O negacionismo perdeu as eleições

O negacionismo perdeu as eleições

Francis Ricken*

Muito se falava sobre os aprendizados da pandemia, possíveis lições que aprenderíamos com as situações relacionadas à privação de convívio social, mortes, dificuldades econômicas e sociais geradas pela covid-19. Todos sabem que poucas delas se demonstraram na prática e continuamos cometendo os mesmos erros do passado, dentre eles, erros políticos simples e transparentes que alguns ainda cometem.

Desde o início do espalhamento da covid-19 pelo continente europeu, visualizamos líderes políticos perdendo popularidade em decorrência de apoios irrestritos ao negacionismo e a condutas pouco cuidadosas. Tomo como o exemplo as atitudes de Boris Johnson, o Primeiro-Ministro do Reino Unido que, durante o início da pandemia, insistia em não usar máscara e costumava ter atitudes fora das etiquetas indicadas pelos profissionais de saúde, para se vangloriar de sua postura negacionista. Bom, não deu outra, foi acometido pela doença, passou alguns dias na UTI e no seu retorno não mediu esforços para se desculpar com a população do Reino Unido, não só por ter passado por momentos difíceis na sua recuperação, mas por ter visualizado que seus apoios no Parlamento Britânico estavam se esvaindo com a condução da política da pandemia.

Outro exemplo categórico foi a derrota de Donald Trump nas eleições norte-americanas, que insistia em negar a crise sanitária, mesmo com os números de mortes e internamentos cada vez maiores. E o pior, Trump perde as eleições para Biden, um candidato improvável que alinhava condutas não negacionistas e melhores condições de articulação política. Trump tinha condições de vencer com condutas mais inteligentes, mas preferiu cativar seu eleitorado mais ideológico, se alinhar à defesa de uma agenda indefensável e colheu a própria derrota, isso regado a condutas lunáticas, como a invasão do Capitólio, e acusações infundadas de fraudes eleitorais.

Sem precisar ir muito longe, podemos citar o derretimento da popularidade do presidente Bolsonaro nos últimos dois anos, sempre motivado por condutas negacionistas e desgastes verborrágicos desnecessários, um típico político que “cava a própria cova” com velocidade inegável. Mesmo com tais condutas, Bolsonaro mantém certo apoio popular que pode proporcionar uma vaga no segundo turno, algo muito pequeno para um presidente que tenta o segundo mandato, afinal, desde o estabelecimento da regra da reeleição, nenhum candidato à recondução perdeu ou esteve perto de perder uma eleição.

Outro fato que se nota é o afastamento de lideranças políticas importantes do presidente da República. Basta olhar a conduta dos vinte e sete governadores brasileiros; poucos deles assumem uma postura de apoio ao presidente no tema pandemia. Nenhum governador usa o negacionismo como plataforma política, nem mesmo os mais alinhados ao presidente Bolsonaro. Eles “dão tapinhas nas costas” do presidente, mas continuam acenando para condutas favoráveis à vacinação de sua população, afinal, são eles, juntamente com os prefeitos, que sentem na pele os reflexos de condutas negacionistas. A morte, a doença e o desemprego gerados pela covid-19 têm reflexos sociais e econômicos evidentes, somente um negacionista não consegue visualizar. Isso também vale para os apoios no Legislativo, pois deputados e senadores não conseguem assumir o ônus de condutas que impactam nas eleições de 2022, e o afastamento do presidente se torna algo sem retorno, pois quando o peso eleitoral é grande o abandono de plataformas políticas irreais se torna necessário.

O negacionismo perdeu as eleições, não só no Brasil, mas no mundo como um todo, é só olhar ao entorno para constatar que nenhum país verdadeiramente democrático suportou um líder que nega a própria realidade, e que perde a batalha da vida para um vírus que toma votos.

Francis Ricken é advogado, mestre em Ciência Política e professor da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo (UP).

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Lojacorr apoia corretores a melhorar carteira de clientes

Lojacorr apoia corretores a melhorar carteira de clientes

Dicas estão num guia exclusivo da Rede disponível ao público e gratuito

Com o intuito de apoiar o profissional de seguros a aumentar suas carteiras de forma quantitativa, mas principalmente qualitativa, a Rede Lojacorr criou o ‘Guia para Corretoras’, exclusivo, com conteúdo especializado na experiência da sua rede de corretoras de seguros independentes. O objetivo é que o material auxilie corretores de todos os portes e em qualquer região do Brasil.

Entre os aspectos de relevância e importância para atender as novas demandas e fechar negócios, destacados no material, estão credibilidade, diversidade de produtos e serviços, e um time capacitado. Entretanto, pequenos ajustes podem fazer grandes transformações, tais como: organização e medição. Sem medir o que se faz, é impossível saber onde o corretor está acertando ou errando. Esta é a dica do diretor Comercial (CCO) da Rede Lojacorr, Geniomar Pereira.

