ESIC Internacional certifica líderes do SESC e SENAC

ESIC Internacional certifica líderes do SESC e SENAC

32 colaboradores receberam o título do Master e Neuroestratégia e o Pensamento Transversal®

No dia 23 de novembro, a ESIC Internacional entregou a certificação do curso de pós-graduação “Neuroestratégia e o Pensamento Transversal®” para os participantes do programa de desenvolvimento de lideranças do SESC e SENAC, com a presença do vice-governador e presidente da FECOMÉRCIO, Darci Piana. Foram certificados 32 líderes das instituições.

Com o objetivo principal despertar o espírito crítico e a consciência empresarial, o Master e Neuroestratégia e o Pensamento Transversal® tem a Coordenação do doutor em administração e mestre em engenharia de produção, Luciano Salamacha. O programa é voltado ao aprendizado do pensar, com base na neurociência, psicologia, filosofia, estratégia, espiritualidade, inovação, liderança, governança corporativa, tecnologia, responsabilidade sócio-ambiental, entre outras áreas do conhecimento, com o objetivo de despertar o espírito crítico, a consciência empresarial e potencializar o talento para o exercício da liderança empresarial voltada ao desenvolvimento do ser humano e da sociedade, com a integração do conhecimento, foco na melhoria da sociedade em suas dimensões sociais, estruturais e de liderança e autoconhecimento.

Com carga horária de 360 horas, o curso foi realizado pela ESIC Internacional, uma business school com matriz em Madrid e Barcelona, e sede brasileira em Curitiba, especializada em gestão de negócios e marketing e ranqueada internacionalmente pelo Wall Street Journal, CNN Expansion, Financial Times, Bloomberg e mais 18 rankings de prestígio que agregam valor e envergadura internacional ao currículo.

Add a comment

Modalidade de crédito com imóvel para garantir empréstimo cresce no Brasil

Modalidade de crédito com imóvel para garantir empréstimo cresce no Brasil

De acordo com o Banco Central, no ano passado, o valor contratado no Home Equity em todo o Brasil foi de R$ 4,6 bilhões, 61% a mais que em 2019

A crise provocada pela pandemia tem levado muitos empresários a recorrerem a linhas de crédito para manutenção dos negócios. Mesmo as pessoas físicas vêm encontrando nesses empréstimos uma maneira de saldar as dívidas. Diante do atual cenário econômico brasileiro, uma modalidade com nome em inglês tem ganhado espaço e, ao mesmo tempo, engorda estatísticas do Banco Central. Trata-se do Home Equity, que permite ao tomador do empréstimo dar um imóvel como garantia de pagamento. Embora ofereça juros menores, prazos maiores, esse tipo de crédito requer planejamento e disciplina para quitar a dívida e não perder o imóvel.

De acordo com o Banco Central, no ano passado, o valor contratado no Home Equity em todo o Brasil foi de R$ 4,6 bilhões, 61% a mais que em 2019. No estado de São Paulo, o crescimento chegou a 32%. Ainda segundo o BC, as instituições financeiras que oferecem essa modalidade de empréstimo disponibilizam valores que variam entre R$ 30 mil e R$ 3 milhões.

“Por conta da pandemia e diante da necessidade de um fluxo de caixa para atravessar esse difícil período econômico, as empresas buscam essa linha de crédito justamente para manter a saúde dos negócios”, afirma o gerente de agência da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Carlos Liberato. O especialista financeiro calcula em 20% o aumento da procura pelo Home Equity por parte das empresas na cooperativa que atua em Campinas e em cidades do interior paulista, Paraná e Santa Catarina .

Em se tratando de empresas, no Sicredi, o crédito pode chegar a 80% do valor do imóvel. “Como primeiro passo, uma das empresas associadas da cooperativa faz a avaliação imobiliária. Só então definimos e concedemos o empréstimo”, diz. Liberato destaca a importância de orientar os associados sobre os valores das parcelas a serem quitadas. “O crédito não pode estrangular o orçamento do empresário nem colocar em risco o seu imóvel”, orienta.

No caso de pessoa física, o Home Equity também vem se mostrando atraente. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), entre o início deste ano e o mês de agosto, o número de pessoas que usaram casas e apartamentos como garantia para conseguir empréstimos subiu 46% no país.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio, o total de pessoas com dívidas a quitar em setembro de 2021 chegou a 74%, com mais de 25% em atraso no pagamento de cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, prestações de carro e de casa, e também de carnês de loja.

