Podcast influencia crianças a adotarem hábitos sustentáveis para a preservação do planeta

Podcast influencia crianças a adotarem hábitos sustentáveis para a preservação do planeta

Conteúdos entretêm e estimulam a mobilização de novas gerações

Kaiala é uma menina atenta aos pequenos detalhes ao seu redor: joaninhas, formigas operárias, conchas do mar e grãos de areia. Sua mãe, Gigi, lhe ensinou que os adultos são tão apressados que não conseguem reparar na aparente pequenez do que faz parte da natureza e do que é invisível aos nossos olhos. Este é o início de “Somos a Mãe Terra”, uma das histórias do podcast “Contos da Capivara”, que tem como objetivo inspirar crianças e seus familiares a adotarem práticas sustentáveis.

Escrita pela educadora Kiusam de Oliveira, a história retrata a profunda conexão entre os seres humanos e a natureza e conta com o apoio do grupo de pesquisa Laroyê. “Você é filha da Terra e dela é matéria”, explica Gigi à filha, fazendo-a refletir sobre outros elementos naturais, como o vento, a água e o fogo. Com uma linguagem simples e envolvente, Kiusam mostra às crianças que todos esses elementos e seres possuem uma função dentro do universo, incentivando os pequenos a contemplá-los e valorizá-los.

Idealizado pelo Verdes Marias, movimento de três irmãs que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais saudável, e pela produtora Poétika, o “Contos da Capivara” possui oito histórias de autores brasileiros de livros infantis, como Kiusam de Oliveira, Claudia Vasconcellos, Marcelo Maluf, Julia Medeiros, Carú Ricardo e Ciro Campos e Thara Alves.

São narrativas indicadas para crianças acima de quatro anos e que abordam aspectos variados da temática da preservação ambiental: lixo, mudanças climáticas, desmatamento e a importância do cuidado com a água estão entre elas. Todos os episódios possuem o apoio técnico de organizações como o Greenpeace, Famílias pelo Clima, Sea Shepherd, Instituto Ipê, Menos 1 lixo, entre outras, e contam com a Clara, a Capivara, que traz dicas de microrrevoluções de como as famílias podem levar uma vida mais sustentável.

Contação de histórias potencializa aprendizado

De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Cupom Válido, com dados da Statista e do IBOPE, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo e só fica atrás da Suécia e da Irlanda. Mais de 30 milhões de brasileiros ouvem podcasts e o formato tem atraído um público em busca de conteúdos mais diversos e qualificados. A ferramenta não chama a atenção apenas de adultos, mas também do público infantil, já que a contação de histórias transmite conteúdos educativos de uma maneira instigante, divertida e leve. As crianças desenvolvem a imaginação e a escuta e retêm a atenção no momento presente enquanto têm acesso a novos aprendizados importantes para sua formação.

“Dentro de uma visão negro-referenciada e considerando a África como o berço da humanidade, a narração de histórias foi a primeira via de acesso à informação e às trocas. Era o momento de as pessoas estarem em roda, olho no olho, frente a frente. Educar as crianças a partir da narração adequada aos temas desejados é essencial”, afirma a escritora Kiusam.

A ferramenta mantém as crianças distantes do excesso de exposição à televisão e a outras telas, que podem causar uma série de prejuízos físicos, cognitivos e comportamentais. Alguns deles são dificuldade de aprendizagem e de interação social, baixa concentração, estímulo da agressividade e problemas oculares. Outra questão refere-se à relação formada entre os dispositivos eletrônicos e as crianças.

Enquanto as telas colocam os menores em uma posição passiva - na qual eles clicam e recebem conteúdos instantaneamente - o podcast faz o contrário e encoraja o fortalecimento de suas habilidades. “Percebemos que esse poderia ser um caminho muito interessante, as crianças absorvem o conteúdo de uma forma agradável. Na televisão, a informação está totalmente pronta, isso distancia as pessoas de um raciocínio, elas ficam hipnotizadas. No podcast, as crianças entram num nível de concentração para visualizar as histórias nas suas mentes”, explica Flávio Nina, sócio do “Contos da Capivara”.