O gestor afirma que para o corretor desenvolver a carteira precisa focar na base. Ele conta que pesquisas apontam que apenas 23% dos corretores voltam a contatar com os clientes que perderam no ano anterior, e apenas 3% retornam a contatar o segurado que pediu cotação com ele pela primeira vez e não fechou. “Por isso, um CRM apurado é essencial. Isso pode refinar os dados e ajudar o corretor a entender o que está fazendo ele perder negócios. Outra dica é que todo o círculo de convivência do profissional deve saber que ele atua com seguros. Esta é uma forma de estar perto de um possível cliente. Nichos de mercado (associações, concessionárias e clubes) são também um canal de captação de segurados, assim como as redes sociais são uma porta de entrada para a prospecção e captação de leads”, afirma.

O guia traz também uma indicação sobre como a carteira atual de clientes pode ensinar muito sobre o negócio, especialmente os clientes mais fiéis, analisando quais problemas o corretor consegue resolver do cliente, como soluciona essas demandas, quais clientes e produtos são mais rentáveis, qual a taxa de retenção, como vem retendo os clientes, como e o quanto há de indicação, entre outros.

O diretor regional Centro Sudeste, Antônio Carlos Fois, conta como é importante a prestação de serviços no momento em que o segurado mais precisa. “A diferenciação da atuação de um corretor e das nossas Unidades têm sido o alcance da excelência na prestação de serviços aos clientes como diferencial, superando suas expectativas, muito mais do que preço. Isso garante que um profissional, independente do porte ou da sua categoria e especialidade, cresça e retenha clientes”, diz o diretor.

Esse é o exemplo do Warley Ribeiro, gestor da A10 Corretora de Seguros de Belo Horizonte, especializado em Auto e Residencial. Pertencente a Unidade BH da Rede Lojacorr, gerida pela concessionária Janaína Luz, Ribeiro atua sozinho e possui mais de 700 clientes ativos, e cresce cerca de 30% ao ano. Segundo ele, o seu diferencial está no atendimento. Para Ribeiro, é preciso se colocar no lugar do cliente e oferecer tranquilidade e facilidade. “Há alguns dias, um segurado precisou de reboque durante a madrugada. Fiquei com o cliente até que ele estivesse seguro em sua casa. Acredito que as indicações que venho tendo é justamente porque assim que o cliente me aciona, sabe que pode contar comigo. Percebo que ao estar 100% direcionado ao problema do segurado durante o sinistro, ofereço valor ao meu trabalho. Esta é a forma de ‘encantar’ os clientes”, explica.

O profissional conta ainda que observou um crescimento atípico do ramo Residencial durante a pandemia, devido ao home office. “Explico para os clientes o que está incluído na apólice e quais benefícios ele pode obter com esta proteção. Busco estar em contato com o segurado constantemente e sou bastante transparente inclusive nas oscilações de valores dos prêmios. Isso também gera confiança e credibilidade ao meu trabalho”, acrescenta.

No e-book, o corretor irá encontrar ainda mais formas e informações para encantar sua carteira. Entre elas, assim como Warley Ribeiro, escutar o cliente faz a diferença e demonstra preocupação. Tratar de seguro, indica atenção, proteção e, sobretudo, cuidado. Uma comunicação baseada nesses princípios vai atrair e fidelizar a carteira de clientes.

Sobre a Rede Lojacorr

A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros e seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 59 Unidades (44 físicas e 15 remotas), a Lojacorr possui 4.400 documentos protocolados, comercializados por 5.000 profissionais de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa a capital Curitiba (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 250 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work, acelerada pela Endeavor e conquistou o Net Promoter Score (NPS) de 75,6 pontos no 2º semestre de 2021.

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Discotecagens e pizzas vão agitar o domingo na Pizzaria da Mathilda

Discotecagens e pizzas vão agitar o domingo na Pizzaria da Mathilda

Primeira edição da Sounds From Mathilda do ano acontece neste domingo (30) na loja da rede no bairro Juvevê

Que tal aproveitar o próximo domingo (30) saboreando pizzas incríveis enquanto curte música de qualidade feita por grandes nomes da noite curitibana? A Pizzaria da Mathilda vai promover mais uma edição do Sounds from Mathilda, evento que reúne música e gastronomia na unidade da rede no bairro Juvevê.

A primeira festa do ano na Pizzaria da Mathilda será embalada por discotecagens de nomes de destaque da música eletrônica na capital paranaense. O músico e compositor Hanuman Kid, que já tocou em outras edições do evento, é um dos DJs confirmados para a noite de domingo, com um set dançante que passa por influências de jazz e disco. A estreia do dia ficará por conta da DJ Kau Santtoro, que trará um set com muito house e disco.

A Sounds From Mathilda também é uma ótima oportunidade para quem quiser experimentar uma grande novidade da pizzaria: a pizza individual de Frango com Catupiry, que foi pedida pelo público e estreou em janeiro como sabor sazonal. O frango, suculento, é acompanhado de Catupiry original, tudo no preparo tradicional napolitano que consagrou a Mathilda. A massa artesanal com farinha importada italiana passa por fermentação lenta e vai ao forno de estilo italiano.

A Sounds From Mathilda acontece neste domingo, dia 30 de janeiro, a partir das 18h, na unidade Juvevê da Pizzaria da Mathilda (R. Rocha Pombo, 265). A festa tem entrada gratuita. Mais informações no perfil oficial da pizzaria no Instagram (@pizzariadamathilda).

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Liquidações de Verão: Descontos serão de até 70%, diz ALSHOP

Liquidações de Verão: Descontos serão de até 70%, diz ALSHOP

Como todos os anos, as promoções de verão chegaram com tudo nos shoppings do Brasil. Após a passagem das festas de final de ano, os empreendimentos renovam estoques e, sem perspectiva de restrições, apostam em novos produtos e promoções para atrair os consumidores.

Segundo informações apuradas pela ALSHOP (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) esse movimento tem sido muito importante para os lojistas, ainda mais depois de um período onde todos sofreram com o impacto da COVID-19. “Os centros de compras têm mantido os protocolos exigidos pelas autoridades, desde o começo da pandemia, e são lugares confiáveis para circular e fazer compras. As lojas estão oferecendo oportunidades para os consumidores aproveitarem a variedade de produtos em ofertas que podem atingir até 70% de desconto, segundo uma sondagem feita com nossos associados”, relata, Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da ALSHOP.

Atividades dentro dos Shoppings

Além de aproveitar as liquidações de verão, os centros de compra oferecem atividades para todas as idades e públicos. O Shopping D, localizado na zona norte de São Paulo, traz diversas opções de diversão para o público, como o Esquadrão Airsoft, Rally Kids, Espaço do Magic Games, além da Candy Park e o T-Rex Park com 19 atrações da Era Jurássica para divertir a criançada.

Na Zona Leste da cidade de São Paulo, o Shopping Aricanduva, traz a mostra internacional inédita ‘Viagem Ancestral’, uma exposição interativa que mostra a evolução do ser humano, e está disponível até 13 de fevereiro.

Já o Uberlândia Shopping, situado na cidade de Uberlândia em Minas Gerais, os visitantes poderão contar com uma exposição Internacional de Dragões, que promete mexer com o imaginário de adultos e crianças. A mostra inédita fica disponível até o dia 20 de fevereiro.

“Para os consumidores, será um período de bons descontos, além de atividades inclusivas trazendo muito conhecimento e diversão para o público. Vale lembrar que os saldões dependem do estoque de cada loja, e esses descontos variam de acordo com cada artigo, mas a nossa expectativa é de um bom movimento”, finaliza, Luis Augusto.

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Média semanal de positividade de Covid-19 na Rede Dasa é de 59,79%

Média semanal de positividade de Covid-19 na Rede Dasa é de 59,79%

Casos de coinfecção de Covid-19 e Influenza cresceram 10,95% em uma semana

Levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, identificou que a média semanal de positividade para SARS-CoV-2 passou de 52,46% na semana passada (12 a 18 de janeiro), para 59,79%, nesta semana (de 19 a 25 de janeiro de 2022), nas mais de 900 unidades de saúde da marca em todo Brasil, um aumento de mais de 7 pontos percentuais.

No Rio de Janeiro, a média de positividade passou de 56,22% na semana passada (de 12 a 18 de janeiro de 2022), para 63,48% nesta semana (de 19 a 25 de janeiro de 2022). Um aumento de 7,26 pontos percentuais.

Já em São Paulo, a positividade passou de 52,31% para 59,67% no mesmo período. O Distrito Federal apresentou aumento de 9,3 pontos percentuais de positividade, passando de 41,73%, na semana de 12 a 18 de janeiro, para 51,04%, nesta semana de 19 a 25 de janeiro.

Coinfecção

Já os casos coinfecção de Covid-19 e Influenza tiveram uma pequena alta, passando de 0,98% na semana passada (de 12 de janeiro a 18 de janeiro), para 1,08% nesta semana (de 19 de janeiro a 25 de janeiro), entre os pacientes da rede Dasa testados concomitantemente para ambos os vírus respiratórios. Esse crescimento foi de 10,95%. Só no mês de janeiro, foram registrados 347 casos de coinfecção no Brasil pela rede. Em dezembro, foram 31 casos.

Influenza

Houve uma queda de 37,5% no volume de testes de Influenza realizados em toda a Dasa no Brasil nesta semana (19 a 25 de janeiro), em comparação com a semana anterior (de 12 a 18 de janeiro de 2022). A positividade também caiu entre as mesmas semanas, de 10,47% para 5,80%, uma redução de 4,67 pontos percentuais.

No Rio de Janeiro, o volume de testes no mesmo período caiu mais de 53,2% no período, e a positividade também se manteve em queda, passando de 4,56% para 1,25%. Já em São Paulo, o volume de testes diminuiu 52,5% e a positividade caiu de 7,70% para 3,61% no período, menos 4 pontos percentuais.

Já no Distrito Federal volume de testes para Influenza aumentou 65,9% no período, comparado à última semana (12 a 18 de janeiro), com positividade média de 9,95%. Na semana passada, a positividade era de 21,10%.

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 40 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado e integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 16 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas. Para mais informações, acesse: dasa.com.br.

Média semanal de positividade de Covid-19 na Rede Dasa é de 59,79%
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