Cuidados

O gerente da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP reforça que, apesar dos prazos maiores para quitação do débito, dos juros menores e das prestações mais baixas, é fundamental tomar alguns cuidados.

Para ele, não se deve optar pelo Home Equity sem uma organização rigorosa das finanças corporativas e domésticas. “Mês a mês, há uma dívida a ser paga”, lembra. O especialista recomenda ao tomador do empréstimo que faça um planejamento adequado, utilizando o dinheiro para impulsionar os negócios. No caso de pessoa física, o empréstimo precisa quitar dívidas ao mesmo tempo em que se deve mudar os hábitos a partir de uma educação financeira.

“O empresário e mesmo a pessoa que passa por dificuldades financeiras precisam ter em mente que um imóvel é um bem valioso. Quando oferecido como garantia para contrair um empréstimo, torna-se ainda mais precioso, afirma Liberato. “Por isso, a melhor forma de preservá-lo é quitar rigorosamente em dia a dívida contraída por Home Equiry para não perdê-lo”, finaliza.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Add a comment

Paraná conhecerá neste sábado os vencedores do reality A Grande Batalha de Receitas

Paraná conhecerá neste sábado os vencedores do reality A Grande Batalha de Receitas

Programa da RIC Record TV vai ao ar às 13h para todo o estado, com transmissão pelo portal RIC Mais

Após três meses de muita diversão, sabor e tensão, chegou o dia da batalha final do reality show “A Grande Batalha de Receitas”, da RIC Record TV. Neste sábado, 27, às 13h, o Paraná vai conhecer o time vencedor da disputa que desde 11 de setembro mobiliza mais de um milhão de espectadores por episódio. O programa vai ser transmitido simultaneamente pelo portal RIC Mais. As equipes Galvan e Cruz e Caetano superaram dez adversários com suas saborosas receitas de família e vão se enfrentar no cardápio final: uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa.

No comando do programa, estão a jornalista Thays Beleze e o comunicador Bruno Previdi. Apresentado pela Zaeli, A Grande Batalha de Receitas tem o patrocínio de mais cinco grandes marcas do Paraná: Britânia, Gazin, Alegra Foods, Senac PR e Verde Mais Fresh Market.

Os times formados por três familiares e amigos que gostam de cozinhar juntos estão batalhando desde 11 de setembro para provar que têm a melhor receita, levando sabor, diversão e emoção para as tardes de sábado. Beto Madalosso, Kika Marder, Eva dos Santos, Délio Canabrava, Eudemar Cavalcanti, Dani Machado, Mariah Luz, André Bezerra e Eduardo Scola integram o super time de jurados que tem a saborosa tarefa de escolher a receita campeã, aquela que melhor representa a gastronomia afetiva paranaense.

Os vencedores levarão para casa um super kit de eletrodomésticos Britânia, 12 cestas de produtos Zaeli, R$ 4 mil em vouchers do Verde Mais Fresh Market, 1 colchão de casal Gazin, R$ 2 mil em crédito para compras no e-commerce da Gazin, um curso técnico em gastronomia na Faculdade Senac, 1 cesta de produtos Alegra Foods e um final de semana no Eco Resort Capivari.

Cozinha do MON

Uma grande equipe foi mobilizada para produzir o primeiro reality show do Grupo RIC. O programa foi gravado na cozinha de eventos do Museu Oscar Niemeyer (MON), com todos os cuidados sanitários, incluindo testes semanais de Covid-19 e uso de máscaras por toda a equipe. “O formato foi desenvolvido pelo Núcleo de Reality Shows do Grupo RIC e a produção coube à GP7 Cinema, uma das maiores produtoras do Brasil, sob a direção dos premiados cineastas Guto Pasko e Andréia Kaláboa. Sempre foi um desejo de Leonardo Petrelli, CEO do grupo, e a equipe aceitou o desafio”, diz Marcus Werneck, gerente Corporativo de Produção e Interfaces Multiplataforma e coordenador geral do projeto.

