Metaverso na construção civil: o futuro é virtual  

Metaverso na construção civil: o futuro é virtual

Maria Fernanda Beneli Vicente*

O metaverso que constrói o mundo virtual de Snow Crash, livro de Neal Stephenson de 1992, é daqueles shows de ficção que enredam o leitor do começo ao fim. De alguma forma, a publicação parece cruzar mais tarde os caminhos dos jogadores de Second Life e seu ambiente em 3D simulando a vida real. No dia a dia, o universo bem combinado entre a realidade virtual e a realidade aumentada ainda carece de plena criação.

Porém, mais próximo de realidades produtivas, como as aplicadas à construção civil, o metaverso tem partido da necessidade – gestora de muitas soluções, especialmente no insólito cenário que atravessamos – em proporcionar ao consumidor um ambiente virtual imersivo, coletivo e hiper-realista que simule o ideal de aconchego, segurança e bem-estar na nova moradia que escolhe para viver.

As previsões e relatórios de tendências confirmam. Uma pesquisa divulgada pela consultoria e auditoria PwC projeta para 2030 cerca de 23,5 milhões de empregos que usarão a realidade aumentada e também a virtual para reuniões, tarefas e serviços de atenção ao cliente. No caso da construção civil, isso está deixando de ser uma tendência há algum tempo… Para se tornar rotina!

Entre os recursos aplicados às obras, a Modelagem da Informação da Construção (BIM, na sigla em inglês) merece destaque. Em linhas gerais, esta metodologia permite criar soluções digitais - também conhecidas como gêmeos digitais - manejando de forma coordenada toda a informação de um projeto de engenharia e arquitetura.

A evolução dos projetos BIM proporciona maior domínio sobre as atividades que serão executadas. É possível prever, por exemplo, as interferências que um projeto poderá sofrer no canteiro e antecipar soluções na execução da obra.

A pandemia, que gera necessidades, provoca ações e aguça soluções, acelerou a aplicabilidade do metaverso quando, por exemplo e por segurança sanitária, impediu-se a circulação de visitantes nos showrooms. Foi então que as plataformas digitais foram além, proporcionando uma experiência em visitação com um tour 360o virtual do apartamento decorado e de todas as áreas de lazer, convivência e integração dos empreendimentos residenciais e corporativos em construção. E, até mesmo, fechamento de negócios à distância, de forma totalmente virtual. Quando iríamos imaginar que realizaríamos o sonho de uma casa nova à distância?

Dois anos após o anúncio da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já vislumbramos a possibilidade de oferecer uma experiência sensorial ainda mais completa no showroom. O consumidor pode perceber minuciosos detalhes, tocar superfícies e experimentar recursos acústicos e térmicos como se estivesse em seu futuro apartamento.

Nesta nova realidade que possibilita a vivência presencial, o metaverso engatinha. Podemos - e vamos - aprimorar as tecnologias para integrar cada vez mais os ambientes físico e digital. Hoje, o desenvolvimento de ferramentas já permite que o futuro morador veja e opine sobre

acabamentos, meça espaços, sugira modificações e interaja ainda mais com os responsáveis 

pela obra para tornar os espaços perfeitamente adequados às suas necessidades e, sobretudo, harmoniosos com o seu ideal de bem viver. Até onde essa experiência imersiva e personalizada poderá chegar?

Que a pandemia acelerou os processos de realidade virtual dentro da construção civil é inegável. E as construtoras e incorporadoras que mergulharam sem medo no ambiente digital já estão um passo à frente, rumando ao futuro que está no metaverso: de second life para real life.

*Gerente de Marketing do Grupo A.Yoshii

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Braço social da Tigre fecha 2021 com investimento recorde de R$ 8,4 milhões  

Braço social da Tigre fecha 2021 com investimento recorde de R$ 8,4 milhões

Instituto Carlos Roberto Hansen divulga balanço das iniciativas no ano passado, que impactaram 680 mil jovens por meio de 238 projetos apoiados

O Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do Grupo Tigre, finalizou 2021 com o maior investimento de sua trajetória de 18 anos, R$ 8,466 milhões.  Entre os 238 projetos apoiados pelo ICRH, um dos destaques é a parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para instalação de 500 lavatórios em escolas do Norte e Nordeste, a partir de março.

“O ICRH se enche de orgulho e alegria ao apresentar seu relatório 2021. Em 18 anos, já são impressionantes 5,8 milhões de pessoas beneficiadas, em 7.200 projetos. Vale destacar o crescimento do voluntariado dos nossos profissionais e esforço para estar presente em cada vez mais regiões. Nosso objetivo é ampliar os investimentos em todas as unidades da Tigre, bem como nas nossas áreas-foco, saúde e saneamento, tornando o ICRH cada vez mais global e alinhado com o propósito do Grupo”, destaca Felipe Hansen, presidente do ICRH.

