Como se preparar para um divórcio? Da busca de informações à reunião de documentos, é preciso se planejar para essa importante decisão

Como se preparar para um divórcio? Da busca de informações à reunião de documentos, é preciso se planejar para essa importante decisão

Para uma mudança de vida segura, é necessário entender como funcionam as leis, conhecer seus direitos e deveres, saber tudo sobre partilha de bens, pensão alimentícia e guarda compartilhada dos filhos, para não ser pega se surpresa

Infelizmente, nem tudo dura para sempre – e o casamento é um contrato que pode ser rompido a qualquer momento. Porém muitas mulheres não agem de maneira estratégica nessa hora e acabam sendo prejudicadas na partilha dos bens, pensão alimentícia e até mesmo na guarda dos filhos.

Então, é aconselhável que, quando existe o desejo de se separar, haja um planejamento. “Todos os dias, recebo em meu escritório mulheres que se veem prejudicadas no divórcio porque se dedicaram à família, à educação dos filhos e foram privadas de suas profissões. Então, agora, acreditam que devem receber quaisquer migalhas de seus companheiros porque ‘eles acumularam patrimônio sozinhos’. Isso não é verdade e elas devem se preparar previamente para contestar esse absurdo”, alerta o Dr. Anderson Albuquerque, advogado especializado em Direito da Mulher e de Família.

Se o desejo de uma mulher é pedir a separação, portanto, ela pode seguir alguns conselhos importantes:

• Não sinta culpa – Não se sinta culpada pelo término do relacionamento. Certamente, você fez o que foi possível para mantê-lo em harmonia. Agora, é hora de assegurar que a separação seja o mais tranquila e justa o possível. Mantenha a calma e se programe.

• Seja discreta – Por mais tentador que seja, evite conversar com familiares, parentes e amigos sobre sua decisão. O assunto pode chegar aos ouvidos do seu marido e seu planejamento pode ser interrompido. Antes de qualquer comunicado, saiba de tudo o que você precisará para iniciar o processo. A discrição também evitará brigas e discussões.

• Procure um advogado especializado – Nessa hora, quem melhor lhe aconselhará é um advogado. É ele quem lhe dirá quais são os documentos necessários para o processo, quais provas precisarão juntar e como são os trâmites. Se achar necessário, consulte mais de um profissional. E, preferencialmente, escolha advogados que não tenham relação com a família, para que não haja envolvimento emocional no caso.

• Entenda o que é um divórcio litigioso e um amigável – Casais que se entendem bem podem optar pelo divórcio amigável. Mas se você acredita que haverá brigas e até fraudes, seu caso será litigioso. Informe-se bem a respeito sobre as duas modalidades.

• Conheça como funciona a pensão alimentícia – Esse é um ponto inegociável. Nenhuma mãe deve abrir mão de pensão para seus filhos e é preciso calcular muito bem a pensão inicial, já que é difícil mudar esse valor posteriormente. Então, é preciso que se faça o cálculo com calma e se levando em conta todas as necessidades da criança. Em relação à pensão alimentícia da própria mulher, ela também é um direito e deve ser analisada e requerida conforme o direito dela, sem qualquer vergonha.

• Cuidado com a partilha de bens – Este é um dos pontos mais complicados dos divórcios. Muitos casais divergem aqui porque há famílias que têm imóveis em nome de terceiros, heranças não resolvidas, patrimônio não declarado... Então, com a ajuda do seu advogado, você precisará provar que existem bens a ser partilhados e exigir seu direito a eles. Não desista.

Conforme a experiência do Dr. Anderson Albuquerque, quem se planeja para que o divórcio aconteça tem muito mais chances de que o processo seja mais rápido e assertivo. “Ao juntar documentos, levantar a situação de bens e manter a calma, sempre muito bem orientada por um advogado especializado, a mulher ganha confiança e é amparada em sua decisão. É importante que ela saiba que não está sozinha e que o divórcio é seu direito – bem como a partilha justa de bens e a pensão alimentícia, que são asseguradas pela lei”, finaliza o advogado.

Sobre o Albuquerque & Alvarenga Advogados

O escritório Albuquerque & Alvarenga Advogados é voltado ao Direito Empresarial, presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Fundado em 2004 por um grupo harmônico de advogados, já anteriormente associados por vários anos, o escritório foi inspirado em uma filosofia comum de desempenho profissional com o propósito de oferecer serviços de alta qualidade na área do direito dos negócios.

