Fake news de serviços e ofertas também devem ser alvo de cuidados

Fake news de serviços e ofertas também devem ser alvo de cuidados

Como identificar e não cair nos golpes e fraudes que estão espalhadas na internet

O comércio eletrônico de bens e serviços está cada vez mais impulsionado, sendo que a alta de 2021 foi de 48,41%, segundo o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust. A alta representa uma tendência que deve se perpetuar e crescer cada vez mais, porém, junto a todas as facilidades que o comércio digital proporciona, aumenta também as inúmeras possibilidades de fraudes.

Frederico Burlamaqui, especialista em marketing e estratégia de negócios, conta que as pessoas devem estar atentas a toda movimentação digital, evitando cair em golpes cada vez mais comuns. “Assim como as fake news que divulgam conteúdo falso, as fraudes pela internet são muitas e estão espalhadas das mais diversas formas, seja em sites falsos, em marcas que não existem ou em prestação de serviços que não podem ser ofertados da maneira como são ou que não cumprem o prometido. É aquilo que a gente chamava de propaganda falsa, só que agora elas estão a um clique dos consumidores”, explica.

Uma das fraudes mais comuns, conhecida como fraude efetiva, acontece nas lojas virtuais, sendo caracterizada por roubo de dados pessoais e de cartão de crédito. “Acontece principalmente com redes varejistas onde cartões são clonados, nesse caso o importante é usar uma senha forte e nunca deixar o cartão salvo. Outra muito comum é o phishing, que é a tentativa fraudulenta de obter informações confidenciais como nomes de usuários, senhas e detalhes de cartão de crédito por meio de disfarce de entidade confiável, geralmente feita via e-mail ou whatsapp”.

Nesses casos, Burlamaqui indica que uma boa forma de identificar a tentativa de fraude é passar o mouse no botão que está na tela e verificar qual endereço aparece. “Se o endereço não sugerir ligação com a loja que faz o anúncio, provavelmente é fraude. Além disso, ter um antivírus que ajude a detectar links maliciosos, é fundamental”.

Na prestação de serviços, o especialista também lista um golpe muito comum e que merece a atenção, que é a oferta de projetos de forma digital e de baixo custo. “Alguns projetos não podem ser realizados de forma totalmente online, pela falta de detalhes e informações. Nesses casos, quando existe um profissional em contato direto com os desejos do cliente, o projeto tem maior chance de ser assertivo e satisfatório”, reforça.

Como identificar um serviço ou produto fraudulento:

Frederico Burlamaqui explica que tudo começa pela oferta, sendo esse o primeiro alerta que deve soar. “Produto muito barato, site sem um rodapé que contenha as informações da loja, como CNPJ e falta de um número de contato, já são indícios de que algo pode estar errado. Verifique comentários em sites de avaliações e queixas, bem como confira as ações judiciais contra a empresa em sites jurídicos, especialmente em compras de alto investimento. Investigue, verifique e não se deixe levar por soluções fáceis, pois um atalho pode ser uma grande dor de cabeça no final das contas”, finaliza.

- Fique atento a promoções duvidosas e preços muito abaixo do mercado

- Verifique o domínio do site

- Procure pelo cadeado HTTPS que atesta se o site é seguro

- Veja se o site contém selos de segurança

- Confira a reputação da empresa nas principais plataformas de avaliação e reclamação da internet

- Cheque a confiança do conteúdo em sites especializados como o “Posso confiar” ou “WhoIs”

- Verifique a presença de informações obrigatórias por lei como CNPJ, razão social, telefone e e-mail

- Pesquise sobre a política de troca e devolução da loja.

- Cheque as formas de pagamento - lojas confiáveis oferecem diversas opções, não apenas pix e boleto bancário.

Add a comment

Agenda Curitiba: Exposição multimídia interativa gratuita abre no Pátio Batel dia 8 de setembro

Agenda Curitiba: Exposição multimídia interativa gratuita abre no Pátio Batel dia 8 de setembro

Com a Geração Z como tema central, a exposição marca o primeiro momento do projeto Conversarte 2022

Quais os hábitos e comportamentos dos jovens nascidos entre 1995 e 2010, a chamada Geração Z? Quais são as expectativas, gostos, sonhos e receios desses jovens conhecidos como nativos digitais? Esses foram os pontos de partida do projeto cultural Conversarte Geração Z, que inaugura no próximo dia 8 de setembro, na Praça de Eventos do shopping Pátio Batel, uma ampla exposição de artes visuais, composta por um mosaico de intervenções de arte e tecnologia que vão proporcionar uma imersão nas leituras e olhares particulares dessa geração.

