Férias: como ficam as crianças de pais separados?  

Férias: como ficam as crianças de pais separados?

Milena Fiuza*

Com o fim de um relacionamento (casamento ou união estável), quando há filhos, os pais buscam constantemente dividir o tempo de convivência com as crianças, pensando no bem-estar delas. Em festas e comemorações familiares, e especialmente nas férias escolares, essa divisão pode se tornar um problema, caso não haja um bom diálogo entre os pais ou um acordo judicial.

Geralmente, no momento da separação, são definidos apenas o regime de visitas e o valor de pensão alimentícia a ser pago. Atualmente, o regime de guarda compartilhada é a regra na questão de guarda de filhos, salvo exceções analisadas pelo juiz. Em resumo, esse regime confere tanto à mãe quanto ao pai a responsabilidade sobre a criação dos filhos, mesmo após a ruptura da vida conjugal, havendo a responsabilização conjunta e o exercício de direitos e deveres do genitor que não viva no mesmo domicílio, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns.

Por essa razão, nessa época do ano, surge uma série de dúvidas e disputas entre os pais sobre como serão as viagens e férias escolares. Embora a lei não defina claramente qual a regra para esse tipo de situação, o que se tem buscado é estabelecer um equilíbrio entre pai e mãe. Nas férias e nos feriados, permanece valendo o formato ordinário (finais de semanas alternados ou outra acordada), sem conceder prioridade ou direito de escolha de qualquer um dos pais.

Se o caminho escolhido for um acordo ou pedido judicial, este deve ser detalhado na regulamentação dessas datas, inclusive com progressão ao longo dos anos. As decisões judiciais e alguns acordos que vêm sendo firmados nesse sentido têm estabelecido que, no período de férias escolares, a criança fique uma quinzena com o pai e outra com a mãe. Além disso, nesses acordos, é estabelecido com quem a criança passará algumas datas de feriados prolongados, alternância entre a data de aniversário da criança, entre outros.

O foco dessas decisões deve sempre ser os filhos envolvidos, portanto, priorizar determinados detalhes é essencial. Por exemplo, se a criança ainda é muito nova, os períodos exclusivos são mais curtos e frequentes. Quando o filho ainda não pernoita com um dos pais, não é prudente que se tire longos períodos de férias com a criança. É uma adaptação que exige esforço e maior paciência.

Um ponto importante diz respeito à questão das viagens. Desde do início de 2019, nenhum menor até 16 anos pode viajar para fora da cidade onde reside desacompanhado dos pais ou responsáveis, sem a autorização judicial. A nova regra foi estabelecida pela Lei Federal 13.812/2019. Ainda, como medida preventiva, a nova lei modificou o artigo 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), que regula as viagens de crianças e adolescentes em território nacional. Para viagens ao exterior, se a criança estiver acompanhada de apenas um dos pais, deverá ter a autorização expressa do outro – obrigatoriamente com firma reconhecida em cartório. Outra forma de conseguir essa autorização é com uma decisão judicial.

O ideal é que se estabeleça o quanto antes as regras de visitas, festas, viagens e férias. Além de evitar disputas desnecessárias entre os genitores, a criança é preservada e consegue ter uma convivência equilibrada com os pais, independentemente do status de relacionamento de cada um.

*Milena Kendrick Fiuza é gerente pedagógica do Sistema Positivo de Ensino

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Instituto Gourmet Brasil lança dois novos modelos de negócios focando em cidades a partir de 60 mil habitantes

Instituto Gourmet Brasil lança dois novos modelos de negócios focando em cidades a partir de 60 mil habitantes

Além do modelo tradicional, a marca criou o modelo Select, para cidades de 100 a 450 mil habitantes e o Slim para cidades a partir de 60 mil habitantes

Empresas dos mais variados segmentos e portes estão buscando cada vez mais o crescimento longe das capitais e voltando-se para o interior. Segundo dados divulgados no último ano pela Consultoria IPC Marketing, entre 2015 e 2020, o consumo nas 50 maiores cidades avançou quase 15%, enquanto nos outros 5.520 municípios do país esse número chegou à 23%.

“Com o amadurecimento da rede, nesses últimos anos, analisamos com mais atenção dados como perfil do consumidor, densidade na região e número de habitantes. Com a pandemia, percebemos que era o momento de expandir para cidades do interior”, comenta Patricia Rocha, gerente de expansão do Instituto Gourmet Brasil.

Hoje as franquias do Instituto Gourmet Brasil, maior rede de cursos profissionalizantes em gastronomia do país, estão abrangendo cidades a partir de 60 mil habitantes, e conta com três modelos de negócios: no modelo Slim, as unidades terão em média 110m² e uma sala de aula, já no Select, terão em média 150m² e duas salas de aula, o modelo Premium, conta com unidades de 210m² e três salas de aula.

O modelo Select já conta com unidades em funcionamento, já o Slim foi apresentado com exclusividade na ABF Expo Franchising, no final do mês de junho. “Estamos transformando vidas em todas as cidades do país e agora conseguimos estruturar nosso negócio para proporcionar educação fora das grades capitais”, pontua.

A expectativa da rede é de crescer 30% com os novos modelos de negócio. “2021 foi um ano bastante desafiador e de grandes aprendizados para o Instituto Gourmet Brasil, para 2022 estamos em desenvolvimento de ações estruturantes que pavimentarão o crescimento sustentável do negócio no médio e longo prazo”, analisa Patricia.

Apostando no aluno empreendedor, o Instituto Gourmet Brasil foi fundado em 2014 por Lucilaine Lima e Robson Fejoli. Em 2015 com a entrada do sócio Glaucio Athayde, formataram e testaram o modelo de negócio para o franchising. A expansão da rede começou 2017 e desde então segue em constante crescimento e, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com a holding SMZTO.

Em 2021, a marca apontou um crescimento de 50% no sell-out da rede – venda direta para o consumidor final – e mesmo durante os fechamentos das unidades devido aos decretos estaduais, não houve nenhuma quebra de contrato. “Nós dobramos o volume de unidades”, comemoram os sócios, sobre o crescimento de 80% em unidades ativas.

Hoje são mais de 130 unidades em funcionamento e mais de 30 mil alunos já passaram pela rede, que recentemente atingiu o faturamento de R$ 90 milhões. Para investir no modelo Slim é preciso investir R$ 220 mil, o faturamento médio é de R$ 54 mil, com lucratividade de 30% e o prazo de retorno é de 24 meses, já no modelo Select é necessário investir a partir de R$ 322mil, o faturamento médio é de R$ 90 mil, com uma lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 20 meses. Já no modelo Premium o investidor desembolsa R$ 391 mil, o faturamento médio é de R$ 110 mil, lucratividade de 25% a 35% e o prazo de retorno é de 19 meses.

Sobre o Instituto Gourmet Brasil

O Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 150 unidades comercializadas em todo país.

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Wine anuncia parceria com a coleção de NFTs, Satoshi Nation

Wine anuncia parceria com a coleção de NFTs, Satoshi Nation

Vinho e NFTs. Uma combinação digna de um brinde

Antenada com as novas demandas da sociedade e com o poder da blockchain, a Wine – maior clube de assinatura de vinho do mundo e líder no ranking de importação do Brasil – que há poucos meses noticiou o bitcoin como alternativa de meio de pagamento em seu e-commerce, acaba de confirmar uma parceria inédita com uma coleção de Tokens Não Fungíveis (NFTs) brasileira, a Satoshi Nation.

Com a parceria, os entusiastas dos criptoativos que possuem ou passarem a adquirir NFTs da Satoshi Nation terão descontos exclusivos no Clube Wine – modelo de assinatura de recorrência que permite aos apaixonados por vinho receber todos os meses, no conforto de casa, rótulos dos quatro cantos do mundo selecionados por verdadeiros especialistas no assunto, os Winehunters. O desconto pode garantir mais de R$ 1.850 de economia ao ano.

“Na Wine, o senso de comunidade é muito grande. Somos uma legião de mais de 300 mil assinantes apaixonados por vinho e os ativos digitais podem enriquecer ainda mais a experiência dos nossos sócios. Do ponto de vista de tecnologia é uma conexão com a comunidade cripto que vem crescendo bastante e é muito ligada à inovação. A Wine tem um DNA forte de startup e quer estar presente onde o consumidor está, por isso acompanhamos de perto todas as novas realidades e, como toda startup, estamos testando e colhendo feedbacks deste novo modelo de parceria com foco nos NFTs”, afirma Clayton Freire, Diretor de Tecnologia da Wine.

Segundo Cesar Santini, co-founder da Satoshi Nation, aos poucos, os Tokens Não Fungíveis vêm provando para os mais céticos que as artes digitais podem ser muito mais do que JPGs, entregando valor e engajando uma comunidade de pessoas.

“Para nós é muito importante que uma marca como a Wine esteja olhando para as oportunidades em blockchain e para o universo de NFTs. A entrada de grandes players nesse mundo ajuda a atrair olhares das pessoas para uma revolução (tecnológica e cultural) que vem acontecendo de forma muito rápida na sociedade. É um tema muito novo, com muitos desafios ainda a serem superados, mas que tem tudo para transformar as relações das pessoas e permitir novos pontos de conexão da marca com seus consumidores”, diz Santini.

A coleção da Satoshi Nation promete aos seus investidores acesso a eventos educacionais de criptomoedas, sorteios de obras de arte de artistas e muitos benefícios, como esse desconto através da parceria com a Wine que será disponibilizado e validado em um grupo exclusivo de membros no Discord – a rede social mais utilizada no universo dos NFTs.

“O mercado de ativos digitais tem crescido bastante. Nós queremos estar onde o nosso cliente e sócio quer estar. Se eles querem estar nesse mundo cripto, estaremos lá também”, finaliza Freire.

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil. A Wine está presente também no México, com o clube “Vino como quieras”. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezesseis lojas físicas no Brasil: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras oito em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

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TIM reformula loja no Barigui com conceito voltado à experiência dos clientes

TIM reformula loja no Barigui com conceito voltado à experiência dos clientes

A loja dispõe da tecnologia 5G, com espaço para que os clientes experimentem acessórios e smartphones além de equipamentos para a conexão de residências

Um lugar de portas abertas, moderno, convidativo e aconchegante, com equipamentos e aparelhos de última geração, espaços para bate-papo e coworking, com wi-fi e tablets, além de ser pet friendly. Trata-se do novo conceito que a operadora trouxe para a sua loja do ParkShoppingBarigui. Baseada em experiências, a loja reforça o conceito de omnichannel, onde o cliente pode experimentar acessórios e smartphones já com a tecnologia 5G e até equipamentos para conexão de residências, através da Internet das Coisas. A inauguração oficial para clientes e convidados será na próxima quarta-feira (13 de julho), a partir das 15h, na loja do ParkShoppingBarigui, com música, coquetel, espumante e degustação de vinhos italianos.

Na nova loja conceito da TIM, o próprio consumidor poderá realizar atividades básicas desde consultar, imprimir, pagar faturas, adquirir planos, serviços e muito mais. A partir de agora as lojas da operadora oferecerão também Gerentes Digitais: cada loja passa a ter uma página oficial na rede social, com conteúdo publicado pela própria equipe, criando, assim, um novo canal com o cliente. Também já foi remodelada a loja a do Barra Shopping, no Rio de Janeiro e, ao longo do ano, outras seis serão abertas em cidades espalhadas pelo Brasil. O projeto de arquitetura da loja foi desenhado pela Cheil Brasil.

A loja conceito marca o início de uma nova experiência na jornada do cliente, repleta de inovação e com direito à chegada da TIM na nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Para que o público comece a se ambientar com a nova realidade, será disponibilizado um “Espaço Metaverso” na loja física. Na ativação, o cliente receberá um kit higienizado com óculos de realidade virtual e fones de ouvido. Ele assistirá, através dos óculos, um vídeo explicativo sobre o novo ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista, podendo também navegar digitalmente pela loja-conceito, como se estivesse em uma “realidade paralela”. A inauguração ainda terá ações com as fabricantes Samsung e Huawei para os convidados, como impressões de fotos 3D e vídeos 360°, tudo via tecnologia 5G.

“Queremos que nosso cliente tenha uma experiência completa na loja conceito e encontre tudo o que precisa num lugar só. Além dos smartphones, gadgets e outros acessórios disponíveis em loja, o consumidor terá acesso também a uma vitrine virtual com uma prateleira infinita, com maior disponibilidade de produtos que poderá adquirir e receber em casa na sequência. O cliente ainda poderá conhecer e experimentar os produtos e serviços já com a tecnologia 5G em espaços aconchegantes e práticos”, afirma Christian Krieger, diretor comercial da TIM para a Região Sul.

Outra área será exclusiva para atendimento ao cliente, com direito a especialistas em tecnologia para sanar todas as dúvidas sobre o tema e consultores de atendimento estratégico que tornam a jornada do cliente ainda mais ágil e assertiva. Um espaço será dedicado para serviços oferecidos por parceiros da TIM, como Netflix, HBO, Deezer, Ampli e mais. A parceria com a Ampli disponibiliza um teste vocacional simples e intuitivo que indica a faculdade que mais se enquadra no perfil de quem está respondendo. O resultado chega na mesma hora por e-mail, oferecendo uma lista de cursos que o cliente pode aproveitar gratuitamente por 30 dias para conhecer mais sobre a profissão sugerida. Além das opções de carreiras, o teste também direciona para graduações disponíveis na Ampli. A matrícula pode ser feita ali mesmo.

 

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1º Festival de Bolinhos de Boteco

1º Festival de Bolinhos de Boteco

Promovido pelo tradicional Bar Quermesse, o evento vai reunir uma seleção exclusiva de porções dos mais deliciosos bolinhos de boteco pelo preço fixo de R$ 15

Com mais de uma década de história e consolidado como um dos empreendimentos mais tradicionais da gastronomia paranaense, o Bar Quermesse conquistou o público curitibano unindo cervejas e bebidas especiais a um cardápio que valoriza o melhor da gastronomia regional brasileira, baseado, principalmente, nas clássicas comidinhas de boteco.

Pensando em destacar alguns dos preparos mais pedidos da casa, o Bar Quermesse vai promover o 1º Festival de Bolinhos de Boteco. Durante o evento, que acontece entre os dias 12 e 17 de julho, o público poderá saborear variedades da iguaria que serão comercializadas pelo preço fixo de R$ 15. Serão 4 opções de porções com quatro bolinhos cada: bolinho de mandioca com carne seca, bolinho de cabotia com frango, bolinho de bacalhau e bolinho de peito de peru com pimenta.

Além da programação especial, a casa conta com opções de bebidas selecionadas e demais preparos extremamente saborosos, entre eles torresmo, mignon chic, brusqueta e batata brava. Aos finais de semana, o Quermesse oferece preparos como feijoada, barreado, buffet de comida mineira e churrasco de igreja.

O Bar Quermesse fica na Rua Carlos Pioli, (nº 513), no bairro Bom Retiro, e funciona de terça a sexta, das 18h às 01h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 01h. O 1º Festival de Bolinhos de Boteco será realizado entre os dias 12 e 17 de julho, durante todo o horário de funcionamento da casa. Mais informações no site www.quermesse.com.br ou pelo telefone (41) 3026-6676.

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