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Caminhos que se cruzam: jovem tem vida salva por técnica de enfermagem que passava por local de acidente de trânsito

Caminhos que se cruzam: jovem tem vida salva por técnica de enfermagem que passava por local de acidente de trânsito

Primeiro atendimento é crucial para preservação dos movimentos e até sobrevivência das vítimas

“Não lembro de muita coisa do acidente, apenas que paramos no posto para abastecer, segurei no meu parceiro e veio a freada brusca. Recordo que fui arremessada e depois arrastada. Senti muita dor, e a sensação era horrível. Pessoas gritavam para não deixar o motorista fugir e, no meio desse tumulto, surgiu uma voz suave perguntando se eu precisava de alguma coisa. Nessa hora, eu não conseguia ver nada, apenas ouvir a voz doce da Lu. Ela me disse que trabalhava no Hospital Marcelino Champagnat e que eu não poderia me mexer até o Siate chegar. Não me deixou um minuto sozinha, me manteve calma e imóvel”, recorda Fernanda de Oliveira Franco, 20 anos, que estava indo trabalhar na garupa de uma moto, quando foi atingida por um carro.

O caminho da jovem e da técnica de enfermagem Luciana Machado se cruzaram porque o local do acidente faz parte do trajeto diário da profissional de saúde até a instituição em que trabalha. Naquele dia, após presenciar o acidente, a profissional, que atua no centro cirúrgico do Hospital Marcelino Champagnat, mandou mensagem para sua coordenadora avisando que se atrasaria porque precisava ajudar uma vítima de acidente de trânsito. Mais tarde, essa mensagem ajudou a mãe da Fernanda, Kelly Patrícia, a encontrar a profissional que - durante os primeiros socorros - ajudou a manter a sua filha viva e com todos os movimentos.

Cirurgia

Fernanda foi encaminhada pelo Siate para o Hospital Universitário Cajuru, referência ao atendimento de traumas em Curitiba (PR). Foram oito horas de cirurgia, onde o neurocirurgião Ricardo Guimarães identificou duas fraturas na cervical na vértebra C5 e percebeu que, por muito pouco, a jovem não ficou tetraplégica. “A orientação da Luciana para que a Fernanda não se mexesse até a chegada da equipe de resgate foi crucial. O padrão de fratura que ela teve, comumente pode gerar uma lesão regular, deixando o paciente tetraplégico. É uma fratura muito instável, grave, uma luxação cervical, e quando a Fernanda chegou, ela tinha pouquíssimos sinais neurológicos. O primeiro atendimento foi vital para o sucesso da cirurgia e a ausência de sequelas”, afirma o médico.

Reencontro com a técnica

Kelly, mãe de Fernanda, fez de tudo para encontrar a técnica que ajudou a salvar a sua filha. A única informação que tinha é que ela estava com o uniforme do Hospital Marcelino Champagnat, que, por sorte, fica exatamente ao lado do Hospital Universitário Cajuru. As duas instituições fazem parte do Grupo Marista e muitos profissionais se conhecem. Saiu então perguntando para todos, até que encontrou uma profissional que lembrou que a Luciana chegou atrasada naquele dia porque parou para ajudar em um acidente de trânsito.

“Luciana, precisava muito lhe agradecer por ter ajudado a salvar a minha filha. Sei que o pior não aconteceu porque você agiu rápido e fez o certo. Nada que eu faça por você, vai chegar perto do que você fez pela minha família”, fala a mãe emocionada para a técnica de enfermagem. “O médico disse que se não fosse a imobilização correta, ela poderia ter ficado por lá mesmo. Eu sou só agradecimento”, complementa.

“Eu fiz o que tinha que ser feito. Assim que vi o acidente, parei o carro e fui ajudar. Nem sei descrever o meu sentimento diante daquela situação. Apliquei o meu conhecimento e consegui ajudar uma vida. Isso é o que me move na profissão”, diz Luciana. “Faz sete meses que trabalho na área, já cuidei de muitas pessoas, mas dessa vez pude encontrá-las novamente. Aqui, será uma amizade para sempre”, assegura.

Futuro

Fernanda está se recuperando da cirurgia em casa e com todos os movimentos do corpo preservados. Mãe, filha e a técnica de enfermagem conversam todos os dias e a promessa é de uma grande amizade. Foram caminhos que se entrelaçaram e que sentimentos como gratidão e amor não deixarão separar.

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5 tendências de marketing para PMEs em 2023  

5 tendências de marketing para PMEs em 2023

*Por Talita Scotto

O ano de 2023 reserva boas perspectivas do ponto de vista do marketing. Se 2022 foi considerado positivo para o mercado de comunicação corporativa, com crescimento de 6%, segundo a Aberje, o ano que está começando traz algumas tendências que não podem ser ignoradas para pequenas e médias empresas.