Com direção de arte do arquiteto, urbanista e cenógrafo Felipe Guerra, a exposição Conversarte Geração Z é gratuita e reúne intervenções em graffiti e arte digital feitas por artistas do coletivo Muchas Minas, materiais audiovisuais de jovens destaques das artes cênicas e uma série de retratos de jovens zennials, que estarão à disposição do público até o dia 5 de outubro. Enquanto os graffitis revelam traços modernos e de fácil trânsito entre as redes sociais e os muros reais, breves monólogos em vídeo tratam de questões comuns aos jovens dessa geração de forma descomplicada e bem-humorada, complementados pelos retratos fotográficos que mostram os Zs como eles realmente são. Tudo é resultado de uma pesquisa que durou 10 meses e reuniu jornalistas, artistas, sociólogos e historiadores em oficinas artísticas com jovens desta faixa etária, sob coordenação do jornalista Cristiano Luiz Freitas, que atua há mais de 20 anos na produção de conteúdo e projetos voltados ao público infantojuvenil.

Após o término da exposição, a instalação no Pátio Batel passa a ser o palco de debates abertos ao público com nomes de peso, sobre os hábitos, comportamentos e tendências da Geração Z. No dia 6 de outubro, a cantora, compositora, atriz, humorista e roteirista Clarice Falcão se reúne com a escritora, jornalista e youtuber Jout Jout para mostrar que é possível conversar sobre temas densos de forma leve e transformar o mundo dando risada. No dia seguinte, 7 de outubro, o empresário, diretor e produtor musical Konrad Dantas, mais conhecido como KondZilla, troca uma ideia sobre cultura e arte periférica com a cantora brasiliense e devota do samba Janine Mathias, e, para finalizar os debates, dia 8 de outubro, o artista e muralista Eduardo Kobra se une ao skatista profissional, criador de conteúdo e apresentador Lucas Xaparral para uma conversa sobre cultura urbana como elemento transformador de realidade.

Os ingressos para os debates já estão à venda no site Disk Ingressos pelo preço promocional de R$ 20.

O Conversarte é um projeto cultural realizado pela Montenegro Produções, esta é sua terceira edição em Curitiba e tem o patrocínio da Britânia, Philco, Sideral Linhas Aéreas e Rumo Logística. A Associação Amigos do HC é a instituição beneficiada pelo projeto e receberá integralmente o valor arrecadado com a venda de ingressos para os debates.

Mais informações em www.montenegroproducoes.com/projeto/conversarte-genz/ 

Serviço:

CONVERSARTE GERAÇÃO Z

EXPOSIÇÃO GRATUITA DE ARTES VISUAIS

Data: De 8 de setembro a 5 de outubro

Local: Praça de Eventos do Pátio Batel (Av. do Batel, 1.868 – Curitiba, PR)

Direção de Arte: Felipe Guerra

Curadoria Artística: Giusy de Luca / Muchas Minas

Artistas Convidadas: Erika Lourenço, Fernanda Rodrigues, Laura Luz, Luciana Gnoatto e Mariê Balbinot

Fotografia Artística: Brunno Covello

Dramaturgia e Direção Cênica: Nathan Milléo Gualda

Elenco Convidado: Loara Gonçalves, Nathalia Garcia, Nathan Milléo Gualda, Pedro Inoue, Renet Lyon

DEBATES COM CLARICE FALCÃO, JOUT JOUT, KONDZILLA, JANINE MATHIAS, EDUARDO KOBRA E LUCAS XAPARRAL

Data: De 6 a 8 de outubro, às 20 horas

Local: Praça de Eventos do Pátio Batel (Av. do Batel, 1.868 – Curitiba, PR)

Ingressos: Lote promocional – R$ 20 (inteira) pelo Disk Ingressos.

https://www.diskingressos.com.br/event/3680

https://www.diskingressos.com.br/event/3681

https://www.diskingressos.com.br/event/3682

Informações: (41) 3315-0808

www.montenegroproducoes.com/projeto/conversarte-genz/ 

Add a comment

Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo oferece tratamentos gratuitos à população  

Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo oferece tratamentos gratuitos à população

Com o objetivo de auxiliar parte da população que não tem acesso a serviços de saúde privados, a Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo (UP) oferece, de forma gratuita, diagnóstico fisioterapêutico e acompanhamento de pacientes que sofrem com doenças e lesões que necessitem de assistência fisioterapêutica.

Por ser uma das áreas que fazem parte da disciplina de estágio curricular obrigatório, a clínica torna-se importantíssima tanto para os estudantes quanto para a comunidade, que é beneficiada com esse tipo de serviço. “Na clínica, nossos alunos têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas e comportamentais por meio de assistência humanizada, despertando assim a necessidade de realizar ações de responsabilidade social individual e coletiva”, aponta o coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Positivo, Roberto Cepeda.

A clínica, que é referência para o ensino e assistência fisioterapêutica, oferece atendimento nas áreas de geriatria, traumato-ortopedia e neurofuncional. As atividades, que são realizadas por alunos do curso de Fisioterapia da UP, sob supervisão de professores, promovem tratamento fisioterapêutico individualizado para cada paciente. O atendimento é gratuito, mas é necessário agendamento prévio pelo telefone (41) 3995-9660.

Serviço:

Clínica de Fisioterapia da Universidade Positivo

Local: Universidade Positivo - Campus Ecoville (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville)

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30, das 13h30 às 16h30 e das 19h às 22h, com agendamento prévio

Agendamento e mais informações: (41) 3995-9660, ramal 3045

Add a comment

79% dos brasileiros se sentem confortáveis em falar sobre sexo

79% dos brasileiros se sentem confortáveis em falar sobre sexo

Censo do Sexo, pesquisa exclusiva da pantynova, revela comportamento dos brasileiros sobre sua sexualidade e aponta que 79% dos entrevistados estão abertos à novas experiências sexuais. Além disso, o estudo constatou que no Brasil ainda existe um GAP do Orgasmo, apontando que mulheres têm 35% menos orgasmos que pessoas que se identificam como homens

Pouquíssimas vezes o comportamento sexual do brasileiro foi estudado e pesquisado. Pensando em desmistificar essa realidade, a pantynova, pioneira em bem-estar sexual no Brasil, lança o Censo do Sexo 2022. O estudo mostra que 79% das pessoas já se sentem confortáveis para falar sobre o assunto, constatando que a sexualidade tem sido tema recorrente nas rodas de conversas.

A pesquisa exclusiva da sextech marca um novo momento da sociedade brasileira que está mais livre de tabus e preconceitos, além de demonstrar que as pessoas estão cada vez menos preconceituosas em relação às diversas formas de prazer que podem experimentar, já que 95% dos entrevistados acreditam que falar sobre sexo impacta positivamente a sociedade. Uma outra parcela dos pesquisados, 75%, acham que falar sobre suas relações sexuais e a masturbação com pessoas próximas é benéfico para sua saúde mental ou física.

Derek Derzevic, pesquisador e cofundador da pantynova, explica que o Censo do Sexo é um avanço para a sociedade no tocante aos tabus que muitos ainda se encaixam. “Tivemos a dor e o delícia de sermos pioneiros em bem-estar sexual no país, abrindo, assim, uma nova categoria no mercado, educando e inspirando uma série de novos empreendedores que têm o mesmo sonho que o nosso: naturalizar o sexo”, diz o executivo.

“Acreditamos que o bem-estar sexual passa pelo autoconhecimento e que é fundamental para a autoestima, nesse sentido, os dados apresentados podem ajudar no entendimento da sexualidade individual (quando cada pessoa se vê como parte de uma sociedade) e coletiva”, complementa.

“O Censo do Sexo é um start para muitas conversas. Entendemos que os dados vão nos ajudar a ampliar ainda mais o diálogo sobre sexualidade no Brasil. O objetivo da pantynova, como empresa, é desmistificar tabus e empoderar os brasileiros em relação à sua sexualidade que deve ser cuidada, tanto quanto se cuida de outras partes do seu corpo”, finaliza Derek.

Ainda existem “Lacunas” de Orgasmo

Além de constatar que as pessoas já se sentem confortáveis para falar de sexo, o Censo trouxe novamente à tona uma outra realidade preocupante: o GAP do Orgasmo ou Lacuna do Orgasmo. Os números mostram que, mesmo com todas as conquistas nas últimas décadas, o orgasmo feminino ainda é 35% menor que o masculino.

Essa diferença é observada há anos, em diferentes pesquisas realizadas por instituições que estudam o comportamento e o bem-estar sexual. Em 2016, por exemplo, a Universidade da Flórida fez uma pesquisa com quase 53 mil adultos nos Estados Unidos, e apontou que 95% dos homens heterossexuais afirmaram que sempre tinham orgasmos durante o sexo.