Conheça os finalistas

Time Galva

O time Galva é formado pelo casal Lorena Linhares Borges de Macedo Galva (35) e Roberto, esposo de Lorena. E para completar o time a irmã de Roberto, Paola Galva (30). O trio une suas forças na cozinha: Roberto é especialista em churrasco, Lorena é a especialista em risoto e Paola finaliza com os doces. “A ansiedade vem de ficar frente a frente com outra família”, diz Paola, que se considera a mais competitiva do grupo. No começo do programa, o trio prometeu muita competitividade. E cumpriu a promessa! Mas também considerou como seu principal objetivo compartilhar os sentimentos presentes quando estão em família.

Time Cruz e Caetano

Dividir a cozinha sempre foi atividade comum para Erondina Brandão Caetano (64), Audi Terezinha Cruz (61) e Aldineia Cruz (55). A primeira é prima das outras duas, que são irmãs, mas a relação entre todas é tão próxima que ela pode se considerar uma “terceira irmã”.
Entre os pratos famosos, feijoada, empadão, cozido de peixe. Para a sobremesa, pudim de leite e sorvete caseiro não podem faltar. Quem aproveita tudo são os filhos e netos. “Às vezes, combinamos com os familiares de fazer alguma coisa. Eles vêm no sábado e já ficam até segunda-feira”, conta Aldineia. A prima Valderez viu a chamada para o programa na RIC e avisou o trio. “Ela me mandou o link da inscrição e, antes de falar com as duas, já coloquei nossos nomes. No dia em que fomos chamadas, não acreditamos!”, diz Aldineia, emocionada.

Acompanhe A Grande Batalha de Receitas nas redes sociais:

@batalhadereceitas

facebook.com/ricrecordtv 

ricmais.com.br/batalhadereceitas/ 

Sobre o Grupo RIC

Fundado na década de 1980 por Mário Petrelli e o filho Leonardo Petrelli, o Grupo RIC é um dos maiores grupos de comunicação do Paraná e o único a atuar com produtos multiplataforma que alcançam audiências complementares. Desde o perfil de público mais simples ao mais exigente, crítico e de maior poder aquisitivo, todos os paranaenses podem ser impactados por um de seus produtos de comunicação. Os canais de distribuição do Grupo são formados por 4 emissoras de TV afiliadas à Rede Record - RIC Record TV Curitiba, RIC Record TV Maringá, RIC Record TV Londrina e RIC Record TV Oeste -, as rádios Jovem Pan Curitiba, Jovem Pan Ponta Grossa e Jovem Pan Cascavel, a RIC FM Curitiba, a Igapó FM e a Folha FM Londrina, o portal RIC Mais, a plataforma TOPVIEW, a Spark, plataforma de influenciadores digitais do Grupo, e o Instituto RIC de Atitude Social.

Add a comment

Tendências da arquitetura e construção para 2022

Tendências da arquitetura e construção para 2022

Uma em cada seis pessoas se mudou do imóvel onde morava durante a pandemia

A pandemia da COVID-19 trouxe à tona a importância do morar bem: dentro de suas casas, as pessoas começaram a repensar e priorizar o bem-estar no dia a dia. Uma pesquisa do QuintoAndar, em parceria com a Offerwise, mostrou que uma em cada seis pessoas se mudou do imóvel onde morava durante a pandemia.

A gerente de incorporações da MDGP, a engenheira Cassia Assumpção Trein, afirma que a busca por imóveis inteligentes, integrados com a natureza e funcionais é uma tendência que veio para ficar. “A relação com a casa mudou. As pessoas passaram um grande período sem sair e perceberam que, muito além de um local de descanso no final do dia, a moradia precisa suprir necessidades diárias, como saúde, bem-estar, contato com a natureza e conforto”, afirma. Cassia pontua os diferenciais que serão cada vez mais tendência nos imóveis:

Integração

A busca por imóveis que ofereçam ambientes integrados nunca esteve tão em alta. A integração da cozinha, a sala e a sacada como um ambiente único promove a interação e convívio. A integração com a natureza passa a ser valorizada não só nas áreas comuns, mas também nas fachadas verdes, sacadas e decoração. No último ano, observamos uma alta procura por apartamentos gardens e coberturas que proporcionam terraços e espaços abertos, integrados aos espaços internos.

Lazer e bem-estar

A pesquisa mostra que 25% dos entrevistados dão prioridade para o espaço de lazer na própria casa ou no condomínio, como a piscina e a academia. O parquinho, o espaço kids, além da diversão, proporcionam a convivência com outros moradores.

Home Office

Os novos empreendimentos já começam a colocar o espaço do home office em destaque no projeto. A pesquisa apontou que 31,8% das pessoas sentiram necessidade de ter um escritório em casa. Integrados e funcionais, eles devem respeitar a privacidade e conforto dos que trabalham em casa, seja dentro do próprio imóvel ou em um espaço comum para receber reuniões no condomínio.

Tecnologia e Logística Inteligente

Só em 2020, foram mais de 194 milhões de pedidos online no Brasil. Os empreendimentos começam a priorizar a logística interna, com centrais de recebimentos delivery nas guaritas, espaços para encomendas e aplicativos para controle de recebimentos e retiradas. A tecnologia se faz presente também com a Inteligência Artificial, usada em digitais e reconhecimento facial, priorizando a segurança dos moradores. Espaços destinados a mercados autônomos dentro dos residenciais também estão muito em alta, trazendo facilidade para o dia a dia dos moradores.

Sustentabilidade

Empreendimentos priorizam cada vez mais a sustentabilidade, seja na construção, com escolha de processos e materiais que tenham menor impacto ao meio ambiente, como no dia a dia, com o reaproveitamento da água da chuva e instalação de painéis solares, que trazem também maior desempenho econômico. Em 2019, o Brasil foi o 4º colocado no ranking mundial de edificações certificadas, o que mostra que mesmo que o valor de investimento seja mais alto, o retorno a longo prazo costuma ser um ponto bastante valorizado.

Sobre a MDGP

Incorporadora com 14 anos de atuação em Curitiba, reúne profissionais experientes e com vontade de empreender de forma moderna e diferenciada, e tem à sua frente o engenheiro civil Marlus Doria, com 29 anos de experiência no mercado imobiliário. Em suas parcerias, conta com a participação da Aurora Centennial, grupo centenário de origem familiar que opera no Brasil, Estados Unidos e Europa e atua nos setores da indústria da madeira, construção civil, tecnologia e incorporação imobiliária. Saiba mais sobre a MDGP e seus lançamentos acessando www.mdgp.com.br 

Add a comment

Empresa paranaense lança linha de capacetes com gráfico dos Jogos Mortais

Empresa paranaense lança linha de capacetes com gráfico dos Jogos Mortais

A Texx traz o melhor em design e tecnologia para garantir conforto e segurança aos motociclistas

Focada em oferecer aos apaixonados por motos a união perfeita entre design anatômico e eficiência, a paranaense TEXX, marca de vestuário e acessórios da Laquila, empresa líder do mercado de motopeças na América Latina, acaba de lançar a sua mais nova opção de capacete. Referência entre os motociclistas, as linhas de produtos da TEXX são reconhecidas como umas das mais completas do segmento, trazendo opções para todos os usos e estilos de pilotagem. Agora, a marca aposta em um novo gráfico do casco Hawk, os capacetes Scream.

“O capacete TEXX Hawk Scream possui um estilo bad boy moderno, que reflete a velocidade e a liberdade das ruas. O modelo apresenta casco anatômico, design esportivo e conta com bavete e narigueira fixa”, conta a gerente de desenvolvimento de produtos da TEXX, Érica Trosman. O principal diferencial do modelo é a produção em ABS, que garante resistência e leveza ao capacete, além de viseira com tratamento anti-risco e com dupla curvatura que possibilita uma visão sem distorções e com sistema de troca rápida.

Mais do que um acessório bonito e moderno, a tecnologia foi pensada para promover proteção e conforto climático para os motociclistas. O capacete Scream é um dos mais leves do mercado, pesando aproximadamente 1400g, e conta com entradas de ar frontal e superior para um melhor fluxo de ar, forro interno removível produzido em Micro Fibra Inteligente, capaz de evaporar suor e umidade rapidamente, além de possuir tratamento anti-bactéria e anti-alérgico, proporcionando melhor qualidade no uso. Disponível nas cores verde, vermelho e rosa.

Os capacetes TEXX Hawk Scream estão disponíveis em centenas de lojas multimarcas espalhadas pelo Brasil. No site da marca é possível acessar todos os detalhes de diferenciais tecnológicos e as especificações técnicas do modelo. Mais informações nos sites www.laquila.com.br e www.texx.com.br.

Add a comment

Subcategorias

X

Buscar artigos