Abaixo, confira algumas delas:

WhatsApp Comunidades

Com 120 milhões de usuários no Brasil, o novo recurso do app, que estará em vigor a partir do começo de 2023, pode ser uma nova forma de se relacionar com clientes e reuni-los a partir de subgrupos, para que recebam comunicados, promoções, condições especiais e quaisquer ações que a marca achar conveniente.

O WhatsApp Comunidades vai reunir pessoas que possuem interesses em comum, mas que podem estar em fases diferentes de relacionamento com aquela empresa, sendo mais um recurso estratégico para criar vínculo entre clientes e marcas.

TikTok

O sucesso da rede social se consolidou e as marcas que já descobriram como criar conteúdo no app, certamente já estão um passo à frente na personalização e no uso do humor com o seu público. Conteúdos curtos, que entretém e trazem uma narrativa persuasiva são mais que apostas para marcas, que estão em busca de audiência, confiança do consumidor e engajamento.

Canais de comunicação próprios

Não é de hoje que só depender de plataformas externas, como redes sociais, é um risco para qualquer negócio. Pois, criar uma audiência em um app terceiro que pode sair do ar um dia ou ter algum problema, deve estar na análise de swot de qualquer empresa.

Desta forma, investir em blogs, newsletter e podcasts pode ser uma alternativa para que sua marca construa uma audiência autêntica e lhe dê autonomia para trabalhar o conteúdo como desejar. Além disso, também é uma maneira de se conectar com seu público e diversificar sua comunicação em canais multiplataforma.

Eventos híbridos e a liberdade de escolha

Oferecer ao seu cliente a estrutura física e o networking que um evento presencial traz é, sem dúvida, um benefício para qualquer interessado em acompanhar uma feira ou um curso, por exemplo.

No entanto, o híbrido abre um leque de oportunidades de atrair públicos de qualquer lugar do Brasil e do mundo - bom para que as marcas acessem novos clientes e atraiam palestrantes de qualquer localidade, além de ser uma facilidade para quem deseja acompanhar de casa.

Também cabe destacar que eventos híbridos geram conteúdos, que podem ser utilizados em redes sociais, canais do Youtube, etc.

Marketing de influência

Já não dá mais para pensar em uma ação de lançamento, seja de produtos ou serviços, além de feiras e eventos, sem envolver o marketing de influenciadores. De acordo com um relatório da Stackla, 79% dos usuários já tomaram alguma decisão depois de verem recomendações de influenciadores nas redes sociais.

A cocriação de conteúdo entre marcas e influenciadores apresenta uma nova maneira de se comunicar com o público, criando storyletting autênticos e que geram valor, entregam informação e relevância.

Talita Scotto é diretora da Agência Contatto, empresa especializada em assessoria de imprensa e comunicação 360 com 13 anos de mercado

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Seu cliente solicitou a troca de um produto comprado na internet? Saiba o passo a passo do que fazer

Seu cliente solicitou a troca de um produto comprado na internet? Saiba o passo a passo do que fazer

Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio, explica como criar uma política de troca eficiente que mostra aos consumidores que sua loja virtual é segura para compras

As festas e comemorações de final de ano chegaram ao fim e, após grandes períodos de vendas na internet, como o Natal e as preparações para o Réveillon, é muito comum que os lojistas notem o aumento dos pedidos por trocas de produtos. Mesmo que a compra esteja em excelentes condições, fatores como o tamanho e as cores do item levam os clientes a solicitarem alterações na encomenda.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo e-commerce de moda Dafiti (segmento onde os pedidos de troca são mais recorrentes), os pedidos por alterações no Brasil costumam ser baixos e fáceis de resolver. A cada 100 brasileiros que compram roupas pela internet, somente 10 costumam devolver o produto. Na Europa, por exemplo, esse número chega a ser de 50 compradores.

O Código de Direito do Consumidor diz que toda compra realizada pela internet está coberta pelo direito de arrependimento, que garante ao comprador o prazo de 7 dias (a partir do momento da entrega) para desistir de qualquer compra online ou ainda solicitar a troca do produto caso ele não corresponda com as características esperadas. Já nos casos de defeitos e avarias no produto o prazo para troca é maior, sendo de 30 dias para bens não duráveis e 90 para bens duráveis. Vale a pena ressaltar ainda que os custos de todos os fretes do processo de troca ficam sempre por conta do lojista.

O que começa com um problema na compra de um presente pode se tornar uma oportunidade de mostrar como o atendimento da sua loja é um diferencial e, também, que o seu e-commerce, é de fato, um ambiente seguro para se fazer compras. Uma pesquisa da Ebit, empresa que mede a relevância das lojas virtuais brasileiras, revelou que 92% dos entrevistados que precisaram trocar alguma compra voltaram a fazer negócio com a mesma loja quando tiveram suas demandas atendidas.

Mas como criar uma política de troca de presentes clara e transparente? Éder Medeiros, CEO do Melhor Envio - plataforma de intermediação logística entre vendedores virtuais e transportadoras - separou algumas dicas para os lojistas otimizarem esse processo de troca e garantirem o sucesso de seus negócios virtuais. Veja:

1. Retorne a solicitação do cliente o mais rápido possível

Precisar substituir um produto recém adquirido é sempre uma experiência de compra frustrante, mas, ao mesmo tempo, pode ser a oportunidade ideal para fidelizar de vez um cliente.

Por isso, mesmo em momentos de alta demanda, retorne o pedido de troca o mais rápido possível. Como existe a limitação de horário que o seu time de atendimento pode atuar, vale a pena investir em automatização para o tratamento de contatos relacionados a trocas e outros problemas do pós-venda. Isso vai economizar umas boas horas de trabalho e deixar o comprador mais tranquilo em relação a sua solicitação.

2. Envie todas as informações necessárias para a realização da troca

Após o cadastro do pedido da troca, envie as informações necessárias para que o cliente consiga efetuar a troca do presente. Em sua mensagem não esqueça de explicar o procedimento para a troca ser realizada, além de esclarecer como fazer o retorno do produto.

3. Encaminhe para o cliente a etiqueta de frete para postagem e a declaração de conteúdo

Ok, o comprador acabou de escolher o item que será trocado no seu e-commerce e o produto já foi separado no estoque. Agora, é preciso enviar para o cliente o código de postagem para que ele despache o pacote de retorno na transportadora. Envie também a etiqueta de postagem para que ele não precise preencher manualmente os dados de remetente e destinatário, evitando assim qualquer erro de endereçamento.

Por lei, para que o pacote retorne para a sua loja, também é preciso que ele seja encaminhado juntamente com a declaração de conteúdo. Envie essa documentação preenchida para o cliente imprimir, assinar e fixar com fita adesiva no lado de fora da embalagem de devolução. Deixe essas instruções bem claras, para evitar problemas.

4. Informe ao cliente sobre como anda o processo de troca do presente

A partir do momento que o comprador deixar o pacote na transportadora, comunique sobre cada passo do processo até que o novo produto chegue ao cliente. Isso inclui mensagens notificando desde a chegada do produto devolvido ao seu estabelecimento até o momento do envio da troca para o cliente.

5. Não esqueça de gerar uma nova nota fiscal para a troca

Assim como no ato da venda, na hora de fazer a substituição de um produto por outro a pedido do cliente é necessário emitir uma nota fiscal específica para o serviço: a nota fiscal de devolução. Ela anula total ou parcialmente a operação de compra realizada inicialmente, inclusive em relação aos impostos. Sendo assim, essa documentação será sempre emitida com base na nota fiscal original.

6. Entre em contato para saber se o cliente está satisfeito com a troca e o atendimento recebido

Presente trocado! Se dessa vez tudo estiver como o esperado, o seu cliente ficará satisfeito e não entrará mais em contato, mas isso não significa que você não deva falar com ele novamente. Seja proativo, logo após a entrega envie uma mensagem para conferir se ele está satisfeito com o produto e com seu atendimento.

Esse cuidado somado a um processo de troca de presente bem executado aumentará significativamente as chances de fidelização ou retenção desse comprador.

Sobre o Melhor Envio

O Melhor Envio é uma plataforma de intermediação de fretes para quem vende online, onde é possível cotar, gerar etiquetas de frete e realizar o rastreamento de pedidos. Atualmente, a empresa conta com 7 transportadoras integradas, que são: Correios, Jadlog, Latam Cargo, Azul Cargo Express, Via Mundo, Buslog e Loggi. O Melhor Envio foi fundado em 2015, por Éder Medeiros, quando o empresário, que vendia seus produtos em e-commerce, sentiu na pele a dificuldade que um lojista enfrenta ao tentar encontrar um valor acessível de frete, além dos complexos de gestão de logística. Por conta disso, o fundador e atual CEO da companhia decidiu criar a empresa para oferecer fretes competitivos para lojistas de todo o Brasil.

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Laboratório de análises de alimentos adota SAP Business One

Laboratório de análises de alimentos adota SAP Business One

Mérieux NutriSciences obteve padronização de processos com o ERP

Garantir melhores alimentos, melhor saúde e um mundo melhor. Esse é o objetivo da Mérieux NutriSciences, um dos maiores laboratórios de análises de alimentos do mundo, que se dedica a proteger a saúde dos consumidores. Visando aprimorar ainda mais a sua eficiência e gestão, a companhia adotou o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto foi conduzido pela Seidor.

Há mais de 30 anos, a Mérieux NutriSciences busca garantir a eficiência e qualidade, oferecendo uma gama de serviços de análise e consultoria às indústrias de alimentos e nutrição. A empresa também atende organizações dos setores de água e meio ambiente, agroquímicos, bens de consumo, farmacêutico e cosméticos. Presente em 27 países, conta com um time de 8 mil funcionários globalmente. Sendo que, só no Brasil, a companhia dispõe de 15 laboratórios, somando um time de quase mil colaboradores.

Tendo em vista a missão de atender às necessidades da indústria, a empresa lidava constantemente com o desafio de avançar nas estratégias de digitalização e padronização das operações. Isso porque a companhia, até então, fazia uso de um software de mercado local em cada país em que atua, o que dificultava a centralização operacional e o ganho de produtividade.

Assim, a Mérieux NutriSciences decidiu buscar apoio para padronizar suas operações globalmente. Para isso, seria necessário contar com uma ferramenta que se adequasse em pequenos laboratórios, mas que também tivesse a capacidade de acompanhá-los à medida em que crescessem por meio de aquisições. Nessa jornada, a empresa escolheu o SAP Business One.

Segundo Willian Domingues, CIO América do Sul da Mérieux NutriSciences, a escolha da solução foi ao encontro dos critérios de elegibilidade. “Escolhemos o SAP Business One pelas funcionalidades do produto, devido a sua alta potencialidade tecnológica. Além disso, o ERP também dispõe de uma ampla facilidade de integração de suporte, algo imprescindível para nós”, explica.

A primeira unidade da companhia a implementar o sistema na América do Sul foi a Colômbia, em 2020. O Chile concluiu o processo no primeiro semestre de 2022. No início de 2023, a previsão é de implantar o sistema na unidade do Peru e, em 2024, será a vez do Brasil. A consultoria escolhida para liderar esse projeto foi a Seidor, empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI.

De acordo com o CIO, a escolha da consultoria foi muito assertiva. “Considerando a sua abrangência global e qualidade de entrega, a empresa nos deu todo o suporte necessário na execução do projeto. Além disso, ter à nossa disposição um time de consultores que fala o idioma do país foi essencial para fazermos as discussões técnicas e comprovarmos, na prática, toda a excelência na execução desse trabalho”, enfatiza Domingues.

Para Fabio Barbosa, head de SAP Business One da Seidor, o projeto foi extremamente estratégico para a companhia. “Liderar um trabalho em uma empresa de tamanha relevância como a Mérieux NutriSciences, em que pudemos conciliar toda a nossa expertise em garantir uma entrega de alto nível, é motivo de orgulho para nós e todo o time envolvido na operação”, pontua.

Para garantir uma experiência ainda mais completa para o usuário, o SAP Business One é hospedado diretamente no próprio sistema em cloud da Seidor, promovendo uma centralização ainda mais ampla dos serviços. “Contar com o serviço de nuvem próprio da empresa, certamente, tem potencializado ainda mais o nosso desenvolvimento e ganho operacional. Como temos tudo centralizado através do mesmo fornecedor, sentimos muito mais confiança e segurança para focar no negócio”, explica Domingues.

Mesmo antes de finalizar totalmente a implementação do SAP Business One, a Mérieux NutriSciences já nota bons resultados. A empresa registrou um aumento da velocidade na condução dos processos, facilidades na experiência de compra e, sobretudo, a conquista da padronização dos dados. “Estamos otimistas em relação aos resultados que obtivemos, e sabemos que podemos ir ainda mais além. Contar com o apoio da Seidor nessa jornada faz toda a diferença”, finaliza Domingues.

Sobre a Seidor

http://www.seidor.com.br

A Seidor é uma empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI, inovação, estratégia, infraestrutura, desenvolvimento e manutenção de aplicações on-demand, cloud computing, IoT, entre outros. Com mais de 30 anos de experiência e um volume de negócio anual de mais de R$ 3 bilhões e mais de 6 mil profissionais na Europa, América Latina, África, Oriente Médio e nos EUA, a empresa possui alianças estratégicas com os principais e maiores desenvolveres internacionais de tecnologia. No Brasil, possui escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Vitória, Goiânia e Recife, contando com mais de 1 mil profissionais.

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