Segundo dados do Unicef, com base no Censo Escolar 2020, cerca de 24 mil escolas municipais não têm acesso adequado à água no Brasil, portanto, a iniciativa tem como objetivo amplificar o acesso de estudantes brasileiros ao saneamento. “Acreditamos que por meio de ações com foco em educação e saúde podemos contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, selecionamos projetos com foco na melhoria da qualidade do ensino e especialmente em água e saneamento, que agem diretamente no bem-estar e na prevenção de doenças e epidemias. O trabalho segue em 2022 e queremos beneficiar ainda mais pessoas”, completa Hansen.

Definida em 2021, outra ação foi concluída em 2022 foi com a Fábrica de Graffiti, que humaniza distritos industriais por meio da arte de rua, em Rio Claro, onde a Tigre tem o seu maior parque fabril. Foram grafitados 3,2 mil metros quadrados: um muro de 1,4 Km de extensão e um “paredão” de 35 m x 10 m. Paralelamente, 180 alunos da rede pública de ensino tiveram workshops sobre a arte do grafite.

A edição começou em 7 de março e terminou em 22 de março, Dia Mundial da Água, que aliás foi o tema do trabalho dos 23 artistas convidados. Trata-se do primeiro projeto brasileiro de arte de rua com foco nos distritos industriais, descentralizando e democratizando o acesso à arte ao atuar longe dos centros urbanos, que recebem a maioria dos projetos culturais do país.

O ICRH também patrocinou o documentário “O Futuro das águas, desafio do século”. Dirigido por Camilo Tavares, diretor premiado na França e EUA, e produzido pela Nexo Filmes e pela Lavoura Santa, o curta-metragem apresenta os principais desafios e soluções relacionados à gestão da água no Brasil. Foi exibido em rede nacional, pela primeira vez, na TV Cultura, em março.

Ainda na seara cultural, o projeto Girando Arte, da produtora DWR, incentivado pelo ICRH, chegou ao palco das cidades de Joinville (SC), Castro (PR) e Rio Claro (SP), com os já consagrados espetáculos da trupe circense Tholl e do grupo Os Gaudérios.

O instituto também apoiou os espetáculos SOS Planeta Água e Projeto Água à Vista, Água Viva, os projetos Arte para Educar com Cidadania e Campeões da Vida, do Instituto Guga Kuerten, a e exposição Cidades Sustentáveis, entre outros.

Sobre o ICRH

O Instituto Carlos Roberto Hansen completou 18 anos em 30 de outubro de 2021. Braço social do Grupo Tigre, chega à maioridade com uma bagagem gigante de aprendizados, parcerias e ações realizadas. Tem por objetivo a formação do cidadão do futuro, focando o desenvolvimento de Crianças e Adolescentes.  Mais do que a realização do sonho do ex-presidente, é a continuidade de sua linha de pensamento e trabalho. O ICRH resume e reúne a postura de um grupo empresarial que coloca em primeiro lugar as pessoas e que sempre valorizou sua comunidade. Somar para o futuro do país, contribuindo com a educação, esporte e cultura de jovens e adolescentes, sem descuidar da Saúde e do Saneamento Básico, são diretrizes do ICRH. Em 18 anos, investiu R$ 68 milhões em 7,3 mil projetos, que beneficiaram 6,8 milhões de pessoas.

Sobre o Grupo Tigre

Com uma história de 80 anos, a Tigre é uma multinacional brasileira com forte presença internacional, líder em soluções para construção civil e cuidado com a água. A empresa oferece um amplo portfólio de produtos que atende os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em cerca de 30 países, conta com 5,5 mil funcionários, 10 plantas no Brasil e 14 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Estados Unidos (3), Paraguai, Peru e Uruguai. Além de tubos e conexões, fazem parte do Grupo: Azzo Torneiras ABS, Tigre Ferramentas para Pintura, Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem), Fabrimar, Tigre Metais (no segmento de metais sanitários) e TAE – Tigre Água e Efluentes (tratamento e reutilização da água).

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Santander abre inscrições para seu Programa de Estágio  

Santander abre inscrições para seu Programa de Estágio

O banco busca por estudantes de qualquer curso, a partir do segundo semestre de graduação, para trabalhar em áreas, como Tecnologia & Operações, Comunicação, Jurídico

O Santander Brasil abre seu segundo Programa de Estágio de 2022 para contratar estudantes universitários. As vagas estão distribuídas em diversos estados brasileiros para atuação nas agências e nas áreas centrais do Banco, como Tecnologia & Operações, Riscos, Finanças, Comunicação, Jurídico, Investment Banking, Tesouraria, Equity Research, Corretora, entre outras. As inscrições podem ser feitas até 23 de maio pelo portal www.santander.com.br/carreiras/programas. Os selecionados começarão a trabalhar no Santander em julho.

O Programa de Estágio Santander é conduzido pela Universia, a coligada do Banco responsável por ações de educação e empregabilidade. Os objetivos do Santander são proporcionar aprendizado e experiências práticas que complementem a formação curricular e acadêmica; formar e preparar os estudantes para o mercado de trabalho com uma visão corporativa dos negócios do Banco e do mercado financeiro; e desenvolver competências para a carreira dos futuros profissionais.

O processo seletivo está dividido em etapas e inclui inscrição, avaliação educacional, dinâmica de grupo, painel com o gestor da área e entrevista final. A seleção vai considerar candidatos de qualquer curso, a partir do segundo semestre da graduação.

Segundo Elita Ariaz, vice-presidente de Pessoas do Santander Brasil, o Santander busca por pessoas que sejam curiosas, que gostem de trabalhar em equipes, que se sintam motivadas diante de desafios e que acreditem que possam contribuir e se beneficiar em ser parte de uma empresa global em constante transformação. “Queremos também ter diversidade de formação em nosso quadro de colaboradores e, por isso, não restringimos os cursos. A multiplicidade de formação em nossos quadros nos dá ainda mais variados insights e perspectivas para nossos negócios”, afirma a executiva.

Os benefícios incluem bolsa auxílio competitiva com o mercado, assistência médica, programas de treinamento, seguro de vida, vale-refeição e vale-transporte.

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Academia do Rock realiza Rock Hour na Pedreira Paulo Leminski  

Academia do Rock realiza Rock Hour na Pedreira Paulo Leminski

A Pedreira Paulo Leminski já foi palco para grandes bandas e artistas do bom e velho Rock´n Roll. Já subiram nos palcos bandas como Foo Fignters, Guns R´Roses, Iron Maiden, Black Sabbath, Bom Jovi e tantos outros. Nesse domingo, 24 de abril, é a vez dos alunos da Academia do Rock desfrutarem da emoção de estar no palco, que alguns dos seus ídolos já pisaram.

Nesse evento, Rock Hour, alunos das unidades Batel e Juvevê se encontram para uma tarde toda de boa música. Segundo Marcelo Freitas, diretor da Academia do Rock, o evento é um festival que reúne os alunos de todas as idades e proporciona uma experiência que vai além da prática musical. “Em todas as edições do Rock Hour damos esse desafio aos alunos, de encarar o palco e toda a magia que envolve se apresentar ao vivo, além de aprenderem a assumir compromissos e principalmente trabalhar em equipe”, ressalta.

O Rock Hour está presente desde a inauguração da Academia do Rock, que completou em 2021, dez anos de atividades. “Todos os anos realizamos três eventos, e desde 2012, nossa média de público é de 550 pessoas, normalmente a capacidade máxima dos locais em que realizamos o show”, relembra Marcelo. Segundo o diretor, o Rock Hour já aconteceu em locais ícones na cidade, como Estádio Durival de Britto e Silva, Cinema do Shopping Palladium, John Bull Pub, Phoenix American Mex Bar, Hard Rock Café, Shopping Mueller, Festival BMS Motorhow. “E nesse ano, marcando os dez anos de Academia do Rock, comemoraremos com a estreia em um dos lugares icônicos da música, a Pedreira Paulo Leminski. É emoção certa”, pontua.

Os ingressos podem ser adquiridos na hora por R$7,50, e o estacionamento será R$20,00. O show começa às 11h e segue até 19h. Durante o show haverá sorteio de ingressos para o show do Kiss, que acontece no dia 28 de abril.

Do Blues ao Rock

A Academia do Rock, completa em dezembro, 10 anos de atuação. De uma brincadeira com os filhos de montar uma banda de rock em casa, e pela falta de escolas especializadas, viu uma oportunidade latente de negócios.

Na época não era o primeiro negócio do empresário curitibano Marcelo de Freitas. Proprietário de uma agência de viagens e de uma agência de comunicação digital, viu na criação da escola de música voltada ao ensino do Rock´n Roll, além de uma novidade de mercado, uma satisfação pessoal. “Somos a primeira escola de música do Brasil com foco no Rock e na época, com certeza, gerou estranheza e dúvidas pois vivíamos no período que o Sertanejo estava em alta. Me chamaram de louco, mas eu segui em frente”, lembra Marcelo

A Academia do Rock ensina guitarra, violão, baixo, bateria, gaita de boca, piano, teclado e canto. “Acreditamos que aprender a tocar música quando realmente se gosta do estilo é um grande incentivo”, ressalta Marcelo. Muito dos alunos da escola entram com o propósito de fazer parte de uma banda, e com o método da Academia do Rock, aprendem a trabalhar em equipe, assumir compromissos e aceitar os desafios, com isso, desenvolvendo criatividade e autoestima.

Nesses dez anos de atividade, a Academia do Rock passou por algumas crises que impactaram em muito no crescimento do empreendimento, entre elas a crise econômica de 2014 e a pandemia vivenciada em 2020 e 2021. Mesmo assim, hoje a empresa conta com franquias espalhadas em Campinas, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e em breve em Vitória (ES), e Porto Alegre (RS).

Desde a inauguração, somente em Curitiba, já passaram mais de 2 mil alunos, das mais diversas idades. “Nosso público é variado. Temos a criança que gosta do rock, quer aprender um instrumento até o adulto, empresário, que busca na escola e nas aulas de rock, uma forma de desestressar do dia a dia. O quadro de alunos da terceira idade, que buscam aprender o rock, por gostarem do estilo ou de um ídolo em específico ou apenas para acompanhar os netos e filhos vem crescendo”, explica Marcelo. “Não tenho dúvidas que impactamos a vida das pessoas de forma positiva, pois música é forma de expressão, fonte de alegria, bem-estar e a realização pessoal”, complementa Marcelo.

Nesses dez anos Marcelo acredita que a Academia do Rock ganhou expertise. “Aprimoramos nosso método, os eventos e sistemas. Entramos hoje na adolescência com a irreverência do Rock, aliando a gestão profissional e compromisso com o sucesso dos nossos franqueado e alunos”, exalta.

E os planos não param por aí. Para 2022 mais quatro unidades da Academia do Rock estão previstas, sendo três delas no Estado de São Paulo e uma no Rio de Janeiro. “Vamos também lançar o plano de conversão de bandeira com foco em outras escolas que queiram fazer parte da rede em outros estados”, pontua. Afinal de contas, o Rock´n Roll surgiu no período pós-guerra na década de 1950 e foi uma arma fundamental para combater a guerra e o preconceito, “a Academia do Rock tem a missão de não deixar o Rock morrer”, finaliza Marcelo.

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DMCard visa manter crescimento acelerado em 2022 após aporte de R$ 100 milhões da Vinci Partners  

DMCard visa manter crescimento acelerado em 2022 após aporte de R$ 100 milhões da Vinci Partners

Empresa de produtos financeiros voltados à concessão de crédito planeja manter ritmo, em 2022, batendo novos recordes como a marca de R$ 690 milhões em faturamento e R$ 5 bilhões em volume de vendas nos cartões de crédito

No início deste ano, a DMCard recebeu um aporte de R$ 100 milhões da Vinci Partners, que se tornou sócia minoritária da empresa de produtos financeiros voltados à concessão de crédito. Essa movimentação aconteceu enquanto a companhia celebrava quebra de recordes em seus resultados financeiros.

Em 2021, a carteira de crédito encerrou o ano em R$ 809 milhões, um crescimento de 61% que representa a maior variação positiva em 19 anos de vida. Além disso, a movimentação em pagamentos nos cartões de crédito bateu pela primeira vez a marca de R$ 4 bilhões em compras, um aumento de 37%.

“A injeção de capital nos apoiará em várias frentes, não apenas como alavanca de crescimento, mas também para nos tornarmos uma empresa cada vez mais tecnológica e inovadora. Todas as instituições investidas pela Vinci têm histórico de uma jornada em tecnologia. Veja que, aqui, há cerca de quatro anos nosso TI contava com 12 profissionais. Ao final de 2021, eram 90 profissionais, entre eles desenvolvedores e cientistas de dados que atuam em nosso laboratório próprio que, daqui para frente, deve crescer ainda mais”, conta Tharik Moura, CFO da DMCard.

Expansão continua em 2022

Agora, a DMCard encerra o primeiro trimestre do ano fazendo suas previsões para 2022, ano em que deve aumentar seu faturamento em 27%, chegando a R$ 700 milhões.

Ainda em 2022, a previsão é que o número de clientes ativos aumentará 25%, chegando a 1,4 milhão de consumidores com acesso a alguma ferramenta de crédito da DMCard, que está expandindo seu portfólio de soluções financeiras.

“Este ano, a participação do cartão de crédito DMCard Mastercard, a conta digital DMConta e as linhas de empréstimo pessoal deve ser muito maior, conquistando cada vez mais e de forma ampliada o nosso espaço nesse setor e na vida financeira do nosso público consumidor”, revela Moura.

O volume movimentado em todos os produtos DMCard também deve bater novo recorde, chegando a R$ 5 bilhões, o que representa um aumento de 25%, em comparação com 2021.

Desenvolvendo novidades e aperfeiçoando o que já é sucesso

Além da criação de novos produtos e funcionalidades que atendem de forma mais eficiente as necessidades do consumidor, nossos cientistas e desenvolvedores também trabalham num aperfeiçoamento contínuo do que já existe e pode melhorar nosso relacionamento e a experiência do cliente.

Por exemplo, a DMCard acaba de fundir todos os seus produtos em um aplicativo único, muito mais prático, funcional e intuitivo. Outro exemplo é a inteligência artificial nos motores de crédito e cobrança que estão cada vez mais eficientes.

Em janeiro deste ano, foi realizado com sucesso o primeiro pagamento com reconhecimento facial de um cartão de marca própria da DMCard. A loja que deu início aos testes da nova tecnologia foi o Supermercado do Frade, que fica em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia que foi desenvolvida pela fintech Payface já está à disposição a todos os varejistas parceiros da empresa de serviços financeiros voltados para a concessão de crédito.

Recentemente, também em parceria com uma startup especializada, a DMCard desenvolveu um sistema de e-commerce que aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era possível apenas com cartões bandeirados. Uma evolução muito importante, não apenas para os resultados do supermercadista como também para o consumidor de baixa renda que, muitas vezes, tem o private label como única opção de acesso ao crédito.

“2022 será um ano muito especial para a DMCard, uma empresa em crescimento cada vez mais sólida, humanizada, sustentável, segura e rentável para investidores”, finaliza o CFO.

www.dmcard.com.br

Sobre o Grupo DMCard

A DMCard nasceu em 2002 como uma administradora de cartões de crédito private label (o cartão de loja), setor em que é líder de mercado e crescendo em média 35% ao ano, nos últimos nove anos, e ultrapassando a marca de 4,2 milhões de cartões emitidos e 1 milhão de cartões ativos. Atualmente, está presente em 3.620 pontos de venda espalhados por todo Brasil.

Desde 2019, começou a ampliar seu portfólio de produtos financeiros oferecendo cartão de crédito bandeirado, conta digital e linhas de empréstimo, passando por uma transição em seu modelo de negócio e, hoje, atua como um grupo de produtos financeiros voltados para a concessão de crédito.

Além disso, também tem se tornado especialista em inovações para o varejo por meio das mais avançadas tecnologias, a maioria delas por meio do desenvolvimento interno, e conta com um time de especialistas em ciência de dados para oferecer, cada vez mais, melhores produtos e serviços aos clientes.

Pessoas sempre foram prioridade na DMCard. A avaliação interna pelo E-NPS (Employee Net Promoter Score), indicador que mede o quanto os colaboradores classificam a empresa como um bom local para se trabalhar, alcançou um excelente resultado com índice 92 de satisfação. Além disso, na plataforma Glassdoor, a empresa está avaliada com a nota de 4,8 (em uma escala de zero a cinco), o que a posiciona em nota similar ou ainda mais alta do que as maiores e mais desejadas empregadoras do país.

Além do público interno, também conta com ótimos índices na satisfação dos clientes. A DMCard possui o selo RA1000 e com um índice de satisfação no atendimento pelo call center de 94 e NPS (Net Promoter Score) atual de 74, índices que mostram um compromisso em também oferecer o melhor serviço para nossos parceiros e clientes.

A DMCard se transformou em uma grande plataforma de serviços financeiros inclusivos. Para potencializar a capacidade de atendimento a seus clientes, sejam varejistas (B2B) ou consumidores finais (B2C), o grupo vem há alguns anos seguindo uma agenda de aquisições e investimentos.

Atualmente, entre as empresas do grupo estão a DMCard S.A, a DMCard SCD (produtos financeiros voltados para a concessão de crédito), DMCard Meios de Pagamento (credenciadora dos estabelecimentos), DMCard Securitizadora (voltada para a captação de recursos financeiros), DMCard Ltda e Infocards.

www.dmcard.com.br

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