ONG lança campanha de financiamento coletivo para ampliar ações na Vila Torres

ONG lança campanha de financiamento coletivo para ampliar ações na Vila Torres

Primeira parte da campanha é arrecadar cerca de R$ 400 mil para aquisição de um terreno para a construção de uma nova sede

Com o propósito de realizar sonhos e iniciativas através do fortalecimento do vínculo na área social, educacional e cultural, a Organização de Desenvolvimento de Potencial Humano (ODPH), localizada na Vila Torres, em Curitiba (PR), está com planos de expansão para os próximos meses. O primeiro passo para isso acontecer é a aquisição de um terreno para a construção da nova sede, que prevê um aumento em 165% nos atendimentos à comunidade, trazendo ainda mais oportunidades para quem mora nas imediações.

A ODPH está realizando uma campanha de financiamento coletivo, pela plataforma Kickante (https://nova.kickante.com.br/financiamento-coletivo/expansao-odph), para arrecadar cerca de R$ 400 mil para a aquisição de um terreno na Vila Torres, próximo ao viaduto do Colorado, no Prado Velho. Após a aquisição do terreno, será construído um prédio totalmente adaptado para as atividades da ODPH, com acessibilidade, que será erguido por meio de doações e parcerias com empresas que já apoiam os projetos.

“A ampliação da estrutura da ODPH sempre foi um sonho, pois a cada dia de atendimento identificamos a necessidade de proporcionar um ambiente mais estruturado para atender com mais qualidade nossos assistidos e também devido a demanda que sempre foi alta e, infelizmente, pela falta de espaço não tínhamos como atender. Conseguir viabilizar a aquisição do terreno e depois levantar a nova sede que desejamos vai validar nosso objetivo, porque queremos torná-lo um esse espaço de referência, um centro de Centro de Inovação Social Educacional (CISE), o qual irá nos proporcionar atender de forma simultânea os projetos, levando educação, cultura para crianças e adolescentes, capacitação e direcionamento para inserção ou reinserção no mercado de trabalho de jovens e adultos. Será um espaço sem limites, focado em desenvolver o potencial humano e gerar transformação local de forma diária”, afirma Kauanna Toppa, fundadora da ODPH.

Nova sede vai aumentar os atendimentos à comunidade

Atualmente, a ODPH desenvolve seu trabalho por meio do programa Cultivando Sonhos e os projetos Aprendiz em Ação, SemeAção e o Conecta, impactando não só crianças e adolescentes, mas também adultos. O projeto de viabilidade e estudo da nova sede da ONG foi desenvolvido pela formanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Thaís de Souza Ferreira, que conheceu as atividades da ODPH quando estava escrevendo seu trabalho de conclusão de curso sobre crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica e logo se apaixonou pela iniciativa.

Na visão da Thaís, o conceito da nova sede da ODPH foi construído em união com os anseios dos aprendizes e da Kauanna, fundadora da organização, que entende as necessidades da comunidade. O estudo do projeto iniciou com a aplicação de uma gincana para o envolvimento e compreensão dos alunos, que desenharam e imaginaram os ambientes.

“O maior desafio encontrado foi a dualidade entre: atender o maior número de crianças e adolescentes - considerando que a demanda por atendimento é grande - mas respeitando os parâmetros construtivos, e buscando a qualidade desses espaços de aprendizagem”, comenta Thaís. Com a nova sede, a ODPH pretende ampliar os atendimentos de 40 para 108 crianças por período. “Para isso, todos os ambientes são flexíveis e podem abrigar mais de uma atividade”, complementa.

O estudo de viabilidade da nova sede contempla uma área construída de 240 metros quadrados, com salas de aulas, sala de artes/cinema, sala de informática, horta, sala psicossocial, pátio coberto, mini quadra esportiva e muito mais. Todos os ambientes também estão sendo projetados para serem acessíveis, incluindo uma plataforma elevatória para o atendimento desde o subsolo ao primeiro pavimento para o deslocamento de cadeira de rodas, por exemplo.

“A ideia é que estes ambientes ganhem identidade própria e que tudo seja pensado para gerar experiências e aprendizados para os usuários, através de cores, grafites e murais colaborativos com artes realizadas pela comunidade e pelos alunos”, finaliza Thaís.

Sobre a ODPH

A Organização de Desenvolvimento de Potencial Humano (ODPH) é uma Organização da Sociedade Civil que há 12 anos atua na comunidade Vila Torres, em Curitiba (PR). Seu objetivo principal é criar possibilidades de aprendizagem que estimulem a criatividade e o desenvolvimento humano, com o propósito de potencializar as habilidades e competências de crianças, adolescentes, jovens e adultos. O trabalho é desenvolvido por meio do programa Cultivando Sonhos e dos projetos Aprendiz em Ação, SemeAção e o Conecta. A ideia principal é alcançar todas as fases do desenvolvimento humano, da infância à fase adulta de ambos os gêneros e ainda, envolver diferentes núcleos de organizações da sociedade e transformar vidas. Mais informações, acesse o site https://www.odph.org.br/ ou entre em contato pelo telefone (41) 99571-8760.

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Avatim relança linha Clássicos e anuncia medidas sustentáveis

Avatim relança linha Clássicos e anuncia medidas sustentáveis

Marca brasileira de cosméticos aumenta formulações veganas e reduz plásticos

Cada vez mais comprometida com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Avatim avança em suas ações focadas na preservação ambiental. A linha Clássicos de produtos de home care passa por uma grande reformulação. A antiga versão dá lugar a um visual mais alinhado à identidade da marca, trazendo produtos 100% veganos e embalagens pet com tecnologia biodegradável. O uso de um aditivo especial, o Go Green P-Life, faz com que o pet seja reabsorvido pelo meio ambiente, quando descartado corretamente, em menos de 10 anos. Enquanto uma embalagem comum precisa de uma média de 400 anos para se decompor.

A linha Clássicos inclui essência para difusor, essência concentrada, perfumes para interiores, sabonete líquido, água perfumada para roupas e refil para sabonete líquido em embalagem segura e econômica. As fragrâncias seguem com as opções Alecrim, Âmbar, Cascas & Folhas, Curumim, Flor de Algodão, Marruá, Pitanga e Provence. Os produtos serão substituídos gradativamente nas lojas de todo o Brasil.

Redução e reciclagem

Outras medidas que integram as metas sustentáveis da empresa podem ser observadas diretamente pelos consumidores, como o aumento das formulações veganas, que hoje representam 90% do portfólio, e a redução das embalagens. As caixas que embalam os produtos estão menores, os invólucros de celofane foram eliminados das caixas e o plástico bolha que protege os produtos durante a logística está sendo substituído por um material de papelão reciclado. “Já conseguimos economizar 45 mil metros de plástico bolha, correspondente a 70% do volume total. Com a recente aquisição de uma máquina fragmentadora de papelão, nosso objetivo é zerar o consumo do material até o fim do ano”, garante Cesar Fávero, sócio-fundador da Avatim.

A empresa já vinha realizando, ao longo dos anos, uma série de iniciativas para diminuir seu impacto no meio ambiente, a exemplo da neutralização de carbono – feita por meio do projeto Green Farm Co2 Free –, aproveitamento de água das chuvas e projetos de educação ambiental na comunidade do entorno como o Crianças da Terra.

No Shopping Estação, a loja fica no piso L1, próximo a entrada da Sete de Setembro.

Shopping Estação

Av. Sete de Setembro, 2.775, Rebouças

Curitiba (PR)

(41) 3094-5300

https://www.instagram.com/shopping_estacao/

www.shoppingestacao.com.br 

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Linguagem jurídica: é possível facilitar e dinamizar o entendimento dos documentos utilizados pelos advogados?

Linguagem jurídica: é possível facilitar e dinamizar o entendimento dos documentos utilizados pelos advogados?

A técnica de utilização de recursos visuais para o Direito, chamada de 'visual law', pode auxiliar no trabalho diário desses profissionais e tornar o andamento dos processos ainda mais rápido

Não é raro ouvir comentários sobre as dificuldades para interpretar a linguagem jurídica, que até mesmo já ganhou apelidos, como “juridiquês”. Palavras rebuscadas e pouco acessíveis para a maior parte da população, uso de expressões e termos em latim, jargões da área e excesso de prolixidade são algumas das ocorrências mais comuns nesse sentido. Mas será que existe alguma solução para a dificuldade dos advogados em expressar as informações? Uma delas pode ser o visual law, parte do legal design que utiliza técnicas visuais e de linguagem que facilitam a comunicação na área do Direito.

O visual law prevê incluir, por exemplo, infográficos, vídeos, fluxogramas, storyboards, gamificação, pictogramas, ícones, QR codes, etc. nos documentos jurídicos, como contratos, petições, termos, entre outros. Assim, os advogados conseguem expressar seus fundamentos e argumentos detalhadamente, sem prejuízo à essência, combinando elementos visuais e textuais, o que torna o entendimento mais fácil.

Para o coordenador do curso de Direito da FAE Centro Universitário, professor Gilberto Andreassa Junior, o uso do visual law hoje é tão viável quanto necessário. “A ferramenta tem sido utilizada cada vez mais; é um caminho sem volta, sobretudo porque caiu nas graças dos magistrados”, comenta.

Um exemplo são as ações que reivindicam direitos autorais. O advogado pode explicar a fase artística em que seu cliente se encontra com uma ilustração (um dos recursos do visual law), evidenciando a autenticidade e a produção do artista como única, exclusiva. Pode utilizar, ainda, fotos que mostram que o seu trabalho estava sendo utilizado por determinada pessoa sem os devidos créditos. Outro recurso pode ser um QR code para o acesso rápido à obra artística mencionada. Além disso, um gráfico pode mostrar mais claramente os envolvidos no caso.

Outra situação em que o visual law é bastante útil na compreensão visual (e rápida) é quando envolve prescrição de medicamentos que violam a bula. Nesse caso, o advogado também pode usar um QR code que dá acesso rápido à própria bula; e até mesmo uma linha do tempo, demonstrando datas e locais em que o princípio ativo causou danos à população.

Em situações mais complexas, como em processos de sucessão de bens, que envolvem filhos, cônjuges, testamento, a técnica pode ser utilizada de maneira ainda mais efetiva. É possível representar uma árvore genealógica, por exemplo, com um gráfico ou ilustração. “Nesses casos, em que é importante literalmente ‘desenhar’ o caso para uma maior compreensão, a técnica pode ser utilizada com sucesso”, explica o professor Gilberto, que ainda faz um alerta: “tudo deve ser feito no momento certo e com muita técnica e moderação”, avalia.

O professor Gilberto destaca ainda que, apesar de o visual law tornar mais acessíveis os documentos, a função desses recursos não exclui (e não deve excluir) a essência do Direito. “O foco principal do uso do visual law não é simplificar o Direito em si ‒ que sempre será complexo ‒, mas facilitar a compreensão de fatos e cláusulas específicas”, ressalta.

O tema, portanto, vem sendo amplamente estudado, tanto profissionalmente como na academia. Na FAE, os futuros advogados já têm acesso a esse tema a partir do 4.º período, quando é abordado na disciplina de Inovações do Direito. Para o professor Gilberto, embora ainda seja uma área de pouco conhecimento, é um caminho importantíssimo a se trilhar, e não há retorno. “Cada vez mais temos artigos, livros e cursos na área. O profissional que apresentar resistência ficará para trás e, de certa forma, trará prejuízos a alguns de seus clientes. Mas a mudança é lenta ”, avalia.

O assunto foi amplamente discutido em Londres durante o evento Legal Design Geek. No Brasil, passou a ser estudado com mais afinco em 2019. Mas já em 2005, a Rhodes University, da África do Sul, fez uma pesquisa sobre o tema e concluiu que as apresentações com elementos visuais são até 95% mais fáceis de serem compreendidas. Muito antes, em 1986, a Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, também conduziu um estudo semelhante, indicando que esse tipo de recurso torna os documentos jurídicos até 43% mais persuasivos.

Grupo Educacional Bom Jesus

Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.

O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos.

A Pós-Graduação da FAE proporciona ao aluno grades flexíveis e metodologias exclusivas, para obter os melhores resultados para sua vida. Tendo como mote principal o “seu negócio é você”, a FAE considera que investir na carreira, nos estudos, no aperfeiçoamento constante, adquirindo, transformando e aprimorando habilidades, é uma necessidade premente para o sucesso. O conceito de lifelong learning está presente, colocando o aluno como protagonista na resolução de problemas.

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Botox ou Preenchimento? Aprenda para que serve cada procedimento

Botox ou Preenchimento? Aprenda para que serve cada procedimento

Você sabia que a toxina botulínica não é a mais indicada para o bigode chinês? Descubra qual a melhor técnica para cada área do rosto

Quando se fala em rejuvenescimento facial, logo se pensa na toxina botulínica. No entanto, o popular “botox” não é o único e nem o mais indicado para todos os casos. O diretor executivo da rede de clínicas de estética, Botocenter, Rafael Mansilla, elaborou um guia prático com os melhores procedimentos para retardar os sinais do envelhecimento da pele e amenizando e prevenindo o aparecimento das rugas, para as queixas mais comuns no consultório: testa, pés de galinha e bigode chinês.

Botox x Ácido Hialurônico: Apesar de diferentes, muitas pessoas ainda confundem o efeito da toxina botulínica com o resultado dos preenchimentos com ácido hialurônico. O botox atua bloqueando a liberação da acetilcolina, um neurotransmissor que transmite os sinais elétricos do cérebro para a contração dos músculos, evitando o aprofundamento das marcas de expressão. Já o preenchimento devolve o volume em regiões que, com o passar da idade, o perdem, como os lábios.

Rugas de preocupação: A área entre as sobrancelhas é uma das primeiras a demonstrar os sinais de estresse e, por isso, as marcas de expressão que surgem por lá são apelidadas de “rugas de preocupação”. O nome técnico para essa região é um pouco menos conhecido: Glabela. Contudo, é ali e também na testa que o procedimento indicado é a aplicação da toxina botulínica que vai deixar os músculos mais relaxados e menos propensos à formação de novas rugas.

Pés de galinha: Já as conhecidas rugas na lateral dos olhos são formadas a partir da atividade do músculo no dia a dia, seja para falar, sorrir ou mastigar e esta contração pode ocasionar impactos a longo prazo. Assim, a toxina botulínica também é a mais indicada para essa área e atua relaxando a musculatura de forma a suavizar as rugas e linhas de expressão na região.

Bigode chinês: O sulco nasogeniano, mais conhecido como bigode chinês, deixam o rosto com um aspecto cansado. Para essa região, a toxina botulínica não é o procedimento mais indicado. Rafael Mansilla explica que, por ser um vinco na pele e não um músculo, o ácido hialurônico oferece melhores resultados. “O bigode chinês é como se fosse uma dobra na pele. Por isso, o preenchimento com ácido hialurônico é o padrão para amenizar essa marca que incomoda muita gente. Recentemente, a Botocenter passou a oferecer a técnica e a procura surpreende”.

Sobre a Botocenter

A Botocenter, rede de clínicas de estética especializadas na aplicação de toxina botulínica, nasceu em 2019 na cidade de Recife com a proposta de oferecer um serviço de qualidade com custo-benefício para os públicos das classes B e C. Atualmente a rede está presente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Bahia e Pernambuco.

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Shopping Curitiba terá caça aos doces, encontro com coelho da Páscoa e oficinas infantis

Shopping Curitiba terá caça aos doces, encontro com coelho da Páscoa e oficinas infantis

Programação especial é gratuita e vai de sexta (15/04) a domingo (17/04)

O clima de Páscoa tomou conta do Shopping Curitiba. Além das lojas especializadas em chocolate, o shopping preparou uma programação completa para as famílias se divertirem. No sábado (16), das 14h às 17h, o Coelhinho e a Coelhinha da Páscoa vão receber e tirar fotos com o público. Além disso, durante esse período, as crianças poderão participar de uma divertida caça aos doces. Elas receberão um mapa no Piso L2 – Largo e terão a missão de caçar as guloseimas espalhadas pelas lojas participantes do shopping. A atividade é gratuita e o número de participantes é limitado. A inscrição é prévia, no link: https://www.sympla.com.br/caca-aos-doces__1546126

Nesta sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17), haverá também oficinas temáticas de Páscoa. A inscrição é gratuita e pode ser feita com 30 minutos de antecedência, mediante preenchimento de cadastro no lounge da atividade (piso L1, em frente ao salão Lady & Lord). As vagas são limitadas. Confira a programação:

Sexta-feira (15/04)

Das 14h às 18h - Oficina de personagens na colher de pau

Sábado (16/04)

Das 14h às 17h - Encontro com os personagens (Coelho e Coelha) + caça aos doces

Das 14h às 18h - Oficina coelho de papelão

Das 14h às 18h - Camarim de maquiagem (com a temática de Páscoa)

Das 15h às 16h - Contação de histórias com a Ailen

Das 17h às 18h - Cortejo Musical

Domingo (17/04)

Das 14h às 18h - Oficina de Coelho de meia

Shopping Curitiba

Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro

Curitiba (PR)

(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br 

@shoppingcuritiba| www.facebook.com/ShoppingCuritiba 

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