Embaixadores ASID: movimento quer ajudar a aumentar a representatividade das pessoas com deficiência no Brasil  

Embaixadores ASID: movimento quer ajudar a aumentar a representatividade das pessoas com deficiência no Brasil

Claudio Aleoni Arruda e Vitória Behs foram convidados pela ASID Brasil para serem embaixadores da ONG, com o objetivo de aumentar a representatividade e a visibilidade da pessoa com deficiência

Com o objetivo de quebrar as barreiras que excluem as pessoas com deficiência de forma social e econômica, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID Brasil) está lançando os Embaixadores ASID. Atrelado à nova marca da organização, o projeto foi lançado no segundo semestre de 2022 e tem o objetivo de investir na construção de uma comunidade de representantes da causa para divulgar ações, colaborar na construção coletiva de projetos e gerar conteúdo para engajar a audiência e o movimento das pessoas com deficiência.

Para integrar o projeto, a ASID selecionou duas pessoas que já participaram dos programas da organização. Os escolhidos para serem os Embaixadores foram os influenciadores: Claudio Aleoni Arruda e Vitória Behs.

De acordo com Leonardo Mesquita, líder do Projeto e responsável pelo setor de Inovação Social e Redes da ASID, a iniciativa ainda está em fase piloto. Para ele, os Embaixadores têm como foco fazer com que as próprias pessoas com deficiência mostrem suas perspectivas sobre inclusão, representatividade e visibilidade.

“Não será apenas um projeto de voluntariado e parceria, mas também é para gerar renda para eles, para difundir e potencializar suas vozes nas redes sociais. A nossa ideia é que, no próximo ano, a gente possa ter mais embaixadores, representando mais causas. Queremos ampliar esse grupo para que a gente possa, de fato, ter uma grande comunidade de representantes da causa, com os quais a gente possa fazer uma série de debates, discussões e construção coletiva de projetos”, explica.

Os Embaixadores ASID têm como pilares aumentar a comunidade de representantes da ASID e suas ações, apoiar os embaixadores para que ganhem maior visibilidade, possam engajar a sociedade nas lutas pela inclusão e construir coletivamente ações de comunicação, informando e gerando conteúdos sobre a causa, além de discussões sobre ações de impacto social.

Para os planos futuros, Mesquita adianta que a ASID tem a intenção de remunerar os conteúdos elaborados pelos Embaixadores, transformando-os em conteudistas, além da organização contribuir com layout e conteúdo para as redes sociais dos embaixadores, apoiando em tudo o que for necessário para engajar suas profissões no mundo virtual e real.

Conheça os Embaixadores ASID

Claudio Aleoni Arruda, 37 anos, tem síndrome de Down, e sua grande paixão sempre foi o hipismo. Sempre alegre e bastante comunicativo, Claudio já fez parte de projetos da ASID, como o ASAS, e o Empreenda, inclusive recebendo o auxílio da ASID para abrir o seu MEI e profissionalizar a sua carreira de palestrante. Natural de São Paulo, Claudio já carregou a tocha olímpica e também é um cavaleiro, conquistando em 2009 o título de Vice-Campeão da Regional Metropolitana de São Paulo e Vice-Campeão Paulista de Hipismo na série intermediaria, saltando 60 cm.

“Pensar alto é acreditar sempre em nossos sonhos. Quero ter muitos seguidores no Instagram e fazer bastante conteúdo. Quero que a sociedade tenha outro olhar em relação a nós, pessoas com deficiência, para acabar com o preconceito e o capacitismo”, afirma Cláudio, sobre os planos em ser um dos Embaixadores da ASID.

Já Vitória Behs, ou Vi Behs, é uma pessoa com deficiência física e tem na moda seu objetivo de vida. Estilista e consultora de moda, já participou de castings, ensaio de fotos e vídeos para lojas de roupas em Canasvieiras (SC) e Porto Alegre (RS). Além disso, chamou a atenção nas redes sociais para a falta de acessibilidade arquitetônica em Canasvieiras, o que, após viralizar, acabou pressionando a prefeitura a adaptar o local. Além de gostar de assistir séries, ler e escrever, ela fala fluentemente inglês e estuda alemão. "Vai ser uma experiência muito legal e engrandecedora. O projeto irá abranger as pautas para a população em geral”, complementa.