Microrrevoluções

O “Contos da Capivara” não se limita a denunciar os problemas socioambientais, pelo contrário: seu intuito é oferecer soluções propositivas, incentivando o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis para o planeta. Ao final de cada episódio, a Capivara cita pequenas ações que podem ser feitas no dia a dia e que fazem a diferença para o meio ambiente. Elas são denominadas microrrevoluções e incluem um vasto leque de opções como reciclar embalagens, reduzir o consumo e usar produtos menos nocivos ao meio ambiente. No episódio “Somos a Mãe Terra”, os ouvintes são convidados a tirar os sapatos e pisar no solo para se conectarem mais à natureza. Em seguida, a Capivara propõe que as crianças brinquem com as folhas que caem durante o outono e façam uma arte com elas para que se lembrem que o meio ambiente é também o seu lar.

A filha mais velha de Flávio é uma das ouvintes do podcast e sempre traz questões relacionadas à preservação do planeta para a família: “Acabamos sempre nos engajando nas pesquisas dela, como os brinquedos de sucata [referência ao episódio Bricabraque]. Minha filha sempre pergunta sobre reciclagem e quer transformar sucatas em brinquedos. As microrrevoluções podem parecer até despretensiosas e ingênuas, mas a soma delas pode causar muito impacto e inspirar as pessoas a ter atitudes parecidas. Elas são muito simples e podem incluir brincar ao ar livre, ir a parques nacionais e a reservas. Ficamos tão condicionados a ir ao shopping e comprar algo em uma loja, mas a experiência para a criança pode ser algo como correr na grama, precisamos expandir o que é o brincar”.

O engajamento infantil no assunto é perceptível. Mariana Moraes, uma das irmãs do Verdes Marias, conta sobre o retorno que recebe das crianças que acompanham o “Contos da Capivara”: “recebemos relatos de crianças do Brasil todo, contando como tem brincado com sucata, que adoraram a história da rafa garrafa (sobre plástico no oceano), que tem feito as microrrevoluções em casa. Recebemos o vídeo de uma criança de 3 anos cantando a música de abertura, a mãe nos contou que ela quer aprender a tocar violão para tocar a música!”.

Para Kiusam, os podcasts são ferramentas interessantes de escuta e calmaria que permitem que o público infantil imagine cada ação e possibilidade trazidas pela história. “Foi muito importante participar disso. ‘Somos a Mãe Terra’ é muito visceral dentro do campo teórico que tenho trabalhado (a pedagogia eco ancestral), que considera que somos seres ecológicos, que a natureza não está fora de nós, mas dentro de nós. Compartilhar essa história que estava guardada há algum tempo foi marcante”, conta.

Empoderamento

As palavras utilizadas pela escritora não provocam apenas encantamento, mas também empoderamento. “Uma característica da minha carreira é o empoderamento de crianças, jovens e adultos. Para mim, as crianças precisam se sentir protagonistas da vida, entendo que quando o bebê está no útero materno, esse bebê já é capturado pelas questões sociais que envolvem a todos. Nossa sociedade ainda enxerga a criança de uma forma muito atrasada, como se ela fosse uma folha em branco, como pensavam nos séculos 17, 18 e 19. Rapidamente, a criança acaba reproduzindo falas, posturas e comportamentos vistos e ouvidos como exemplares dentro da própria casa e isso a gente acompanha em sala de aula”, ressalta.

Durante os 35 anos em que atuou como educadora, Kiusam notou que os bebês reproduzem falas e comportamentos de pessoas próximas a eles. Por isso, o exemplo dentro de casa é imprescindível para ensinar as novas gerações a serem mais conscientes. “Nossa educação é pautada em modelos eurocêntricos e, nesse sentido, o individualismo prevalece. As crianças aprendem a ser individualistas desde muito cedo e isso em nada facilita a possibilidade que elas têm de construir um mundo melhor. Para fazer isso, elas precisam entender o conceito de coletividade e não de seletividade. Para que ocorra um empoderamento de verdade, ele precisa ser associado a uma série de virtudes e valores que têm sido desmerecidos pela sociedade brasileira como um todo. O podcast traz questões fundamentais para a possibilidade de reconstrução das infâncias brasileiras e para o empoderamento das crianças brasileiras”, conclui.

“Contos da Capivara” está disponível no Spotify, Anchor e outros dispositivos

Quem quiser acompanhar a série “Contos da Capivara”, pode acessar pelo Spotify (https://spoti.fi/3Lh0v4i) , pelo Anchor (Contos Da Capivara • Um podcast na Anchor) ou pelo seu tocador preferido. O conteúdo é gratuito e pode ser escutado diversas vezes, sem moderação. Mais informações, acesse www.verdesmarias.eco.br.

Sobre o Verdes Marias

O Verdes Marias é um movimento de três irmãs, chamadas Mariana Moraes, Maria Carolina Moraes e Maria Clara Moraes, que buscam inspirar pessoas a ingressarem numa vida mais sustentável, por meio de microrrevoluções em suas vidas. Ele é baseado nos eixos “Por menos lixo, mais orgânicos e uma vida mais consciente”, que tem se proposto a testar iniciativas, projetos, produtos, alimentos e experiências mais sustentáveis e compartilhar suas descobertas. O projeto começou porque Mariana começou a propor desafios para que suas irmãs aos poucos adotassem práticas mais sustentáveis em suas vidas. Amigos e familiares gostaram da ideia e também se interessavam em saber por onde começar quando querem “mudar o mundo”, e com isso surgiu o projeto. Elas tem mais de 300 mil seguidores no Tiktok, além de uma presença forma nas outras redes sociais.

Sobre a Poétika

A Poétika é uma produtora cultural com foco em cinema e teatro. Flávio Ermírio, sócio, é diretor, produtor, dramaturgo, com passagens por núcleos de formação como NYU, ESPA Primary Stages e Yale University. Dirigiu dois curta metragens premiados internacionalmente e trabalha com direção de projetos e supervisão artística para desenvolvimentos de novos projetos - e aqui, ele assina a direção artística. Este projeto foi desenvolvido com a produção executiva de Nina Valentini - empreendedora social, mobilizadora de pessoas e recursos para causas urgentes e relevantes. Nina foi premiada pela Folha de S.Paulo e pelo Trip Transformadores pelo seu trabalho à frente do Movimento Arredondar. Atualmente, é consultora de organizações de impacto. www.poetika.com.br.  

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Kika Marder Gastronomia lança dois novos sabores de sua linha de manteigas temperadas  

Kika Marder Gastronomia lança dois novos sabores de sua linha de manteigas temperadas

O empório Kika Marder Gastronomia lança nesta quinta-feira (23) dois novos sabores da linha de Manteigas Temperadas da Chef Kika Marder. Os novos sabores são Funghi com Tomilho e Azeitona e Limão. As novidades ampliam a família das Manteigas Temperadas, que são alguns dos itens mais vendidos no empório.

A proposta dos novos sabores é trazer especificidade, cremosidade e versatilidade ao paladar, seja para aperitivos, quanto na preparação de diferentes pratos. A manteiga de Funghi com Tomilho carrega notas e aromas que a tornam ideais para serem usadas no preparo de massas, como um molho. Já a de Azeitona e Limão foi desenvolvida com o objetivo incrementar pratos a base de peixe.

Para a chef Kika Marder, o lançamento dos novos sabores carrega uma perspectiva maior do que apenas ampliar o portfólio das suas Manteigas Temperadas. “São dois sabores bem fortes, aromáticos e com cores que compõe, junto com as outras cinco manteigas, uma linha original, devidamente rotulada. Então, minha expectativa é gigante, porque além desse lançamento, estamos investindo em treinamentos para nossos parceiros e, com isso, vamos conseguir fazer degustações nos pontos de vendas para que mais pessoas possam conhecer nossas manteigas”, revela.

A linha de manteigas temperadas

Desde a inauguração do Empório Kika Marder Gastronomia, em novembro de 2021, as Manteigas Temperadas estão entre os produtos mais procurados e vendidos da loja. No total, com esse lançamento, a linha conta com sete sabores autorais: Ervas, Roquefort e Pimenta Rosa, Tomate e Peperoncino, Curry e Estragão, Noisette com Flor de Sal e, agora, Funghi com Tomilho e a de Azeitona e Limão.

“O objetivo principal das nossas Manteigas Temperadas é ajudar às pessoas que cozinham em casa e querem um toque especial de sabor em seus preparos, de forma fácil e rápida. Cada sabor que a gente cria, tem isso no pensamento: tornar os momentos de cozinhar e comer mais especiais em casa”, destaca Kika.

Serviço:

Empório Kika Marder Gastronomia

Rua Gonçalves Dias, 125, Batel, Curitiba/PR

Contato: (41) 99760-0037

Horários de atendimento: Terça a Sexta-feira, das 10 às 19 horas; Sábado, das 10 às 18 horas

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Sistema de Consórcios registram aumento de 12% nas vendas de cotas no primeiro trimestre  

Sistema de Consórcios registram aumento de 12% nas vendas de cotas no primeiro trimestre

Segundo a ABAC, houve também um crescimento de 15,3% nos negócios do segmento

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), divulgou recentemente dados de como se comportou o Sistema de Consórcios no primeiro trimestre deste ano. Segundo a entidade, houve um aumento de 12% no total de vendas de novas cotas, se em 2021 o acumulado era de 791,43 mil, agora ele representa 886,34 mil.

A entidade ainda afirma que houve alta também no total de consorciados contemplados nesse período, um salto de 310,40 mil em 2021 para 360,16 mil em 2022, ou seja, um crescimento de 16%. Dados como esse, só mostram como historicamente, o segmento sempre esteve pronto para contribuir nos estímulos à economia, seja em períodos recessivos, de crescimento ou na adaptação dos mais diversos tipos de planos econômicos.

O Sistema de Consórcios possui um mecanismo que traz como principais características o planejamento financeiro, a simplicidade e custos reduzidos e atua como um facilitador para aquisição de bens ou contratação de serviços. Para Edemilson Koji Motoda, presidente do Grupo KSL, está cada vez mais claro a importância do segmento de consórcio para quem deseja ter um bem.

“Fazer um consórcio é uma excelente escolha por causa do planejamento e da economia, ainda mais em relação ao financiamento. Nestes anos de pandemia e crise financeira, o consórcio se destaca novamente como uma das melhores formas para adquirir um bem”, comenta.

“Com a pandemia e a quarentena, aqueles que possuem uma renda fixa, passaram a se preocupar mais com o futuro financeiro, muito disso pela instabilidade e incertezas dos tempos atuais. Isso influenciou diretamente nos desejos de programar e organizar financeiramente para melhorar o patrimônio”, pontua.

Para aqueles que desejam investir no setor, Edemilson pontua que há dois passos importantes: planejamento e pesquisar uma administradora regulamentada pelo Banco Central. “É necessário conhecer suas próprias despesas e suas receitas, ou seja, quanto ganha e o quanto gasta, após isso, estabeleça metas e objetivos, incluindo o bem a ser adquirido. Conheça os prazos e os valores envolvidos e tenha certeza de que estarão dentro de seu orçamento”.

Motoda também ressalta que o sistema de consórcio possui diversos planos, valores e prazos para assim oferecer a melhor opção para cada perfil. “Porém, é importante considerar imprevistos no caminho, então, é necessário que o consumidor procure manter uma reserva financeira de uso imediato. O consócio colabora de diversas formas para a sua disciplina financeira e a conquista do tão sonhado bem”, finaliza.

Sobre a KSL

O GRUPO KSL é especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, atuando também em serviços de Contac Center e relacionamento. Desde o seu surgimento em 1996, o equilíbrio entre atendimento humanizado e inovação tecnológica sempre balizaram os serviços prestados pelo grupo, que personaliza serviços e soluções que integram o processo de gestão de seus clientes.

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Ventura Shopping realiza Festa Junina neste fim de semana  

Ventura Shopping realiza Festa Junina neste fim de semana

Comidas e bebida típica, ambiente junino e atrações culturais alusivas a data estão na programação

Para fechar o mês de junho, o Ventura Shopping traz neste final de semana uma programação típica desta época do ano, o ‘Festerê Junino de Amigo para Amigo’, que acontece no sábado (25) nas dependências do Shopping (mall).

Entre os atrativos do evento estão as comidas tradicionais das festas juninas como ‘maçã do amor e ‘paçoquinha’. Ou ainda a deliciosa pamonha, curau e suco de milho que estarão disponíveis ao público com exclusividade na loja ‘Amore Milho’.

O clima junino aliado ao frio do inverno curitibano também pede bebidas quentes, logo, o típico quentão estará disponível, também com exclusividade, na loja ‘QPaladar’. Na praça de alimentação outras lojas participantes ofertarão diferentes opções gastronômicas alusivas a data de São João.

O Ventura programou ainda uma decoração especial e transformará a praça de alimentação em um verdadeiro ‘arraiá’. Além das comidinhas típicas, o dia festivo contará com banda itinerante, personagens temáticos e muitas brincadeiras que irão circular pelo mall, das 15h às 17h.

“Queremos aproveitar este momento festivo de nosso calendário para transformar o espaço do shopping em um ponto de encontro de amigos e das famílias, dispondo de gastronomia típica, atrações alusivas e ambientações típicas juninas. Convidamos todos a viver essa experiência”, diz a gerente de marketing do Ventura Shopping, Daniela Leal.

Serviço:

‘Festerê Junino de Amigo para Amigo’ – Ventura Shopping

Sábado, 25/6, das 15h às 17h

Rua Itacolomi, 292, bairro Portão

Entrada livre

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Kitsune promove festa junina com quentão de sake e coxinha de pinhão  

Kitsune promove festa junina com quentão de sake e coxinha de pinhão

Com menu que mistura comidinhas tradicionais e preparos asiáticos, o restaurante comandado pelo chef André Pionteke terá opções exclusivas no formato churrasquinho de rua com pratos servidas na calçada

O Restaurante Kitsune, uma das principais referências gastronômicas da capital paranaense, vai promover um evento especial neste final de semana. Nos próximos dias 25 e 26 de junho , o restaurante, vai realizar a primeira Festa Junina do Kitsune com churrasco de rua, e um cardápio exclusivo que mescla tradicionais iguarias juninas com preparos da culinária asiática, reforçando o intercâmbio nipo brasileiro que já é a marca do empreendimento, comandado pelo Chef André Pionteke.

Com uma seleção variada e exclusiva para o evento, o menu é o grande protagonista da festa. As opções especiais incluem pinhão cozido (R$18); hihi de mandioca (R$15); milho cozido com manteiga (R$12); cuca de cebola e ume (R$22); coxinha de pinhão (R$10) e batata doce assada (R$18).Em uma boa festa junina não podem faltar os clássicos doces, por isso o chef selecionou três opções que estarão disponíveis nos dois dias de evento: canjica (R$18), bolo de fubá cremoso (R$18) e arroz doce (R$18).

Para beber, uma releitura do tradicional quentão preparado com sake (R$20). O cardápio completo ainda conta com opções diversas de robatas, a versão japonesa do espetinho com alternativas vegetarianas e veganas, além de baos e guiozas e wotons de sabores variados.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de junho no Restaurante Kitsune (Rua Celeste Santi, - Ahú), a partir das das 13h. Mais informações pelo telefone (41) 9 9703-6332 ou via DM no perfil oficial do restaurante no Instagram (@kitsune.cwb).

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