meio da farmácia digital VC Delivery.

Sobre a empresa - Criada em 2014, a VidaClass Saúde é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária internação hospitalar e benefícios farmacêuticos.

Add a comment

Pilar Hospital transmite cirurgia ao vivo para evento “Robô 24 Horas”

Pilar Hospital transmite cirurgia ao vivo para evento “Robô 24 Horas”

Na última sexta-feira, dia 21/10, o Pilar Hospital foi palco do evento “Robô 24 Horas”, o maior evento ao vivo de cirurgia robótica do mundo, com a participação de médicos que atuam no Brasil, Estados Unidos e Chile, para uma maratona de aprendizado de cirurgias robóticas. No dia, foi realizada e transmitida uma cirurgia bariátrica direto do centro cirúrgico do hospital, em Curitiba (PR).
A programação para os espectadores foi totalmente on-line, com organização assinada pelo Instituto Falke (Ifalke) e Instituto Jacques Perissat (IJP) ambos sediados em Curitiba (PR). A iniciativa contemplou as áreas de cirurgia do aparelho digestivo e obesidade, ginecologia, urologia, coloproctologia, oncologia e cirurgia torácica.

Sobre o Pilar Hospital

Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

Add a comment

Curitiba recebe circuito de arte em cafés com barista premiado

Curitiba recebe circuito de arte em cafés com barista premiado

Tiago Rocha, campeão de Latte Art, passa em todas as lojas do Café Cultura de Curitiba fazendo artes com leite vaporizado

A arte feita com leite vaporizado sobre cafés é celebrada em uma ação especial do Café Cultura. A rede de cafeterias traz a Curitiba o premiado barista Tiago Rocha, que marca presença nas seis lojas da cidade para o Circuito Latte Art. Entre os dias 24 e 28 de outubro, quem pedir café com leite na unidade que Rocha estiver atendendo, ganha uma arte especial. E os dez primeiros que apresentarem o post da ação no Instagram da rede (@cafecultura) ganharão um cappuccino especial do barista.

O circuito começa na segunda-feira (24) no ParkShoppingBarigui, seguindo na terça para a unidade Batel Soho e na quarta, no Pátio Batel. Na quinta de manhã, Rocha estará na loja do Cabral, e de tarde, na Coronel Dulcídio. A ação se encerra na sexta, no São Lourenço.

Durante a ação, Tiago Rocha vai preparar as bebidas com Naveia, fazendo arte com leite vaporizado sobre os cafés. O barista é embaixador do leite vegetal e já foi campeão brasileiro de Latte Art, em 2020, consagrando seu trabalho artístico que cativa os clientes e cria uma experiência ainda mais especial.

O Circuito Latte Art acontece de 24 a 28 de outubro nas lojas Café Cultura. A rede conta com seis endereços em Curitiba: ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600), Soho Batel (R. Saldanha Marinho, 1050), Batel (R. Coronel Dulcídio, 558), Cabral (R. São Pedro, 696), Pátio Batel (Av. do Batel, 1868) e São Lourenço (R. Mateus Leme, 4715 – Abranches).

Add a comment

O Boticário faz um convite para explorar novos destinos com o lançamento de Zaad Expedition

O Boticário faz um convite para explorar novos destinos com o lançamento de Zaad Expedition

A marca Zaad, já conhecida pela sofisticação, ganha novo flanker com assinatura amadeirada e fresca, que lembra que o mundo está aí para ser explorado

Zaad, marca de perfumaria premium do Boticário, acompanha o homem sofisticado que está sempre em busca de novos horizontes. Com o mais recente lançamento de seu portfólio, Zaad Expedition, a marca traz uma fragrância única que instiga a explorar o mundo, para viver tudo o que a vida reserva.

Para desenvolver essa fragrância, o Boticário foi até Java, na Indonésia, em busca do ingrediente perfeito: o vetiver de Java. Na natureza exuberante da região, entrecortada por montanhas, planícies e rios, a planta herbácea, vetiver, encontrou o local ideal para se reproduzir. Suas raízes profundas se conectam com o solo úmido, trocando com ele suas características terrosas, frescas e naturais.

Esse “segredinho” completa a fragrância que tem como saída notas de bergamota, grapefruit e gin tônica, entre outros; corpo com nuances de pimenta-preta, sálvia e noz-moscada; e fundo com notas de cedro, vetiver de java e patchouli.

Zaad Expedition: o mundo é seu, explore-o.

A linha também conta com um desodorante antitranspirante em aerossol, e os itens já podem ser encontrados em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, além do aplicativo do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos via WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na região dele. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.

Serviço:
#OBoticario

Zaad Expedition Eau de Parfum – 95 ml

Preço sugerido: R$ 259,90

Saída: gin tônica, bergamota, tomilho, mandarina, grapefruit, maçã, acorde aquático, notas verdes

Corpo: pimenta-preta, sálvia, alecrim, musgo de carvalho, noz-moscada, rosa, violeta

Fundo: vetiver, pacthouli, cedro, sândalo, musk, couro, âmbar, acorde metal wood 

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realizar testes em animais.

Fontes:

*Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares.

** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.

www.oboticario.com.br 

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos