Novo jornalismo do Grupo Ric tem marca própria e parte para disputar a liderança no Paraná

Novo jornalismo do Grupo Ric tem marca própria e parte para disputar a liderança no Paraná

Projeto RN repagina os noticiários, com boletins 24 horas, e estreia estúdio tecnológico com 1 km de luzes de LED que personaliza cenários

Segunda maior em audiência no jornalismo paranaense, com posição consolidada na abordagem popular e comunitária, a RICtv parte com mais energia para ampliar seu público e disputar o primeiro lugar nos noticiários da manhã e da noite. Para isso, uma das estratégias do Grupo Ric é o RIC Notícias (RN), nova plataforma que está no ar com informações a todo momento na TV, no rádio e na internet.

A marca própria de jornalismo do Grupo Ric - maior afiliado da Rede Record no país - se soma à cobertura oferecida pelos programas populares Cidade Alerta e Balanço Geral. E envolve as quatro emissoras da RICtv, que cobrem todo o estado, mais as duas rádios Jovem Pan News, em Curitiba e Londrina. As redes sociais foram unificadas para agilizar a comunicação e aumentar a conexão com o público regional e todo o conteúdo é publicado em tempo real no portal RIC Mais.

Na RICtv, o RN Dia assume o lugar do antigo Paraná no Ar. A renovação também celebra os 15 meses de vice-liderança em audiência da RICtv no primeiro horário da manhã, com direito à trilha sonora original, composta pelo produtor Fernando Gumiero. O projeto conta ainda com o RN Noite e os plantões noticiosos de 1 minuto do RIC Notícias 24 Horas (o RN 24H), que entram no ar em breve.

O projeto RN estreia com paginação toda nova, desde o cenário até as vinhetas, trilhas e editorias. A RICtv Curitiba acaba de inaugurar um novo estúdio em formato de arena 360 graus, que recebe todos os programas da emissora, cada um com sua identidade visual garantida por um conjunto de 1 quilômetro de luzes de LED. Tecnológico e futurístico, o estúdio reúne o que há de mais moderno em TV no mundo, a partir de pesquisa em mais de 60 emissoras, e será levado para as demais emissoras em Londrina, Maringá e Região Oeste do Paraná.

Informação, análise e opinião

O RN Dia ocupa as manhãs da RICtv e da rádio Jovem Pan News, inclusive com os mesmos apresentadores, os jornalistas Guilherme Rivarolli e Manuella Niclewicz, que entram no ar das 6h30 às 8h30 da manhã na TV e das 10h às 12h na rádio. O novo formato conta com o retorno de Simone Hammes, que apresenta o RN Noite ao lado de Eduardo Scola, com as análises políticas do jornalista Marc Sousa, a partir das 19h20. Esse mesmo trio encabeça a cobertura jornalística da Jovem Pan News das 17h às 18h.

“O conceito do novo jornalismo com marca própria do Grupo Ric é que nosso público esteja sempre bem informado e em primeira mão. Nós conseguimos acompanhar os assuntos o dia todo, divulgando seus desdobramentos em todas as plataformas. Além disso, nos apoiamos no tripé informação, análise e opinião”, diz a jornalista Ivete Azzolini, head de conteúdo do Grupo Ric.

Para produzir um jornalismo que traduz a notícia, analisa e opina, a RICtv mobiliza 32 equipes de reportagem em todo o estado, além de nove apresentadores e cerca de 30 produtores, cobrindo economia, política, comportamento e serviços – da variação do tempo aos indicadores econômicos, incluindo as agendas mais importantes e as hardnews.

A produção própria de conteúdo é uma das mais robustas entre as empresas regionais da comunicação brasileira. Os 200 jornalistas do grupo produzem 1.560 horas por mês de conteúdo próprio, somadas todas as plataformas. A produção crossmedia gera mais de 190 milhões de impactos por mês.

“Com o RN impactamos a audiência 24 horas por dia com notícias. O anunciante ganha mais visibilidade em formatos crossmedia, que integram a cobertura de rádio e TV de forma eficiente, com muito maior alcance”, diz o diretor corporativo de Mercado e Soluções Integradas do Grupo Ric, Marcelo Requena.

Sobre o Grupo Ric

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo Ric é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RICtv TV Curitiba, RICtv Maringá, RICtv Londrina e RICtv Oeste, cobrindo 99% do território paranaense-, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, as rádios Jovem Pan News Curitiba e Londrina, a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais e a plataforma de estilo de vida TOPVIEW. Além disso, o Grupo Ric presta serviços de produção audiovisual, e marketing de relacionamento para o mercado por meio de suas unidades de negócios: RICPodcast, RICLab, RICRural Hub, RICPlay e a plataforma de influenciadores digitais SPARK. A Quintal Ventures responde pelo investimento em startups inovadoras e o braço social é atendido pelo Instituto RIC de Atitude Social.

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Shopping inaugura parque infantil gratuito e aberto ao público

Shopping inaugura parque infantil gratuito e aberto ao público

O Estação Kids é um espaço fixo com circuito, escorregadores e balanço

Neste sábado (16), a partir das 14h, o Shopping Estação inaugura a sua mais nova atração infantil, um parque indoor fixo, totalmente gratuito, que vai proporcionar muita diversão para as crianças.

O Estação Kids está localizado no Piso L1, próximo à parada do trenzinho, e é um espaço coletivo, aberto ao público. As famílias vão poder curtir o circuito com muitas brincadeiras, escorregadores e balanço. A atividade é indicada para os pequenos de 2 a 12 anos, sempre supervisionados pelos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.

"Quando pensamos em oferecer mais entretenimento aos nossos clientes, logo imaginamos um espaço democrático para proporcionar momentos de diversão em família para todos. Por isso montamos esse parque gratuito e acessível, para que curitibanos e turistas possam aproveitar o shopping da melhor forma", explica Patrícia Rodrigues, gerente de marketing do Shopping Estação.

Durante a festa de abertura, das 14h às 20h, haverá distribuição gratuita de pipoca e balões.

Mais diversão

Nos próximos finais de semana, dias 16, 17, 23 e 24 de julho, haverá oficinas recreativas para os pequenos aproveitarem ainda mais as férias. A programação é aberta ao público e gratuita, organizada por ordem de chegada.

Na agenda do shopping tem oficinas de pintura de personagens da Hello Kitty em gesso e montagem de Puppet (fantoche). Ambas estimulam a imaginação e a criatividade dos participantes. Na pintura do gesso, as crianças ainda ganham um kit de cores e um suporte para pendurar a arte na parede.

As atividades acontecem das 14h às 18h, no piso L1, próximo ao parque Estação Kids.

Serviço:

Oficinas infantis gratuitas.

Datas: 16 e 17, 23 e 24 de julho.

Horário: das 14h às 18h.

Piso L1, próximo ao Estação Kids.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

Compras via Assistente de Compras - WhatsApp 41 98869-3105

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br 

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Pizzaria de Curitiba lança Open de Pizza & Vinho por apenas R$ 95

Pizzaria de Curitiba lança Open de Pizza & Vinho por apenas R$ 95

Comandada pelo Chef Dudu Sperandio, a Funiculare Mercês vai oferecer pizza e vinho à vontade aos domingos

A pizzaria Funiculare Mercês, comandada pelo premiado chef Dudu Sperandio, acaba de lançar uma promoção bem especial para os amantes de vinhos e pizzas. Aos domingos, a partir do dia 17 de julho, o público terá a oportunidade de saborear o incrível Open de Pizza & Vinho, durante 2 horas, por apenas R$ 95 por pessoa.

O Open contará com rótulos especiais selecionados pela casa, que combinam perfeitamente com os preparos do cardápio, com opções de vinhos tinto, branco, rosé e espumante servidos à vontade. Já o menu de pizzas contará com sete grandes destaques do cardápio da Funiculare: Margherita, Calabresa, Três Queijos & Alho Chips, Portuguesa, Trufas Negras, Milho & Bacon e Blumenau. Além disso, o menu pode ser adaptado ao público vegetariano. As opções serão servidas à vontade por 2 horas após o pedido.

“A combinação entre pizza e vinhos é sempre uma boa pedida, e queremos oferecer essa experiência completa para nossos clientes, que terão a oportunidade de harmonizar as nossas deliciosas pizzas com os mais variados rótulos. Um programa imperdível para os mantes de bons vinhos”, destaca o chef Dudu Sperandio.

O Open de Pizza & Vinho por apenas R$ 95 por pessoa será realizado aos domingos, a partir do dia 17 de julho, na Funiculare Mercês (Rua Myltho Anselmo da Silva, nº 1439). A casa abre 18h30. Reservas pelo telefone (41) 3079-5477. Mais informações no Instagram oficial do empreendimento (@funicularepizzaria).

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Cashback: consumidor brasileiro economizou R$ 2 milhões em compras no primeiro semestre de 2022

Cashback: consumidor brasileiro economizou R$ 2 milhões em compras no primeiro semestre de 2022

Levantamento realizado pela fintech Beblue aponta vantagens do consumo realizado por meio do cashback

De acordo com o levantamento inédito da fintech Beblue, especializada em cashback, os brasileiros economizaram R$ 2 milhões em compras com o uso de cashback - dinheiro de volta - entre janeiro e junho deste ano. A pesquisa foi realizada a partir dos dados de consumo dos clientes cadastrados na plataforma digital da empresa. Segundo Sandra Campos, CEO do Beblue, os consumidores estão entendendo mais a importância do benefício no dia a dia. “As pessoas estão preferindo realizar compras ou pagar suas contas em aplicativos ou locais que entreguem mais vantagens, e receber dinheiro de volta após essas transações faz a diferença na hora de fechar o orçamento no fim do mês”, conta.

Além de economizar dinheiro, o consumidor também acumulou R$ 2,4 milhões em recompensas na carteira digital nestes últimos meses. “Desde o ano passado, notamos as pessoas procurando mais por cashback, tanto pelo aumento do conhecimento sobre o benefício quanto para economizar, então a alta utilização já era esperada para este período”, afirma Sandra.

Ainda segundo o levantamento, é possível identificar em quais setores os brasileiros mais gastaram, traçando um padrão de consumo dos usuários. Em primeiro lugar estão os gastos com mercearias e supermercados, seguido de lojas e mercadorias gerais e, em terceiro, as vendas em geral, como de campanhas e promoções. Para Sandra, isso é reflexo do aumento da confiança do consumidor no sistema de recompensas, principalmente depois que o passaram a enxergar como uma vantagem. “Com a alta da inflação, qualquer ‘economia’ feita é bem-vinda para o consumidor, ainda mais nos gastos básicos, como compras no supermercado”, avalia.

Sobre a Beblue

Fundada em 2016, na cidade de Ribeirão Preto (SP), a fintech Beblue assumiu o pioneirismo no Brasil como meio de pagamento que permite ao consumidor ampliar o poder de compra com sistema de recompensas em cashback. Em 2019, a startup passou por reestruturação organizacional e tecnológica após aporte recebido do fundo de investimento Vector Inovação e Tecnologia (VIT), que também detém o controle societário. E, em 2022, anunciou a atuação como carteira digital, permitindo a realização de uma série de transações financeiras em um só lugar.

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O Qatar, a Copa e a kafala: um legado de violações

O Qatar, a Copa e a kafala: um legado de violações

João Alfredo Lopes Nyegray*

O Qatar é um pequeno país do Oriente Médio, com população total de aproximadamente 3 milhões de pessoas. Dessas, apenas cerca de 10% são nativos. Apesar de ser um dos países mais ricos do mundo, e com o terceiro IDH mais elevado do mundo árabe, recaem sobre a Monarquia Absoluta do Emir Tamim bin Hamad Al Thani pesadas acusações de violações de Direitos Humanos, em especial na construção dos estádios que receberão a Copa do Mundo Fifa 2022.

Tendo vencido o pleito para sediar o torneio em 2010, as acusações de violação de Direitos Humanos iniciaram-se ainda naquele ano. Ao que se sabe, pelo menos 20 mil trabalhadores foram utilizados na construção civil para as obras do torneio. Segundo o “The Guardian”, mais de 6.500 trabalhadores morreram desde o início das obras para a construção de toda a infraestrutura padrão Fifa. A imensa maioria desses trabalhadores são imigrantes.

Enquanto o Qatar atrai investimentos bilionários, viola uma dezena de tratados e acordos internacionais, como a Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos de 1966, além da Convenção sobre a Abolição do Trabalho Forçado, da Organização Internacional do Trabalho.

É uma aberração que, em pleno século XXI, seja ainda necessário lutar e combater a escravidão. O que ocorreu com muitos dos trabalhadores atraídos pelas obras da Copa do Mundo de 2022 é o que segue ocorrendo em várias regiões do mundo: a escravidão moderna. No caso do Qatar há também a “kafala”. Trata-se de um sistema em que o empregado necessita de um patrocinador no país de destino – normalmente o patrão. A troca de emprego só é possível quando o patrão assina uma recomendação autorizando a mudança. Embora oficialmente o Qatar tenha abolido essa regra, a Anistia Internacional afirma que a kafala segue ocorrendo. A kafala motivou inúmeros protestos pelo mundo para que o Qatar perdesse o direito de realizar o torneio. A Fifa diz investigar a situação, e, enquanto isso, as obras seguiram seu curso.

Na edição 148, a revista Humanitas trouxe o dado de que em 1700 vieram para o Brasil cerca de 85 mil escravos. Hoje não sabemos ao certo quantas pessoas vivem em regime de escravidão ou situação análoga, mas certamente é um número muito maior do que era no passado – mesmo quando a escravidão era permitida. O que se sabe é que ocorre em uma centena de áreas além da construção civil, como os setores têxtil, industrial e agrícola. A prática da escravidão constitui não apenas um dos mais nefastos períodos de nossa história, como sua continuidade demonstra que pouco aprendemos com o passado, ou que pouco nos solidarizamos com as dores do outro no presente. É ilusão acreditar que isso só existe na Ásia, na África ou em lugares distantes. O caso de Madalena Gordiano, libertada em 2020 após 38 anos vivendo em situação análoga à escravidão, nos prova que a escravidão pode estar ocorrendo ao nosso lado sem que nos demos conta.

O questionamento que se deve fazer é: até quando essas violações serão toleradas? O século XX nos trouxe incontáveis conflitos, guerras e genocídios. Na sequência, vários instrumentos internacionais foram criados – seja para a preservação da paz ou para assegurar uma vida humana digna. Ao que parece, nada disso foi capaz de nos ensinar os benefícios da paz ou a importância da alteridade. As denúncias que pesam sobre o Qatar, e o assombroso número de trabalhadores mortos mostram que não bastam instrumentos, tratados ou convenções, quando falta vontade. Por um mundo onde tenhamos Direitos Humanos e Negócios padrão Fifa.

*João Alfredo Lopes Nyegray, doutorando em estratégia, coordenador do curso de Comércio Exterior e professor de Geopolítica e Negócios Internacionais na Universidade Positivo (UP)

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