Sobre a ASID Brasil

A ASID é uma organização social voltada à construção de uma sociedade inclusiva por meio de projetos de responsabilidade social, como voluntariado, inclusão no mercado de trabalho e desenvolvimento de gestão de organizações parceiras. Com mais de dez anos de atividades, tem mais de 100 mil pessoas impactadas e mais de 7 mil voluntários. A ASID também possui reconhecimento a partir de prêmios nacionais e internacionais, como o Melhores ONGs Época e o United People Global. Mais informações, acesse www.asidbrasil.org.br

Add a comment

Campanha alerta para regras de segurança no transporte de estudantes

Campanha alerta para regras de segurança no transporte de estudantes

Serviços clandestinos representam riscos à população e os pais e responsáveis devem estar atentos na hora de contratar vans e micro-ônibus para o deslocamento diário de crianças e adolescentes

Responsáveis por ônibus, micro-ônibus e vans que realizam o transporte de estudantes no Paraná precisam comprovar que estão adequados para oferecer o serviço. Isso porque nas próximas semanas milhões de alunos voltam às aulas em todo o Estado e uma parcela significativa de alunos depende desse tipo de alternativa de transporte para o deslocamento diário. A direção da Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção (APOIA) alerta sobre a necessidade de que pais e familiares exijam a comprovação desses prestadores de serviços, mostrando que estão regulares para garantir a segurança dos estudantes.

No Paraná, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) existem 13.965 veículos autorizados a realizar o transporte de estudantes. A maior parte está no interior do Estado. Em Curitiba, são 1.253 veículos e os outros 12.712 estão distribuídos nos outros 398 municípios do Paraná. “Esse é um alerta que a APOIA faz todos os anos e que tem como objetivo evitar o transporte clandestino e aumentar a segurança no trânsito”, explica Everton Pedroso, presidente da associação.

Pedroso destaca que os veículos que fazem o transporte de escolares precisam atender a uma série de normas de segurança. Porém, ele salienta que é frequente encontrar veículos irregulares realizando esse tipo de serviço. “O Paraná tem uma grande estrutura viária e muitos estudantes transitam diariamente por vias de fluxo intenso, como as rodovias federais e estaduais, ou ainda por estradas rurais com péssimas condições de tráfego. Isso exige uma atenção redobrada dos veículos que fazem o transporte de pessoas”, comenta.

Além dos trajetos urbanos, muitos dos estudantes que vivem no interior do Estado acessam essas vias diariamente. O Paraná conta com uma malha rodoviária de 16.068 quilômetros, sendo 3.862 quilômetros federais e 12.205 quilômetros estaduais.

NORMAS DE TRANSPORTE

O presidente da APOIA lembra que, todos os anos, são registrados vários acidentes envolvendo vans e outros tipos de veículo usados para o transporte escolar no Brasil. “E o número de vítimas só não é maior graças às exigências de transporte. Porém, existem muitos serviços operando na clandestinidade e colocando as crianças em risco”, enfatiza.

Pedroso esclarece que os veículos que transportam estudantes precisam cumprir todos os requisitos exigidos na NBR 14.040, normativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece os itens e acessórios veiculares que precisam estar adequados aos padrões de segurança para fazer esse tipo de transporte de passageiros. A normativa complementa o que já está especificado no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997, artigo 136).

Itens como a qualidade dos pneus, sistema de freios e suspensão, presença dos cintos de segurança, de extintor de incêndio, instalações elétricas e bateria são alguns dos aspectos observados na norma técnica. “Quem contrata o serviço normalmente desconhece as exigências para fazer esse tipo de serviço. Falta conscientização da população em geral e até mesmo do poder público, das prefeituras que contratam esse tipo de serviço para transportar os alunos da rede escolar”, pontua.

Em 2018, um levantamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em parceria com o Detran-PR mostrou que mais de 93% dos quase 4 mil veículos oficiais municipais e estaduais destinados ao transporte de alunos da rede pública estavam sem cadastro ou com a inspeção atrasada.

A advogada Fernanda Kruscinski, assessora jurídica da Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção (APOIA-PR), explica que o Código de Trânsito Brasileiro exige a realização de inspeção veicular a cada seis meses em veículos de transporte escolar. A exigência é para garantir a segurança dos passageiros, sob pena de multa e apreensão do veículo para quem não seguir essa regra.

Fernanda explica que a inspeção veicular deve ser realizada pelos órgãos estaduais ou municipais de trânsito ou por empresas de inspeção veicular autorizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que possuem em seus quadros técnicos mecânicos e engenheiros especializados no assunto, além da infraestrutura exigida na legislação para fazer essa análise. Durante esse tipo de procedimento, cerca de 52% dos veículos são reprovados na primeira análise de segurança veicular.

Itens de segurança como freios e suspensão, por exemplo, precisam ser submetidos a testes que são realizados em equipamentos mecanizados adequadamente aferidos pelos órgãos técnicos, como é o caso do Inmetro.

DICAS NA HORA DE CONTRATAR O SERVIÇO

- Confira os dados do motorista. O condutor do veículo deve ter mais de 21 anos, carteira de habilitação para dirigir veículos na categoria D, ter passado por curso de Formação de Condutor de Transporte Escolar e possuir matrícula específica no Detran para realizar o transporte escolar;

- Ônibus, micro-ônibus e vans devem apresentar autorização especial do Detran para realizar o transporte de escolares. Essa autorização deve estar fixada na parte interna do veículo, em local visível.

- Os veículos que fazem o transporte escolar devem, obrigatoriamente, apresentar a inspeção veicular em dia, em cumprimento às exigências da NBR 14.040 da ABNT.

- Monitore o serviço diariamente e esteja atento ao comportamento do seu filho, faça perguntas e preste atenção aos relatos que ele apresenta.

Add a comment

Dove entra para o time de patrocinadores da casa mais vigiada do país

Dove entra para o time de patrocinadores da casa mais vigiada do país

2023 começa com muitas novidades para a marca Dove, e uma delas é a participação no Big Brother Brasil, o reality show mais assistido do país. Pela primeira vez, a marca entra como parte dos patrocinadores do programa para reforçar o valor e relevância de seus produtos, promovendo o item mais famoso de seu portfólio. O sabonete Dove, com o icônico ¼ de creme hidratante, fará parte do dia a dia de todos os moradores da casa. Além disso, a presença da marca no programa contará com ações de conteúdo e entretenimento.

Dove começou sua história em 1957, nos EUA, com o lançamento de sua revolucionária barra de limpeza de beleza, com a mistura patenteada de limpadores suaves e ¼ de creme hidratante. A herança da Dove é baseada na hidratação e cuidado da pele, transformando o banho em um ato de carinho. Através da superioridade comprovada de seus produtos, Dove se tornou uma das marcas de beleza mais adoradas do mundo e, hoje, oferece uma extensa gama de produtos, todos desenvolvidos com o cuidado superior característico da marca.

Add a comment

Linha Niina Secrets by Eudora amplia portfólio com itens de perfumaria e cuidados

Linha Niina Secrets by Eudora amplia portfólio com itens de perfumaria e cuidados

Alta perfumação marca o lançamento da fragrância e loção hidratante

Em parceria com a influenciadora Niina Secrets, um dos nomes de beleza mais admirados do Brasil no universo da internet, Eudora, marca do Grupo Boticário, inicia o ano de 2023. A novidade é o crescimento da linha Niina Secrets by Eudora, com o lançamento dos produtos Niina Bloom.

Os produtos Niina Secrets Bloom by Eudora foram desenvolvidos para despertar a intensidade da mulher moderna em equilíbrio com sua essência romântica. As fragrâncias fazem parte da família olfativa floral com combinações aveludadas e marcantes.

São dois novos produtos que chegam ao portfólio da marca. 

A fragrância Niina Bloom Desodorante Colônia (de R$ 149,90 por R$ 114,90) destaca a feminilidade por meio de um intenso buquê de flores brancas. Sua pirâmide olfativa foi construída com um toque aveludado de pêssego combinado com o poder da tuberosa; as notas de sândalo e avelã deixam a fragrância ainda mais encorpada: a combinação perfeita para uma mulher poderosa e decidida.

Já a Loção Desodorante Hidratante Niina Secrets Bloom (por R$ 48,99) foi pensada para trazer uma hidratação intensa, com durabilidade de até 48 horas. Sua fórmula é leve e de rápida absorção, livre de sulfato, parabenos, petrolatos e óleo mineral. Além da hidratação, o produto conta com uma alta perfumação: uma fragrância floral que traz elegância e sofisticação.

Os lançamentos já estão disponíveis no e-commerce da marca, com a representante Eudora.

Sobre EUDORA

No mercado desde 2011, EUDORA tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular porque o brilho de cada uma é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantil. Hoje a marca conta com um portfólio de mais de 600 SKUs. 

Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.

EUDORA. Seu brilho é único.

FALE COM EUDORA: 0800 727 45 35

Add a comment

BH Airport é o sexto mais pontual do mundo

BH Airport é o sexto mais pontual do mundo

Reconhecimento foi apontado em relatório de 2022 da Cirium, que classificou os aeroportos mais pontuais em escala global

O OTP Performance Awards, relatório de performance de pontualidade de aeroportos e companhias aéreas, publicado pela Cirium, empresa especializada em dados para a aviação, reconheceu o BH Airport como o sexto mais pontual do mundo em 2022, na categoria aeroportos de média escala. No ranking mundial, o BH Airport representa o Brasil com o OTP (On-Time Performance) de 87,93%, seguindo o Guararapes-Gilberto Freyre International Airport, quarto colocado, com o OTP de 88,95%.

O japonês International Chubu Centrair vem mantendo o primeiro lugar. O aeroporto alcançou o índice de 94,21%. Os também japoneses Sendai Airport, com 91,44% de pontualidade, e Kagoshima Airport, com 89,74%, ficaram com o segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente. “Na contramão dos desafios impostos pelo cenário econômico pós-pandemia, seguimos em evolução, comprometidos em oferecer a melhor experiência aos passageiros, mantendo a eficiência operacional e alta performance em pontualidade”, ressalta o diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport, Herlichy Bastos.

“Nos fortalecendo como hub de conexões – um centro de distribuição de voos pronto para encurtar distâncias e aproximar as pessoas, fechamos o ano com a movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros e 50 destinos atendidos, entre voos domésticos e internacionais”, reforça. “Para 2023, estamos prevendo uma movimentação anual de 11,3 milhões de pessoas, retornando aos patamares pré-pandemia”, complementa.

Os relatórios da Cirium são projetados com base em informações e análises precisas do desempenho dos aeroportos e companhias aéreas, com o objetivo de garantir a confiabilidade dos dados apresentados no On-Time Performance Report. Em cada relatório, os resultados dos aeroportos são classificados em quatro categorias: global, grande, média e pequena escala. Os japoneses lideram o ranking: Haneda Airport foi o vencedor na categoria global, com 90,33%. O Osaka International Airport alcançou 94,06% na categoria grande. Em pequena escala, quem ficou com o primeiro lugar foi o Miyazaki Airport, registrando 93,29% de desempenho.

Sobre o BH Airport

Único aeroporto internacional de Minas Gerais, com localização estratégica e um dos principais hubs do país que atende a cerca de 50 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o terminal é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos