Hai Yo: chef Lucas Coelho inicia seleção e teste de receitas de aniversário

Hai Yo: chef Lucas Coelho inicia seleção e teste de receitas de aniversário

Hai Yo: chef Lucas Coelho inicia seleção e teste de receitas de aniversário

Quarto ano será comemorado em dezembro e contará com cardápio especial, com criações inovadores e que levam assinatura do chef

Há seis meses sob o comando do Hai Yo, restaurante que é referência e parada obrigatória em Curitiba, no Paraná, quando o assunto é gastronomia asiática, o chef Lucas Coelho já começou os preparativos de estudos e testes das novas e deliciosas criações que serão apresentadas para a comemoração dos quatro anos do restaurante, a serem comemorados em dezembro.

“Minhas inspirações estão na recuperação da história e sua integração harmônica com a seleção exclusiva de ingredientes”, antecipa o chef. Entre os pratos que estão em avaliação, destaque para aqueles que têm como base carnes que não são conhecidas do grande público, mas de sabor e qualidade de alta potência, como é o caso do prato à base de língua bovina grelhada ao molho Char Siu, acompanhada de acelga chinesa, purê de cenoura com missô e pimenta Sancho. “O aproveitamento integral do animal em períodos de dificuldades e guerra foi uma realidade mundial e não foi diferente na China”, diz.

Lucas Coelho também antecipa outro prato igualmente inspirado na história, o churrasco coreano, que remonta os tempos em que os antigos soldados coreanos usavam chapéu de ferro e, na hora as refeições, eles viraram o chapéu em cima de uma brasa forte e utilizam a sua aba para grelhar a carne, e ao centro, faziam um caldo de vegetais e frutas. “Recriei esse prato e o chapéu de ferro em que ele é servido”, pontua Coelho.

Apaixonado por sua atuação, Lucas Coelho ingressou na gastronomia servindo vinho e, na primeira oportunidade de migrar para a cozinha, fez sua transição e de lá nunca mais saiu. “Aprendi as técnicas e fui me especializando, até me formar chef de cuisine e restaurateur no Centro Europeu. Desde então, faço questão de me manter atualizado”, diz o chef, que é especialista em cozinha molecular e que soma muitas honrarias, entre as quais uma recomendação muito positiva do Consulado do Japão. “Eles jantaram no Hai Yo e ficaram encantados com a qualidade e a junção de sabores que eles só tinham provado na Ásia. Isso, para mim, foi um reconhecimento maravilhoso do nosso trabalho e de todo conhecimento adquirido e aplicado pela nossa equipe”, finaliza.

Localizado no Grand Mercure Curitiba Rayon, o Hai Yo é reconhecido por diversas premiações, por sua excelência e pela oferta de experiência a partir de uma viagem gastronômica que integra diferentes regiões, entre as quais estão China, Japão, Vietnã e Malásia. Com capacidade para 50 pessoas sentadas, o restaurante funciona de segunda a quinta-feira, das 19h às 23h30. Já na sexta-feira, sábado e feriado, o funcionamento é das 19h até meia noite e meia. Mais informações @haiyo_restaurante.

Sobre o Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon está localizado na Rua Visconde de Nácar, 1424, Centro, em Curitiba (PR). São 12.848 metros quadrados de construção, sendo 18 andares com 159 apartamentos. Oferece espaço fitness, sauna, spa e salas de eventos com capacidade para até 200 pessoas. Abriga dois renomados restaurantes: Hai Yo, com gastronomia asiática, e Garbo, de culinária contemporânea brasileira.

Em julho de 2021, o empreendimento passou a ser administrado pela Atrio Hotel Management, sob a bandeira Grand Mercure, se tornando o primeiro hotel upscale de bandeira internacional administrado pela operadora hoteleira no sul do Brasil.

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Salto sobre carros e outras atrações automotivas fazem parte da programação da Oktober Bier Park  

Salto sobre carros e outras atrações automotivas fazem parte da programação da Oktober Bier Park 

Mais do que uma festa alemã, a Oktober Bier Park vai ser um grande evento de entretenimento ao público nos dias 15 e 16 de outubro na Arena coberta de Campina Grande do Sul com capacidade para 20 mil pessoas. Além do som sob o comando dos três trios elétricos e das tradicionais músicas regadas a muita comida típica e cerveja artesanal, o espaço vai receber muitos shows no sábado e atrações inéditas misturando a adrenalina dos carros com a diversão de uma oktoberfest no domingo.

Um dos pontos altos da festa será o inédito salto que a piloto Taty Xavier dará com seu carro por cima de outros veículos que estarão parados. “Essa é uma atração que só se vê pela televisão ou no youtube acontecendo na Europa e nos Estados Unidos. Então o público terá a oportunidade de ver pela primeira vez aqui no Brasil”, conta Taty, que também é uma das organizadoras da Oktober Bier Park.

Outra atração imperdível é a competição “Demolicar”, onde os carros se batem até que sobre apenas um rodando na pista. Tem ainda o “Monstro Off-Road”, que faz as crianças vibrarem ao passar por cima de outros veículos, os destruindo. Haverá ainda apresentações freestyle de motos.
Os ingressos já estão à venda no 1º lote a partir de R$ 20,00 (simples). Existe também a opção de camarotes em um espaço especial com visão privilegiada de toda festa.

Serviço:

Sábado dia 15/10 – Das 16h às 23h.

16h - 18h DJ banda alemã

18h – 19h20 Ali e Rhuan.

19h30 - 20h Ericlis Caron.

20h10 – 21h30 Octávio Felix.

21h40 - 23h Roberta.

Domingo dia 16/10 – Das 14h às 22h.

17h – Início dos eventos automotivos.

Linbk para ingressos: https://lets.events/e/oktober-bier-park/

Endereço: Arena de Eventos de Campina Grande do Sul - Rua: Jorge Alves Hathy 329, Jardim da Colina, Campina Grande do Sul.

Informações: 99565-2991.

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Cinco dicas para estimular a autonomia das crianças  

Cinco dicas para estimular a autonomia das crianças

Levar os pequenos para o centro do processo de ensino e aprendizagem, seja na escola ou em casa, é uma das tendências mundiais da formação de cidadãos mais críticos e conscientes. Essa tarefa, no entanto, nem sempre passa apenas pelos manuais educacionais. Também é preciso exercitar a autonomia dos filhos durante as atividades mais corriqueiras do dia a dia.

As competências socioemocionais e o protagonismo da criança fazem parte, por exemplo, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteia toda a construção da Educação brasileira. Uma dessas competências é, justamente, a autonomia. O que não significa que os pais e educadores devem simplesmente “soltar as mãos” dos pequenos de uma vez. Para a consultora pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Ana Paula Silveira, “às vezes, confundimos ser autônomo com fazer algo completamente sozinho. Isso é um erro. Autonomia não é fazer sozinho, mas fazer com consciência e senso crítico, compreendendo o que está sendo feito e por quê”. Ana Paula e Juliana Aparecida da Silva Alves, professora da rede municipal da Prefeitura do Recife e do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá do Recife, apontam cinco formas de estimular a verdadeira autonomia nas crianças.

Incentive as interações

Uma das principais funções da autonomia é permitir que as pessoas sejam personagens de ação. Ou seja, não basta existir no mundo e seguir as regras, é preciso que os indivíduos tentem dialogar com a realidade e modificar os cenários que os cercam. “É por meio dessas interações que a criança desenvolve relações de repertório de campo simbólico”, detalha Juliana.

Provoque a curiosidade

Embora a sociedade contemporânea esteja muito baseada no imediatismo - saiba agora, curta já, leia rápido -, é fundamental desenvolver, nas crianças, uma curiosidade que vá além do óbvio. “Nos estudos de Paulo Freire, ele fala sobre a importância de transformar a curiosidade ingênua em epistemológica. Isto é, a curiosidade que nos torna conscientes de nossa condição para que tenhamos o pensamento crítico da mudança”, diz Ana Paula.

Permita que as crianças escolham e que participem das escolhas que as afetam

Na idade em que está na Educação Infantil - até cinco anos de idade - um dos direitos que a criança tem é o de participar, como lembra Juliana. Esse direito não diz respeito apenas à participação ativa, como realizar uma atividade ou brincadeira, mas também deve se estender à participação nas escolhas que lhe dizem respeito. “Por exemplo, se eu, como adulto, planejei uma atividade na área externa e choveu, que tal colocar esse desafio para a criança e pedir a opinião dela sobre o que fazer?”, sugere. Naturalmente, essa escolha deve ficar restrita a pequenas decisões e não se aplica às grandes questões a respeito da vida da criança.

Faça perguntas

Uma das maneiras de trabalhar a autonomia é encorajar a oralidade infantil. Então, quando a criança apontar um objeto, em vez de entregá-lo a ela imediatamente, incentive-a a falar o nome do objeto. “Se a criança escolhe uma cor de lápis, por exemplo, você pode perguntar por que ela gosta daquela cor e tentar entender o que aquela escolha significa para ela. Falar sobre esses valores e representações pode ser um caminho para que elas pensem sobre as coisas e não apenas as reproduzam”, ensina Juliana.

Respeite o tempo da criança

Ana Paula lembra que, mesmo que o cotidiano seja corrido, é muito importante respeitar o tempo da criança e não impor a ela o tempo dos adultos. “Muitas vezes, fazemos uma pergunta e não temos paciência para esperar a resposta. O tempo deles é diferente do nosso e não devemos apressá-los”, finaliza.

Ana Paula Silveira e Juliana Aparecida da Silva Alves são as convidadas do episódio 51 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Como ajudar os alunos a desenvolver autonomia no ambiente escolar?”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site do Sistema de Ensino Aprende Brasil (sistemaaprendebrasil.com.br), nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e nos principais agregadores de podcasts do Brasil.

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O Boticário e Vitória Rodrigues transformam histórias de mulheres do Nordeste em cordéis

O Boticário e Vitória Rodrigues transformam histórias de mulheres do Nordeste em cordéis

O Boticário e Vitória Rodrigues transformam histórias de mulheres do Nordeste em cordéis

Em parceria com a apresentadora nordestina, a marca criou espaço para consumidoras compartilharem histórias de admiração e inspiração

Múltiplas, brilhantes e protagonistas, as mulheres do Nordeste transformam-se em cordéis durante a campanha da fragrância Liz Sublime, do Boticário. Em parceria com a apresentadora e criadora de cordéis, Vitória Rodrigues, e sob o mote “O brilho que carrego comigo”, a marca conta histórias de mulheres da comunidade que, de alguma maneira, inspiraram outras a brilharem também.

A fragrância da marca Liz estimula todas as pessoas a transformarem a experiência delas naquilo de mais belo que têm, e a ação faz parte do posicionamento e da estratégia da marca, que quer fortalecer a influência feminina no Nordeste. Berço de grandes nomes da história brasileira, como Lia de Itamaracá, célebre cirandeira, Marta Silva, grande jogadora de futebol, e outras importantes personalidades, a região é o foco da ação do Boticário, que quer exaltar a força delas. “Acreditamos que as mulheres são a soma de tudo que já viveram na vida: cada amor, cada erro e cada acerto – tudo é fonte de aprendizado. E, assim, elas vão construindo uma sabedoria que é só delas. Liz Sublime quer compartilhar essa força e beleza para inspirar outras mulheres”, comenta Marcela de Masi, Diretora de Comunicação do Boticário.

Por meio das redes sociais, Vitória Rodrigues fez um convite para a audiência compartilhar histórias inspiradoras vividas por mulheres do Nordeste. Ao final da ação, a marca selecionou três histórias e as transformou em cordéis, que estão sendo publicados nos canais digitais da marca. “Pra mim, é tão representativo e importante poder fazer parte disso! A cultura nordestina é imensa, potente e a inspiração que alicerça minhas criações. Sendo uma mulher preta que vem do interior de Alagoas, criada por mulheres do Nordeste, fortes, sensíveis e inteligentes; poder celebrar essa cultura exaltando a força feminina contando histórias por meio da literatura de cordel é revigorante”, diz a apresentadora. “Essa experiência está sendo linda e está sendo feita com muito amor, afeto e delicadeza. Tenho certeza de que esse projeto, mais do que exaltar a força feminina do Nordeste, será inspiração para todas as mulheres desse Brasil”, completa.

Criada pela AlmapBBDO e desdobrada pelas agências PROS, So What e W3, a ação será divulgada a partir do dia 19, nas mídias digitais da marca.

SOBRE O PRODUTO

Fazendo parte da família olfativa Amadeirado Frutal, a fragrância conta com a assinatura exclusiva de Liz – a base de Laire Íris Nobre – e com uma fórmula secreta de óleo que une a sofisticada Íris Absoluta Francesa com a força do Vetiver de Madagascar. Liz Sublime ainda conta com notas de bergamota, mandarina, muguet e creme de pêssego, que trazem cremosidade e dulçor na medida certa, sem perder a essência da fragrância regular, ambas com o DNA e assinatura amadeirada.

SERVIÇO: 

Liz Sublime Desodorante Colônia 100 ml – R$ 124,90

A fragrância da família olfativa Amadeirado Frutal é enaltecida com leveza, alegria e brilho. O cheiro envolvente traz notas frutais, com a assinatura exclusiva de Liz, à base de Laire Íris Nobre: uma fórmula secreta cujo óleo leva anos para alcançar sua melhor fragrância e combina também a sofisticada Íris Absoluta Francesa com a força do Vetiver de Madagascar.

Ficha Técnica – Liz Sublime 2022

Anunciante: O Boticário

Agência: AlmapBBDO

Título: Cordéis

Produto: Liz Sublime

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Pernil

Diretora de Criação: Antonia Zobaran

Criação: Gabriella Pimentel Pomellitto, Jose Eduardo Cipparrone Scorzelli e José Hellyson Gomes

Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas e Aline Silva

Atendimento: Camilla Massari, Daniela Teixeira, Andressa Duo, Amanda Lopes Moutinho, Monique Costa, Nataly Barros e Pedro Miranda

Planejamento: Rita Almeida, Daniela Ferrari, Giovana Damião e Ariane do Carmo

Mídia: Suellen Kiss Maia Barbosa, Thiago Gonzales, Patrick Novais, Gustavo Martins Castanheira, Yasmin Baffa Gomes, Grasielle Oliveira Santana

Art buyer: Tereza Setti

Foto modelo: Nicole Heiniger

Cabelo e make: Helder Rodrigues

Figurino: Zé Dú

Pack: Estúdio Boreal

IMAGEM:

Produtora de animação: ACACA

Direção criativa de animação: Rael Falkenbach

Direção Animação: Ricardo Maximo

Direção Executiva: Thábata Eleutério

Atendimento: Pedro Rodrigues

Ilustradoras: Paula Aguiar, Cristxine, Rafaela Melo, Movimento 1989 e Larissa Constantino

Asistente Ilustração/Arte: Luis Silva

Animação: Isaac Nascimento, Henrique Vecchio, Giancarlo Burani, Filipe Caldas, Tiago Castro, Filipe Porim, John Alves, Anderson Alves

Produtora de imagem: Compañia

Diretor: Ale Henri

Diretor de Fotografia: Vitor Alencar

Assistentes de Direção: Vitor Moreno

Direção de Arte: Annik Maas

Figurino: Natascha Falcão

Make: Teo Miranda

Casting: Lourenço Almeida

Diretor de Produção: Giba Rodrigues

Produtora Executiva: Maria João Calheiros/Marquinhos Monteiro

Coordenação de Produção: Thiago Freire

Pós-produção/ VFX: Equipe Compañia

Montador: Aroldo Miranda

Color grading: Eduardo Coelho - Dudu

Finalizadora: Equipe Compañia

AUDIO:

Produtora de som: Raw Audio

Produção Musical: Fernando Forni, Ricardo Pinda e Rogerinho Pereira

Direção Musical: Hilton Raw

Sound Design e Mixagem: Enrico Maccio e Philip Braunstein

Atendimento: Carol Peternelli

Coordenação: Robério Barbosa

Aprovação: Alexandre Bouza, Renata Gomide, Marcela De Masi

Sobre O Boticário    

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis. 

*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma, novembro de 2017.

www.oboticario.com.br 

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Oficinas circenses nas escolas municipais ajudam o intelecto e coordenação motora das crianças  

Oficinas circenses nas escolas municipais ajudam o intelecto e coordenação motora das crianças

A Escola Municipal Augusto Pires de Paula, em Campo Largo, irá receber o projeto Circo Maker

Saúde, bem-estar, estímulo do intelecto e coordenação motora. Esses são alguns dos benefícios de atividades circenses para crianças. Por meio do projeto Circo Maker, que mistura a arte circense com o movimento maker - ou faça você mesmo -, cerca de 100 alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, em Campo Largo, vão desenvolver muita criatividade e habilidades.

O projeto irá ofertar 16 oficinas gratuitas às crianças e, ao final das aulas, os alunos apresentarão um número circense de sua autoria. O Projeto tem o patrocínio da Cocel e é realizado com apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná.

Para a Alenice de Fatima de Freitas Lara, diretora da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, as oficinas são de extrema importância para os alunos, pois oportunizam as crianças a terem contato com a cultura circense. “As oficinas ajudam no desenvolvimento da aprendizagem das crianças, visto que elas são práticas e chamam a atenção dos pequenos por ser algo que não estão acostumadas no cotidiano escolar”, afirma a profissional.

Ela ainda destaca que é uma forma divertida de trabalhar a concentração, a atenção, o equilíbrio e a autoestima. “O circo é uma prática corporal que estimula o intelecto das crianças. Pois, trabalhando com movimentos corporais, estimula as crianças a desenvolverem várias habilidades, como coordenação motora, noções de lateralidade, desenvolvimento da criatividade, habilidades físicas, equilíbrio, autoconfiança e diversão”, conclui Alenice.

Além disso, as atividades circenses também promovem às crianças a socialização de grupos, envolvendo os alunos em dinâmicas em que é preciso pensar na convivência coletiva, no comportamento social e na responsabilidade individual e ambiental.

“É muito interessante esse trabalho coletivo, eles desenvolvem a percepção da importância de cada um, do trabalho comum e do senso coletivo. Eles entendem a sua importância e o seu lugar no momento. O malabarismo, por exemplo, desenvolve perseverança porque é uma atividade muito difícil, é preciso querer muito. Então esse foco é muito bacana de se ver”, conta o professor das oficinas, Alexandre Tosin Gabardo.

Justamente em situações como essas, o projeto é importante para que as crianças encontrem a possibilidade de se auto afirmar como indivíduos capazes e competentes para resolver desafios.

Para a diretora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Jacqueline Merchiori, os alunos participaram das oficinas com interesse e entusiasmo. “Essa oficina foi muito importante, pois possibilitou aos nossos estudantes momentos de descontração, alegria, trabalho em equipe e, principalmente, enfrentar desafios”, finaliza.

Oficinas

Para entrarem na temática circense, as oficinas são divididas em quatro módulos que contemplam as áreas do equilibrismo, malabarismo, acrobacia e mágica. Na acrobacia, os alunos terão a oportunidade de aprender técnicas de estrelas, paradas de mão e muitos outros. No módulo de equilíbrio, serão trabalhados exercícios com bola, perna-de-pau e mais. Já no malabarismo, os alunos usarão claves, aros e bolas. E, por fim, serão ensinados truques simples de mágica no último módulo.

Mas, além dos conteúdos circenses, as crianças são incentivadas a construírem seus equipamentos. Assim, elas aprendem a criar objetos relacionados ao conteúdo trabalhado como, por exemplo, bolinhas de malabares com técnicas de balões, claves com cabos de vassoura e garrafas pet, prato chinês com tecido e muitos outros. Desta forma, os professores também estimulam as crianças a utilizarem materiais recicláveis.

Ao final da oficina, como os alunos acabam dominando alguns movimentos circenses, eles criam um pequeno espetáculo para ser apresentado para todos os alunos. “Eles desenvolvem muito a criatividade ao longo do processo. Na mostra artística, eu direciono, mas muito do que eles apresentam vem deles, criam os próprios números”, afirma o professor das oficinas, Alexandre Tosin Gabardo.

Alinhamento com as ODS

Todo o projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, durante as oficinas, o projeto trabalha os objetivos de saúde e bem-estar, igualdade de gênero, redução de desigualdades e consumo e produção responsável.

Os participantes recebem informações sobre os ODS, seus objetivos e metas trabalhadas no projeto. A partir de desenhos e frases feitas por eles, é criado um banner que é doado para a escola.

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