“A pantynova tem o objetivo de empoderar os consumidores em relação à sua sexualidade. Por isso é tão importante estudar o setor e constatar que ainda temos um mercado enorme a explorar. Se auto descobrir é importantíssimo para que tenhamos um aumento considerável de pessoas chegando ao orgasmo”, diz Izabela Starling, co-fundadora da empresa.

Segundo o Censo do Sexo, o GAP do Orgasmo se dá tanto na masturbação quanto na relação a 2. Quando sozinhas, 66% das mulheres disseram gozar sempre, já quando envolve outra pessoa, esse número cai drasticamente. Somente 19% disseram chegar lá todas as vezes que transam com alguém.

Já entre os que se identificam com o sexo masculino, 86% gozam sempre durante a masturbação, só que esse número também cai quando estão outra pessoa, ficando em 54%. Mesmo assim, os homens dizem gozar muito mais que as mulheres.

Para se ter uma ideia, num ranking de 7 posições de pessoas que sempre gozam (sozinhas ou acompanhadas), os 4 primeiros lugares são ocupados por gente que se identifica como homem.

“Pesquisas como essa nos dão o parâmetro necessário para construirmos um mundo mais igualitário, inclusive em relação às relações sexuais entre as pessoas. Além de trazermos, a partir disso, insumos para fomentar a educação sexual de todos os brasileiros e a criar propostas de prazer para todos com nossos produtos pensados para todos os corpos”, finaliza Heloisa Etelvina.

O Censo do Sexo foi realizado com 1813 brasileiros de todos os gêneros, orientações sexuais e residentes de todas as regiões do Brasil. O público mais alcançado foram os da Geração Z, nascidos a partir de 2000, e Millennium, nascidos a partir dos anos 80, e moradores do Sul e Sudeste do país.

Sobre a pantynova

A Pantynova, scale-up pioneira no mercado de bem-estar sexual brasileiro, nasceu em 2018 com o objetivo de contribuir na descoberta da sexualidade de forma natural, leve e divertida. Fundada e gerenciada apenas por pessoas LGBTQIAP+, a empresa - que desenvolve produtos próprios, entre eles 15 vibradores e uma linha de lubrificantes veganos - foi selecionada para aceleração pela Endeavor em 2021.

Sobre o Censo do Sexo

O Censo do Sexo 2022, realizado pela pantynova, contou com a participação de 1813 pessoas de todos os gêneros, orientações sexuais e residentes de todas as regiões do Brasil. A distribuição da pesquisa foi feita digitalmente, dentro da comunidade da marca e também fora, sendo compartilhada em mais de 500 páginas de redes sociais como Facebook, Twitter e Reddit.

Add a comment

24º Festival Restaurant Week começa em Curitiba

24º Festival Restaurant Week começa em Curitiba

Mais de 40 restaurantes da capital participam do festival que começou dia 05 e segue até dia 25 de setembro

Começa nesta segunda-feira (05/09), mais uma edição do festival Restaurant Week. Presente em mais de 15 cidades ao redor do país, a proposta do evento é, primeiramente, criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, movimentando e aquecendo o mercado gastronômico. Para isso, o festival estabelece preço fixo para todos os restaurantes que apresentam menu completo, de três etapas: entrada, prato principal e sobremesa.

Na capital paranaense mais de 40 restaurantes estão confirmados no Restaurant Week 2022, sendo que um deles é o Grés Gastronomia & Empório, especializado em cozinha contemporânea. A casa, localizada no Batel, bem na Praça da Espanha, participará do evento servindo apenas durante o jantar, com menu completo ao preço fixo de R$ 74.90.

Nesse ano o tema do Festival Restaurant Week é “Releituras: do clássico a originalidade à brasileira”.

Confira o cardápio do Grés Gastronomia para o festival

• Entradas: bolinho de barreado com pasta de pimenta biquinho ou tostones de mandioca caprese

• Principais: polenta branca com porco Moura em molho caiçara ou risoto de cachaça, carne seca e banana da terra

• Sobremesas: mousse de cupuaçu com farofa de castanhas ou brigadeiro de doce de leite com banana

Serviço:

Rua Saldanha Marinho, 1582.

Jantar – a partir de 18h.

Preço fixo do menu: R$ 74.90

Estacionamento Conveniado.

Horários de funcionamento do Grés

Terça a sábado: 9h30 às 23h

Domingo: 9h30 às 16h

Instagram: @gresgastronomia

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos